Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
olá gabriel boa tarde pra você ea todos que estão assistindo neste momento o jornal câmara a notícia nós estamos aqui no setor de coleta de sangue do hemocentro da unicamp e todos aqui são doadores e eu vou conversar agora com o marcos que é 35 avançou mais de 35 anos é doador de sangue eu gostaria que você me falasse porque ser um doador é primeiro para ter uma saúde em dia é uma forma que eu vejo de está controlando a minha saúde e por outro lado ajudar suas pessoas também que precisa né então esse motivo que me leva a doar sangue primeiro cuidar da minha saúde e podendo colaborar também né nestes 35 anos é o senhor diz que começou é mau quando ainda estava no exército isso em 1983 e nunca parou nunca parei tem uns que eu dou uma vez duas até três vezes por ano dependendo da necessidade muito obrigada bom gabriel e nós vamos conversar com o diretor aqui do setor de coleta do hemocentro doutor wagner de castro pra saber se essa doação de sangue nesse período de festas como ela está em estoque ea necessidade boa tarde a todos nesse período de festas a gente sempre tem uma quebra que é esperado na acontece no mundo inteiro aqui no brasil não é diferente e o grande trabalho que a gente faz é para minimizar essa queda pra que a gente não tenha desabastecimento essa queda pode chegar a 70% que a gente tem na nossa levantamento histórico mas com esse trabalho de prevenção a gente conseguiu cair em torno de 50% nessa nessa nessa queda de 70 para 35% é cair também as cirurgias agendadas então eu não tenho um grande impacto no estoque desde que as pessoas continuem comparecendo para fazer a doação de sangue e com isso a gente consiga é fazer o atendimento das urgências e emergências que são o que acontece nesse período mesmo neste período de festas a esse setor funciona normalmente as pessoas podem ver do ar sim a gente trabalha normalmente fechando apenas aos domingos que a gente fecha durante todo o ano e no dia 25 de dezembro e 1º de janeiro porque aí a gente não abre mesmo por ser uma festa é universal em algum tipo sanguíneo que hoje está é mais necessário aqui no hemocentro a gente tem sempre um consumo muito grande dos que são mais freqüentes uol positivos o que corresponde a 85% nossa população então toda vez que a gente tem queda são o sangue que a gente mais tem demanda e portanto a gente precisa fazer a reposição e os rh negativos que têm uma pequena parcela da população então toda vez que a gente tem um consumo maior do rh negativo o tempo que a gente demora para repor esse estoque é um é maior também pela baixa freqüência populacional será doado é um doador de sangue é fácil é simples né basta primeira coisa boa vontade então é fundamental a pessoa ser sincero e boa vontade comparecer a um hemocentro com documento de identidade emitido por órgão oficial com foto é hétero em 16 anos de idade e 69 anos lembrando que menores de 18 anos têm que comparecer com o responsável legal para autorizar a doação é gozar de boa é bons hábitos de vida e de boa saúde pessoas que tenham problemas de saúde que os medicamentos vão ser avaliados individualmente é caso a caso pra que a gente avalie se a doação de sangue possa pode interferir ou impactar na sua saúde ou na saúde de quem vai receber a bolsa é resultante da doação ter vagner muito obrigada eu que agradeço fica aqui o convite para que compareçam boas festas e doem sangue antes de sair para a viagem pronto a sua pra comemorar tomar sua sócia champanhe ou vinho olha recado dado e aí gabriel é só fica o convite para que aumentem o número de doadores de sangue aqui no hemocentro da unicamp é com você e gabriel