Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
Depois da posse e da eleição da mesa diretora, chegou o momento de colocar as ideias no papel. Reunidos na Câmara Municipal, os jovens parlamentares deram início à elaboração de projetos de lei em equipes temáticas formadas por três ou mais participantes. Uma dinâmica que reproduz o trabalho das comissões permanentes da casa. Hoje em dia a gente tá trabalhando com projetos que são coletivos, simulando a ideia de comissões temáticas de vereadores. Então, cada um dos jovens vereadores vem com uma ideia dentro de um tema que já foi sorteado e eles vão se reunir em grupos e os grupos vão discutir qual é a melhor ideia. um apresenta pro outro, apresenta falhas. E aí dessa discussão apenas um dos projetos vai virar de fato lei. Ao todo, oito comissões temáticas foram organizadas para debater questões de interesse coletivo com objetivo de buscar soluções para desafios do município. Todos os temas são temas assim que são urgentes e são muito importantes. Então, a gente tem um grupo que para discutir educação, trabalho e renda, meio ambiente, né? Tem comissão também sobre ciência, tecnologia e comunicação. Então são todos temas que são do nosso cotidiano e que são estratégicos para pensar a cidade. A lição de casa foi feita com antecedência. Cada jovem chegou ao encontro com sugestões já preparadas e durante as oficinas, os integrantes precisam debater as diferentes ideias e construir um consenso. Eles estudam tanto funções básicas, né, de governo, estrutura de governo, função de vereador, quanto a gente tem lá na trilha de aprendizagem momento que a gente instiga para, olha, vai pensando qual seria um projeto que você gostaria de propor, né? E um do primeiro encontro presencial que eles tiveram aqui, a gente teve uma aula sobre técnica de redação legislativa para eles aprenderem o formato dessa criação, dessa lei. E agora eles vão colocar isso tudo pro jogo coletivo. Então eles têm que negociar qual vai ser o melhor tema, qual eles acharem que vai render a melhor lei, um apresentar falha um pro outro para que o projeto saia mais robusto, né, de todas as cabeças pensando juntas. As propostas desenvolvidas aqui pelos estudantes serão apresentadas, debatidas e votadas nas reuniões ordinárias do Parlamento Jovem. Nosso projeto de lei se baseava muito em ter uma sala pra gente com deficiência também, com deficiência auditiva, tanto como pessoas que tá ou pessoas que têm deficiência mesmo em aprendizagem. Aí a gente tava pensando em criar uma sala para que elas pudessem ter tipo um atendimento melhor, tipo um tratamento mais específico, como estudo, porque tipo, estudo é um direito que qualquer pessoa deve ter, né? E às vezes as pessoas não, como que é? Dão essa atenção necessária para quem tem dificuldade. Aí a gente, nossa ideia era baseada nisso. Eric, qual o tema do grupo de vocês e qual o principal foco do projeto de lei que vocês estão elaborando? Estamos focando mais no meio ambiente, mas o tema geral é meio ambiente e infraestrutura. E você falou um pouco para mim que é sobre o descarte irregular de lixo. Como que vai funcionar? Vocês estão conversando ainda, mas como que vocês eh vão fazer para funcionar esse projeto de lei? Então, a comunidade irá levar a o lixo praticamente nas escolas, que quando o projeto for aceito, as escolas vão eh usar algum meio de transporte para levar tanto o lixo da escola mesmo e da sociedade também para uma associação que faça esse esse descarte corretamente e eh ajudaria também na limpeza da escola, tanto até no bairro também. Nossa ideia é fazer uma reestruturação dos prédios antigos de Campinas através de emprestar eles para ONGs, que aí eles vão ter os as ongas, vão ter os prédios gratuitamente, só que ao mesmo tempo vão ter eles vão ter que fazer as pequenas reformas. Então é trazer mais espaços de cultura pro município de Campinas. É isso. As atividades continuam após o recesso escolar, período em que os textos serão aprimorados antes das sessões plenárias. Ao final da experiência, todo o conteúdo produzido pelos participantes será encaminhado aos gabinetes dos vereadores e também ao executivo municipal. expectativa que a gente viu já ao longo dos anos que o parlamento funciona é que os projetos eles vão ficando cada vez melhores, né, em termos de técnica legislativa, técnica de redação, as ideias que eles propõem são elas vão crescendo, elas vão ficando cada vez mais ousadas, né? De modo que é é bem possível que alguns desses projetos, se pegasse de fato para um vereador, ele poderia virar um bom projeto para a cidade. Então, é bom essa coletivização que a gente faz do trabalho faz com que os projetos acabam crescendo muito.