Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
Os vereadores Felipe Marquezi, Carlinhos Camelô e Oto Alejandro analisaram o projeto de autoria do vereador Marcelo Silva na quinta reunião da Comissão de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário da Câmara de Campinas, presidida por Marquesi. A proposta prevê a destinação de 20% da frota do transporte público coletivo, exclusivamente para mulheres nos horários de maior movimento. zaramos o parecer favorável ao projeto complementar 92/2025. Então, eh, nós votamos favorável de acordo com os estudos também aqui da CAC, tá bom? Pelo texto, os ônibus exclusivos funcionariam de segunda a sexta-feira, fora feriados, nos intervalos das 6 horas da manhã às 9 horas e no final da tarde, das 5 horas até às 8 da noite. Pela matéria, o percentual de veículos reservados poderá ser ampliado de acordo com a demanda. Os parlamentares aproveitaram para comentar sobre a atual situação do transporte público na cidade. O vereador Oto é o relator desse projeto, votou favorável. Pergunto ao vereador Carlinhos Camelô, como vota, vereador? Senhor presidente, eu acompanho o relator, mas eu sou bem sincero, tava falando aqui e falo publicamente a todos que estão nos assistindo. Nós temos uma grande dificuldade hoje no transporte público com essa questão que tá vindo do transporte público aqui hoje. Dificilmente a gente tá tendo transporte pra população, né? E hoje um projeto desse viável e meritório, que as mulheres têm que ter um transporte exclusivo, até mesmo por por várias questões. Mas fala assim, hoje nessa questão nossa aqui, a dificuldade é essa, vereador. Nós estamos passando por um por um caos na cidade de Campin na questão do transporte sobre as questões licitações, mas mesmo assim como o projeto é meritório e quer dizer assim que é um projeto exclusivo para as mulheres, eu acompanho o relator. Voto favorável. Eu também, vereador Carlinhos, voto favorável ao projeto. Como você disse, é difícil você segmentar, né? Ah, vai ter transporte só para idoso, vai ter transporte só para as mulheres, vai ter transporte só para os jovens. É quase impossível fazer isso diante do diante da situação atual do transporte público e não só atual, mas como sempre foi, né, a dificuldade do transporte, da questão pública, que infelizmente eh tem sido de muita má qualidade. Então, nós temos cobrado essa casa tem trabalhado para que isso possa ser resolvido. Eu acredito que e nós com a unidade da da Câmara Municipal, de tudo que tem acontecido, nós precisamos aí ter novos transportes no nosso município, transporte de qualidade para que o munícipe possa chegar num ponto de escolher o transporte público.