Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
E aí [Música] [Aplausos] [Música] o Douglas é mesário voluntário não é de hoje que faz questão de colaborar com país e alguma maneira Eu sempre tive né essa curiosidade no começo né eu fui eu voltei a pela primeira vez aos 18 anos e depois na segunda eleição eu vi que o pessoal trabalhando lá e tive essa esse interesse de saber como que era E aí eu tive essa vontade e entrei no site na época e me inscrevi para ser voluntário qual a importância disso na sua vida como você encara mas trabalho voluntário aí que você faz a é que a parte da questão de cidadania né de você tentar ajudar dentro daquilo que você acredita né né porque eu acho que é uma função importante você tá lá para tá ajudando as pessoas para estar praticando a cidadania eu acho isso muito importante começou por parte da Justiça Eleitoral de São Paulo a convocação para as eleições 2022 em Campinas 9.976 pessoas vão trabalhar O Retorno marcado para o dia dois de outubro as convocações são feitas por e-mail mensagem o telefone o eleitor o eleitor a tem cinco dias para aceitar ou contestar a convocação Lembrando que a contestação deve ser feita mediante requerimento junto ao Juiz Eleitoral mas olha o trabalho obrigatório é dispensa só acontece em casos excepcionais pessoas com mais de 18 anos e situação eleitoral regular podem se inscrever por este endereço eletrônico que está aparecendo no seu vídeo preparamos então algumas perguntas para esta chefe de cartório Quais as atividades desenvolvem o mesário olha o mesário ele desenvolve diversas atividades Né desde o início da sessão quando ele chega na na escola no local de votação liga urna eletrônica conferir esse material que o cartório levou Está correto ele emite as resma né para iniciar votação É comprovar que não a voz para nenhum candidato durante o dia o que você crê e são ele fica no corredor conferindo a fila a prioridade de votação os documentos corretos o 1º mesario 2º mesario eles ficam dentro da seção eleitoral conferindo a documentação e digitando no terminal do mesário o título para dar abertura para que o leitor possa votar na urna eletrônica né Depois que o eleitor vota eles erram abertura do da votação e o leitor recebe o comprovante que votou ao final dos trabalhos eles emitem os boletins de urna né com os votos que cada candidato recebeu e finaliza os trabalhos Além disso podem também fiscalizar fiscais de partido político boca de urna e qualquer problema que aconteça dentro da seção Eleitoral na verdade o presidente de mesa ele é autoridade máxima dentro da seção eleitoral o trabalho de mesário é obrigatório é trabalho de mesário ele é obrigatório embora a justiça eleitoral tenha buscado compor as suas mesas é de receptores de voz com pessoas voluntárias né sempre a gente convoca os voluntários e na falta aí a gente tem que indicar eleitores daquela sessão mas é obrigatório Quem foi convocado precisa confirmar a atuação sim precisa confirmar o responser exatamente obrigatório tem que confirmar a convocação encaminhada online pelo e-mail cadastrado pelo leitor no cadastro eleitoral e ao receber de imediato né esse mesário deve aceitar existe um aceite na convocação para que confirme a sua nomeação existe treinamento para os convocados sim aí depende da logística de cada cartório todos os mesários tem a possibilidade de fazer treinamento online pelo aplicativo e alguns cartórios de acordo com a sua logística farão treinamento presencial aquele a 33ª Nós faremos para alguns dos membros da mesa quem quiser pode ser voluntário Claro estamos o abertos os mesários voluntários já iniciamos as convocações Mas sempre há vagas né porque algumas pessoas não podem por por impedimentos legais ou problemas de saúde então a justiça eleitoral está sempre aberta as voluntárias basta se cadastrar no site do terrier e os canais oficiais e o mesário faltar o que acontece é se ele faltar ele vai ter que justificar tanto a falta quando foi abandonado durante o trabalho tá ele vai ser intimado Para comprovar essa falta o motivo disse E caso ele não consiga comprovar e vai ter que pagar uma multa e E aí E aí [Aplausos] [Música]