Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
Por iniciativa do vereador Luiz Cirilo, a primeira parte da 39ª reunião ordinária foi dedicada para uma palestra com o tema Quando a experiência encontra o propósito, transformando história em legado. O psicólogo, escritor e palestrante Augusto César Maia abordou os desafios relacionados à liderança, desenvolvimento humano e a valorização das trajetórias individuais das pessoas 60 mais. Por isso que estamos aqui nesse espaço para falar sobre os notes. Esses notes interessante é uma uma um acrótico em inglês que significa new world old living trainies, que na tradução livre significa novas formas de viver o envelhecimento. Essa é uma forma que eles criaram. Interessante que eles criaram isso na rede social. Eles começaram a conversar, a questionar essa forma, né, que a sociedade trabalha com a idade e aí surgiu esse movimento. Essa é uma geração que está redefinindo o significado do envelhecimentos. Pessoas que compreenderam que o maior patrimônio da vida não é aquilo que produzimos, mas aquilo que transmitimos. Uma pessoa que tem experiência pode transmitir muito. Uma pessoa sem experiência até pode produzir muito, mas não transmite muito. Hoje o idoso já tá com saúde. São pessoas que estão aí frequentando academia, frequentando eh não só academia física, mas também a academia acadêmica, revendo, tendo novos estudos. a gente vai ver isso. Eh, mas ao mesmo tempo cresce esse movimento que desafia, né, os estereotipos tradicionais de envelhecimento. Para o vereador, a iniciativa reforça o papel do legislativo como espaço de diálogo, formação e fortalecimento das lideranças da sociedade e destaca o projeto de lei protocolado na casa. Eu protocolizei hoje na cidade de Campinas um projeto de lei que institui o programa Note de Ativa para as pessoas com mais de 60 anos no município de Campinas. Fica instituído no município de Campinas o programa note de vida ativa para as pessoas com 60 mais nos termos dessa lei do Estatuto da Pessoa Idosa, me refiro à lei federal 10.000 eh 741. Daí, págrafo único, considera-se note para efeitos desta lei, a pessoa com 60 anos ou mais que busca manter-se ativa, participativa, produtiva e integrada à vida social, cultural, econômica e comunitária, promovendo o envelhecimento saudável e o exercício pleno da cidadania. Os participantes salientaram que viver com propósito não significa apagar o passado, mas sim ressignificar cada capítulo da nossa jornada. O jovem tem a vitalidade que nós temos que usar, temos que incentivar, nós temos que essa essa juventude saudável, né, do século XX, ela ela nos deixa nós mais experientes, mais idosos, nos deixa esperançosos para um futuro ainda melhor. Mas nós não podemos descartar o idoso, né, a pessoa com experiência, aquela, aquela experiência de vida. E o senhor disse com uma habilidade muito grande, eh, para que as futuras gerações, para elas não cometerem os mesmos erros, ela tem que acompanhar os passos dos dos mais idosos, né? Daqueles que erraram, daqueles que tiveram que cair, depois se levantar, né? Nós precisamos mesmo trabalhar com os idosos, dar novas oportunidades e e eu estou desde 1984 na área de restaurantes e continuo nativa com 65 anos e pretendo continuar enquanto tiver saúde. Eu acho que é é isso. Então acho que o município deve mesmo trazer elementos que possam incentivar as pessoas mais experientes a continuarem a usar esses recursos que possuem, que adquiriram durante a vida para beneficiar a comunidade. E o professor Augusto, ele tem uma frase que foi oportuna eh no momento e convém que eu repita agora, que é pare de acreditar que o seu tempo já passou. E acontece muito isso, né? Às vezes a pessoa com uma certa idade, ela fala: "Olha, eu já tô eu já tô eh eh com com com as com os planos aqui na vida terrestre totalmente realizados. Eu já fiz o que podia. O mercado de trabalho não quer mais. A família já me trata de forma diferente e e a conversa, palestra, a a a fala do professor Augusto César Maia vai na contramão de tudo isso. É a valorização humana, a valorização da experiência humana. E todo aquele percurso que a pessoa eh realizou ao longo da vida é extremamente útil, até no sentido de orientação aos mais jovens. M.