TV Câmara Campinas
TV Câmara
Campinas
Na Tribuna | GM Cobra Valorização e Reajuste dos Servidores Gera Debate na Câmara
Em destaque · HD Vídeo · NA TRIBUNA

Na Tribuna | GM Cobra Valorização e Reajuste dos Servidores Gera Debate na Câmara

7 views Publicado Há 12 horas HD · 13:39

Descrição do vídeo

Representantes da Guarda Municipal ocuparam a tribuna da Câmara de Campinas para reivindicar adicional por risco de vida, implantação do plano de cargos, reajuste salarial e melhores condições para a categoria. Durante a sessão, vereadores manifestaram apoio às demandas e defenderam a valorização dos agentes de segurança. O vídeo também destaca o debate sobre o projeto de reajuste dos servidores públicos municipais, aprovado em definitivo pelo plenário, reunindo posicionamentos favoráveis e contrários dos parlamentares. Acompanhe os principais discursos e os debates que marcaram a sessão da Câmara Municipal de Campinas. 👍 Curta, compartilhe e inscreva-se no canal para acompanhar o trabalho do Legislativo campineiro.

Transcrição completa do vídeo

11 mil caracteres · transcrição automática

Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.

Representantes da Guarda Municipal se manifestaram aqui no plenário da Câmara Municipal e reivindicaram a adicional por risco de vida e a implantação de um plano de cargos com reajuste salarial, entre outras demandas. Os vereadores se manifestaram aqui na tribuna e defenderam a categoria. A GM está aqui presente, senhor presidente, demais vereadores e vereadoras, porque na cidade de Campinas acontece um verdadeiro desmonte do serviço público na nossa cidade e aguarda, assim como todos os demais servidores, estão também sofrendo os efeitos desse desmonte. Não é à toa que eles estão aqui reivindicando principalmente a implantação do plano de cargos e salários que foi prometido pelo prefeito ainda no seu primeiro mandato. Nós estamos hoje no segundo mandato do prefeito Darad, mas ainda no primeiro mandato dele, ele fez toda uma movimentação, uma mobilização com todos os servidores, inclusive com as monitoras de educação infantil, porque eu sou monitora de educação infantil. ele assinou uma carta de compromisso dizendo que iria implementar todas as carreiras, iria eh resolver todas as distorções. E o que a gente tá vendo hoje, a gente já tá na metade do segundo mandato do prefeito Darrio Saado, o que a gente tá presenciando é o verdadeiro desmonte, o verdadeiro descaso. Foi feita a contratação de uma empresa da empresa FIP, um contrato milionário, dizendo que essa empresa estaria fazendo um assessoramento jurídico para garantir a implementação do plano de cargos, carreiras e salários. E até o momento a gente não recebeu nada. E pelo contrário, a informação que nós recebemos foi que eh já se resolveu esse contrato, já teve a dispensação desse contrato e até o presente momento nenhum servidor da categoria do funcionalismo público municipal recebeu nada, nada com relação à carreira, ao plano de cargos. Quero manifestar aqui também um apoio total à categoria. Eu durante a manifestação eu tive, fui convidado para poder participar, mas não deu tempo de eu chegar eh na manifestação que categoria fez em frente ao passo municipal e dizer que eu escutei aqui atentamente a pauta de reivindicações da carta, vou tirar uma cópia para que deixar o meu mandato totalmente à disposição, porque eu tenho e reconheço a Guarda Municipal como hoje a principal força de segurança da nossa cidade. Com todo o respeito e admiração que nós temos pelo poder investigativo da Polícia Civil e da do do poder de ostensividade da da Polícia Militar, para cada viatura da Polícia Militar que você vê fazendo patrulhamento, a gente vê 10 da Guarda Municipal na cidade. Então, hoje quem faz a segurança hoje praticamente, vereador Ianco, da nossa cidade, eh junto com com as todas as forças de segurança, nós vemos de forma muito eficaz a Guarda Municipal fazendo esse trabalho. E eu desde o começo do meu mandato, em 2017, eh tenho amigos eh da Guarda Municipal que me apresentaram pautas muito importantes das quais nós viemos trabalhando. Eu me recordo daquele momento de aquele mega assalto que ocorreu no aeroporto de Viracopos, o primeiro a dar combate, talvez uma força de combate até muito inferior ao dos dos criminosos, foi a guarda municipal que deu aquele primeiro combate. Hoje eu vou falar aqui em nome do dos guardas municipais de Campinas. Tenho vários colegas, tanto homens como mulheres, que são da corporação e eu sei da importância, né, desse trabalho de segurança pública em Campinas, até porque, no meu ponto de vista, a Guarda Municipal eu enxergo ela como polícia, no mesmo sentido que tem a Polícia Militar e tem a Polícia Civil. E vou mais além. Eu acredito que a Guarda Municipal exerce um papel fundamental na questão da segurança pública. Eh, só olhar as estatísticas de apreensões que são feitas não só no policiamento preventivo, mas também na nas apreensões de drogas, nas apreensões de de roubos em andamento que acaba eh encontrando com a viatura e é feito aí a prisão de várias situações que acontecem na cidade. E digo, Campinas é uma cidade de 1.300.000 1000 habitantes, maior que muitas capitais. E a gente sabe da necessidade de valorizar esses profissionais da segurança pública. E valorização essa que, infelizmente, não está sendo eh aceita e não está sendo cumprida, né, pelo governo. Mas ao mesmo tempo a gente sabe que tem que haver o diálogo e a democracia prevalece. é um direito de vocês fazer essa manifestação. Estava conversando com uma amiga minha aqui de longa data e ela falou sobre a questão do ARV, que é o adicional eh do risco de vida. E a gente sabe que é necessário colocar no salário básico, até porque tem que ser valorizado nesse sentido. E mais outros fatores que de vários guardas que falaram para mim. Quero aqui citar um grande amigo também que é o Elvio Uric. Tem o Lucas Brito também, que é um uma grande pessoa e a gente sabe, né, do dos problemas que passa na corporação. Hoje eu acho que é mais do que momento para todos os vereadores declarar o total apoio à Guarda Municipal, aos homens, às mulheres e a esses profissionais que deixam suas famílias todos os dias para enfrentar a bandidagem e para proteger as nossas famílias. Estão nas ruas combatendo a criminalidade, atendendo ocorrências. protegendo a família dos outros, protegendo o patrimônio público e auxiliando a população nos momentos mais difíceis. Recentemente eu recebi no WhatsApp a informação que as horas extras estavam suspensas desde o dia 19/06. E eu queria dizer sobre isso, né, que retirar ou reduzir horas extras da Guarda Municipal é uma decisão que vai impactar diretamente o patrulhamento, o atendimento das ocorrências e a sensação da segurança da população. Enquanto os criminosos não têm horário para agir, o poder público não pode enfraquecer quem protege nossas famílias. A Guarda Municipal já enfrenta déficit de efetivo, jornada desgastante e uma demanda crescente por segurança. Cortar hora extra significa menos viaturas nas ruas, menos presença preventiva e mais vulnerabilidade para a população. Por 21 votos a se, os vereadores de Campinas aprovaram em definitivo o projeto de lei complementar sobre o reajuste aos servidores públicos municipais. O debate também veio à tribuna. Projeto que todos os anos nós estamos aqui para para votar. De suma importância deixar aqui o nosso reconhecimento ao trabalho da grande maioria dos servidores públicos municipais da cidade de Campinas. e reiterar aqui que essa é uma discussão que é feita entre sindicato e prefeitura. Eles tiveram rodadas de negociação, tiveram momentos de discussão, até porque os servidores e o sindicato enxergam por um lado e a administração tem que enxergar por outro, porque o tocar uma máquina pública, sem dúvidas, os servidores são fundamentais e importantes, mas tem outros investimentos, outros recursos que tm que ser aplicados que são grandes para dar sequência aos trabalhos da cidade, tendo em vista essa negociação ter sido feita, esse projeto ter vindo para cá com o aval do sindicato da categoria, nós encaminhamos aqui votação favorável ao que já foi discutido entre a prefeitura e o sindicato, que essa proposta de reajuste de 4.39% é uma vergonha, é um tapa na cara dos servidores do município e não representa de forma nenhuma a vontade da categoria. Esse acordo foi fechado a portas fechadas entre o prefeito Dário e a atual diretoria do STMC, que não representa a categoria, pelo contrário, conspira contra os servidores e faz a vontade da prefeitura. Isso é uma vergonha. É um sindicato que trabalha contra os trabalhadores e nós não tivemos nenhuma assembleia aberta aos servidores. Nós somos mais de 25.000 1 servidores do município entre ativos e aposentados. Não tivemos nenhuma assembleia no passo municipal. Em horário que a categoria pudesse participar, as assembleias foram feitas de forma fechada e chegaram nesse acordo vergonhoso, nesse crime contra os servidores do município de Campinas, que já estão acumulando mais de 35% de perdas. Os servidores municipais estão acumulando mais de 35% de perdas nos seus salários, nas aposentadorias, nas pensões, justamente pela falta de recomposição salarial. E esse índice de 4.39 vai agravar ainda mais, porque não repõe nem a inflação acumulada de 2025. O que essa casa e o prefeito Dário Saad tá dizendo é que tá tudo bem os servidores perderem seu poder de compra, terem dificuldade de pagar suas contas, terem dificuldade de colocar comida na mesa, que são as pessoas que estão na linha de frente do atendimento da população de serviços essenciais, saúde, segurança, educação, infraestrutura. Esse aumento pífio, né, que tá sendo proposto pelo prefeito Dário Saad, só demonstra a falta de compromisso que há da cidade de Campinas com os servidores. As categorias de menor salário vão receber R$ 100 de aumento. E o que muito me espanta é que quando essas categorias vê até a Câmara, como aconteceu na segunda-feira guardar municipal, diversos parlamentares dizem que vão lutar sim para que haja a reposição das perdas. Falam até mesmo do plano de cargos e carreiras, porque essa foi a reivindicação dos guardas municipais que estiveram aqui na Câmara. falam que vão lutar sim para que haja esse aumento. Mas na hora de pensar isso coletivamente, a resposta é que 4,39 é o suficiente. Foi o menor reajuste de ver da história da cidade de Campinas. E depois a gente fica, a gente perde a competitividade com os dados menores, como acontece na saúde. A falta de médicos, farmacêuticos, enfermeiros que acontece hoje no CS é um resultado direto da precarização do serviço público e a falta de valorização dos servidores. Esse acordo que de reajuste salarial que nós iremos votar aqui hoje é um acordo entre o sindicato e a prefeitura de Campinas. Eh, vereador nenhum aqui tem poder de aumentar salário de servidor público. Eh, eu ouvi atentamente aqui na outra sessão a vereadora falando que se o vereador não serve para aumentar salário do servidor, teríamos que ir para casa. Então, acho que também deveria deveríamos mudar a legislação e passar essa responsabilidade pro vereador, porque até então, até onde eu sei, vereador nenhum tem poder de aumentar salário de servidor. E aí, ainda falando em salário de servidor, a gente não pode esquecer da hipocrisia aqui. Quando foi a prefeita do PT aqui em Campinas, o servidor público teve 0% de aumento nos 4 anos de governo. Então, trata-se de uma hipocrisia muito grande aqui. Aí tem vereador aqui que vem falar do Tarcísio. O Tarcísio aumentou o salário mínimo paulista em 1874, 15% acima do nacional. Também a gente tem que falar de hipocrisia. Quando eles falam de cargo comissionado, o governo Lula tem mais de 50.000 cargo comissionado, fora as estatais que não são contabilizados. Na época do governo Jair Bolsonaro, ele cortou 22.000 cargo comissionado. Então, quem gosta de inflar a máquina pública é a esquerda. Eles fazem uma uma luta falsa aqui para os servidores públicos, que por sinal hoje eles vão votar contra os servidores público. Vale lembrar, porque se essa casa rejeitar os 4% eles ficariam sem aumento nenhum. Então é uma hipocrisia aqui da esquerda.
A seguir

Continue assistindo

Próximas horas na grade ao vivo
Programação completa →
Ao vivo
Plenário · 13h

Câmara Notícia — Edição da Tarde

13:00 - 14:00 · Ao vivo
28:32
Matérias · 14h

Matérias — Especial da Semana

14:00 - 14:30
58:12
Perfil · 15h

Perfil — Entrevista da semana

15:00 - 16:00 · T03:E18
45:08
Bairros · 17h

Meu Bairro na TV — Vila Padre Manoel

17:00 - 18:00 · T05:E12
Estreia 1:32:00
Especial · 19h

O Ano em Plenário — Ep 1: Mobilidade

19:00 - 20:30 · Estreia
Ao vivo
Plenário · 20h30

Sessão Ordinária da Câmara Municipal

20:30 - 23:00 · Ao vivo
Mesmo programa

Mais do NA TRIBUNA

Edições anteriores do programa
Todas as edições →
14:14

Na Tribuna | Vereadores debatem LDO e destino dos recursos públicos em Campinas

16:39

Na Tribuna | Transporte Público Campinas

10:43

Na Tribuna | Prédio INSS Moradia Social

13:24

Na Tribuna | Intolerância religiosa, habitação e transporte Público em debate

13:07

Na Tribuna | Gratificação agentes da defesa civil

12:23

Na Tribuna | Debate sobre a extração de árvores em Barão Geraldo continuam

14:43

Na Tribuna | Polêmica na praça do coco: podas e extrações em Barão Geraldo dividem Câmara

11:07

Na Tribuna | Câmara rejeita PL de rodeios em Campinas por unanimidade

11:39

Na Tribuna | Câmara aprova prorrogação do transporte e debate Refis do ISSQN

22:48

Na Tribuna | Câmara aprova prorrogação do transporte Público em Campinas

19:55

Na Tribuna | Bancas do Centro de Campinas: Câmara defende permissionários

11:37

Na Tribuna | Crise ônibus Campinas: prorrogação contratos + licitação r$11bi

12:04

Na Tribuna | Feminicídio em alta com ministra márcia lopes + relatório procon

12:05

Na Tribuna | Vereadores denunciam crise no SUS de Campinas: superlotação e desafios

12:33

Na Tribuna | Feminicídio, proteção animal e rodeio: debates na tribuna de Campinas

13:03

Na Tribuna | Almoxarifado da educação e licitação do transporte

13:42

Na Tribuna | Carnaval de Campinas: 288 mil pessoas nos blocos e cultura em debate

13:37

Na Tribuna | Maus-tratos ao cão orelha e política pública animal em Campinas

12:44

Na Tribuna | Cotas raciais 30% aprovadas + Suspensão de Otto Alejandro

12:59

Na Tribuna | Última sessão do ano: feminicídio, reforma tributária e saúde da UNICAMP

Recomendados

Você pode gostar

Outros vídeos selecionados a partir do conteúdo que você acabou de ver
Mais recomendações →
2:31

Câmara Notícia | Indicação Parceria Waze

58:43

Câmara Notícia

10:39

Agenda Cultural Campinas: Shows, Teatro, Cinema e Exposições para o Fim de Semana!

18:18

Notícias do Legislativo

7:52

Notícias da Metrópole

0:00

Café com o Presidente

1:02:49

Jornal Câmara Notícia

1:06:10

Estúdio Câmara