Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
[Música] é o bicho de hoje vai falar sobre um animal muito comum de se ver nos grandes centros urbanos o urubu e para desenvolver essa conversa vou entrevistar agora veterinária Raíssa tudo bem Raíssa vocês resgataram um urubu recentemente conta pra gente como que foi um pouquinho dessa história ele chegou para gente com miase nas duas asas ele chegou desidratado anêmico entrou Quando entrou para gente já foi direto para internação para a gente poder estabilizar né o quadro do urubu foi realizado todos os exames de imagem exames laboratoriais e deu início ao tratamento teve todo um processo aí de intensivo né que a gente fala um tratamento intensivo porque eram nas duas asas Então tinha que estar pegando ali todo dia fazendo a limpeza passando pomada além das medicações injetáveis com medo né e a possibilidade de aí de acabar tendo algum tipo de devido à infecção mesmo né Raíssa Essa menina é a mesma que dá aquela bicheira no cachorro e quando você vai manusear pegar um cachorro para poder ajudar nessa parte até de curativo ele já fica um pouco ariscos meio avessos né de você poder estar pegando Como que foi o manuseio com urubu então urubu não dá para a gente ficar anestesiando são animais de vida livre né que a questão de manejo é um estresse muito grande para eles então a gente tinha que ficar pegando ali com toda a parte de cautela para gente também então EPI para gente porque são animais que machucam e a gente utilizava aí luva de Rastro a toalha e põe um pouco mais complicado porque assim a gente já tenta não manusear ele diariamente por conta do estresse e no caso dele não tinha como a gente tinha que fazer o tratamento dessa ferida diariamente então foi bem interessante tanto para ele quanto para a gente e com relação a ganhar a confiança do animal como que foi Olha eu acho que os animais acabam entendendo assim que ele está sendo tratado sabe E aí chega o momento que eles acabam antecedendo ficando um pouco mais tranquilo sabendo que tá passando a dor que tá sei que tá tendo uma melhora que tá tendo os cuidados tanto da parte de manejo como a parte de alimentar então ao decorrer do tempo foi ficando um pouco mais tranquilo né então no começo teve toda aquela parte de estresse Que animal recém chegado de vida livre né E aí conforme foi passando o tempo dos dias de tratamento ele foi ficando um pouquinho mais tranquilo não que ele seja dócil não isso mas ele fica um pouco mais tranquilo para a gente poder estar aí tratando e cuidando dele com relação à alimentação É verdade que ele só comem carniça então a maioria a maior parte da dieta dos urubus arbutres né Eles comem só a carniça animal em decomposição Porém tem relatos que eles comem frutos fruta coquinho mais o alimento base deles é a carne mesmo né a carniça animal em em decomposição esse que está aqui por enquanto como que tá sendo alimentação aqui no começo a gente fez uma alimentação forçada de papa de aves intercalava com AD que é um alimento altamente nutritivo e depois que ele começou a sentar aceitar um pouco a alimentação espontânea a gente começou a oferecer carne então era vários tipos de carne às vezes carne com assada a gente utilizava o suplemento de cálcio e agora que ele tá bem a gente acaba utilizando animais um pouco maiores né então seria presas sem batidas ou presas batidas como Ratinho ou até codorninha e a gente utiliza Esses animais para poder se alimentar e eles acompanham porque você ele ficou um período né com uma raçãozinha com uma comida manipulada agora que ele tá voltando a comer carne eles sentiram alguma diferença Ou tá normal não na verdade agora é o momento perfeito para eles né porque assim o fato de manejar diariamente tem vários fatores de estresse que interfere até o nosso tratamento então eles ficam mais imundos oprimidos o urubu ele é um dos animais que por conta do manejo eles regurgitam então você acaba de manejar ele regurgita então a gente acabava a fazer alimentação e muitas vezes eles regurgitavam é então para a gente era quase que era complicado sabe a gente tentava manejar o mínimo possível a pegar uma vez só e já fazia tudo porque a gente sabia que ele é regurgitar então agora que ele tá comendo sozinho e praticamente a gente não tem mais esse contato agora é o momento ideal para poder reintroduzir né agora a gente faz aquela reabilitação reintroduzir na natureza novamente que é isso que é o objetivo e eles andam em bando sim tem grupos de urubu né aqui no Brasil a gente tem Cinco espécies tem a cabeça preta que é mais comum que a gente vem em centros urbanos tem a cabeça vermelha amarela do mato e urubu-rei que é o mais lindo de todos e o que a gente vê normalmente que acabam tendo aí essas ações antrópicas que é eletrocução atropelamento né colisão são os urubus da cabeça preta que tem mais contato com a gente tanto que a gente vê eles acabam encontrando eles comendo lixo né junto com os carcarás porque é uma forma deles poderem sobreviver aí esse urubu Ele foi resgatado eles andam em bando e agora como que vai ser reintroduzi-lo para a natureza A ideia é sempre soltar onde ele foi encontrado então a pessoa que trouxe né a gente tem um endereço contato até a gente depois entre em contato avisando porque essas pessoas que eles resgatam eles querem acompanhar o desenvolvimento a evolução do paciente né então a gente entra em contato essa pessoa que resgatou tem o endereço onde ele foi encontrado e a ideia soltar no mesmo local porque ali querendo ou não deve ter algum parentesco tem os animais que já estavam ali né obviamente tenta soltar no lugar mais próximo da Mata não vamos supor foi encontrado no centro Urbano não é a ideia soltar ali mas aonde tiver um local mais de mata mais aberto o ideal Principalmente quando tiver mais um bando de urubu se a gente já deixa ali ele mesmo vai se organizando porque quando é engraçado quando que você fala sobre bandos ali é tudo parentesco né então é mãe tio vó filha Enfim então Aquele bando normalmente tem um parentesco com outro não são bandas que vão se juntando mas sim é um parentesco entre eles e o legal também do urubu de cabeça preta relatar que a visão dele é melhor que o fato então a gente acha que eles sentem o cheiro né da comida né da carniça mas na verdade não ele usa mais a visão do que é propriamente o fato ele o urubu-rei então é mais visão é mais pela visão não tanto pelo olfato os outros urubus é mais pelo fato mas esse é mais pela visão Raíssa onde tem Urubu tem Carcará urubu se dá bem com as outras aves na verdade mais com Carcará né a gente não vê normalmente urubus com outras aves né sei lá Maritaca pomba dificilmente é uma dupla é quase tem relatos né até de câmera mesmo que acabam tendo aquele comportamento de auto limpeza então o urubu se faz Auto limpeza e às vezes eles fazem a troca dessa limpeza então urubu limpa o carcará quando Carcará deixa e o carcará limpa o urubu então eles acabam tendo até uma amizade em relação a isso e por que que normalmente onde a gente se vê urubus se vê Carcará porque o carcará ele é oportunista ele aproveita que urubu tá lá e sabe que tem carniça ou lixo e acaba indo lá para se alimentar também então é meio que uma um grupo né eles aproveitam da oportunidade e qual dos dois é mais arisco é que assim os dois são né os dois são selvagens e os dois se você tiver contato vai acabar se machucando o urubu ele é um animal é que ele não consegue caçar propriamente a pata dele não é própria para perfurar ou agarrar ele só é utilizado ali para segurar né o animal ainda composição alimento e com o bico ele faz a dilaceração então ele faz a retirada ali da Carne o carcará não ele já já tem a questão de atacar de presa né enfim Então são animais praticamente opostos assim né um é só animal morto às vezes ele arrisca pegar uma cobra um inseto né urubu agora o carcará não ele propriamente teria que ir para casa só que ele aproveita então assim um Carcará ele se você chegar perto ele tem Agarra e o bico o urubu normalmente é mais o bico então os dois é legal não tem muito contato mas os dois se completam ali na hora da caça assim é na verdade um Aproveita a oportunidade do outro né se tem um urubu a gente vai ter um Carcará falando esteticamente muita gente olha o urubu acha feio acha que traz mal agora mas aqui a gente vê o quanto que esse animal é fantástico e bonito tem conta mais curiosidades dele por favor é que o urubu o pessoal olhando assim já tem aquela imagem Ah come carne isso é fedorenta né tem mau cheiro já a cabeça já não tem pena é esquisito mas na verdade são animais extremamente inteligentes eles não possuem as penas na cabeça por conta da alimentação Então na hora de comer boa sangue boa né dejetos de alimento então para manter a cabeça sempre limpa então é uma evolução deles as patas sempre brancas aí a pessoa fala Ah eles defecam nas patas mas na verdade eles defecam pra alto termorregulação mesmo então eles defecam para poder fazer essa regulação de temperatura São altamente condicionados né então tem lugares que eu já trabalhei inclusive com não com urubu da cabeça preta mais com urubu-rei que a gente funciona para fazer qualquer tipo colheita de sangue então assim eles são extremamente inteligentes eu sou apaixonado posso falar que eu adoro e quando são bebês são mais lindos ainda porque eles nascem brancos né que acabei de falar nada mais brancos Então são coisas mais lindas e limpinhos com relação a incidentes como vocês resgataram Esse urubu nos grandes centros acabam que aparece vários urubus machucados o que a pessoa tem que fazer de primeiros socorros é primeiramente não sair pegando urubu né porque ele pode estar Machucado mas ele não tá totalmente tem o bico tem as patas eles dão pulos então assim se encontrar um animal machucado primeiramente entrar em contato com algum órgão pode ser bombeiro polícia ambiental né para poder orientar ou saber ali pelo menos para informar que o animal tá ali se encontra machucado se de repente precisar levar em algum lugar sem procurar ter caixas né Se tiver uma caixa para acomodar esse animal encaixa nunca tentar primeiro momento colocar porque você vai acabar se machucando querendo não animar o selvagem né e ele tem ali o seu comportamento de defesa Então tem que tomar cuidado mas eu acho que primeiramente procurar órgãos competentes depois pensar isso se for deslocar ele que nem no caso o casal que trouxe para a gente eles trouxeram numa caixa mas é um animal que já tava totalmente debilitado então animal que não conseguia nem levantar a cabeça para poder se defender então foi mais fácil de trazer mas primeiramente entrar em contato e depois ver como pode ser feito esse deslocamento desse animal né pensar na nossa segurança em primeiro lugar eu sei que tem animais que são um certo de um favoritismo né que tem pessoas que gostam mais daqueles são fofinhos que nem um panda é coisa mais fofa mas às vezes para a gente poder não só gostar de um certo animal mas para poder também preservar eu acho que vale a pena a gente conhecer né E aí conhecendo tudo que o urubu faz a importância dele na parte da cadeia alimentar né ele faz aí a retirada dos dejetos dos corpos os animais em decomposição Ajuda também nessa questão da decomposição e no ciclo da terra então assim eu acho que para a gente preservar e gostar do animal acho que conhecer é fundamental e Urubu tem muito mais a oferecer assim né Não só Esse aspecto que o pessoal tem um pouco de medo mas acho que ele tem muito mais oferecer para a gente do que a gente pode pensar assim Raíssa muito obrigada por ter tirado todas as nossas dúvidas e ter passado essa mensagem e você aí de casa até o próximo é o bicho tchau tchau galera [Música]