Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
e não 8ª reunião da comissão de meio ambiente da câmara o presidente da pasto vereador luiz rossini propôs um debate sobre o descarte correto e sustentável do lixo eletrônico a iniciativa foi chamar os representantes do sindicato dos postos de gasolinas do recap para que eles façam uma apresentação de um projeto que ele já implantaram está sendo muito bem sucedido que diz respeito ao a coleta do lixo eletrônico está a evolução tecnológica tem feito com que cada vez mais aparelhos celulares elétricos sejam descartados de acordo com o parlamentar ainda falta conscientização da população falta muito né na verdade você pode perguntar para a maioria das pessoas que às vezes tem algum equipamento elétrico-eletrônico em casa e descarta as vezes junto com o lixo com material normal infelizmente não temos ainda coleta seletiva e em toda a cidade né o que dificulta ainda mais mas sabendo que você pode levar esse tipo de material nos postos de gasolina por exemplo posto de gasolina que ele tem um carro tá sempre passando por um e aí se utilizando dele né então facilita né porque já tem um ponto de coleta adequado o vereador vinicius gratti também esteve presente na discussão o presidente do recap sindicato do comércio varejista de derivados de petróleo de campinas explicou que os postos de combustíveis estão recebendo materiais eletrônicos que não serão mais utilizados só em campinas nós temos 110 pontos de coleta espalhados por toda a cidade porque os postos estão capilarizadas nós temos uma na cidade 175 postos de 175 110 collection o resíduo eletrônico então ficou muito simples e muito fácil e não custa nada para o cidadão o diretor de manufatura reversa o bar explicou o processo após o recolhimento deste material esse material ele é encaminhado para nossa base que fica próximo a campinas aproximadamente 20 km daqui e vai ele feito a manufatura reversa dele então existe uma equipe que desmonta todo esse material separando por tipo de componente segregado plásticos por classificação de plásticos pilhas e baterias por um para um outro lado vidros cabos fios metálicos e a linha gente realiza a destruição em massa desse tipo de material realiza o beneficiamento dele e reintroduza esse material por tipo novamente na cadeia produtiva