Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
[Música] há 12 anos a on operacão Resgate Campinas atua na cidade e região para proteger os animais a gente era um grupo de amigos no Facebook que tava tentando formar e um grupo de resgate de animais porque a gente recebia muita via muitas notícias de maus tratos e não tinha o que fazer então a gente no na na rede social a gente se conheceu e fomos em busca de um cão que estava sofrendo zoofilia aqui em Campinas e a gente não se conhecia pessoalmente aí cada um quem pode ir não para não ir sozinho a gente fez um grupo e nos encontramos aleatoriamente em busca desse animal e aí tinha um policial que é um grande amigo meu hoje eh estava no meio Eu não sabia que ele era policial e a gente procurando o cachorro no centro de Campinas aí eu falei gente a gente precisa dar um nome para esse grupo né e a gente tá indo em busca de um animal daí eu vi que tinha um policial junto e falei meu vamos fazer uma coisa diferente igual o as os policiais fazem nessas operações lava-jato Toca da Onça alguma coisa assim falei vamos fazer o nosso e nós estamos na operação num operacão Resgate que era em resgate de um cão e aí ficou o nome do grupo isso em dezembro de 2012 aí nós fomos nos fortalecendo Endo tudo conhecemos mais pessoas e formalizamos a ONG como ONG mesmo em 2014 então foi um foi uma trajetória bem bacana várias pessoas novas entrando no nosso grupo o nosso trabalho foi se consolidando E desde então a gente tá atuando no caso de resgate os vítimas de maus tratos e algumas vezes de abandono porque não dá para atender todos os casos que nos chegam né como que funciona Campinas a gente sabe que tem um grande problema né de abandono principalmente maus tratos como que surgiu essa ideia de ir pra Mariana ir PR Brumadinho e agora Rio Grande do Sul Sim e eu acho que a gente precisa olhar pras pessoas pros animais de uma forma diferente Principalmente quando esses irmãos nossos estão passando por alguma dificuldade algum desastre nós não devemos ser egoístas animais tem no mundo inteiro aonde a gente quiser resgatar uma vez fui visitar meu pai em Goiânia voltei com cachorro né então assim não é uma coisa que você esc né E quando você pode ajudar o próximo acho que é muito bem-vindo isso no dia 5 de novembro de 2015 às 4:20 da tarde a barragem de Fundão no município de Mariana em Minas Gerais se rompeu trazendo a destruição do meio ambiente quando nós recebemos o pedido de ajuda de Mariana não tinha nenhuma ONG envolvida nenhum grupo consolidado a não ser o grupo a ONG da Luiza Mel que estava lá e estava fazendo um trabalho maravilhoso junto do do e junto com o grade também é para resgatar Esses animais de Mariana porque todo mundo Olha para as pessoas muitas e muitos animais acabam sendo deixados de lado tanto na parte de resgate como na hora de salvar vidas tudo né e e o pós que aconteceu a família morreu e o cachorro tá aqui então não existe esse esse apelo essa essa colaboração E aí nós nos sentimos tocadas e falamos não vamos para lá aí um grupo de voluntários aqui de Campinas eh foi pra Mariana a gente arrecadou mais de uma tonelada de doação entre cesta básica comida roupa eh medicamentos para pessoas para animais ração tudo e fomos para lá e e ajudamos em todo o processo né da das buscas dos resgates e a gente troue para para cá para Campinas três cães de Mariana que fizeram todo o tratamento aqui e foram depois devidamente adotados muito bem adotados por sinal 4 anos Depois ainda em Minas Gerais outra barragem se rompe Mas desta vez na cidade de Brumadinho região metropolitana de Belo Horizonte uma tragédia que deixou 270 pessoas mortas e despejou milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração na bacia do Rio Paraopeba a gente recebeu a mesma notícia que tinha poucas pessoas ajudando no caso dos animais e a gente falou não a gente pode fazer isso a gente não vai salvar todos mas a gente pode salvar alguns mudar a vida de alguns e um grupo aqui de Campinas e região se juntaram e foram para lá né E aí troux ajudamos em todo o trabalho lá também e trouxemos cinco cães né Aí cada ONG e cada protetor que estava junto trouxe alguns cães Então a nossa ONG assumiu cinco cães de lá e foram adotados também com o tempo e eu acho que assim a gente tem que ter essa sensibilidade de quando o irmão precisa de ajuda o próximo precisa de ajuda não só na nossa cidade mas no quando e onde você puder ajudar em abril deste ano o Estado do Rio Grande do Sul sofreu um desastre causado por fortes chuvas enchentes e alagamentos que atingiu e desabrigou cerca de 2 milhões de pessoas uma das imagens mais emblemáticas desta tragédia foi do cavalo caramelo que ficou quatro dias ilhado em um telhado em Canoas até ser resgatado por uma força tarefa do Corpo de Bombeiros da cidade de São Paulo e mais uma vez a on operacão se uniu para uma missão assim como fizemos em Brumadinho Mariana e começamos uma campanha de arrecadação de alimentos alimentos água que era o que mais precisava e ração a gente conseguiu uma tonelada e meia e mandamos uma carreta para lá até que surgiu uma oportunidade e eu não pia mais uma voluntária da ONG foi e abraçou com todo o amor e carinho a essa essa chance de poder salvar os animais que estavam lá porque eles estavam precisando muito depois que sai da mídia que saiu todo aquele au que tava as ajudas acabaram braçal falando e tem um vídeo que a voluntária está num abrigo à noite só tem ela para ajudar a cuidar de 300 cães [Aplausos] isso motivou né a gente a querer ajudar não só trazendo animais mas ajudando Esses animais lá no local limpando eh cuidando deles saindo para dar volta porque eles ficam numa num espaço de um por um é muito pequeno e estressados e com medo e doentes enfim Eh aí a voluntária foi a Larissa e fez um trabalho Impecável lá e foi quando a gente ela ia me Passando todas as informações e falando marger a gente precisa ajudar Esses animais vamos trazer alguns mesmo sem conseguir trazer uma grande quantidade de animais a ONG através do apoio do Instituto eu luto pelos animais trouxeram 16 cães que passaram por uma triagem foi bem é bem complicado porque você quer trazer todos então a a Larissa viu o os animais que eram mais dóceis mais calmos para poder até ficar na viagem né no foram mais de 20 horas de viagem e pra gente poder conseguir doá-los também porque não adianta eu trazer um animal agressivo você vai ficar comigo aqui para sempre daí por anos a gente tem animal que tá sob responsabilidade da ONG desde 2015 sem adoção Então a gente tem que fazer infelizmente a gente tem que fazer essa Triagem de escolher os que são doá veis entre aspas eh em questão de comportamento eh de se dar com outros e então foi foi essa escolha a gente falou vamos pelos que vão ter chance para quê pra gente poder abrir portas para resgatar mais por fim vieram 16 por questão de carona né porque o ônibus não era exclusivo nosso então a gente tinha que eh adaptar as vagas disponíveis então por isso que foi o número quebrado 16 mas ele foi super receptivo a gente no dia que eles chegaram eu estava aqui para receber os cães junto com ele então foi a gente já tinha preparado tudo todos os canis tudo certinho para poder recebê-los foi bem essa parceria muito importante a gente vai fazer é na verdade é um evento dos cães de do Sul Porque alguns a gente já tem eh possíveis adotantes outros ainda não então a gente tá procurando o lar temporário né E adotantes também então a gente colocou não Feira de adoção e sim um evento porque a pessoa que quiser vir falar não eu não posso adotar Mas eu posso ser lar temporário ela vem conhecer o animal aí sendo lar temporário ele sai da Clínica aí ele fica na casa da pessoa dá para socializar melhor com espaço maior pra gente ter tempo de em busca de um novo adotante para adotar um cão Gauchinho ou qualquer outro animal entre no Instagram @ operacão Resgate Campinas se tá nas nossas condições e a gente pode transformar a vida de um animal seja onde ele estiver a gente vai fazer isso seja em Campinas seja no sul seja no em Minas eh em Goiás igual eu já trouxe se tá dentro da nossa possibilidade a gente vai fazer e não é porque não tem animal aqui que a gente não vai resgatar os daqui a gente resgata muito animal aqui inclusive eh da da própria região metropolitana nas cidades vizinhas também a gente faz um trabalho pensando no animal e não pensando na cidade na região na pessoa e sim pensando no bem-estar desse animal e na no poder de transformar a vida dele tirar de uma situação de desastre ou de maus tratos ou de abandono e dar uma oportunidade nova para uma vida [Música] melhor a [Música]