Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
tô preocupada com questões ambientais do município a vereadora de da Calisto protocolou três requerimentos levantando perguntas sobre a usina verde de Campinas a usina de compostagem a compostagem ela gera o que a gente costuma falar comumente de chorume né que é o material orgânico e fim e que ele é muito ele altamente contaminável né E se a gente não tiver um processo de impermeabilização do solo né Onde está sendo ali organizado aquele esse espaço da compostagem ele pode atingir os o solo né atingir os lençóis freáticos dos desse solo e contaminar Então a nossa preocupação é esse requerimento saiu acabou saindo com bastante questões porque são vários departamentos da prefeitura que tem que ficar antenado né fiscalizando isso no entanto a CETESB se tem né ah se tem a a a sanasa também se tem enfim se tem fiscalizado se tem ali a o alvará vamos se dizer assim para poder realizar aquele trabalho da compostagem a Prefeitura Municipal de Campinas inaugurou no dia nove do 11/2020 a usina Verde usina de compostagem no IAC Instituto agronômico de Campinas ela tem por objetivo transformar parte do lixo do município em adubo orgânico segundo a administração Municipal o local tem capacidade de processamento de até 300 toneladas de lixo por dia então a nossa preocupação principal é com isso por conta da contaminação do meio ambiente a gente já teve Campinas momentos históricos aqui não sei se você lembra se o povo lembra quando teve aquela contaminação a ela basta digere Shell né que contaminam solo Ali no bairro da mansões Santo Antônio me Enfim então isso faz com que as nós nos preocupamos com isso nosso conselho político acompanha isso nós temos dar um grupo de ambientalistas que tá sempre conosco acompanhando isso que ficou muito preocupado se tá tendo uma fiscalização ambiental se tá tendo um acompanhamento sério e fiz A sanasa tá Também envolvidos nesse trabalho fiscalizando por isso que nós procuramos esse requerimento entre Os questionamentos levantados nos requerimentos a parlamentar solicita um relatório anual da empresa pergunta para onde vai o material da compostagem e o pátio da Usina é impermeabilizado e o lodo de esgoto da sanasa é utilizado no processo de compostagem Entre várias outras perguntas a vereadora guiga Calisto o reconheceu a importância do processo de compostagem a gente espera que a gente acha importante o trabalho Oi boa tarde que ela na Fazenda Santa Elisa a gente acha importante mas a gente também entende que tem que ser um trabalho sério fiscalizado por que o meio ambiente está sendo muito agredido então a gente precisa cuidar muito bem do nosso nossos municípios da nossa casa nosso território onde nós iremos