TV Câmara Campinas
TV Câmara
Campinas
Em Pauta | Guilherme Teixeira
Em destaque · HD Vídeo · EM PAUTA

Em Pauta | Guilherme Teixeira

0 views Publicado Há 2 horas HD · 34:56

Descrição do vídeo

Nesta edição, o vereador Guilherme Teixeira, fala sobre os trabalhos realizados na Câmara Municipal de Campinas, detalha sobre seu mandato e as expectativas para as próximas atividades no legislativo.

Transcrição completa do vídeo

32 mil caracteres · transcrição automática

Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.

Olá, começa agora o programa em Pauta, focado nos trabalhos dos vereadores aqui da Câmara Municipal de Campinas. Hoje o nosso convidado, vereador Guilherme Teixeira, que está em seu primeiro mandato, vai conversar um pouco com a gente, falar um pouco dos trabalhos, das ações e das atividades aqui pela casa. Seja muito bem-vindo, vereador. Muito obrigado. Para mim é uma alegria poder participar desse programa com vocês. Tá certo, vereador? Bom, pra gente começar então esse nosso bate-papo, né? queria que o senhor falasse um pouquinho sobre a sua legislatura, seu mandato, falando eh como que o senhor enxerga hoje, né, as atividades do início até os dias atuais. Bom, eh, como você mesmo mencionou, nosso primeiro mandato, eh, é um privilégio ser um vereador de uma cidade como Campinas, com mais de 1 milhão de habitantes. É gratificante isso, muito desafiador também. Então é um processo realmente que nós vamos cada vez mais ficando maduro dentro do mandato, no processo legislativo, nas pautas. Isso tem sido muito interessante porque cada dia que passa é um aprendizado para nós aqui. Bom, então pra gente começar já entrar nos detalhes das proposições das atividades, a gente separou alguns projetos, né, aqui pela casa. A gente vai começar então, vereador, falando sobre um que é aviso por SMS Catatreco. Ele que já passou, né, já foi votado em primeira discussão, vai pra segunda discussão. Como que foi pensado? Então, foi uma demanda de morador, como o senhor teve a iniciativa de iniciar essa proposta? Olha, ela ela passa por um momento que nós acompanhamos na imprensa, na nos noticiários, a questão do descarte regular. Uhum. resíduos sólidos na cidade de Campinas. Campinas possui 16 ecopontos por questão do contrato atual da gestão do lixo, dos resíduos sólidos, também não pode ser ampliado essa essa esse número de ecopontos na cidade e a cidade é muito grande em termos de território. Eh, e isso acaba gerando um problema. Por quê? Hoje ele é colocado a a questão do do catatreco, do serviço de catateco que é feito pelas regionais, ela é disponibilizado dentro da página da internet da prefeitura e é lá ela é separado por questão de regionais. Então regional um vai coletar tal dia tal dia, regional dois em tal dia tal dia eh e em determinados bairros. A questão é que o a população eh não tem acesso a essa informação tão rapidamente. Então, como que ela fica sabendo que vai ter a coleta do catatreco na porta da casa dela naquele dia específico? E isso, se a gente conseguir colocar como uma lei, colocar isso como fixar isso como como lei, que que vai passar a acontecer? E essa ideia do projeto, o cidadão vai receber um SMS com antecedência, ele vai poder se programar. Então, no no período da manhã, ele vai deixar o resíduo que ele quer que a prefeitura recolha na porta da sua casa e ele vai ter a certeza que a prefeitura vai passar lá e vai pegar o resíduo. Então, quando ele voltar do trabalho, quando ele voltar da atividade que ele está fazendo, ele vai encontrar o resíduo, o resíduo removido. Hoje, o que acontece? Em muitos casos, alguns bairros, as pessoas deixam, a prefeitura não passa ou porque a pessoa não sabia e deixou fora do do do do período, né, do do prazo, acaba não sendo recolhido e a pessoa pega e acaba descartando um lugar irregular porque tá longe o ecoponto, etc. Então, a questão do projeto, ele foi pensado para diminuir o descarte regular dos resíduos, facilitando através da informação que nós vamos dar pro cidadão que aquele dia terá a coleta do resíduo sólido dele na porta da casa dele. Então isso com certeza vai diminuir muito o descarte regular de resíduos, tá certo? fica muito mais fácil, né, mesmo para esse morador já receber ali no celular, já se preparar para ter realmente essa diminuição e evitar esse descarte mesmo irregular, né, vereador? Essa é a proposta mesmo inicial. Essa é a proposta, é a ideia e eu acredito muito que a informação dos direitos, a informação das do que a prefeitura faz para a população é muito importante. Isso é é fundamental, na meu ponto de vista, a população ter informação e informação correta, detalhada, para que ela possa realmente ter acesso a todos os serviços públicos que são ofertados a ela. Tá certo? Agora, vereador, vamos falar um pouquinho na questão de saúde também, que o senhor tem uma forte atuação. Também tem esse projeto de lei que também passa agora pela segunda discussão, atendimento prioritário para as mães, né, ou cuidadores, né, de de pessoas neurodivergentes, para que elas tenham prioridade no atendimento, né? Eh, cuidado com quem cuida. Queria que o senhor falasse, explicasse um pouquinho também sobre essa proposta. nosso mandato, ele tem procurado est sempre perto, escutando as pessoas, escutando eh as camadas da sociedade como um todo. E isso nasce de uma esculta, tá? Nós tivemos uma visita, acho que é dois anos ou um ano passado mais ou menos no Prateia. E lá a gente percebeu e através de uma atividade que o próprio Prateia que ali na Unicamp faz com as mães, eles têm uns difíconde ele atende as mães Uhum. que vão levar suas crianças pro atendimento deles lá, eh, de to de fono, fono audiologia, etc. E eles estão, eles, as mães levam as crianças lá e elas têm um momento para elas. E eu achei muito interessante aquilo, porque quem tem um caso de neurodivergência na família, ela sabe o quanto que aquilo é difícil, porque a pessoa que está no cuidado, ela acaba se colocando em segundo plano o próprio cuidado com ela. Então, um cuidado desde a coisa mais simples, que é um cuidado com a beleza, talvez fazer uma unha, a mãe, talvez ir no cabeleireiro, vai ficando em segundo plano. Às vezes até o cuidado com a saúde também fica em segundo plano. E a questão desse projeto nasce justamente nisso, de cuidar, de dar prioridade para quem está cuidando. Porque quem está cuidando, geralmente o período que ela tem é o momento que o filho ou que o parente ou com quem ela tá cuidando está em processo de atendimento. Sim. E aquele período que a gente quer favorecer com que ela tenha acesso tanto à política de saúde, tanto à política de de psic psicossocial, que ela tenha acesso a isso. E quando a gente traz esse esse esse tema, quando a gente traz aborda esse esse trabalho com eles, é justamente porque eu entendo que essas pessoas precisam muito de cuidado, elas têm uma sobrecarga extrema no seu dia a dia e elas precisam ser cuidadas, muito bem cuidadas para poder dar suporte necessário para quem elas estão cuidando e elas estão num processo já de fragilidade mesmo, né, vereador? Então isso acaba também, elas acabam se submetendo a situações assim de mental, né? O adoecimento mental também que acontece, infelizmente, né, nessa situação. Então essa pessoa ela precisa estar forte, né? Exatamente. Para cuidar. Então assim, realmente esse atendimento tem que ser em caráter de urgência e prioritário, né? Sim. É, não dá para você marcar uma consulta com psicólogo, com psiquiatra ou qualquer outra coisa, porque é muito difícil, porque a rotina dela está na dependência de outra pessoa, então a prioridade dela não é ela mesmo, né? E assim, é bonito de você ver a pessoa se dedicar à outra, mas a gente também tem que pensar em como a gente faz para essa pessoa que tá cuidando também ter acesso a tudo isso, né? Poder ser cuidada, né? Porque a gente quer ser cuidado. E tem mais um outro fator também que chama muita atenção, que geralmente essas famílias que têm algum neurodivergente, elas não são famílias estruturais, geralmente são mães solos, são mães que tocam a vida sozinha, tem que trabalhar, tem que sustentar o lar, tem que cuidar do filho. Então é um processo difícil, como você falou, precisa ter muito cuidado com elas. Então esse esse projeto ele vem a expectativa grande para ele, né, vereador para Sim, expectativa muito grande para para poder dar acesso a essas mães, elas precisam muito, né, e ter um acesso prioritário, tá certo? Ainda falando no âmbito da saúde e desse cuidado, o vereador também tem um projeto de lei que é na questão das carteirinhas de vacinação, as cadernetas, né, de de vacinação, que elas contenham um espaço ali dedicado para pacientes e trissomia 21. É isso mesmo, vereador. Como que funciona esse projeto? É isso mesmo. Esse projeto também nasce escuta. Tem um grupo que chama Família T21 na cidade de Campinas. É um grupo de mães que elas estão unidas e ali elas buscam eh difundir informações, elas fazem rodas de conversa, elas fazem cursos, elas fazem eh palestras para dar informação a outras mães. É um trabalho muito bonito que esse grupo faz. E eu tive através desse grupo contato com um médico da rede, na verdade com dois médicos. Um é o Dr. Lucas, que infelizmente nos deixou recentemente, e outra Dra. Flávia são médicos especialistas no atendimento do T21. Uhum. E durante a conversa com eles e com as mães e com os familiares, a gente percebe que nas carteiras eh da das crianças, nas carteirinhas delas, não consta um espaço específico Uhum. para as crianças com T21. Então o que acontece? Essas crianças, elas têm uma curva de crescimento diferente. Sim. ela tem uma curva de peso diferente, a questão vacinal é diferente. Então, na conversa com eles, a gente buscou colocar nessas carteiras eh essas informações para que qualquer pediatra que tenha cuidado com essas crianças saiba que tem uma observação que que se comporta diferente à criança, né? Então o peso vai ter uma outra característica, a altura outra característica, a questão vacinal também diferente. Então esse projeto ele busca colocar essas informações para que qualquer eh pediatra tenha acesso a isso, para que qualquer, mesmo que não seja especialista, né, no T21 tem muitos médicos pediatras que são especialistas eh para eles, mas assim, hoje se a pessoa não tem condição financeira de tá buscando um convênio, de est buscando um tratamento e ela precisa estar no SUS, então a gente precisa dar acesso a isso para todo o profissional, para toda a família. é no sentido de que as famílias elas, algumas delas em determinadas eh situações, né, da da criança ou do adolescente, enfim, da pessoa que é que tem, né, a trissomia, já anda com um laudo, por exemplo, né, seria no caso mesmo de ter ali essa identificação, no caso das consultas e o acompanhamento mesmo, porque de repente essa mãe ou esse responsável, ele não passa com um especialista naquele momento. aconteceu alguma coisa, ele não consegue naquele especialista e o outro precisa ter essas informações ali de imediato. Seria isso mesmo? Seria por o Dr. Lucas, né? Eh, ele mencionou numa época numa conversa comigo, foi muito produtiva que eu tive com ele e ele era especialista, né, na na área de imunologia das crianças. E ele mencionou uma coisa para mim que me chamou atenção. Ele falou que quando uma criança com tricomia 21 é vacinada, eh, muitas vezes ela precisava de uma dose de reforço da vacina. Uhum. Porque a vacina não fazia o efeito que era esperado pela questão da trissomia. Sim. Então, é nesse aspecto também que a gente precisa cuidar, né? Então, porque às vezes a pessoa fala assim: "Não, eu vacinei minha filha, mas será que a criança realmente teve o o efeito da vacina que era esperado, né? Então é para deixar esse alerta bem bem atento para todos os profissionais da rede de saúde, para eles terem ali na carteirinha mesmo, bem detalhado para as crianças terem um acompanhamento correto, né? Uhum. Um acompanhamento mais preciso, né? Naquele sentido. Mais preciso. Tá certo? Muito bom, vereador. A gente vai mudar um pouquinho então o foco, né, assim da das áreas. Agora a gente vai pra questão então de empregabilidade, mercado de trabalho, também um projeto de lei, esse projeto que institui a política municipal de formação complementar, empregabilidade e desenvolvimento de competências para jovens, né? O senhor também tem essa atuação forte nessa questão de dar oportunidades, né? oferecer oportunidades para jovens no mercado de trabalho. Por que que esse projeto também ele foi pensado? Qual que é a justificativa dele? Foi também alguma demanda? Onde que o senhor viu essa necessidade? Na verdade, eh, além de uma necessidade, é uma oportunidade, tá? Porque hoje o município ele já oferece através do CPROCAMP diversos cursos profissionalizantes, diversos cursos técnicos, tá? Então, a ideia, e eu sei que o CPROCAMP já faz isso, porque nós já fizemos através de conversas com eles, a gente sabe que eles buscam dentro do território a característica da empregabilidade. Uhum. Tá? Então, nós temos que buscar uma maneira de ofertar mais forte esses cursos, eh, dar mais publicidade, né, nesses cursos que já são feitos. Eh, vou dar um exemplo. Atualmente na agora quando nós estamos gravando essa essa matéria aqui do Emputa, a prefeitura está com alguns cursos técnicos abertos. Por exemplo, tem técnico de enfermagem totalmente gratuito, tem técnico de administração totalmente gratuito, tem técnico de informática, totalmente gratuito. Então, nós precisamos fazer com que esses jovens acessem esses cursos, que são cursos que vão dar formação para eles e formação técnica e eles podem acessar o mercado de trabalho com bom salário, com bom emprego. Isso é muito importante pros nossos jovens. Os nossos jovens precisam ter essa autonomia. os nossos jovens precisam estar inseridos no mercado de trabalho, eles são a nossa força futura, né? E hoje nós vemos também, inclusive uma uma pirâmide etária mudando muito rapidamente, né? Então, hoje nós vemos muito mais pessoas idosas e e o mercado de trabalho precisa ser abastecido com os nossos jovens. Então, hoje a prefeitura já oferece os cursos. Então, a ideia é juntar a prefeitura com as empresas para que isso gere e fomente esses jovens nesse mercado. Temos cursos de novo de capacitação profissional do da prefeitura, temos cursos técnicos da prefeitura totalmente 100% gratuito, com uniforme, com lanche, com transporte. Nós precisamos fazer que esses jovens acessem esses cursos e entre pro mercado de trabalho para mudar a condição deles de vida, para dar oportunidade para eles de vida, né? E e hoje é isso que o senhor mesmo mencionou, né? Hoje tem várias opções, várias oportunidades e vários segmentos, né? Vários setores que ele pode ali buscar, verificar qual que ele tem mais afinidade, né? Mais informação. É um acesso muito bom para eles, né? Para já dar início aí no ponta, fazer esse pontapé inicial, né? Exatamente. No mercado de trabalho, construir e são oportunidades que já estão colocadas, né? Esse que é o mais interessante, já está ali. Então, por exemplo, hoje nós estamos de novo falando aqui que no momento que nós estamos gravando, estão 180 vagas abertas para curso técnicos. Então são 180 jovens que podem acessar o mercado de trabalho com uma boa condição e sempre e assim é gratuito com estrutura, com bons professores. Então é possível sim o jovem entrar, acessar e muito bem o mercado de trabalho. Hoje o município já faz isso. Então, a gente pode tentar melhorar essa oferta desses cursos, a gente pode fazer essas parcerias com essas empresas e isso vai fomentar ainda mais o nosso mercado de trabalho com a nossa juventude, que ela a nossa juventude é muito forte. Tá certo, vereador? Bom, a gente vai falar um pouquinho agora sobre os requerimentos do vereador Guilherme Teixeira. Só nesse semestre 15 requerimentos. O vereador, o senhor também tem essa atuação forte na questão dos serviços públicos, né? a gente iniciou o programa falando sobre o projeto do SMS, né, do catatreco. Então isso também tem essa questão da demanda dos moradores. A gente separou um aqui que o senhor requer informações sobre o asfalto no bairro Cidade Singer, né? Foi uma demanda da população também ali. Essa região tem crescido cada vez mais, né? Aumentado ali o número eh populacional. Então, como que é pro senhor? o senhor tem esse esse contato, né, eh, com os moradores, o senhor vai até o local realmente verificar como que está sendo feita toda essa essa situação, né, como que funciona. Bom, de novo, nosso mandato é bem presente, né? Então, basicamente eu tenho eu eu ando todos os bairros da cidade, né? a gente, nós como vereadores somos vereadores da cidade de Campinas e então nós andamos todos os bairros, nós conversamos com todas as pessoas e procuro sim sempre estar em loco para poder entender o problema, porque eu acho que quando nós estamos próximos, nós conseguimos entender, visualizar o problema e também pensar junto com a sociedade uma solução para aquilo. Uhum. E essa solução, ela é encaminhada depois através de indicações, através de projetos de leis pro poder público, que ele é o a figura que executa realmente as coisas. E como no caso do cidade Singer, foi uma demanda que eu estive no bairro e lá é uma uma região que tá começando a receber bastante asfalto. Vários bairros na na região receberam asfaltos do programa eh da prefeitura. Então, as pessoas começam a questionar por não aqui? Por que não aqui? Então, quando vem esse questionamento, nós precisamos provocar a prefeitura para nos responder. Prefeitura. E o e o requerimento é justamente isso, né? O requerimento ele ele busca informação da prefeitura. Então nós com essa informação nós podemos passar pra sociedade a informação correta como está. Então quando eles questionam pra gente como é que é a questão do bairro aqui de cidade de Singer? Então nós questionamos para ele, por exemplo, nesse requerimento, nós questionamos: "Tem o projeto?" Uhum. não tem o projeto, como que tá funcionando, como que tá, qual que é a questão do orçamento. Nós buscamos essa informação com a prefeitura para que nós possamos passar de maneira correta pro cidadão que está ali no local para ele falar: "Ó, realmente tem um projeto, o projeto vai ser executado, vai demorar um pouco ou não vai demorar ou já tá na licitação." Nós conseguimos essa informação. E o requerimento ele é muito importante, não só pra área que nem você falou do serviço, mas pra área de dos serviços públicos, perdão, mas também para para todos os serviços que a prefeitura oferta, né? Então nós fazemos requerimentos para INDEC para saber sobre questão engenharia de ônibus. Nós fazemos requerimento paraa saúde para saber sobre a questão do atendimento posto saúde. Nós fazemos sobre questão de obras porque nós precisamos buscar essas informações para passar pro cidadão e em loco a gente vê como tá também para saber se também se a resposta do requerimento faz sentido com o que a gente vê no local, né? Isso. E a população cobra, né, vereador? E a população cobra constantemente com o direito de cobrar, né? nós somos representante deles, então nós estamos aqui para dar uma satisfação para eles, né? Então com essas informações, a gente volta em loco, conversa com a sociedade, produz novas novas demandas deles, porque eh a gente chega lá e o requerimento ele não não termina. Aí às vezes a gente refaz o esse requerimento, por exemplo, foram feito, se não me engano, três requerimentos, três meses, certo? de de informação até chegar na resposta que a gente precisava para que a comunidade estava pedindo pra gente. A gente retornava uma resposta para ele, fala: "Não, mas tá acontecendo tal coisa". Retornávamos uma outro requerimento de informação pra prefeitura. Então esse mecanismo é muito importante, né? Então, quando nós fazemos o requerimento, não para só no requerimento, a gente responde pro pro cidadão, o cidadão pode retornar ou não com novo questionamento. Nós questionamos de novo a prefeitura e assim nós vamos trabalhando para entender o problema e para saber também se a questão da dinâmica da solução do problema proposto pela prefeitura faz sentido com a realidade local, porque às vezes o cidadão não tá tão eh não é daquele jeito que o cidadão esperava que fosse. Sim, mas tem uma questão técnica, tem uma questão burocrática, como isso é muito importante pro cidadão também, né? Para ele também conhecer, né? Ter esse conhecimento também. Acho de novo, a informação ela é tudo, né? A informação é tudo. Uma formação bem passada, com qualidade produz um efeito muito bom pro pro para pro bairro, pro pra questão local da comunidade. E levar essa informação é importante para eles também. Eles precisam ter isso, né? E o senhor tava falando sobre a questão também das linhas de ônibus, né, toda essa parte de transporte também tem esse requerimento, né, vereador, sobre os ônibus adaptados para o transporte de pessoas, né, com mobilidade, eh, com deficiência, melhor dizendo, e também com essa mobilidade reduzida, né? Isso também gera bastante comoção e também questionamentos da população que utiliza o transporte público hoje, né, nessa situação de quem precisa acessar com cadeiras de rodas. Tem toda essa questão também, né? Sim. E a questão do do dos ônibus eh foi uma demanda também do da da de uma comunidade também, de uma pessoa que usava uma linha específica, não vou lembrar agora o nome da linha, o número, mas uma linha específica. E ela questionou, ela é uma cadeirante, ela usa o ônibus, né? Assim, em determinados momentos, a plataforma tava funcionando e outros não. Então nós questionamos a Indec, o que que a Indec tá procurando fazer sobre isso, né? O que que a INDEC tá fazendo? Tinha conhecimento. Sim. Tipo, você tem conhecimento que a que a plataforma funcionou, que a plataforma não funcionou. Então nós questionamos sempre a Indec, que que ela fez com essa informação, se ela procurou a empresa. Então também serve pra gente dar uma resposta, tipo, ó, realmente nós estamos do problema e adec fez isso ou então tipo, ó, não, o ônibus foi trocado. É importante para pra sociedade saber que tá tendo uma fiscalização do de quem é competente de fazer essa fiscalização, que no caso dos ônibus éc, né? E muitas pessoas utilizam, né, eh, o transporte público e tem sim as pessoas que necessitam das da que a plataforma funcione, porque é o meio que ela precisa para se locomover, né, vereador? Inclusive tem o programa, né, acompanhante de idosos, o pai, programa, né, serviços da INDEC, que o senhor também solicitou requerimento sobre o programa em si, né? Sim. sobre a questão da da quantidade de van que que é disponibilizada no sistema, eh como é feito a questão quando tem que do agendamento, tem uma regra específica dentro da INDEC, onde ela coloca o que é prioridade ou não. Então é classificado dentro de uma de um de uma resolução interna deles e nós questionamos essa resolução, questionamos a questão da quantidade de vans, tudo também para dar resposta a um munícipe nosso que também questionou a questão do do transporte do pai, né? que é o programa de acessibilidade deles e muita gente o utiliza também. Então precisa ter essas precisa das perguntas para ter as respostas para passar pra população que realmente cobra e muito, né, vereador? É, a resposta ela é importante porque nós precisamos ajudar também a a parte do cidadão, às vezes com uma lei, às vezes com, vamos supor, um requerimento que precisa de uma obra. Sim, nós hoje temos o instrumento da emenda parlamentar na casa que nós não tínhamos. Então, de repente nós precisamos fazer uma intervenção e precisa ter o recurso para fazer aquela intervenção. Hoje o vereador ele tem um instrumento da emenda parlamentar onde ele pode resolver o problema do do cidadão, do bairro através da sua emenda parlamentar. Então o requerimento ele é muito importante nisso. Quando a gente consegue visualizar que há uma questão orçamentária para ser resolvida, nós temos hoje a prerrogativa da emenda parlamentar para poder resolver aquele assunto. Uhum. Ah, se nós vemos que é uma questão de fiscalização, nós podemos atuar na fiscalização para para cobrar mais informação. Então, o requerimento ele é muito importante, dá muito subsídio pros mandatos dos vereadores e acaba com que aquele problema específico ele parta para uma solução. Isso que é o mais importante do requerimento, é solucionar aquela dor existente daquele daquela pessoa, daquele bairro, daquela comunidade. a gente consegue atuar de uma maneira mais profunda. E a gente separou essas questões de de saúde, né, também requerimentos focado na no âmbito da saúde, justamente porque é um gargalo ainda, né, vereador, aqui na cidade de Campinas, como em outros lugares, mas aqui na cidade de Campinas temse falado muito sobre essa questão também. Um que o senhor também solicitou informações no atendimento odontológico nos centros de saúde, né? Isso também obviamente vem de demanda de morador de ter o porquê. O que que vem acontecendo nos centros de saúde nessa questão do atendimento odontológico? Ah, nessa questão do de odontologia teve duas dois questionamentos, né? uma era as remarcações por falta de insumo e a outra era a questão de não ter a equipe suficiente nos postos de saúde. Então, foram duas questões que nós trabalhamos com através de requerimentos, nos aprofund, sim. eh, visualizamos a resposta e hoje nós sabemos que há uma questão de que tem que ter um outro concurso, tem que ter uma uma nova estrutura, né, de mais dentistas na rede, né, mas durante esse processo, o que nós podemos fazer para melhorar o atendimento, né? Uhum. Então, nós trabalhamos tudo isso, eh, dos dois postos de saúde que nós acabamos questionando, nós tivemos uma melhora no atendimento, né, que é o importante é isso, a gente produzir essa essa melhora no atendimento. Em outros casos, a, a a secretaria nos informou que tava averiguando para resolver e foi resolvido depois posteriormente. Então, a questão da do da parte odontológica é realmente o o falta de insumo que tava havendo num determinado momento, que foi solucionada já, e uma questão de profissionais também que já também já tá solucionada, pelo menos no posto de saúde que nos foi demandada a a pergunta. Isso é um resultado, né, positivo. É o que o senhor, lógico, gosta, né, de de receber quando vem esse resultado, principalmente para passar pra população, né, quando o problema é resolvido de fato, né? Vereador, é, eles sentem, né? Porque na verdade quando eles vão buscar o atendimento, eles percebem, né? No dia a dia eles, quem é o usuário, é, quem é o usuário do posto, ele percebe, né, que ali foi realmente mudado, porque a dinâmica muda, né, dentro do posto. E eles mesmo dão feedback, ó, resolveu, ó, passou. Às vezes a gente até deixa, a gente passa informação e até esquece de retornar para eles, né? Mas na no aspecto assim, tipo, ó, fizemos o questionamento, demos a resposta pro cidadão. Uhum. E aí o cidadão tá com a resposta lá e ele que volta com o feedback, ó, resolveu o problema do posto. É interessante. E falando em em centro de saúde também tem o as informações, né, que o vereador também solicitou do Dr. José Roberto Micolini, o centro de saúde que fica ali no Vila União. Uhum. também foi algo que veio da população, estava acontecendo alguma coisa lá também de atendimento, vereador. Também questão de atendimento. E foi no momento em que a o município tava fazendo a transição eh da distribuição dos medicamentos também. Então teve nesse processo todo, a gente precisou entender e buscar uma uma forma de de repente tá ajudando nesse processo, porque tava faltando eh medicamento lá. E teve também uma questão odontológica lá também para ser resolvida de insumo que tava tudo linkcado a questão do centro de distribuição que agora já tá em funcionamento do município. Tá certo? Bom, dentro da do mandato do vereador, 96 indicações ao todo, né? Só nesse primeiro aí semestre. Muitas indicações, né, vereador, em todas as áreas, né? O senhor, como disse, mencionou, tem esse contato com a população, com os moradores, em vários bairros. o senhor pede, né, faz esse esse protocolo, essas indicações justamente para melhoria, né, melhoria de infraestrutura na questão de saúde, de transporte, eh sobre a questão também de sinalização, limpeza, como a gente falou. Então assim, é um conjunto de ações, né? Muito trabalho, né, vereador? É um conjunto de ações. E assim, a indicação já tem é um outro processo nosso, né, do legislativo, né, porque a gente acaba falando assim pro pro prefeito: "Ó, prefeito, tem um problema aqui, ó, e a gente encaminha esse problema pro prefeito buscar solução, né? Então, que nem você falou, seja através de uma sinalização viária, seja através de uma implementação de um redutor de velocidade, seja através de uma poda de árvore, um buraco em via, as pessoas demandam isso da gente, né? E a gente mostra pro prefeito, ó, ali tem um problema, você precisa solucionar esse problema que tá e e obviamente que o cidadão ele fica em contato conosco direto, quando esse tipo de situação, constantemente eles entram em contato com a gente, porque é é uma dor deles ali do local, né? Então, eh, ah, preciso dar lombada aqui porque a rua da escola e os carros estão passando com muita velocidade e a pessoa tá todo dia ali, então ela tá vendo que a lombada não tá, ela tá vendo o problema e a gente tem que buscar solução e a gente mostra pro prefeito. Então, a gente indica o prefeito, ó, faz um estudo lá, manda pro setor competente fazer um estudo para ver se é possível ter um redutor, um redutor de velocidade lá, porque às vezes também não é possível. Uhum. Dentro das normas, né, de trânsito, etc. Então o a indicação é já é um outro instrumento que a gente atua dentro do legislativo, né, que aí já indica um problema real e crônico ali que precisa ser solucionado para pro para aquele cidadão, pro bairro e etc. O requerimento já tem uma outra característica, já é uma coisa de informação. A gente busca a informação para ter uma solução para algo geralmente muito maior do que um problema que uma indicação nos produz, né? é mais complexos geralmente os problemas que a gente busca informação através dos requerimentos, né? E tem outros outros instrumentos também, como moções, a gente acaba trabalhando, né, com com essas outras temáticas aqui dentro da casa. Fizemos uma moção, por exemplo, recentemente pro governador do estado. Uhum. Que é sobre a questão do dos da da deficientes auditivos, né? Porque através também de contato com com munícipes, nós identificamos que o governo do estado ele ele não coloca o deficiente auditivo como um deficiente paraa questão de tributária deles. Uhum. Então também é uma resolução, também não é um projeto de lei. Então nós chamamos a atenção do governador através da moção. A moção nada mais é do que um posicionamento da casa sobre determinado assunto. Sim. Então é a casa falando pro governador, é é a Câmara Municipal de Campinas falando pro governador. Governador, dá uma olhada nesse assunto, porque nós temos deficientes auditivos aqui que podem ser classificados dentro da sua regra tributária e ter isenção de PVA, eh, de ICMS na aquisição de veículos e hoje eles não estão classificados. Então, é um alerta que vocês fizeram, né? Um alerta. E existe uma lei federal que já os classifica. Uhum. Então, na lei federal já tem o deficiente auditivo classificado e aí quando você vem para pr para área tributária do estado, eles não estão. Então nós estamos já chamando atenção pro do governador. Governador, ó, a casa identificou isso daqui. Precisamos trabalhar sobre esse assunto. Dá uma olhada aí no seu governo, se dá para fazer alguma coisa para atender essa população da cidade, do estado de São Paulo, na verdade, né? Tá certo, vereador, estamos chegando ao fim do nosso programa. Quero agradecer imensamente a sua participação por compartilhar também sobre os trabalhos. São muitos, né? Muitas ações, muitas atividades aqui pela casa, muitas proposições e muita coisa ainda vai vir, né? Muita coisa ainda vai vir. Temos mais dois anos de mandato pela frente, muitos desafios ainda para para ser cumpridos aqui na casa, né? colocar o nosso mandato à disposição de toda a população de Campinas, o gabinete 16 tá à disposição de todos vocês. Entrem em contato conosco, cada caso precisem de alguma coisa, de informações, de serviços públicos, de informa de qualquer coisa que seja necessária paraa sua vida, do seu dia a dia, nós estamos à disposição de vocês. Agradeço o espaço também para poder falar um pouquinho daquilo que nós estamos fazendo no nosso mandato, tá? Parabéns pelo programa, estamos à disposição de vocês. Muito obrigada, vereador. Muito obrigada pela sua participação. A você que acompanhou, fique agora com a programação da TV Câmara Campinas e você também pode acompanhar na íntegra o programa em Pauta no portal tvcamaracampinas.com.br. Te espero na próxima edição. Até lá.
A seguir

Continue assistindo

Próximas horas na grade ao vivo
Programação completa →
Ao vivo
Plenário · 13h

Câmara Notícia — Edição da Tarde

13:00 - 14:00 · Ao vivo
28:32
Matérias · 14h

Matérias — Especial da Semana

14:00 - 14:30
58:12
Perfil · 15h

Perfil — Entrevista da semana

15:00 - 16:00 · T03:E18
45:08
Bairros · 17h

Meu Bairro na TV — Vila Padre Manoel

17:00 - 18:00 · T05:E12
Estreia 1:32:00
Especial · 19h

O Ano em Plenário — Ep 1: Mobilidade

19:00 - 20:30 · Estreia
Ao vivo
Plenário · 20h30

Sessão Ordinária da Câmara Municipal

20:30 - 23:00 · Ao vivo
Mesmo programa

Mais do EM PAUTA

Edições anteriores do programa
Todas as edições →
31:50

Em Pauta | Luis Yabiku

31:17

Em Pauta | Roberto Alves

30:32

Em Pauta | Marcelo Silva

33:27

Em Pauta | Higor diego

30:15

Em Pauta | Otto alejandro

44:12

Em Pauta | Hebert Ganem: autismo, inclusão social e proteção animal em Campinas

35:35

Em Pauta | Permínio Monteiro fala de animais, parques e lazer em Campinas

30:27

Em Pauta | Vereador carmo luiz destaca avanços em mobilidade urbana

37:53

Em Pauta | Guida calixto: feminicídio, SUS e educação

35:22

Em Pauta | Paulo haddad: Hospital novo e UBS no chapadão avançam!

31:49

Em Pauta | Bene Lima apresenta projetos sobre inclusão, saúde e segurança em Campinas

40:50

Em Pauta | Paolla Miguel: cultura, transporte e saúde em Campinas

35:26

Em Pauta | Paulo haddad: Hospital novo e UBS no chapadão avançam!

34:49

Em Pauta | Wagner romão: segurança hídrica em Campinas + neurodivergências e cinema

29:24

Em Pauta | Arnaldo Salvetti sobre idosos, energia elétrica e rodeios em Campinas

39:45

Em Pauta | Rubens Gás fala sobre Amarais, saúde, cultura e trabalho social

34:22

Em Pauta | Mobilidade e saúde em Campinas: Filipe Marchesi fala de ônibus, UPA e projetos

31:18

Em Pauta | Vereador Gustavo Petta na presidência da comissão da criança

31:42

Em Pauta | Mariana Conti faz balanço do mandato e cobra defesa dos serviços públicos

35:10

Em Pauta | Nelson Hossri fala de emendas, bets e acolhimento em Campinas

Recomendados

Você pode gostar

Outros vídeos selecionados a partir do conteúdo que você acabou de ver
Mais recomendações →
4:07

Câmara Notícia | Aumento Cesta Básica Maio

42:22

Ser Empreendedor | Empreendendo Com Festa e Eventos

1:40

Fica a Dica | Chuveiro Elétrico: Segurança, Economia e Cuidados no Inverno

12:06

Na Ponta do Lápis | Investimentos Bancos Tradicionais

9:37

Central I.A | Notícias de Campinas, Brasil e Mundo

54:40

Conexão Cultural | Cover Artistas

56:11

Meu Bairro na TV | Vida Nova

1:03:11

Questão de Ordem | Junho Violeta