Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
a terceira reunião extraordinária da comissão permanente de educação e esporte ocorrida no último dia 10 de outubro discutiu o único importante tema a educação de jovens e adultos em campinas os desafios da permanência à manutenção e sua ampliação o presidente da comissão vereador gustavo petta do pc do b abriu os trabalhos essa reunião foi convocada de forma extraordinária por conta da informação que nós recebemos por parte de muitos professores da rede por parte também da própria secretaria municipal de educação é é do fechamento de salas é da educação de jovens adultos em torno de 40% para o ano de 2020 atualmente nós temos em torno de 24 né e o ano que vem nós teremos em torno de 15 salas de acordo com essas informações o presidente da câmara o vereador marcos bernardelli do psdb esteve presente definiu a ausência de representantes da secretaria de educação como descaso para com a casa mas eu me disponho eu não tenho problema algum e vocês sabem disso talvez por agenda mas eu quero que se confirmada a presença pelo menos algum representante algum diretora que deveria está nem justificou não só o presente momento não é eu acho que é um descaso muito grande ou pequeno mas é o descaso para com vocês da comissão mas principalmente com a casa a vereadora mariana conte do psol acredita que o problema da evasão não será resolvido com o fechamento de salas de modalidade eja é acredito que se existe um problema de evasão e se no sentido é responder ao problema da evasão esse problema foi respondido de uma forma equivocada então vamos discutir qual vamos discutir com a comunidade com ascom aa os professores uma política do município para combater uma política de permanência mas são as ações do município necessárias para que a gente possa fazer garante a permanência então a sugestão é essa que a gente construa aqui à câmara com a a secretaria uma política de garantia de permanência dos alunos no eja o presidente da comissão fez um resumo das discussões e anunciou um novo encontro com a secretaria de educação para buscar soluções é nós chegamos aqui um debate é público da comissão e de educação da casa para debater a educação de jovens e adultos essa modalidade de ensino é fundamental para incluir milhares de pessoas que por diversos motivos nem motivos muitas vezes ligados a uma exclusão histórica que nós temos no nosso país não tiveram a oportunidade é do acesso à educação são pessoas mais velhas que precisam na educação de jovens e adultos para poder ampliar sua escolaridade para poder ter acesso né à cidadania e aos direitos fundamentais um deles o direito à educação conta da ausência da secretaria o presidente da casa marcos banda dele intermediou uma conversa com a secretária de educação e nós vamos terça feira tentar é encontrar soluções melhores do que essas que foram apresentados