Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
Entender como as decisões que impactam o dia a dia da população são tomadas de um jeito simples e divertido. Foi com esse objetivo que os estudantes do quarto e quinto ano da escola municipal Leonor Savi Shaib visitaram a Câmara Municipal em mais uma edição do Câmara Educa. A importância de recebê-los aqui é entender o que que é esse espaço, né? Diferenciar um pouquinho Câmara de Prefeitura. entender a função do vereador, né, o que que difere da função de prefeito e e também trabalhar um pouquinho esse conceito de cidadania quando a gente fala de direitos e deveres, né? Então é basicamente conceituar governo e cidadania. Eu acho muito importante que eles possam entender como que funciona a nossa cidade, saber quem cobrar quando é preciso cobrar, saber respeitar a nossa cidade, zelar por ela e levar isso para casa também, né? Poder mostrar pros pais o que eles estão aprendendo na escola, porque hoje são os pais quem votam, mas no futuro serão eles, né? Então que eles possam também o que eles aprenderam aqui passar adiante. A iniciativa é promovida pela Coordenadoria de cerimonial e reúne apresentações, dinâmicas, vídeos educativos e momentos de interação que aproximam as crianças do universo político. É complexo para eles, né, entender sobre poderes e leis, mas a forma eh contando histórias, mostrando vídeos, né? Então, eh, as representações que ela usou e até o próprio Giibi é fundamental para que na linguagem deles eles consigam compreender. Durante a atividade, os estudantes têm a oportunidade de conhecer os espaços da Câmara Municipal e aprendem de forma lúdica sobre o papel e funcionamento do legislativo municipal. E a gente pensa justamente nessa faixa etária para que esse conceito seja de uma forma que eles que chegue esse conhecimento a eles. Então a gente faz por meio de contação de história, pequenos vídeos, boneca, né, cartões, conversando. Então é é uma forma mais informal para que esse conhecimento chegue de uma forma mais facilitada por conta da idade deles. As turmas percorreram diferentes ambientes, como o plenário José Maria Matozinho, a galeria de ex-presidentes, o estúdio da TV e até a sala do presidente da casa. Eu mais gostei é do da história mesmo. Uhum. Que a já contou lá, foi contada. Foi contado, certo? E também para você, você acha que é importante aprender sobre política, mesmo sendo criança? Ainda é importante ter com esse conhecimento? Sim. Porque lá no futuro eu já posso estar mais, né? Já posso saber mais. E a partir dessa visita, o que que você vai contar pros seus pais quando chegar em casa que você mais gostou? Sobre os vereadores, o presidente, como é aqui? Porque eu gostei bastante. Gostei de sobros vereadores que eles legam e representam e fiscalizam também. E eu gostei também muito do gibi e da história. Com a duração média de 2 horas, o projeto recebe crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio, além de universitários, representantes de entidades da sociedade civil e demais interessados em conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelos vereadores. É uma alegria poder receber sempre, né, porque eles estão tendo uma oportunidade que nós muitas vezes não tivemos na infância de entender, né, de uma numa idade tão, né, tenra já algumas coisas a respeito de governo, de democracia, de espaços de decisão, né? Então, é um privilégio poder recebê-los aqui. Eu acho que eles vêm com essa vontade de aprender, com essa energia. Então, é muito gostoso a gente conversar com eles a respeito de tudo isso. E eu tenho certeza que até as professoras, né, aproveitam muito desse conteúdo. Muita coisa a gente vai entender, eh, sendo adulto já e eles estão tendo uma oportunidade bem antes de aprender muitas coisas importantes sobre a política no município. Então, acho que é uma troca, né? Eles agregam bastante porque é um privilégio poder abrir a Câmara Municipal pra população, porque esse é um objetivo do poder legislativo, né? e então recebê-los e eles também levarem conhecimento.