Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
Na última sexta-feira, dia 10, foi realizada a 14ª reunião da Comissão Especial de Estudos para discutir e avaliar a importância do funcionalismo público no município de Campinas. Quem comandou a reunião foi a vereadora Guida Calisto, que é presidente da comissão. Hoje nós vamos debater na nossa 14ª reunião dessa comissão, nós vamos debater a valorização do funcionalismo público municipal. Como eu disse, nós já realizamos outras 13 reuniões em que nós debatemos a saúde, a educação, a educação, funcionalismo, saúde, educação, a gestão democrática. Tivemos um importantíssimo debate que debateu sobre o assédio moral no serviço público. debatemos a pauta da questão ambiental, do patrimônio histórico, enfim, foram 13 reuniões em que nós debatemos temas importantes relacionados à pauta do serviço público, à pauta do funcionalismo. Uma das convidadas foi Jaquelize Teixeira, que abriu sua fala contando a história do funcionário público. Até 1988, chamava-se funcionário público, usualmente se falava como funcionário público, e depois da Constituição de 1988, onde garantiu o acesso ao serviço público por concurso, passamos a ser chamados de servidores públicos, de agentes públicos, que são trabalhadores que estão em todas as... por concurso, que têm acesso por concurso, e que estão em várias esferas, na administração pública direta, indireta, autarquia. Para que existe essa categoria de trabalhadores? É para prestar, para manter o bom funcionamento das políticas e serviços públicos para a cidade, para a sociedade em geral. A gente demora um pouco para se manter, ficamos três anos passando por estabilidade, por testes para passar por estabilidade, mas enquanto isso a gente já vai sendo formado na questão de prestação de serviços à sociedade. Rodrigo Fernando Pressoto, psicólogo da Rede Municipal de Saúde, ressaltou a importância da comissão e contou um pouco da sua experiência enquanto funcionário CLT e da área pública. Eu acho que um aspecto fundamental para poder falar sobre as diferenças enquanto profissional CLT, que fui servidor, é principalmente o direito à voz e à estabilidade enquanto trabalhadora ou trabalhador, inclusive para trazer as reivindicações necessárias para a melhoria do serviço público municipal. Com frequência eu me lembro enquanto trabalhador do Cândido Ferreira Que uma vez ao ano a gente, não só eu, mas eu e todos os meus colegas trabalhadores A gente tinha uma ameaça de demissão em massa Uma vez que sempre haviam problemas na relação entre o município de Campinas E essa contratada que é o serviço de saúde do Cândido Ferreira A partir de 2014 então, quando eu passo a ser servidor público municipal Eu passo a estabelecer uma outra relação, inclusive com a defesa da minha categoria. Hoje, em nenhum momento me sinto cerceado na fala ou ameaçado enquanto trabalhador por estar, por exemplo, em espaços como esse. A reunião ainda contou com perguntas da plateia. Após agradecer a presença dos convidados, a vereadora Guida Calisto ainda pontuou a necessidade de uma assembleia dos servidores. E a gente espera que em breve possamos ter aí a Assembleia dos Servidores nessa discussão, nesse período de campanha salarial e que aí o governo municipal possa estar sensibilizado, porque condições financeiras tem, recursos tem, está cada vez mais reduzido o número de funcionários públicos, a população está sofrendo, o povo está sofrendo. É cada vez mais necessário ter educação e saúde para atender a população, porque a população que conseguia pagar, vamos supor, um convênio, não está conseguindo mais. É muito desemprego, quando tem desemprego alto, quando tem fome, miséria, o serviço público, ele demanda ser mais fortalecido para poder atender essa população nesse período de crise.