Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
A Copa do Mundo também mexe com os ânimos longe dos gramados. Em Campinas, um escocês que anotou o Brasil como lar já se prepara para um duelo especial. O confronto entre a seleção do país onde nasceu e a [música] equipe do país que escolheu para viver. Eu nasci no Cidade Glasgo, na Escócia anos atrás e vem para Brasil em 2008. Daqui 20 anos no Brasil. Como é que surgiu essa sua relação com o Brasil e com Campinas também? É maravilha. A gente a gente vem aqui para trabalhar, encontro minha esposa nos Estados Unidos 30 anos atrás, mas foi uma uma prazer para amor aqui em Brasil. Espetacular. Escócia Escócia joga futebol desde 1885. Eh, eu jogo futebol quando tava moleque, muda para golf, mas eu sempre torço para as equipes Celtic na Escócia assistir Scotland, mas Scotland sabe o o população da Escócia é mais pouco mais de 5 milhões habitantes. E as dois maior cidades, Glasgow, Etenburg, juntos tem o mesmo população do Campinas e agora uma país pequeno, mas coração forte, nossa curação valente pro futebol. Quando o assunto é Copa do Mundo, a rivalidade atravessa fronteiras e entra até dentro de casa. Por aqui o casamento continua firme, mas pelo menos por 90 minutos cada um vai defender as cores da sua seleção. Casado com uma brasileira, Douglas conta que existe apenas um período do ano em que o casal vira adversário quando a Escócia enfrenta o Brasil. E desta vez não [música] será diferente. Ele explica que vai assistir a partida com a esposa em um bar irlandês em São Paulo e que cada um ficará torcendo pro seu lado. A gente tá acostumado para assistir esse jogo juntos. Ele vai senta no outro lado da sala com vocês no outro lado. A gente vai gritar grita, grita. No fim do jogo nós beijamos assim nada muda. A torcida tem que ser separada. Isso vai sentar separado. Sem dúvida. Sem dúvida. Emoção. Escócia. Bom, e lá no lugar onde vocês vão assistir a um bar irlandês, né, em São Paulo, vai ter uma torcida organizada aí da Escócia. Conta pra gente como é que vai ser. Sim, é uma parça, uma posso dizer Finigens Bar, uma barilandês em Pinheiros. A gente tem o segundo andar só para nós para escocês e as esposas brasileiras, os pouco brasileiros. E a gente vai assistir o jogo lá. Toma um pouco do Guinness porque é barilandês e celebrar que acontece. Celebrar que acontece. Importante uma jogo bom, quem ganhar ganhar. Ah, na Copa é 100% Brasil. Coração é brasileiro e escocês sempre vai ser, mas no jogo Brasil não. Jogo Brasil, ó, precisa mais uma estrela. É Brasil. Inclusive, por que que a torcida vai ser separada e um em cada canto do bar? Conta pra gente. Ah, não tem no futebol, não tem o coração. Não dá para dividir, né? A gente vai torcer para fazer o gol pro Brasil, né? Na bandeira do Brasil. É brasileiro, não tem jeito. Mas eh quem ganhar sempre vai ser bem-vindo, né? Não tem não tem essa rivalidade entre um casal. A gente já tá muito tempo junto e no final sempre vai ter um beijinho e um empate. Em 98, na Copa de 98, Brasil jogou contra a Escócia. Eu estava sentadinha num bar sozinha com a minha bandeira, porque eram as 10 horas da manhã e alguém estava quase me matando. Mas Escócia fez o primeiro gol. Fiquei triste, mas vai Brasil. Brasil recuperou e no final ganhou. Aí foi ao contrário, a gente ganhou. [risadas] Já o escocês comenta o que espera do jogo e faz uma análise das duas equipes para nós. Só para qualificar pra Copa foi nossa nossa Copa para jogar contra Brasil espetacular. Prazer, ganha, perdeu, quer ganhar, mas ganha perder não é importante. É para joga bem e mostra Escócia na frente do mundo. Senhor espera aí desse confronto, né, tão aguardado depois de quase três décadas, 28 anos. A gente joga contra o Brasil quatro vezes. Empatás, empatamos uma vez, perdeu três vezes, infelizmente. Mas acho que se a gente empatar com o Brasil vai ser maravilha. Qualificamos pra próxima etapa e a gente vai celebrar mais porque no Scot no Par. Douglas conta também que a Escócia é considerada um dos países mais importantes da história do futebol. Embora o esporte tenha sido inventado na Inglaterra, foram os escoceses que ajudaram a levar o jogo para diferentes partes do mundo, incluindo o Brasil. Então fica a dúvida, o país do futebol é o Brasil, a Inglaterra ou a Escócia? É futebol começa na Escócia. E a Charlie Miller, que tem uma tatu na frente da Pacumbu, ele trouxe as botas, as bolas, a bomba para dar o ar paraa bola para Brasil em 1894. Comentes lá, com menos lá. Agora tem essa relacionamento entre a Escóa e Brasil que nunca vai separar. Ganha, perdeu no importante. Apesar do favoritismo brasileiro no histórico do confronto, o escocês garante que não perde a confiança e já imagina [música] qual será o placar e o clima da comemoração caso sua seleção surpreenda. Eu acho que a Escócia vai ganhar 3 a 1. A acho que a Escócia vai acho que a Brasil vai qualificar automaticamente e não preciso ganhar da Escócia. Acho que a Escócia precisa ganhar para qualificar e vai ganhar 3 a 1. Bom, e aí quais jogadores aí da Escócia que o Brasil tem que ficar de olho, tem que se preocupar que são os craques, né, da da equipe? dizer, mas tem John Min, que nossa capitão da equipe e Robertson que o número sete de equipe no Right Wing, que é as dois mais forte, mas tem outros secretas dentro lá, não posso dizer. Ah, não pode passar estratégia. Ah, não posso passa para você porque Ancelote tá esperando essa informação. Para mim vai ganhar. Vai ser uns dois a um, pelo menos. Seja qual for o resultado, uma coisa é certa. Quando o apito final soar, a rivalidade fica em campo e o casal volta a torcer junto pela mesma equipe, a família. Tá, mas aí se o Brasil continuar na Copa e a Escócia não, para quem que o senhor vai torcer? Essa vai mudar pra camisa brasileira. A saia vai ficar, mas vai mudar Brasil. A gente precisa rexa, precisa nós, porque sou brasileiro agora. São meio brasileiro, meio escocês exatamente meio escocês, meio brasileiro. Feliz para ver Brasil ganha frent Argentina ou França. É uma família muito unida, muito alegre, né? O escocês é uma cultura muito parecida com a brasileira e a gente ri o tempo inteiro. Então é muito bom. Bom, para vocês dois, independente de quem ganhar, vai ter festa. Então, do mesmo jeito. Festa é festa. Bora Brasil, bora Escócia, vamos torcer. Oh. [música]