Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
e o presidente da Comissão de Meio Ambiente o Vereador Luiz Rossini fez um balanço da comissão para o semestre a gente acabou de batendo dois temas importantes um Campinas já tinha feito adesão ao programa de enfrentamento das mudanças climáticas e apresentou uma proposta de limites e de ações para atendimento das metas inclusive dá o de s2020 30 né que é para imprimir até 2030 reduzir os níveis de emissão de gases do efeito estufa e quais seriam um conjunto de ações que Campinas deve adotar para cumprir essa meta e a Secretaria do Verde e meio ambiente os órgãos sustentável apresentou na comissão de Meio Ambiente todas essas estratégias e os indicadores que vão ser perseguidos o atingimento desses indicadores significa que Campinas está atendendo aos objetivos Oi da Oi DS dos objetivos desenvolvimento sustentável e isso significa na prática que a qualidade de vida da população de Campinas está sendo melhorada preservada cuidada vão debate muito rico e é bom ver como Campinas é uma referência na política de gestão ambiental com os planos e projetos que essa Câmara aprovou e sempre passando pela comissão do meio ambiente e para atender uma demanda que é muito pontual mas talvez seja uma das grandes reivindicações que todos os vereadores recebem nós tivemos um debate com secretário de serviços públicos é nessa panela e uma equipe da CPFL para discutir a questão da poda de árvores é porque se de um lado você tem uma demanda represada o cidadão procura o vereador reclamando que pediu uma poda até extração de árvore às vezes demora meses anos a gente queria entender como é que o planejamento desse serviço e do outro lado a gente recebe também denúncias e podas radicais né que muitas vezes alguns Acho que até compromete o desenvolvimento da árvore e grande parte dessas podas são aquelas feitas nas árvores que estão sob a fiação elétrica sobre a rede elétrica e normalmente executadas pela CPFL foi um debate muito rico que a gente pode ouvir como é que tanto prefeitura quando CPFL é executam esse serviço como é feito o planejamento e por sugestão da própria comissão é de dizer assim a necessidade de fazer uma interação um planejamento comum né do dos dois antes CPFL e prefeitura para planejar melhor a execução deste serviço também fazem parte da comissão os vereadores Jorge Schneider Luís Cirilo Mariana conti e Paulo Gaspar um dos assuntos debatidos pela comissão no primeiro semestre destaque para o controle da poluição ambiental proteção da vida humana e também preservação de recursos naturais nesse momento de estiagem que inclusive o que a gente vive por conta da seca prolongada um dos grandes desafios da cidade é prevenir os focos de incêndio nas matas nós temos matas de área em área de preservação o mesmo nos bairros então foi e hoje as brigadas comunitárias de incêndio são instrumentos da população formada por voluntários que estão assim dispostos a contribuir com esse esforço de preservação e contenção das queimadas dos incêndios na nossa cidade é forma o debate também muito rico quando a Secretaria do Verde pode tivemos também a participação do Corpo de Bombeiros da Defesa Civil e representantes de várias brigadas o alinhamento entender também a lógica e as regras estabelecidas para funcionamento dessas brigadas voluntárias