Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
[Música] a associação todo bicho bom é uma organização da sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos que tem como missão promover a proteção e o bem-estar da fauna e A Conservação da biodiversidade em 2 anos e meio salvando mais de 300 animais silvestres com reabilitação e soltura natureza de 19 espécies diferentes a gente tem aqui em Campinas a falta de um órgão muito importante que é um Centro de Triagem e Reabilitação de animais silvestres então a gente não tem esse serviço né público então a gente começou assim e aí ao longo dos anos né na verdade eu falo gente mas foi muito eu nesse trabalho eu sou bióloga sou Educadora ambiental auxiliar veterinária de animais silvestres devido ao preconceito desastres naturais e incêndios florestais vários bichos ficaram desabrigados e muitas vezes debilitados em TRS anos muitos filhotes de saruê ficaram órfãos a ONG todo bicho bom já acolheu muitos filhotes órfãos de sarué o famoso gambá eu vinha fazendo esse trabalho voluntário muito assim de formiguinha né de orientar a população e receber também esses animais aqui de alguma forma né E e aí o saru é um caso na verdade muito especial mas mas não é só de Campinas é do Brasil todo e na verdade assim das Américas por qu tem essa época agora de julho e agosto depois de Novembro a dezembro que é o BUM da reprodução principalmente na região sudeste que é a época mais quente e aí as mamães né eles são marsupiais na verdade que nem os cangurus Então a mamãe tem um marsup uma bolsinha aqui na barriga Então ela carrega os filhotinhos que terminam de se desenvolver ali e depois eles vão nas costas então depois né eles eh tem esse processo de 12 dias que a mamãe mãe fica fazendo a gestão a gestação desses bebês eles nascem eles vão se arrastando por maupa e ficam por lá por mais 55 dias né E nesse processo enquanto eles estão ali Crescendo com a mamãe as mamães estão com muito fome né Elas estão perdendo as suas casas nas florestas e elas vão buscar abrigo e comida nas cidades e é Quando acontecem muitos acidentes então atropelamento eh os cachorros principalmente às vezes matam as mã e os filhotes acabam ficando órfãos né ou acabam se machucando Então tem um buom assim no Brasil né em outros lugares nessa época de muitos filhotes que ficam órfãos Porque as mães acabam morrendo e vítimas de maus tratos também né culturalmente o saruês no Brasil eles são incompreendidos né Tem muita desinformação sobre eles como se fossem animais que transmitem raiva ou que transmitem outras doenças né que trazem mau agoro são parentes do rato e nada disso são vários mitos né construídos assim historicamente então eles são muitos vítimas de maus tratos então todo esse processo né de ter muitos animais perdidos né ou machucados n acidentes acontecendo dentro da casa das pessoas até hoje eu já atendi dois casos por exemplo de por conta dessa chuva os sarzin foram levados pra piscina das casas então foram salvos de afogamento Então são diferentes tipos de acidentes que acontece na zona urbana e existe uma demanda imensa que mesmo centos de triagem se a gente tivesse de reabilitação não dariam conta animais solitários só formam casais em época de reprodução O que ocorre por volta de três vezes ao ano gerando cerca de 10 a 20 filhotes por vez que nascem prematuros com cerca de 10 dias de gestação e que terminam o desenvolvimento agarrados as mamas e no marsúpio bolsa no abdômen da mãe a gente sentiu a necessidade de transformar eh formalizar a todo bicho bom no numa ONG numa entidade porque assim a esse trabalho é todo voluntário né E a gente não tem recurso próprio Então você tendo uma formalização CNPJ você pode ser reconhecido como há pouco tempo a gente foi reconhecido como um órgão de utilidade pública no município de Campinas né então a gente vai buscando buscar parcerias ou participar de editais por conta disso e também para para formalizar mesmo né Eh esse trabalho que a gente tem feito de uma maneira assim tão cheia de paixão de amor né com bastante dificuldade com tanta doação de tempo mas é isso então faz um ano que a gente conseguiu agora em dezembro né formalizar a on estamos aí na batalha eles são animais silvestres mas muita gente pode pegar e ter a ideia de de repente ter um deles em casa você acha que pode isso pode acontecer ou já está acontecendo quer pegar o Animalzinho Silvestre E domesticá-lo então animais silvestres né são animais de vida livre são animais que nasceram para ser selvagens para viver na céu para viver na natureza então inclusive é crime ambiental né a gente manter um animal silvestre em casa por mais fofo que ele seja então assim acontece mesmo alguns casos de eh com o maior amor do mundo ou com a maior ingenuidade do mundo a pessoa acaba eh achando um filhotinho e vai cuidando em casa vai pegando amor o bicho também se apega a gente né porque tem uma fase assim que eles podem confundir de o ser humano como a própria mãe é uma fase de aprendizado da espécie né E eles vão ficando manso e as pessoas acabam domesticando Mas isso é na verdade é um crime ambiental né Se a gente for ver é é um animal que deveria ser de vida livre então a gente pode apreciar né o saruês como como eu já falei Eles estão perdendo muito né o sua suas próprias casas o seu hábitat natural né a floresta ó com esse tanto de queimada que a gente tem né foi tá sendo terrível aqui na região de Campinas mesmo aqui no vilagio nossa que situação né quanta quanta mata a gente tá perdendo quantos animaizinhos estão estão perdendo suas casas a urbanização crescendo cada vez mais a cidade invadindo a floresta Então os saruês também estão indo pros Quintais das pessoas então a gente pede para pras pessoas apreciarem Esses animais né se você quiser no máximo deixa uma frutinha no Alto do Muro né mas eles vão atrás de frutas só que aí também tem esse problema que se a pessoa ter um cachorro em casa os cachorros não são amigos do s é instintivo para eles caçarem os saruês Então os saruês ficam ativos à noite os saruês Vão buscar abrigo e comida principalmente se as mamães estão com os filhotes né famintas no quintal das pessoas e é onde e principalmente à noite e é Quando acontecem muitos acidentes mesmo assim com cães né então a gente pede também pras pessoas sabendo que os cachorros estão latindo você tá vendo o saruê passar pelo seu quintal prendam Esses animais ou até tirem né não deixem a ração exposta para fora a noite sabendo que um cachorro pode causar um acidente ou até um gatinho né para um filhote então tem uma questão problemática aqui também né Desse entre animais domésticos e silvestres e essa ideia também de um animal silvestre se tornar um animal doméstico né o ideal é que ele seja feliz a em toda sua Plenitude na natureza Cheiras e de hábitos noturnos para evitar acidentes e emergência em casa uma das dicas da bióloga é não deixar a ração do gato ou cachorro exposta no quintal a gente sempre orienta isso porque eles são onívoros tá os saru então eles comem de tudo tá eles são super oportunistas então às vezes eles entram até na casa das pessoas para comer roubar uma frutinha da cozinha tá então ração de cachorro e gato também eles apreciam bastante então para evitar acidente se você tem cachorro a gente pede guarda a ração de noite não deixa exposta ali no quintal porque com certeza algum bichinho vai se alimentar né e a gente pensa uma coisa boa sim mas por outro lado ele pode se acidentar e acabar morrendo ou ficando órfão tá então a gente sugere isso mas se você achar algum filhotinho atenção nos primeiros socorros isso é muito importante disseminar essa informação né as pessoas não sabem o que fazer se encontra primeira coisa é se você ouve um chorinho ele faz tipo um chado T é esse barulhinho esse barulhinho significa que é um filhote perdido da mãe e ele faz esse chiado justamente para ver se a mãe encontra Mas tem uma coisa interessante da espécie que é É parece cruel mas não é mas é é coisas da natureza da evolução a mãe é é uma característica né da espécie da mamãe não voltar para pegar o filhote normalmente Ela Não Arrisca Então se um filhote se perdeu numa situação de apuro que ela se sente ameaçada então por exemplo um cachorro na fuga de um cachorro um atropelamento ou alguém que veio em cima deles o filhote se perdeu a mãe e não volta para buscar aquele porque ela quer preservar os outros filhotes então ela não arrisca a vida dos outros filhotes por conta de um então normalmente a mãe não vem buscar então mas existem casos tá não é uma coisa 100% que a mamãe também volta então assim mas é quando ela se sente mais segura então normalmente as pessoas falam ai deixa aí que ele vai que vai voltar a mãe volta para buscar então você fica atento para ver se a mamãe vai voltar para buscar mesmo se a mãe tá por perto aí você pode deixar o filhinho mais perto ali e você se afastar para ela não ter medo de você porque os saruê também vê o o ser humano como um Predador né então como uma ameaça então ela vai ter medo mas senão que que a pessoa tem que fazer tem que recolher esse filhote e a gente fala de primeiro socorros duas coisas muito básicas Às vezes as pessoas pensam que é alimentar né mas não é a primeira coisa é aquecimento Então porque esses filhotes eles até um uma certo estágio eles não produzem o calorzinho do corpo então eles dependem do calor da mamãe deles ou de uma fonte externa de calor se eles estão órfãos para se aquecer então a gente pede PR as pessoas colocar um paninho quentinho mas não é suficiente coloca uma fonte de de calor externo então por exemplo você pode pegar coisa simples que tem em casa uma meia velha encher de arroz cru colocar no micro-ondas um pouquinho esquentar e colocar na caixinha junto com ele ali porque aquilo é uma fonte de calor né E outra coisa que dá para fazer também simples em casa uma garrafinha Pet ou uma caixinha daquelas de suco ou de leite de embalagem en cartonada né de de papelão que tem a rosquinha enche de água quente embrulha num num num pano isso e põe para não queimar o filhotinho e põe juntinho na caixinha Então isso é para você acudir Inicial por só depois de aquecido ele vai conseguir receber nutrientes ou que ele precisa o que que ele precisa antes dos nutrientes hidratar-se porque quando ele tá no marsupio ali principalmente se ele for pequenininho ou com a mãe ainda tomando leite ele tá o tempo todo recebendo a água né através do leite também se hidratando e ele se desidrata muito rápido então mesmo aqui na reabilitação toda hora a gente tá cuidando que a gente percebe que tá desidratado dá para ver pelo rabinho então a pessoa pode dar o qu depois de quentinho soro caseiro soro caseiro é uma maravilha eu recomendo todo mundo sempre saber fazer ou procurar na internet ou até até aquela colherzinha medidora em casa porque duas colherzinhas de Açúcar um tanto de água e um tanto de sal e você dá morninho para ele na boquinha Então até com uma seringuinha aquelas de 1 ml né de de de insulina sem agulha você pode est ofertando para eles Então essa é a primeira coisa então até a pessoa achar uma segunda ajuda o o saru Ezinho pode sobreviver um dia inteiro só com soro tá E aí depois a gente dá às vezes as pessoas vão querer oferecer fruta ou querer oferecer Leite né pensando ah ele mama sim mas é super importante falar para as pessoas assim ó eles têm intolerância à lactose na leite da mamãe saruê no leite da mamãe saruê não tem lactose é uma outra proteína e a lactose pode fazer muito mal para eles causar catarata cegueira problemas intestinais que eles não conseguem absorver depois né então a gente recomendo as pessoas não darem leite no máximo leite sem lactose mas assim procura ajuda não vai fazer qualquer eh coisa assim de alimentação né porque pode ser perigosa também pra espécie Tá bom então aquecimento e hidratação é a melhor coisa e deixa ele num cantinho quietinho ali porque eles gostam do Escurinho eles são animais que são ativos à noite e pensa com a mamãe deles se eles são filhotes ainda ou eles estariam na bolsinha no marsúpio num lugar Bem aconchegante e que eles ficariam né bem ali guardadinhos ou nas costas dela mas assim no ninho num lugar mais e acolhedor mais isolado né protegido o sucesso dos resgates foi tão grande que atualmente tem até uma mascotinha nina uma saruê de 3 anos que teve sorte de encontrar um abrigo ela já é considerada uma saruê idosa então uma curiosidade muito interessante da espécie que muita gente não sabe é que os saruês vivem pouco tempo na natureza a expectativa de vida de vida deles É de um a do anos na natureza né E quando estão sobre cuidados humanos né por necessidade porque eles não sobreviveriam pra natureza então só frisando isso né Eh eles podem viver três até um pouquinho mais mas com TRS anos saru já é considerado muito idoso Então as próprias células do corpo já tão envelhecidas os órgãos né e o caso da Nina Ela chegou aqui com 5 meses pra gente e o que que aconteceu é uma questão comum Às vezes a pessoa encontra um saruê e eles são encantadores né um filhotinho e tenta cuidar aí você busca na internet o que que fala lá ah dá isso isso aquilo ou você infere que que o saruê come na natureza vamos dar isso só que ele é um filhote então assim o filhote assim como um filhote de humanos ou qualquer outro animal preca precisa de cuidados e nutrientes especiais então o que que aconteceu com a Nina A pessoa inclusive com orientação de veterinário de silvestres né então às vezes a pessoa até é da área né biólogo ou veterinário da área de Silvestre mas não tem o conhecimento específico da espécie também orienta errado então essa pessoa encontrou começou a cuidar da Nina com uma alimentação totalmente errada com apoio também de outros veterinários que também não desconheciam né não fizeram de propósito fizeram com muito amor e alimentar a Nina só com fruta fruta e carne nem água era suco de laranja então o que que acontece os filhotes de saruês eles precisam muito de cálcio que é o que tem no alento materno né no leitinho da mamãe então o que que ac e o cálcio também tem precisa tá balanceado com outro nutriente que é o fósforo então se você dá muita fruta você tá dando muito açúcar nada de cálcio né não tem é zero tá no leite o cálcio né tá no brócoli no iogurte nessas coisas mas tá no leite da mãe e a carne Você dá muita proteína tem muito fósforo então o que que aconteceu com a Nina por ela não ter recebido cálcio e recebido esse outros tipos de alimento o organismo desenvolve uma condição que chama doença osteometabólica ou um nominho mais complicado que chama hiperparatiroidismo nutricional secundário que o organismo começa a rouar cálcio dos próprios ossos então uma condição que o Animalzinho começa a os ossos ficam fraquinhos começa a tá a carinha as mãos então de vez ele andar eles T os os bracinhos curtos né De vez de andar assim com a pontinha da mão elas ela começa a andar com o antebraço e o braço e o cotovelo no chão né e é muito dolorido e a pessoa com o maior amor do mundo entendendo achou que ela tava com outro problema submeteu ela a fisioterapia que foi mais ajudou ela mas foi mais dolorido ainda porque tava forçando os ossinhos né então ainda ela caiu a resistência dela e ela desenvolveu uma outra doencinha que é uma bactéria que atacou as orelhinhas dela então ela tem as orelhinhas um pouco retalhadas né então quando ela chegou para mim eu trabalhei tudo isso com ela né eu já tinha conhecimento dessa condição tem uma dieta específica cheia de cálcio que a gente dá ovo de codorna com a casca né pé de galinha batido um monte de outras coisas para reverter não reverte a condição os ossinhos dela ela continua sendo especial e tortinha mas ela para o organismo pelo menos para de roubar o cálcio dela ficar fraca então ó tanto é que ela viveu tá vivendo bem né até aos 3 anos e hoje em dia ela é uma Senhorinha ela tem cuidados especiais né ela faz parte do nosso programa de bem-estar animal aqui dentro da da todo bicho bom então ela passa por tratamentos específicos aí com veterinários parceiros maravilhosas que é ela faz acupuntura ela faz ozonioterapia magnetoterapia e faz outras terapias também assim energéticas né com Aline uma amiga distância que faz espiritual com a com a egrégora de São Francisco já assis a gente trabalha aqui o o plano físico espiritual e energético com os animais a gente acredita muito [Música] nisso h