Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
[Música] formalizada há dois anos a UnG Aliança do bem Nasceu de uma parceiria de nove voluntários que há 20 anos trabalham como protetores Independentes atualmente eles mantém no abrigo o total de 40 gatos e oito cães ela surgiu de uma ideia de pessoas que trabalhavam juntas já na causa animal há mais de 20 anos então a gente resolveu deixar de trabalhar assim anonimamente e fazer um CNPJ conseguir aí buscar apoio de empresas apoio de pessoas físicas e a gente resolveu então Eh oficializar ela então a gente foi assim que a gente criou a ONG Aliança do bem Silvia conta que é preciso ter olhos clínicos para o socorro dos animais quando a gente tá andando na rua a gente já vê já tá sempre antenado Então os próprios voluntários já fazem Resgate né Eh quase que semanalmente aparece um resgate de um voluntário e de um fundador Então hoje a gente tem por volta de 30 voluntários eh sazonais né que vão participam de um evento uma vez por mês e são os nove fundadores então Eh o que não falta pra gente é Resgate Porque a gente já tem esse olho Clínico a gente já busca isso a gente tem o nosso rol de conhecidos amigos parentes que sempre nos pedem ajuda né então dentro da possibilidade que a gente tem que é de espaço condição financeira a gente faz o resgate além de encontrar um lar para o animal resgatado a UnG tem como compromisso acompanhar temporariamente a adaptação do bichinho com a nova família por exemplo um animalzinho quita para adotar vocês fazem feiras Qual a regra pra pessoa poder ser um adotante levar para casa o que que vocês não abrem mão quando vocês vão vão entrevistar um adotante eh a gente tem todo um protocolo a gente na feira a gente tem um a pessoa preenche um formulário que são 16 folhas onde a gente ali tenta eh também conscientizar a pessoa né a gente antes dela começar a preencher tem uma série de perguntas você tá preparado para adotar você tem espaço todos na casa estão de acordo ali ali já é uma reflexão para essa pessoa feito isso ela vai preencher todos os dados ali a gente vai analisar ver se tá tudo certo se tá tudo de acordo tando tudo de acordo a gente faz aí ali é só um formulário de pré adoção Aí a gente faz um contrato e a pessoa então pode estar retirando ou a gente vai mesmo entregar o animal dependendo do caso eh e o mais importante eu sempre falo isso até do que a entrevista do que tudo ali a gente vai fazer uma uma prévia né é o pós que é o qu a gente dá forte ligar pra pessoa perguntar como é que tá não tem medo não ter medo da pessoa falar olha não adaptou vou precisar levar de volta se a gente faz isso a gente vai ter sempre um feedback da pessoa a gente vai saber se foi uma boa adoção e a pessoa vai se sentir mais eh cobrada então ela vai se caso não der certo ela vai nos nos procurar e procurar fazer a devolução que é o mais importante porque de repente você doa e aquela pessoa depois se desfaz né Isso tá no documento que não pode ser feito mas às vezes acontece então a gente o nosso maior pré-requisito é a pós doação o acompanhamento após a adoção uma realidade muito comum e que poucos conhecem é que infelizmente vários animais são devolvidos seja por não adaptação ou por serem especiais como a gatinha pelúcia que possui características e comportamentos diferentes comparado a outros felinos então uma gata que dificilmente será doada a gente até gostaria mas a gente acha difícil então é uma gatinha que vai ficar para sempre aqui no gatilho a gente espera aqui por muitos anos então a gente cuida dela de uma forma diferente especial dentro da do perfil dela porém é uma gatinha que é é mais dispendiosa do que qualquer outro porque ela exige um cuidado especial Às vezes a gente tem que dar uma alimentação diferenciada e como ela tem vários né então isso é um exemplo de animal que veio e que não sai vai ficar aqui para sempre né é uma Fili otona de quase um ano da raça Draco italiana que chegou na ONG para ser cuidada e não cair em mãos erradas e virar uma matriz nome dado a qualquer fêmea de canil ou criadouro para gerar filhotes para serem comercializados agora ela vai ser castrada porque é uma raça que o pessoal utiliza muito como Matriz né Por ser uma raça até Rara então ela vai ser castrada ela já está com as vacinas em dia e posteriormente Ela será colocada para adoção na verdade a gente já tá divulgando né mas a gente quer também uma pessoa que tem esse perfil que tem espaço tempo para brincar porque vocês podem ver que ela adora brincar né Fiona ela é uma cachorra que gasta muita energia não só a Fiona também que é uma raça mais complicada e delicada existe muito problema nas ongis a respeito do tamanho do animal a pessoa adota o animal achando que ele vai ficar daquele tamanho para sempre porte pequeno e não vocês têm muito problema muitos problemas com isso sim a a gente na feira principalmente de adoção as pessoas primeira coisa que ela fala vai ficar grande e geralmente são animais de dois meses a gente não tem como fazer até porque é sem raça definida então pode ser mistura de pai grande com mãe mãe pequena então o que a gente sempre aconselha você quer porte pequeno pega um adulto pega um de 12 meses 1 ano não vai crescer mais e você já tem a definição do porte se você não tem essa disponibilidade para ter um animal de porte maior Evita pegar filhote pega adulto ou com 5 meses que você já tem uma boa noção o filhote geralmente você não sabe se você não sabe o pai e a mãe que tamanho que ele vai ficar Então procura adotar os adultos Às vezes a pessoa fala ai já tem um ano para ele é como se fosse velho um ano é bebê ainda então você pode estar adotando Quem pegar filhote tem a consciência que pode sim vir a ter um animal de 15 a 20 kg e também tem o caso quando você for adotar um animal adulto já sabendo do porte dele e o tamanho Às vezes a pessoa quer um animal mais sossegado eu acho que ali caberia indicar um um animal idoso não é verdade sim a gente também fala isso né a pessoa fala ah ele vai bagunçar vai vai bagunçar a gente não não filtra nada porque a pessoa tem que ter consciência daquilo Então se ela for adotar é a chamada adoção responsável ela tem que saber isso então como você falou uma ótima sugestão é pegar um mais idoso ou mesmo um de 3 4 anos que já passou essa fase de comer chinelo de bagunçar tá então é legal porque ajuda né porque são os mais difíceis de doar a pessoa tá ajudando e ao mesmo tempo ela vai ter um cão mais do perfil dela lembrando que quando você adota um animal de uma ONG você vai estar abrindo espaço para outros animais serem resgatados e salvos isso é perfeito porque a gente só consegue pegar mais animais resgatar mais animais quando diminui o nosso fluxo porque a gente não tem como eh fazer vamos dizer assim acumular mais né a gente tem que ter esse cuidado para que a gente não vire um acumulador né a gente tem que dar qualidade de vida e para isso a gente precisa doar é por isso que a gente faz três feiras no mês né então assim é para ter esse fluxo mesmo de saída de animais para que possam estar entrando outros e foi conciliando os resgates que surgiu o projeto hidratacão a gente vai através do hidratacão que é um hidratacão patrocinado eh por empresas cada empresa que patrocinar um ela consegue eh a gente consegue fazer um comunitário em bairros carentes a gente já tem um mapeamento para colocar 200 até o final desse ano 2024 aqui na cidade de Campinas a gente tá em expansão também para colocar nas cidades ao arredores tá mas aqui em Campinas são 200 quem vai fazer a doação da Ração é o banco de ração né que a gente já conseguiu isso conseguimos a liberação da prefeitura para isso também eh aonde ele será instalado os comunitários terão pessoas responsáveis para evitar a questão da dengue e tudo mais né então cada pessoa vai ficar responsável por esse hidratacão comunitário que vai ser hidratacão E comedouro então ali um animal de rua vaier poder chegar se alimentar beber água e se você quiser adotar os bichinhos que aparecem na reportagem ou até mesmo ajudar a on é só entrar em contato com o Instagram alianç bem.org.br [Música] [Música] Y