Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
e o prefeito de Campinas Dário saadi realizou uma Live para celebrar a assinatura do termo de cessão no pátio Ferroviário foram meses de debates Até chegar na assinatura do termo que contou com a presença de Sérgio Matos Oliveira superintendente do patrimônio da União o prefeito Dário saadi abriu sua fala explicando o que desde que tomou conhecimento que haviam processo de alienação do Governo Federal de determinadas áreas principalmente diárias ferroviárias o governo Municipal passou a acompanhar o processo de perto Como aquela área é 100 porcento propriedade da União do governo federal o governo federal poderia vender se quisesse área todo e o governo federal poderia ali na vender fazer leilão da área toda nesse momento Nós entramos em contato com a superintendência do patrimônio da União em São Paulo através do Sérgio Matos e iniciamos um processo de entendimento com o governo federal e nesse processo o governo federal através da SP u teve o entendimento de que se fosse para alienar a renasce uma pequena parte daquela área que não se não me engano corresponde a cinco ou seis por cento é isso Carol cinco seis por cento da área uma área que dá em torno de 37 quase 38 mil metros quadrados voltado lá para a Sales Oliveira então é importante ressaltar e desse entendimento entre o governo federal desse entendimento com a prefeitura nós preservamos praticamente 95% da área para o interesse público a colina baracca Secretaria de planejamento e urbanismo fez uma apresentação explicando os próximos passos a serem dados em relação ao Pátio Ferroviário né o plano diretor ele pede que essa área dizer pack né que é uma zona especial de proteção e Conservação cultural que a gente fomenta a preservação do patrimônio que nós estamos né hoje nessa tarde fazendo essa oficialização da sessão do município justamente para a gente daqui em diante começará a iniciar os estudos né que a gente Comente os espaços de Cultura espaço de turismo evento e gastronomia áreas de inovação e tecnológica que a gente possa trazer instituições de ensino e pesquisa que a gente for mente novos Transportes e valorização ao pedestre de uma área tão estratégica e que a gente possa garantir o uso mistos né no funcionamento de 24 horas justamente para gente trazer as pessoas namorarem no centro essas diretrizes ela já estão cravadas no plano diretor é bem então a partir da Tarde de hoje né que a gente oficializa essa sessão nós vamos iniciar os próximos passos de fazer um estudo com um grupo multidisciplinar que a gente vai poder desenvolver esses projetos também estiveram presentes no evento o Peter panutto o secretário de Justiça Vinícius reverentes e presidente da emdec Alexandra Caprioli secretária de cultura e turismo Carly zibaldone diretora da emdec e o presidente da Câmara dos Vereadores Zé Carlos O parlamentar comentou que essa assinatura é um Marco para o município eu tenho com presidente da Câmara Municipal de Campinas eu tenho acompanhado todas as reuniões que tem sido feito aqui na prefeitura municipal através da Secretaria de Cultura a Secretaria de Urbanismo tão eu acho que é um Marco para a cidade de Campinas é uma área e eu conheci muito bem que eu cansei de fazer viagem quando eu morava ainda e quando eu vi de Oriente para cá eu fazia muitos viagem era de trem aí eu me lembro muito bem deixe de ir lá para cá quando acabou o transporte de passageiro de trem aquele espaço ficou praticamente degradado abandonado na ali já foi depósito de carros é de estacionamento carro que era aprendido na cidade só ficou uma área degradada uma área tão importante de um valor histórico e começo jurado para a cidade de Campinas e agora ver que vai ser revitalizado então eu só tenho que agradecer o esforço do prefeito e também dá SP u através do Ministério da infraestrutura quem também marcou presença foi o vereador Carlinhos camelô que ressaltou a importância desse espaço para o município importante para Campinas a calar a gente já vem trabalhando há tempo a gente tem um espaço lá para o Shopping Popular agora com essa outra proposta de ampliar a fazer um Parque Linear fazer tudo eu acho que vai ser a Campinas ganha nessa Oi meninas ganham centro ele começa a ser mais valorizado muitas pessoas perderam muito com centro da cidade com a questão da pandemia muitos integraram muitas lojas fechadas E agora começa revitalização requalificação do centro nós