Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
o vereador pedro tourinho presidente da comissão de política social e saúde apresentou o balanço dos trabalhos realizados em 2019 olha foi uma experiência muito desafiadora presidir a comissão de política social e saúde considerando que a saúde pública da cidade de campinas vive uma crise eu diria sem precedentes é uma crise e conseqüente conseqüência da do processo de corrupção que desmontou hospital ouro verde até tem um saldo muito positivo do ponto de vista de reforma e construção de novos equipamentos que a gente teve o saldo em ação mas infelizmente continua com um défice muito severo de profissionais não foi um desafio muito grande porque não parou de chegar em momento algum é queixas desafios questões que a gente precisava pensar em como resolver com tantos desafios foi necessário buscar estratégias para identificar e ajudar a sanar os problemas uma das coisas que a gente compreendeu que seria estratégico para que a comissão pudesse ter sucesso na sua tarefa era a de democratizar o espaço dessa comissão abrir essa comissão para que ela pudesse ser uma caixa de ressonância para demandas de setores de trabalhadores da saúde e setores populares reclamam melhor assistência para denúncias para que a gente pudesse ouvir denúncias acolher denúncias então a comissão recebeu várias denúncias por exemplo denúncias há como a do possível fechamento do serviço de assistência domiciliar detenção domiciliar da região sudoeste denúncias como a questão da atuação dos psicólogos e psicólogas no hospital mário gatti né ouvimos queixas por exemplo como as dos profissionais da enfermagem que foram insultados pelo vereador aqui nem aí toda uma reflexão seu trabalho da enfermagem foi feita na comissão uma das soluções da comissão foi sair dos limites da casa para atender à demanda e ao mesmo tempo levando também o trabalho da comissão pra fora dos muros da casa então nós realizamos algumas atividades fora da câmara há algumas delas foram atividades de inteligência visitação a equipamentos públicos então ainda no meio deste ano nós fomos por exemplo ao todo caso lorenzo visitará acompanhar aquele edifício de como é que estava sendo mantido e pressionar para que aquele prédio fosse inaugurado coisa que infelizmente aconteceu de novembro fomos também no hospital ouro verde fizemos uma visita na guiné no pronto socorro infantil e adulto do hospital mário gatti além de visitar os espaços de saúde o parlamentar conta que a comissão realizou reuniões para ouvir a população e também realizamos reuniões no sentido disse que abre espaços que pudesse ser espaços de debate e organização das comunidades de uma escuta da realização de uma escuta qualificada a sobre o que são os problemas de saúde que as pessoas vivenciam então realizamos duas reuniões uma delas na região sudoeste lago verde ea outra na região noroeste do campo grande então foram momentos muito especiais de escuta dos problemas de saúde mais importantes de cada uma dessas regiões para 2020 a comissão vai manter as estratégias não é essa estratégia de abrir democratizar a comissão na nossa avaliação vai ser mantida no que vem a gente entende que é necessário continuar é esse processo porque a câmara tem que democratizar então de modo geral eu acho que foi um saldo positivo tivemos a assiduidade dos vereadores aqui foi muito positiva também quem está nos assistindo e tem demanda as questões na área da saúde e assistência social para trazer aqui para a câmara fique à vontade entre em contato conosco muito obrigado