Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
[Música] não é o bicho de hoje nós vamos explicar o porquê não pode dar chocolate para o cachorro e por isso eu estou aqui com a veterinária Michele Barros muito prazer Michele muito prazer Luana obrigada pelo convite prazer é todo meu e Doutora porque eu não posso dar chocolate para o meu cachorro então Luana excelente pergunta acontece que o chocolate ele tem na sua composição o que a gente chama o elemento chamado de até o bronina essa até obromina é extremamente tóxica para os animais né e a ingestão dessa teobim aqui na verdade faz parte é uma das composições aí do cacau faz com que a gente tenha vários vários eventos adversos nesses nesses animais né então a gente não deve dar chocolate aos cães nem aos gases às vezes com a própria desinformação do tutor né em achar que o chocolate é inofensivo e que pode dar não vai dar só um pedacinho não tem problema nenhum e eles acabam ficando com pena né com dó do animal que fica pedindo o chocolate né No momento que eles estão comendo e também porque às vezes tá de fácil acesso e eles acabam roubando mesmo esses chocolates né e acabam fazendo aí uma alta ingestão é importante falar Luana que para você ter uma ideia em torno aí de mais ou menos uns 100 a 150 gramas de chocolate principalmente o chocolate amargo né que ele tem uma maior composição aí de cacau pode já trazer sinais de intoxicação severos e numa proporção aí de em torno de mais ou menos 250 gramas de chocolate por quilo que esse animal faça a ingestão pode ser Fatal como que eu identifico né os primeiros sinais de intoxicação Então tudo vai depender da quantidade de chocolate que ele ingeriu né então acho que até legal falar da diferença do chocolate branco para o chocolate preto né no chocolate branco a gente não tem essa essa teobimina que é o grande fator aí intoxicante mas ainda assim eles podem ter efeitos gastroentericos Então como vômito e diarreia dependendo da quantidade que eles façam a ingestão agora no chocolate preto né ainda mais tendo essa concentração alta de cacau que a gente comentou geralmente começa com um quadro gastro entérico então vômito diarreia Às vezes fico mais nauseados Mas dependendo da quantidade eles podem ter alterações neurológicas severas então às vezes até convulsões e outras alterações esses quadros de excitação né que o tutor percebe que o animal tá tem um comportamento diferente e por vezes até como eu comentei pode chegar a Fatalidade e isso quando acontece quais assim os primeiros socorros né que a gente como tutor pode ter com animal então percebeu que fez a ingestão de chocolate não sabe quanto foi essa injeção não espera né o ideal é procurar ajuda procurar o médico veterinário mais próximo explicar o que aconteceu se a gente se o veterinário percebe né isso essa ingestão Foi perceptível numa num período aí de duas três horas após a ingestão o veterinário pode fazer algumas manobras para fazer com que esse paciente coloque né esse conteúdo gástrico para fora e diminua esse processo de gestão e depois absorção intestinal e para você ter uma ideia essa essa teobromina né que é uma xantina ela leva em uma média aí para ser metabolizada pelo fígado a gente tem aí de às vezes três quatro dias para conseguir uma metabolização completa né então é sério né às vezes principalmente quem tem criança em casa ou como eu comentei tem dó do animal acaba é só um pedacinho mas assim nem um pedacinho né não é para dar não É aconselhável e sim a gente pode ter problemas sérios Doutora existe outras opções mais saudáveis né caso o tutor fica com dó né do Pet e queira dar um agrado sim existem formulações né Tem produtos prontos já que a gente consegue e lojas específicas né para animais existem algumas formações aquela que a gente pede para fazer mesmo mas nenhuma delas contém o cacau né então nós temos por vezes até mimetizando um chocolate né numa coloração né um formato agrada muito mais o tutor né naquela perspectiva de dele lá estou dando um chocolate porque o animal ele não tem essa consciência né O que ele receber ele vai se ele tá pedindo ele foi receber algum agrado ele vai ficar feliz né Mas petiscos a gente tem várias no mercado é importante só é que a gente faça essa diferenciação O que é de pet é de pet que é de humano é de humano né são a gente fala do chocolate mas existem várias outras várias outras alimentos que nós consumimos e que são potencialmente tóxicos para os cães e gatos por exemplo época de Natal né que as pessoas costumam ter mais Uva em casa uva passa né as Uvas elas de uma maneira geral São potencialmente néfrotóxicas né então fazem muito mal aos rins né outras frutas alguns grãos também são cebola Nossa é tão comum Às vezes a pessoa falar é cozinha em um arrozinho aqui tão gostoso né com uma cebolinha Aí ele dá um dia aquela aquele arrozinho no outro dia ele dá de novo arrozinho e esse paciente vai tendo uma intoxicação por cebola né e outros temperos então é sempre importante ter uma orientação de um nutrólogo veterinário ou de um veterinário toda vez que a gente for querer fazer uma introdução é uma dieta diferente daquela que é específica para a espécie porque a gente pode trazer prejuízos à saúde do animal muito obrigada por esclarecer a dúvida Doutora Eu que agradeço agradeço muito obrigada E você em casa mais cuidado com a alimentação do seu Pet e até semana que vem com mais dicas até mais um beijo [Música]