Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
Por iniciativa do vereador Gustavo Peta, a Câmara Municipal promoveu um debate público para discutir o fechamento de agências bancárias em Campinas e região. Uma situação eh específica de Campinas que preocupa ainda mais, né? A região do Campo Grande, que é uma região com mais de 125.000 1000 moradores, uma região que recentemente inclusive eh virou distrito da cidade e a expectativa quando se aprovou o distrito era exatamente a descentralização de de de acessos a diversos direitos, né, que poderiam acontecer a partir da formação do distrito, né, como a formação de cartório, como a ida de mais empresas, geração de empregos nessa região. Essa região corre o risco agora de ficar sem nenhuma agência bancária. Eu tenho ido muito à região do Campo Grande e realmente a população tem perguntado muito, questionado muito sobre essa situação que está muito próxima de ocorrer. Participaram da reunião a professora de filosofia e ciência política da Unicamp, Andreia Galvão, a vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas e região, Ana Estela Alves, e o presidente da entidade, Lourival Rodrigues. O que tá acontecendo é que os bancos têm optado pela digitalização, ou seja, pela por essa eh esse avanço tecnológico, tem optado em fechar agências e sempre pensando em maximizar o lucro a todo custo. E a gente a gente tem certeza que nós não somos contra o avanço tecnológico, claro, não tem como ser contra o avanço da tecnologia, mas nós temos certeza que ele tem que vir para somar, tem que vir para para melhorar, tem que vir realmente para facilitar mais o serviço e não excluir. O que tá acontecendo hoje é uma exclusão. O que tá acontecendo hoje é você pegar, por exemplo, um aposentado, como o vereador Gustavo Peta colocou aqui, eh, essa pessoa tem mais dificuldade de olhar um aplicativo, de tá tendo todas as informações ali e você chegar numa agência e ser barrado. E agora a situação ficou um pouco pior, porque você não tem nem agência para chegar. E além disso, nós estamos vendo também um volume muito grande de golpes. Os golpes nas nas redes sociais tem sido assim eh eh tem ficado realmente impressionante a quantidade de golpes que as pessoas têm sofrido. Entre os temas levantados, o esvaziamento de agências tradicionais no centro de Campinas foi um dos destaques para os representantes do sindicato e o parlamentar. Esse movimento contraria o projeto de revitalização da região central. previsto pelo município. O Loural trouxe questões muito importantes, gente. Veja, esse debate do centro da cidade é um debate que eh que deveria envolver toda a cidade a partir até da do próprio poder público municipal. E e eu não tenho dúvida nenhuma que uma das um dos problemas do esvazeamento do centro é exatamente o fechamento de muitas agências bancárias. De acordo com o vereador, a próxima etapa será dialogar com autoridades e órgãos competentes para construir alternativas que minimizem os impactos dessas medidas. Nós vamos procurar o Procom, no ponto de vista da defesa do direito consumidor, procurar o prefeito para ele, como líder político da cidade defenda a cidade desses fechamentos e vamos fazer uma moção ao Banco Central. tomou várias medidas para tentar resguardar o direito das pessoas de terem agências bancárias na cidade.