TV Câmara Campinas
TV Câmara
Campinas
Notícias do Legislativo
Em destaque · HD Vídeo · NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO

Notícias do Legislativo

2 views Publicado Há 15 horas HD · 18:18

Sobre este vídeo

Vídeo do acervo da TV Câmara Campinas.

Transcrição completa do vídeo

15 mil caracteres · transcrição automática

Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.

Vamos com as notícias do legislativo, porque a ampliação da rede de saúde pública de Campinas ganhou um avanço. Foi assinada a ordem de serviço para a construção do novo centro de saúde do Jardim Milia. A cerimônia reuniu autoridades e marcou o início oficial da próxima etapa para a implantação da unidade. A Prefeitura de Campinas assinou a ordem de serviço para o início da construção do novo centro de saúde do Jardim Miriam. A construção também conta com recurso de emenda parlamentar no valor de R 1 milhãoais destinado pelo deputado federal Carlos Sampaio para viabilizar o investimento na região. Representa atender uma demanda, um pedido à população de mais de 10, 11 anos. A região aqui do Jardim Miriam, ela é atendida pelo centro de saúde Taquaral, que atende uma população muito grande. Então, além de trazer uma unidade básica eh mais próspera à população, vai desafogar também o centro de saúde do Taquaral. Então, é um fator muito importante. Você tem uma uma unidade a mais e desafoca a unidade do Taquaral. Olha, foi uma construção. Eh, quem liderou na Câmara Municipal foi o presidente Rossini, eh, junto com a população, discutindo alternativas. eh, achando esse terreno aqui junto com a população. Aí a prefeitura teve que mandar um projeto de lei paraa Câmara para fazer a desafetação da área e o presidente Rossil teve um papel fundamental. E a Câmara sempre é importante porque ela identifica as principais demandas, ela identifica as principais reivindicações, as necessidades e aponta pro executivo a solução. Então, foi fantástico essa parceria Câmara, prefeitura. O momento também reuniu representantes do executivo e do legislativo que acompanham demandas históricas dos bairros e a implementação de políticas públicas no município. Assinatura da ordem de serviço paraa construção de centro de saúde aqui do Jardim Míriam é o resultado de uma luta de anos, né, que eu tenho acompanhado desde o início junto com a comunidade, a população do Miriam, o conselho local de saúde lá do Taquaral, né, o a a equipe laranja já teve funcionando aqui no salão da igreja de um período e aí se consolidou a importância de ter uma unidade de saúde nessa região, é porque ela está distante do centro de saúde do Mir e dificultava muito o acesso das pessoas. Então, ter uma unidade aqui vai facilitar muito o serviço que é prestado pela Secretaria de Saúde para essa população, né? E não vai atender apenas o Miriam, mas atende toda a região, Parque dos Pomares, São Rafael, o mesmo Recanto dos Dourados. e é uma área que está se desenvolvendo muito e certamente essa obra vai ser de fundamental importância pro atendimento dos eh usuários, né, do sistema público de saúde daqui. A assinatura da ordem de serviço significa o início da construção do novo centro de saúde do Jardim Mir e abre uma nova etapa para acompanhar como esse investimento chegará à população. É de grande importância porque o Taquaral, que onde a gente faz parte hoje, ele atende quase 50.000 pessoas e vindo essa unidade por Jardim Míria, você vai tirar de lá para ter quase 20.000 pessoas de uma unidade que tá sobrecarregada e é de extrema importância para o bairro pelo desenvolvimento. Is a quantidade de pessoas que atendem a nossa região aqui. A expectativa agora é pelo acompanhamento das próximas etapas até a entrega da unidade. O objetivo é ampliar o acesso aos serviços de saúde básica e atender o crescimento da demanda na região do Jardim Miriam. Na verdade, as condições que hoje funciona o o Miriam, eles não está muito longe do ideal. Então, a política de saúde é a reestruturação. A reestruturação implica você dar condições de trabalho e também de acolhimento, de atendimento. Bom, então esse o Jardim Milha, ele tem pedido desde 2014 para ser construído. Felizmente, depois de uma dificuldade de viabilização, hoje nós estamos assinando, já tem empresa e a construção termina em 20 meses. Uma nova frente parlamentar criada aqui na Câmara Municipal vai acompanhar os próximos passos da obra de implantação de uma rodovia de 32 km de extensão que está prevista para ser construída em lugares que hoje são áreas de patrimônio protegidos. A Câmara Municipal aprovou a criação da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Contorno Norte de Campinas a partir de um requerimento do vereador Wagner Romão. A proposta é abrir um canal de debate e acompanhamento da implantação de uma rodovia com 32 km de extensão, que deve passar por Campinas, Paulíia e Sumaré. O traçado previsto atinge áreas de preservação ambiental e regiões onde atualmente vivem moradores dos três municípios. Nós tivemos acesso a esse projeto do Contorno Norte, que é uma rodovia de 32 km, que ligaria a rodovia Dom Pedro, na altura da Lerói Merlim, até a Ananguera ali no município já passando pelo município de Sumaré, atravessando uma boa parte do município de Campinas, a região do Betel ali em Paulíia e chegando até Sumaré. Essa região, ela tem uma população residente ali, população urbana em algumas áreas, tem remanescentes de Mata Atlântica nessa região, áreas de preservação ambiental, áreas de patrimônio histórico da cidade de Campinas. Isso não tá sendo levado em consideração pela Rota das Bandeiras, que é a propositora dessa rodovia. Então, nós estamos protocolamos essa frente parlamentar de enfrentamento ao contorno norte. Queremos debater com a Câmara, com a sociedade de Campinas, com o município, com o governo do estado também as consequências desse projeto e esperamos que ou haja alteração desse projeto do do traçado dessa rodovia ou que haja o cancelamento dessa iniciativa pela rota das bandeiras. Entre os principais objetivos está também a proteção do patrimônio ferroviário da cidade. Patrimônio ferroviário que pode ser atingido ali sobretudo na naquela rota da estrada de ferro que liga Campinas a Jaguariúa, né? Ali no Tanquinho, ali na região do Carlos Gomes e outras áreas de históricas também importantes pra cidade de Campinas. a fazenda Tosan, por exemplo, que é um um patrimônio e pelo CONDEPAC, né, que pode ser atingido também. Então, nós queremos esse debate e no limite que a gente não faça essa obra, que não seja necessária essa obra. De acordo com o vereador, a Frente Parlamentar deve discutir e apresentar soluções em conjunto com a sociedade civil. E, por enquanto, o poder público em Campinas não tomou nenhuma atitude, né? A gente soube já que o prefeito de Paulíia teve um encontro com a secretária da infraestrutura e meio ambiente e ao que parece há uma suspensão desse processo, mas é uma suspensão temporária e nós queremos exigir que também em Campinas haja uma ação do poder público do prefeito municipal contra esse projeto. A Câmara Municipal recebeu estudantes, autoridades e representantes da Rede de Proteção Social para uma ação de conscientização sobre prevenção ao uso de drogas. A palestra Suas Escolhas deixam marcas Diga Não as Drogas também abriu espaço para a apresentação de trabalhos produzidos pelos alunos sobre o tema. A Câmara Municipal de Campinas recebeu a palestra Suas escolhas deixam marcas, diga não as drogas. Em uma ação de conscientização que reuniu estudantes e autoridades no plenário José Maria Matozinho. O encontro abriu espaço para reflexões sobre prevenção e os impactos do uso de drogas na juventude. Entre os participantes esteve o presidente da Câmara, vereador Luiz Rossini. Tem um tipo de violência que às vezes chega de maneira disfarçada, sorrateira, dissimulada na nossa vida, é o uso e abuso de drogas. E por que o uso de drogas pode ser uma violência? Primeiro contra você. As meninas já falaram quais os riscos de usar drogas, né? Elas já disseram as drogas, seja qual for o efeito que elas produzem, elas produzem esse efeito no nosso cérebro. A programação contou ainda com a participação de representantes da assistência social e da educação, entre elas, Marilda das Graças, coordenadora de prevenção ao uso de drogas e Clébia Alves, secretária adjunta de desenvolvimento e assistência social. E esse é um tema, como o vereador ressaltou, que precisa sobretudo de união, união dos órgãos públicos, união da sociedade civil e também de conscientização, porque a gente não vai prevenir se a gente não conscientizar do risco, do perigo, dos malefícios que as drogas trazem pra nossa vida, né? seja para quem usa, seja para quem tá no entorno. Esse é um mal que não prejudica só quem bebe o álcool, só quem usa a droga, mas prejudica toda a sociedade, todo o mundo, né? Então esse é um tema muito relevante. Nada melhor do que abrir essa semana aqui na Câmara, na Casa do Povo, com essa representatividade que vocês trazem para cá. O intuito desse projeto é a importância de saber fazer as escolhas certas paraa vida de vocês. Isso é muito importante. E quando a gente não tem informação, a gente não tem orientação, né, eh, baseadas em fontes seguras, a gente não tem essa capacidade de fazer a escolha correta. E a partir desse momento vocês têm essa condição de fazer a escolha correta paraa vida de vocês, de usar drogas ou não, através do projeto das meninas, que ficou bem enxuto, mas muito produtivo. Vocês vão ver que a melhor escolha é não usar drogas, é fazer a prevenção e multiplicar essa ideia junto aos colegas de vocês, porque assim vocês estão sendo amigos de verdade. Durante a atividade, estudantes apresentaram trabalhos desenvolvidos sobre o tema, abordando consequências sociais e pessoais do consumo de entorpecentes. O promotor da infância e da juventude em Campinas, Rodrigo Augusto de Oliveira, também participou da programação. Fiquei muito feliz, Marilda, ao receber este convite, não é? Eu tinha certeza disso e só se confirma nesta manhã do quão importante é essa junção de esforços, tanto na parte do combate, né, a ao uso de de álcool e drogas, mas que isso seja feito também no âmbito da educação, que é aqui que a coisa vai frutificar, né? Então, eu fico muito feliz de chegar aqui e encontrar, né, com esses estudantes todos, os representantes da escola e e, enfim, essa junção de esforços, né, com a educação é fundamental. Em reunião solene, Câmara de Campinas presta homenagem a profissionais e entidades de diversos segmentos. Por iniciativa do vereador Aílton da Farmácia, foram entregues cinco honrarias no plenário da Câmara Municipal. O diploma de ativismo social e popular João Zincler, a Associação de Assistência Social São João Vianei, o Diploma de Mérito Ambiental Chico Mendes, a Ariane Aparecida Mila Trindade. Diploma de mérito do voluntariado Padre Harold Han. ao projeto Vida. O diploma de mérito educacional professor Darce Ribeiro, foi entregue a Cristiane Ferreira e o diploma de mérito médico, Dr. Zeferino Vaz ao Elson Franco. É o momento de reconhecer o trabalho de pessoas que colaboraram para construir a história de Campinas, cada um e cada um com tanta dedicação, uma dedicação que vai além do normal. Por quê? Vocês deram o seu melhor para atender ao próximo. Esta Câmara possui vários títulos de reconhecimento. Hoje aqui estamos homenageando três pessoas da comunidade e duas importantes entidades assistenciais. Vocês transformaram, transformam desafios em oportunidades. Vocês acolhem, dão abraço com o coração e prestam um trabalho de grande revelança, rebelância para comunidade, cada um na sua área. Cléberia Alves, secretária adjunta de desenvolvimento e assistência social de Campinas, representou o prefeito da cidade e também prestou a sua homenagem. É com grande honra que participo desta reunião solene aqui na Câmara Municipal de Campinas, ocasião em que celebramos trajetórias que inspiram, que transformam e contribuem significativamente para o desenvolvimento da nossa cidade. Parabéns. O compromisso da administração pública em reconhecer e valorizar aqueles que com dedicação e propósito fazem a diferença na vida desta população. As honrarias entregues hoje por proposição do vereador Aíton e Aítlon da farmácia simbolizam não apenas o reconhecimento, vereador coletivo, mas também um agradecimento de todos nós que estamos aqui, daqueles que nos assistem e daqueles que foram atendidos por vocês e que tiveram suas vidas transformadas. Parabenizo de forma sincera todos que receberam aqui as homenagens, que este reconhecimento sirva principalmente de incentivo para que continuem sendo agentes de transformação da sociedade campineira. Parabéns. Obrigada. Proposta apresentada aqui na Câmara Municipal quer usar a tecnologia como aliada na manutenção das ruas da cidade. A ideia é aproveitar os alertas realizados pelos usuários do aplicativo Waze para identificar buracos e ajudar a agilizar os reparos. Uma indicação protocolada na Câmara Municipal de Campinas pelo vereador Paulo Hadad propõe que a prefeitura firme um convênio com o aplicativo Waz ou amplie os acordos já existentes para receber informações sobre buracos nas vias públicas. Na realidade, essa indicação, ela vem até para colaborar de uma forma, acredito, até barato pra prefeitura municipal, porque todos nós conhecemos, sabemos do aplicativo do A. o ex você se conecta a ele coloca, né, onde você quer chegar e ele passa para você aquela via que está mais congestionada, ele passa para você talvez algum veículo que seja na pista, algum perigo, algum buraco, né? Enfim, ele é um aplicativo que pro trânsito era extremamente importante. A ideia é utilizar os alertas enviados em tempo real pelo aplicativo para auxiliar o planejamento das equipes responsáveis pelos reparos e pelo recapeamento das ruas. Atualmente já existe a possibilidade de motoristas indicarem situações de risco, como buracos e problemas na pista. Então, a nossa indicação eh eh solicita a prefeitura que faça um convênio. Hoje nós já temos a INDEC, tem convênio com a COAS. Hoje a Secretaria de Transporte tem, a IMA tem, né? ele se utiliza do ex para que quando eh algum algum buraco foi detectado, isso possa passar pra Secretaria de Serviços Públicos em tempo real para que a secretaria possa, num curto espaço de tempo se programar para tapar esse buraco. A proposta agora é ampliar esse uso para permitir respostas mais rápidas da administração municipal aos problemas apontados pela população. Hoje nós temos nas nas nossas vias públicas, né, e por conta muitas vezes do sol e da chuva intensa, muitos buracos que acabam, né, e eh vindo ou aparecendo, vamos colocar assim, num espaço de tempo muito curto. Às vezes da da noite pro dia, temos ali um buraco que tem que ser tapado, causando muito transtorno. Então, A vai ser uma ferramenta que pode ser utilizada pela administração pública com ajuda da nossa população, da ajuda da nossa população que vai colaborar sobre maneira para que a gente tenha informações em tempo real. เฮ
A seguir

Continue assistindo

Próximas horas na grade ao vivo
Programação completa →
Ao vivo
Plenário · 13h

Câmara Notícia — Edição da Tarde

13:00 - 14:00 · Ao vivo
28:32
Matérias · 14h

Matérias — Especial da Semana

14:00 - 14:30
58:12
Perfil · 15h

Perfil — Entrevista da semana

15:00 - 16:00 · T03:E18
45:08
Bairros · 17h

Meu Bairro na TV — Vila Padre Manoel

17:00 - 18:00 · T05:E12
Estreia 1:32:00
Especial · 19h

O Ano em Plenário — Ep 1: Mobilidade

19:00 - 20:30 · Estreia
Ao vivo
Plenário · 20h30

Sessão Ordinária da Câmara Municipal

20:30 - 23:00 · Ao vivo
Mesmo programa

Mais do NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO

Edições anteriores do programa
Todas as edições →
19:55

Notícias do Legislativo

22:11

Notícias do Legislativo

25:17

Notícias do Legislativo

5:04

Notícias do Legislativo

26:14

Notícias do Legislativo

27:30

Notícias do Legislativo

37:14

Notícias do Legislativo

20:21

Notícias do Legislativo

19:23

Notícias do Legislativo

17:56

Notícias do Legislativo

21:15

Notícias do Legislativo

21:47

Notícias do Legislativo

34:36

Notícias do Legislativo

25:41

Notícias do Legislativo

16:39

Notícias do Legislativo

22:58

Notícias do Legislativo

49:40

Notícias do Legislativo

29:09

Notícias do Legislativo

21:45

Notícias do Legislativo

20:09

Notícias do Legislativo

Recomendados

Você pode gostar

Outros vídeos selecionados a partir do conteúdo que você acabou de ver
Mais recomendações →
13:39

Na Tribuna | GM Cobra Valorização e Reajuste dos Servidores Gera Debate na Câmara

2:31

Câmara Notícia | Indicação Parceria Waze

58:43

Câmara Notícia

10:39

Agenda Cultural Campinas: Shows, Teatro, Cinema e Exposições para o Fim de Semana!

7:52

Notícias da Metrópole

0:00

Café com o Presidente

1:02:49

Jornal Câmara Notícia

1:06:10

Estúdio Câmara