Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
E aí [Música] E aí Olá pessoal hoje nós vamos abordar uma situação de calor excessivo desidratação com animal é o que que a gente deve fazer primeiro tema de hoje a internação internação é quando o animal é submetido a um local de calor muito intenso durante um bom tempo então ele fica preso entre um carro por exemplo e fica no local onde está muito tente do com forno esperto que ele acaba tendo uma internação com quais são os sinais que o que eu percebo o animal que ele tá sobre esse efeito ele tem coordenação motora ele tem náuseas ele tem vômitos pode ter diarreia profunda claro que isso não é tudo ao mesmo tempo que a gente vai reparar esse com o passar das horas a temperatura dele corporal vai acima de 41 graus celcius então ele tá febril né a gente pode ser que boca achando que ele tá só com fé é uma informação e tem insuficiência respiratória convulsões e pode entrar numa inconsciência bem profunda então a internação e o quadro grave eu tenho que observar o animal se ele não está evitar se ele não está no local que ele possa elevar a temperatura dele muito rápido porque o mundo acontecer desse animal dentro do carro com os vidros fechados Sob o Sol isso é comum de acontecer com mais que a gente aí eu deixei 3D do vidro aberto não importa mas o carro vai aquecendo é que a cena que cento e aí chega ficar muito quente com animal então o que que eu faço com animal quando eu percebo que ele tá com uma queimação água jogo Água nele Bota ele na posição de recuperação e joga água no corpo dele vou acariciando fazendo uma um carinho nele fazendo uma massagem nele posso também colocar álcool gelo ou água gelada no focinho nas almofadas da Padre funcionam desculpa nós almofada da pata dele e através das almofadas que a gente percebe que a temperatura de Volta Alta ou baixa através da trufa dele também eu tenho molhe as patas dele bota o gelo tu Ah tá ele tá eu posso também colocar água gelada e fazer com que ele consiga botar água gelada na boca do animal para refrescar um pouquinho a língua dele e se ele puder beber você tiver inconsciente agora eu moro ele tá e eu posso também se ele perdeu a consciência eu posso deixar na posição de refração que levar para o Hospital Veterinário o mais rápido possível a internação ela é passível de morte assim e rápido eu tenho outro quadro que o quadro de desidratação que ela ocorre quando o animal perde muito líquido do corpo muito rápido através de diarreia e vômitos é através de dorese muito intensa dele então quê que eu tenho que fazer com ele como é que eu percebo que ele está desidratado ele perde a elasticidade da pele você já quando você segura na pele do animal você puxa ela volta local quando ele está desgastado você puxa ela não volta ela demora muito para voltar então ele tá com pouco líquido né o globo ocular ele fica aprofundado a órbita ele o devido à falta de líquidos do corpo a respiração de batimentos cardíacos estão acelerados e fracos ele começa a ter confusão mental no sabe onde está quem não sabe onde abate nas coisas que não tá andando tão ele tá com quadro de desidratação é claro que a desidratação é de um momento para outro ela vai acontecendo gradativamente então eu tenho chance de observar como é que eu faço eu tenho que detectar o animal na posição de recuperação de preferência com a cabeça um pouco mais baixo nível do corpo e hidratar ele com o soro soro fisiológico a água é açúcar e sal e jogar dentro da boca do animal para poder tentar hidratar ele se ele queria consciência Hospital Veterinário o mais rápido possível coloca na posição recuperação Vou durante o trajeto monitorando batimentos cardíacos respiração dele e leva ele para o Hospital Veterinário tá E caso de febre se eu percebi que o animal está com febre né ele tá com focinho seco estufa seca com as patas muito secas também eu tenho e eu tenho que obedecer o corpo dele com água fresca para poder baixar um pouco a temperatura dele no gelo para eu chupar também interessante né para ele ficar lambendo o gelo coloca o álcool posso colocar álcool também na extremidade da pata do animal para poder refrescar essa pata animal é através da Pátria que a gente vê também a temperatura do animal né deixa o animal no local fresco e arejado bota o ventilador em cima dele ligares a dele bota um lugar fresco sai andando com ele no carro convence Largo do convento entrando qualquer coisa para poder arejar um animal mas todos esses três tanto a internação como a desidratação como a febre levar para o veterinário tá bom a febre baixou Por que que ele teve febre Essa é pergunta então é uma veterinária que ele fazer os exames para ver terminar de saber tá e por último para fechar o quadro de hoje eu tenho a hipotermia hipotermia nada mais é do que baixar a temperatura na forma da febre comentar e a temperatura de Potengi abaixar a temperatura animal que eu tenho que fazer subir a temperatura em baixa de e a febre aumenta de 41 a hipotermia baixa 37 Então como é que eu sei ele começa a ter tremores musculares generalizados as extremidades do corpo ficam fria as mucosas que com pálidas ele fica arroxeado que finalmente ela se torna escuras então eu tenho que aquecer esse animal mais rápido possível senão eu possa causar até um relamento nele que é o congelamento dele dependendo do frio que ele tá passando tá é congela as patas congela orelha quando ele como acontece com a gente então eu enrolo animal numa manta cheia sinais vitais dele e pulsação e respiração coloca o bolsa de água quente enrolado em pano encostado nele vou atadura em volta dele pego ele abraço ele deita em cima dele faço qualquer coisa para aquecer o animal eu tenho que ter levar para o ternário sim mas fazendo esses procedimentos Tá eu vou abraçado com ele eu enrolei numa manta posso enrolar a manta junto comigo assim que é para pegar o calor do meu corpo e vai passar para ele também enrola as patas dele e o rolo focinho dele e monitorando ali para ver se ele tá respirando e com batimentos cardíacos a E aí [Música]