Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
Olá, começa agora mais uma edição do programa em Pauta, o programa focado nos trabalhos dos vereadores aqui da Câmara Municipal de Campinas. E hoje vamos conversar com Aíton da farmácia, vereador que está em seu segundo mandato. Seja muito bem-vindo, vereador. Eu que eu que agradeço poder estar aqui, né? Muito obrigado. Bom, vereador, pra gente começar então o programa, o pessoal de casa conhecer mais do seu trabalho, primeiramente vamos fazer um resumo, né, da sua legislação, falando um pouquinho sobre o amadurecimento, né, como que o senhor enxerga hoje no segundo mandato, o amadurecimento mesmo das proposições, da relação com a população e com os moradores aqui da cidade. Eh, esse meu segundo mandato é um mandato assim que me dá um aprendizado muito maior, né? Como no primeiro mandato a gente vê que deixou de fazer alguma coisa para aquela população. Então, esse vereador está trabalhando nessa questão também de continuar o mandato anterior para esse agora e melhoria da qualidade de vida da nossa população de Campinas. Tá certo? Muito bom. Pra gente começar, então, vamos falar um pouquinho sobre os requerimentos, né, vereador, muitos, mais de 44 requerimentos somente nesse primeiro semestre aí de 2026. um que o senhor protocolou, fala sobre eh solicitando, né, informações sobre oficinas, né, para as mulheres, pensando nesse foco também no direito das mulheres, chama-se impondere-se, defesa pessoal para adolescentes e mulheres. Gostaria de saber como que foi pensada nessa proposta, nesse requerimento também, foi alguma demanda da população? Como que foi, vereador? foi o seguinte, como a gente tá vendo aqui nesse país, não só em Campinas, uma violência muito grande contra as mulheres, né? Então, o vereador trouxe isso para cá, esse esse assunto, essa pauta também, eh, mandando também emenda parlamentar, emenda impositiva, para que esse projeto fosse eh realizado, tá sendo realizado eh em 10 oficinas, né, com emenda, né, para que a a população, mulheres, principalmente mulheres e adolescentes possa ter possa ter assim eh essa orienta entação, eh, assunto, conversa sobre o que que tá acontecendo, sobre a violência e também sobre uma defesa pessoal para essas mulheres que muito sofrem no nosso país. é muita violência contra a mulher, apesar de da gente ter muitas leis, né, em favor, contra a violência, contra a mulher, mas a gente precisa sempre est esse assunto, porque todo dia, a cada 6 minutos no nosso país acontece uma violência contra a mulher e isso é inaceitável. A gente precisa trabalhar em cima disso, políticas públicas que melhore a segurança da mulher, a qualidade de vida dessa mulher, que essa mulher não sofra violência. Todo tipo de violência ela não merece sofrer, não tem que sofrer. Mulher não tem que sofrer. Mulher tem que ter a vida dela eh livre, eh sem violência, seja ela a violência psicológica, seja ela a violência física, todo tipo de violência da mulher. Esse vereador está trabalhando para combater isso. E essas oficinas aí é mais um projeto que a gente tá colocando aqui paraa população de Campinas, para as adolescentes e as mulheres, para que ela tenha esse apoio, saiba como lidar com a violência no seu dia a dia, na sua casa, no serviço, no dentro do ônibus também acontece muito a violência contra a mulher na nossa cidade. Tá certo, vereador? Agora falando também no com foco, né, em educação, uma ação em conjunto para transformar aí o prédio da Fundação Casa na Vila Formosa em uma unidade de ensino profissionalizante, né? Foi uma demanda também dos moradores, o senhor que tem essa atuação forte também, né, na questão dos adolescentes, das mulheres, falando sobre essa capacitação também aí pro mercado de trabalho, né, e sobre essa essa demanda aí do ensino profissionalizante. Vereador, como que está o cenário atual? É assim, esse vereador mora aí numa região ali que tem ali essa fundação Casa lá abandonada há muitos anos, tá lá e ali serve de um lixão, né? Eh, a prefeitura faz o trabalho dela, faz a limpeza, vão lá, sujam novamente. Aquele é um espaço ali que aquela população pode estar usando e aquela população cobra o vereador, até porque esse vereador mora ali até próximo, né, da Fundação Casa. E aquele lugar abandonado ali é um lugar que serve e muito, muito bem aproveitado, né? Esse vereador esteve em reunião com o prefeito Dário junto com o vereador Carlinhos Camelô também que está nessa causa ali, aquela região ali, seja beneficiada com alguma escola técnica ou se procamp que aquele local lá que foi um local, né, eh, de de Fundação Casa Menores ali foi um local ali, seja um lugar ali de de como é que fala assim, que para aqueles jovens ali possa ter um aprendizado ali. aquele local seja bem aproveitado e é isso que o vereador trabalha, é isso que o vereador vai continuar trabalhando e aquela população, né, como digo, os jovens e possam ter um lugar onde tá estudando, sair da marginalidade, não dê aquela opção para marginalidade e a e os jovens ali daquela região poder estar fazendo algum curso, né? E hoje é muito importante e como aquilo ali tá largado há muito tempo ali, nós precisamos fazer alguma coisa. Nós estamos cobrando o prefeito Dário também o governo do do estado de São Paulo, né, também para que aquilo ali seja um lugar apropriado, beneficiado, que aquela população, somente os jovens possa estar usando em benefício próprio pra educação futura deles. E é um lugar também, né, vereador, que se não bem cuidado, no caso ele está abandonado, até serve para outros fins, infelizmente, né? Às vezes ele é ocupado por pessoas em situação de rua, o espaço acaba também ficando deteriorado, né, nesse sentido. Sim, sim. Aquela população que mora ali do lado ali sofre muito. Sofre muito. Eles estão pedindo há muito tempo já que faça alguma coisa daquilo ali. Porque como disse, né, ali virou um lixão e além de desse lixão, não é só o lixo, vem o lixo de todo tipo. Ali trazem doenças, dengue, cobras, insetos, peçonhentos ali, toda aquela faz muito tempo que aquela região tá, aquele local ali tá abandonado ali. A prefeitura faz a limpeza sempre, faz um dia, no outro dia já tá sujo de novo. E aquele é um local, um local ali que precisa ser aproveitado e muito bem aproveitado e que aquela população daquela região seja beneficiada, né, e seje contemplada ali com com que faça alguma coisa ali em prol se procampec. E é isso que a população quer, que aquele local seja um local de que traga benefício ali, não é? aquele local tá largado, muito largado e a reclamação é demais com esse vereador e é um local de fácil acesso, né, [limpando a garganta] tendo aí essa possibilidade de eh fazer algo aí pros jovens, pros adolescentes, como cursos profissionalizantes, até porque a população ali cresce demais, não precisa se deslocar até o centro, né, da cidade, o centro de Campinas para usufruir desse serviço, vereador. ruim também, né? Ali também eh ali tem muitas pessoas em situação de rua naquele local ali, usando aquele local ali, eh, quando é em tempos secos também vivem fazendo queimadas e aquela população reclama: "Ô, vereador, nossa, nós não não conseguimos nem respirar aqui na região, é queimada todo dia quando tá seco ali e aquela população se vê prejudicada, né? aquilo abandonado ali. E muito aquela população pede pro vereador trabalhar, a gente tá trabalhando, a gente vai continuar trabalhando para aquilo ali seja resolvido, porque os jovens, né, possa ter naquele local lá cursos técnicos, né, que possa em benefício deles um futuro, um trabalho, né, um encaminhamento a a um trabalho digno, né, e é isso aí que a gente trabalha nessa questão e que possa expandir aí cada vez mais também esse serviço para outros bairros ali daquela localidade, né? Com certeza. Ali abrange muitos bairros ali. Aquela região é muito grande, muito povoada, né? E aquela região tá carente disso. E aquele local ali é um local que tá abandonado há anos ali. E a gente vê um local degradado ali, como muito lixo nós dizendo, né? a gente vê lixo, a prefeitura também tem muito trabalho, também tá fazendo essa limpeza e aquele local ali aproveitado entraria, não vai trazer muito bem para aquela região ali, para aquela população ali que muito quer que aquele local seja o local aproveitado que traga ali crianças, jovens, adolescentes que possam est fazendo, né, esses cursos de de técnicos ali e tem encaminhamento pra vida dele, continuar a vida dele. E a população cobra isso, né, vereador, principalmente, né, vocês que estão ali de fato no local que vocês presenciam. Então isso realmente é bastante cobrado, né? Sim. Esse vereador veio aquilo ali todo dia ali. Esse vereador é o caminho que o vereador vem aqui paraos serviços aqui na Câmara. Al é um local ali, como a gente diz, é um local é abandonado ali a a mercas ali que a gente faz com moradores, situação de rua. também que a gente tem que dar uma definição para os moradores de rua, pessoas em situação de ruas, que também assistente social também venha trabalhar essa questão também ali para tirar, né, dá uma qualidade de vida, dê que aquela população ali tenha um lugar para onde ir, onde dormir, onde morar. A gente vê ali, eu passei ali à noite ali, eh, as pessoas fazem ali uma moradia que não é digna ali, com frio agora, fazendo fogo para esquentar ali. A gente vê também não o do local abandonado, mas também daqueles moradores ali de rua, pessoa de ruas também vivendo uma vida que não é deles, eles merecem aquilo. Eles precisam ser encaminhado, trabalhar essa questão também para que essas pessoas tenham uma dignidade na vida, né? ter qualidade de vida também, né? e são seres humanos, merece todo o nosso respeito, merece todo o nosso apoio e a gente trabalha que eles sejem também encaminhados, tem a qualidade de vida, que a vida deles tenha caminho, seja com a família ou seja eh que assistente social tenha, leve esses moradores ali para dormir no lugar digno, que aquilo ali não é lugar digno, não. A gente o gerador passa ali e vê as pessoas com frio, com chuva e tacando um ali, uma lenha, um fogo ali para esquentar nesse frio. O frio tá aí, nós sabemos disso, começou agora e esse ano o frio vem com tudo. O ano passado não fazia frio. Há mais de uma década que não fazia tanto frio como fez o ano passado. E isso aí já serve até para que os moradores, né, tenham um local ali, saiam dali e eles venham ter uma qualidade de vida melhor e tem encaminhamento aqui do da da prefeitur da da prefeitura, da assistente social, que ele seja encaminhado. Perfeito. Agora vamos falar sobre as questões [limpando a garganta] de serviços públicos, também sobre infraestrutura. Vereador, uma emenda praça do Sossego, academia ao ar livre, em frente à padaria do Valdir e também a escada. Como que foi isso? Foi também demanda aí. Isso também, como eu disse, também é uma demanda anterior anterior do mandato passado, porque esse vereador não esquece que no mandato passado os mirador passou por uma pandemia da Covid-19 e a gente nunca deve esquecer disso, né? Foi muito difícil, não só para nós ali, mas por todo o país, pro mundo inteiro, né? E é uma demanda ali que eh as pessoas pedem pro vereador ali. E tem mães, tem crianças e não tem onde levar sua criança para brincar. Nós temos muitos idosos ali na região, idosos também que tem ali agora tá colocando ali uma academia também ao ar livre para fazer seu exercício do dia a dia, ter qualidade de vida, fazer, né, uma educação física ali também. Também tem a escada também que o vereador pediu, uma escada da ligação da parte de baixo. A parte de cima ali é uma é uma educação antiga, bem antiga, né? Que ali facilita e muito aqueles moradores não ter que dar a volta todinho ali, porque é um morro muito grande ali e muito esse vereador tá fazendo ali pra demanda da população e o vereador faz. E é obrigação do vereador trabalhar é paraa população. E essas emendas também é dinheiro da população em próprio. E essa que o vereador faz, a população pede, o vereador tenta de todo jeito tá fazendo o que a população quer, que é qualidade de vida naquela região ali e muito para melhorar ali, porque também ali é um local que também é uma desobra de lixo, tá? é lixo de todo tipo ali. Eh, o vereador Pede tá sempre limpando e aquela área tá suja novamente e muito aqui eh essa academia preground ali para as crianças e muito vai melhorar ali também na qualidade das pessoas vão tá descartando o lixo ali naquele local. E essa situação também das praças, né, fazendo todas essas [limpando a garganta] revitalizações, vereador, [roncando] porque o pessoal ele tem ali os moradores as praças que são próximas nas residências que permitem com que eles eh saiam das suas casas para levar cachorro para passear, as crianças fazer atividade. Não precisa sair de lá ir até a região do Taquaral, por exemplo, onde tem a lagoa. Então são situações que acaba beneficiando não só ali pros moradores, mas também atraindo outras pessoas pro espaço, né? Sim, como eu disse ali, a gente tem eh muitas pessoas idosas, mães com crianças ali que não tem eh fica longe, né, de ir num parque como Taquaral, Parque das Águas, né, e ali com essa emenda parlamentar que esse vereador destinou lá e muito vai ajudar aquela população e é um pedido, como eu disse, antigo, antigo, antigo, antigo. E agora nesse mandato oador tá podendo lá através das emendas positivas ou parlamentares, tá fazendo ali, tá atendendo aquela população e o serviço nosso não para. a gente vai continuar trabalhando, ouvindo a população, o que eles precisam para ter qualidade de vida ali, ter acesso ali a brinquedos, eh, como a academia ali do idoso, e esses próprios idosos mesmo faz lá na farmácia onde o vereador trabalha ali próximo [risadas] ali, fala: "Ô, vereador, muito obrigado ali, vereador, agora eu tenho uma academia aqui ao ar livre aqui para poder fazer o exercício, né? E isso é muito importante para as pessoas idosas, pras crianças, pra mãe das crianças também, aquela população seja beneficiada e também trabalhar a conscientização, né, de [limpando a garganta] manter o local, né? Sim. E o local limpo, limpo. Eh, é um local ali de ali, não só aquela parte que nós estamos nós estamos fazendo, mas a gente tem planejamento pro futuro, planejamento também para como ela é uma praça muito grande também tá fazendo mais coisas ali naquela praça para eh a população poder usar também e para e para ali parar de esse descarte de todo tipo de lixo ali, eh, que traz muitas doenças ali, mau cheiro, eh, bichos peçonhentos ali para aquela população. Certo, vereador. Agora a gente vai falar sobre a reunião na Secretaria de Habitação [limpando a garganta] para regularizar o [roncando] centenário dois. Queria que o senhor falasse um pouquinho sobre esse tema também, tá? Esse tema é ali são na rua Demar Pereira de Barro, ali são 80 famílias ali. Tem famílias ali que vereador conversou com eles ali, eles estão ali há 30 anos, tá? Então eh a casa ali não são deles, eles fizeram a casa ali, né? E aí esse vereador fez uma comissão ali, conversou com os moradores, levou esses esses moradores lá na SEAB. Lá tivemos uma reunião lá com o secretário, uma reunião muito boa. Uhum. E aquelas 80 famílias ali são incluída agora no próximo ano agora tá incluindo pra regularização daqueles imóveis ali para aquela população ali. Tá morando no que é dela também, tá fazendo, tá podendo fazer uma reforma, fazer alguma coisa que ele quer fazer na casa. Hoje ele não faz porque poxa, a casa não, a gente não tem documentação. Futuramente também nós vamos tá trabalhando essa questão também da documentação, como inspirador também trabalhou em muito ali no bairro da Conquista. No bairro da Vitória ali a gente trabalhou muito na pavimentação, na na regulação fundiária. Ali muitas famílias já foram contemplada e esse verador vai continuar cobrando as famílias que faltam ainda famílias ali para receber a documentação, né, que é o título de posse ali na região ali do do bairro da Conquista também muitas famílias e eles cobram esse vereador e esse vereador vai continuar cobrando aí para que as famílias sejam contemplada. Acho que é uma luta, né, diária, como o senhor mesmo disse, é uma demanda antiga da população e eles vivem na incerteza, né, vereador, todos os dias na espera aí dessa regulamentação, né, é é com muita alegria, né, quando a gente percebe aqueles moradores, a família e tá entregando ali um documento que o que eles moram é deles ali depois de muito tempo ali construindo ali e aos poucos ali a gente sabe que não foi fácil para chegar Quando eles chegaram ali consu sair do aluguel, é uma coisa hoje, aluguel hoje muito pesa hoje muito no orçamento. Aluguel, saúde, alimentação pesa demais para para no orçamento hoje das famílias. Então, essas famílias precisam do do desse documento, precisam ser donos do que eles já moram ali há muito tempo, até para futuramente aí eh eles também deixarem aí pros netos, pros filhos e para as filhas, para todos ali estarem ali, tendo a propriedade deles ali para continuar morando ali. E ali é um lugar bom e eles gostam dali, viu? A gente conversa com cada um ali, vereador, a gente não sai daqui. Aqui a gente tá aqui há 30 anos. Meu filho nasceu aqui, meu neto também já tá aqui. É, criou-se memória, né, ali tradição, geração.Então, esse vereador trabalho muito como esse vereador também mora ali no no na região do centenário também e os vereador tá sempre ali conversando com a população em pró deles. Eles querem respostas, com certeza. E agora nesse mandato eu pude est fazendo isso, como disse, eh, bastante gente foram lá, muito interesse deles em regularizar ali, que eles têm a casa seja deles onde eles moram há muitos anos, tem aquele documento ali, nós vamos trabalhar para isso, vamos continuar trabalhando para isso, eles vão conseguir, nós vamos trabalhar. Pode ter aqui, tem trabalho, com certeza, vereador. Bom, a gente vai mudar um pouquinho o foco agora. Vamos [limpando a garganta] falar nas na questão de saúde, vereadora, porque tem também uma indicação, né, moção também, eh, moção de apoio para ampliar leitos, né, no Sistema Único de Saúde na pra rede municipal de Campinas, falando um pouquinho sobre também esse gargalo que é aqui, né, na cidade em relação ao Sistema Único de Saúde também, como todas as outras frentes, né, de saúde sobre as carências também existentes aqui no município, vereador. Sim, sim, sim. Essa moção, se eu não me engano, é para nós pedimos aqui que a prefeitura faça convênios, né, que são do Mandique, que hoje ela opera, atende ali na ela a casa de saúde, né? E a gente vê que o hospital da PUC lá tá muito cheio também e a rede Marugate todo tá muito cheio. E ampliar esse convênio aqui paraa população possa [limpando a garganta][tosse] tá tá sendo beneficiada, porque é saúde nunca é demais, sabe? E ainda mais nesses tempos agora de de época sazonal, muita gripe, muito resfriado, pessoas idosas e pessoas com comorbidades, precisem muito da saúde. E a gente, como esse vereador é um vereador da área de saúde há mais de 50 anos na área de saúde, a gente trabalha essa questão, cobra essa questão para que a prefeitura faça aí um convênio aí para que abrange mais, né? Porque nós sabemos que a cidade de Campinas é uma cidade muito grande e nos nossos hospitais hoje, eh, você vê que às vezes faltam leitos, né? E o atendimento também é um pouco demorado. A população reclama, fala que esse vereador, esse vereador então também tá fazendo, pedindo para que a prefeitura eh faça aí o convênio aí com a Limpô do Mandque e a população tenha mais opções, né, que possa ser atendido o mais rápido possível, porque a doença não espera, né, então tem que ser atendido e urgente. Tá certo, vereador? Agora a gente vai falar das proposições também [roncando] tem protocoladas aqui na casa. é um projeto de lei eh que adota um instrumento de avaliação de violência psicológica no poder público municipal, né, nas redes aqui da cidade. Como que foi essa iniciativa? Essa é uma iniciativa, porque a gente vê hoje que acontece muito caso de violência eh psicológica, né, que os casais, as famílias, à vezes o namorades, eh tem aquela violência psicológica que um fala pro outro: "Eu vou fazer isso com você se você me largar". E também essa violência que eh em muito atinge muitas mulheres da nossa cidade hoje, que muitas mulheres hoje ela fica retraída, às vez naquela violência psicológica com medo de de sair de casa e acontecer alguma coisa. E tem acontecido demais nisso hoje, né? a gente vê o tanto quanto aumentou a violência contra a mulher, não só nossa cidade, mas no nosso país todo, né? E isso é um projeto, né, que vereador fez aqui, veio para casa, pedido, né, da da das mulheres também. Esse projeto ele abrange também eh que a rede municipal eh médicos, médicas, psicólogas, assistentes sociais venha também dar essa assistência a essa mulher, né? a própria nossa guarda municipal também, que é uma guarda muito boa. Parabéns a Guarda Municipal também, que que em muitos casos também a Guarda Municipal, muitos, muitos, muitos e principalmente também quando a guarda municipal também quando também é mulher também uma guarda municipal mulher vai num caso de mulher atender um caso de violência doméstica contra a mulher, eh a mulher às vezes ela fica mais acessível para para est fazendo a denúncia de conta violência psicológica que acontece muito. E às vezes, eh, o vizinho vê e tem medo também de est denunciando a violência ali do do vizinho do lado, a violência do casal, do namorado, da, né, do Então é uma violência que acontece, que a gente precisa trabalhar essa questão e muito, porque é uma violência silenciosa, né? Ela não é uma violência física, mas é uma violência que atinge muito essas mulheres, até porque essa mulher ela vem desenvolver problemas eh psicológicos, psiquiátricos, depressão, ela não tem vontade de viver. Uhum. Então, uma coisa assim que ela fica acuada e a gente precisa trabalhar essa questão para que ela em muitos casos tá ali sofrendo, quieta, não consegue fazer nada e para que ela possa est eh eh, como é que fala? eh, colocando, né, o que tá acontecendo com ela para outras pessoas, para ela poder até parar de sofrer essa pessoa violência psicológica que acontece no dia a dia hoje, eh, nos casos de violência contra mulher e muito, muitos casos de violência psicológico, demais, demais, demais. Então, na prática, seria como se fosse um atendimento em conjunto [roncando] com as outras [limpando a garganta] frentes já existentes aqui na cidade, como a Guarda que já tem também os trabalhos nesse sentido. É, exatamente. É um trabalho que a gente conta e muito com a rede pública de saúde também, como eu disse, na área de psicólogos, assistentes sociais, médicos, médicas, né, para também eh eh tá ajudando essas mulheres também a sair dessa vida que ela leva, que não é uma vida onde a mulher ela se fica repreendida, fica com medo, vive com medo no seu dia a dia. E isso não se deve fazer em violência nenhuma, que seja psicológica, seja física com qualquer mulher. E muit das vezes essas mulheres, né, elas já estão em uma situação de vulnerabilidade, já vem de uma situação de um cenário desse tipo, né, vereador, e ainda sofrendo essa questão também de violência doméstica ou até mesmo apenas essa violência, né, mental, psíquica, então já faz toda a diferença para essa paciente, né? Sim, sim. e muito e muito e muito e muito. E como eu disse, ela sofre quieta e apesar aí traz esses trantor transtornos para ela de ansiedade, depressão, fobia, medo no seu dia a dia, e ela ali ficaada, presa, com medo de est denunciando quem tá tá fazendo isso com ela. E a gente pede, então, também a gente tá fazendo isso para que essa mulher possa est levando o caso dela, seja ali no no no postinho de saúde, com assistente, com a ginecologista, com a psicóloga, né, que possa ela pegar e abrir o jogo, falar: "Ó, tá acontecendo isso comigo". Uhum. E ela ser libertada, ter uma qualidade de vida, que ela pare de sofrer o que ela tá sofrendo, que não é justo. Agora a gente vai falar de um outro projeto de lei também do vereador que autoriza o poder executivo a utilizar cartilha namoro legal na rede pública municipal de educação. Como que também foi pensada nessa proposta, essa iniciativa, vereador, na prática, como que ela vai funcionar no âmbito aí da educação nas escolas? Eh, na verdade essa aí ela já vem já do Ministério Público de São Paulo, da promotora eh Valéria Escaranzi, né? Eu parabenizo ela por fazer essa cartilha hoje. Está no site do ponto goov do governo do estado de São Paulo. Vereador está trazendo para Campinas essa esse projeto que essa cartilha seja distribuída na rede de ensino, né, para adolescentes, para que aquele namoro de início aí eh não venha lá na frente acontecer alguma coisa, alguma violência contra a mulher, porque hoje se a mulher prevenir a hora que ela começa a namorar na adolescência, ali, uns casos ali de de também violência psicológica, até física e até de de também eh muitos casos também de namoros até separar famílias, brigas, isso que isso não aconteça. Então essa cartilha ela tem lá eh eh sete itens lá que orienta de orientação. Às vezes ela não percebe que ela está passando por isso e quando ela lê aquela cartilha lá, ela vê, ó, isso aqui encaixa no meu caso, do meu relacionamento com o meu namorado, eh com, né? Então seja então que essa essa orientação ela veio aquilo ali e abra os olhos dela para que ela lá na frente ela já não tenha, né, passe por uma violência que é o que acontece hoje. Você vive já no namoro, se você tá vivendo mal o namoro, esse namoro não tá dando certo. Por que que você vai viver com essa pessoa, casar com essa pessoa, ter filho com essa pessoa, ter essa pessoa pro resto da vida? Então essa essa cartilha ela ensina e orienta e muito e muito já na base ali a base começou a namorar vê se não tá acontecendo issum com ela, né? Às vezes a mulher ela é limitada até a usar roupa, calçado, tipo de roupa que o namorado, né, acontece, ó, não quero que você usa isso, usa aquilo e muito, atrapalha muito. Então aí uma orientação, a gente tá fazendo isso pra rede municipal, chegue à rede municipal também essa cartilha para que adolescente, seja a a mulher, o menino também que também possa ali também tá falando, eu faço isso e eu não vou fazer também. é um uma orientação para ambos sexos, né, que possa estar orientando eles para ter um namoro eh feliz, saudável, sem violência e paz, amor, tem que ter, não tem jeito. O relacionamento hoje tem feito, tem que ser feito de felicidade, carinho, companheirismo, tudo isso tem que ter hoje no dia a dia que você vive um relacionamento e que seja também um informativo para expandir não só a escola, né, para que alcance aí as casas, seja um informativo de diálogo entre os pais, né? Exatamente isso mesmo. Você falou, você tocou numa coisa que às vezes quando o adolescente vê aquilo ali, ela vai ver aqui, ó, isso aqui pode estar acontecendo na minha casa, com meu pai, com a minha mãe, né? O às vezes por muitos motivos, né? Hoje a gente tem muitos motivos, como os vícios, bebidas alcoólicas, outros casos mais que acontece no dia a dia, né? dia de hoje acontece muito, a gente tá trabalha para que isso eh diminui, acabe, que isso não aconteça, que a mulher em si, adolescente tenha eh um futuro feliz, saudável, com família, com os filhos saudáveis e que tem educação, que o caminho dela siga ali da família, né? Isso aí. Muito obrigada, viu, vereador, pela participação. Nosso programa chegou ao fim, mas quero agradecer imensamente a sua participação aqui no Emuta. Eu quero agradecer você, agradecer a a TV Câmara aqui, pedir você que tá nos assistindo aí, seguir o Auto da Farmácia nas redes sociais, acompanhe, dê sua opinião, faça sua demanda. tem um WhatsApp da farmácia 99830 2909 e também porque a gente trabalha é pra população, a gente trabalha para população nos elegeu e a gente tá aqui trabalhando para eles e eu trabalho com muito amor, muito carinho e Deus me dá isso. Eu agradeço a Deus. [risadas] Muito obrigada, viu, vereador? Muitos trabalhos ainda estão por vir, né? Eu que agradeço. Programa Em Pauta fica por aqui. Você pode acompanhar pelas redes sociais e o programa na íntegra no portal tvcamaracampinas.com.br. Te espero na próxima edição. Até lá. [música] [música] [música]