Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
e a comissão permanente para assuntos da Região Metropolitana de Campinas presidida pelo Vereador Luiz Cirilo realizou sua primeira reunião extra ordinária em fevereiro uma das pautas foi o trem intercidades cujo projeto vem sendo discutido pela câmera junto ao Governo do Estado de São Paulo hoje existe a necessidade de realmente de nosso pensarmos no treino tropolitana e o governo do estado sinalizou sobre a possibilidade do trem Metropolitano sair de São Paulo passar por Jundiaí Campinas chegando até Americana é algo plausível mas envolve números desapropriações então nós estamos aguardando agora o edital nós fizemos a nossa parte no sentido de envolver vários municípios da região metropolitana todos sinalizaram favorável haja Vista que as rodovias estão super lotadas né Nós temos boas rodovias que ligam Campinas a capital o interior à capital é mas elas hoje já se encontram Em alguns momentos em alguns horários é super lotadas então a única Alternativa de pensar no transporte dos próximos 20 anos é realmente é modernizar isso explorando incentivando as linhas férreas Campinas recebeu a 1ª audiência pública sobre o projeto do trem intercidades em agosto do ano passado em fevereiro deste ano a cidade e firmou um convênio com o governo do São Paulo garantindo a colaboração do município nas obras do trecho norte que aquele que liga o centro de São Paulo até a região de Campinas e falar sobre prazos investimentos é uma competência da comissão essa sinalização do governo o edital está para sair que envolve esse trem Expresso que poderia a transportar hoje em média 60 mil pessoas que é o número significativo o que de alguma maneira iria desobstruir as estradas de rodagem nas reuniões da comissão Luís Cirilo e os demais membros também debateram sobre a pavimentação da rodovia sp-291 outro tema da comissão que nós abordamos na região metropolitana haja vista que a região do Carlos Gomes bairro Monte Belo e dois gargantilha e Recanto dos Dourados é uma região que também internamente liga com a cidade de Jaguariúna e Pedreira e consequentemente é importante Sim nós darmos dignidade os moradores daquela localidade existe o itinerário do ônibus de aproximadamente 10 km E desde o primeiro mandato eu tentei buscar essa Alternativa de pavimentação eu esbarrei anteriormente na lei da água mas esse assunto foi superado nós alteramos além da APA permitindo que na no itinerário do ônibus possa realmente a plantar do asfalto e beneficiar uma população muito grande que que habita que mora ou mesmo tem aquele espaço aquela área como lazer a comissão também acompanhou a instalação do posto do Poupatempo digital hoje em funcionamento dentro do Paço Municipal no Poupatempo hoje é um assunto resolvido a comissão teve êxito tão logo o Poupatempo foi fechado Há dois anos atrás no centro de Campinas mais precisamente na Francisco Glicério nossos agilizamos nos movimentamos Montamos uma comissão de representação comissão essa que eu Preside e fui buscar junto ao Governador a o restabelecimento daquela situação haja Vista que aquela situação do Poupatempo era necessária o Poupatempo foi no serviço público que caiu no gosto da população e precisávamos retomar o mais rápido possível tão logo a pandemia foi controlada nós conseguimos convencer pedir ao Governador que realmente nos restabelecer essa situação o parlamentar já adianta as faltas que a comissão deve trabalhar a partir do segundo semestre os três temos que ainda não foram resolvidos ainda que significa a pavimentação da região que nós estamos como também outras demandas que o próprio município tem com cidades vizinhas precisam realmente ser abordados ser mantido empenho para que a gente consiga no futuro não muito distante alguma sinalização do Governo do Estado o município de Campinas ele precisa fazer essa ligação com o governo estadual haja Vista que é uma cidade metropolitana é uma cidade que contempla uma algumas demandas complexas que dependem da sua do seu início da sua do seu movimento para que incorpore o outro e o trem Metropolitano continua sendo uma prioridade da nossa cidade e talvez nós venhamos incluir também o trem de cargas para tentar desafogar inclusive o porto de Santos que é que tá super lotado e hoje os caminhões também acaba de alguma maneira compra comprometendo viárias rodovias que ligam e que cortam Todo o estado de São