Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
[Música] estamos hoje aqui no Instituto invita pet para poder falar do grupo de acolhimento acolhendo e liberando com amor esse grupo é para poder estar acolhendo e ouvindo as pessoas aí de casa que perderam seu animalzinho né que hoje em dia tão considerado como membro da família é para falar sobre isso estamos aqui com a doutora Camila que é idealizadora desse grupo de acolhimento né Doutora Camila como que surgiu essa ideia de estar fazendo esse grupo esse projeto surgiu de bastante tempo de experiência na clínica eu tenho bastante tempo aí caminhado e acompanhando pacientes e tutores neste processo né e pude observar que quando a gente tem este caminho de um diagnóstico ou de uma doença que a gente já não consegue trazer notícias boas né quando a gente traz esse essa informação para esse tutor no mesmo momento a gente tem um choque né a gente fala é uma monta de emoções que vem que a gente inicialmente sempre pensa no pior a gente nunca pensa que existe um caminho aí para percorrer mesmo diante de um desafiar de um diagnóstico desafiador então isso Surgiu da gente ver que como que a gente pode acolher esses tutores que estão passando por este processo que recebem este esse diagnóstico que tem animais em doenças terminais que estão em processos paliativos e que estão sentindo aí o desafio de olhar para esses animais e realmente ver o fim né a gente tem na nossa cultura uma dificuldade em olhar para morte né E esse olhar que a gente começa a colher e ampliar um pouco a gente consegue mesmo na morte existe uma beleza então a ideia desse projeto é que a gente possa se acolher ouvir história de outros para que outros mostrem o que estão passando e que aqui a gente possa se somar né trazendo esse acolhimento orientando neste processo estou avisando né porque o processo ele vai seguir mas como a gente pode olhar para isso de uma forma mais leve então a ideia que são esses encontros para que a gente possa realmente ter um ambiente seguro e terapêutico para que as pessoas possam colocar realmente o seu sentir a sua tristeza a sua dor porque hoje a gente tem um julgamento muito grande né quando a gente fala ah e o meu cachorro morreu e as pessoas falam Ah é um exagero e não hoje eles são membros da família eles estão colocados numa situação que a perda de um animal Ela deixa a gente de cara com a perda dele e abre um portal de emoções e sentimentos na gente e que muitas vezes é difícil de lidar né então a ideia desse grupo é isso que a gente possa se acolher e liberar com o amor Doutora Quem pode participar todo mundo pode participar o grupo é um grupo aberto tá A ideia é que a gente trabalha com os tutores que estão passando por este caminho então com animais idosos paliativos animais jovens mais com diagnóstico mais desafiador e também para aqueles que já passaram porque muitas pessoas não conseguem sair do luto dos seus animais então A ideia é que aqui a gente trabalha e isso também porque sim o luto existe o luto precisa ser respeitado precisa ser acolhido mas tem um momento que a gente precisa sair dele né então a ideia do grupo é isso também então quem já passou pela perda e se sentir que precisa desse olharzinho que quer andar de mãos dadas um pouco com esse grupo vai ser muito bem-vindo também e ele é pago como que faz para participar Os encontros são gratuitos tá a gente tá pedindo só para fazer a inscrição aqui no Instituto pra gente eh organizar o número de pessoas mas são encontros gratuitos que vão acontecer sempre uma vez no mês tá e é somente animalzinho e Fase Terminal animais que estejam aqui dentro da Clínica ou não é aberta é um grupo aberto tanto tanto para colegas veterinários que sentirem a necessidade também estarem trazendo um pouco porque nós veterinários Também passamos por tudo isso né com os animais e a gente depara muito com as nossas questões também em lidar com isso porque acaba que a perda de pacientes é uma coisa um pouco de rotina pra gente mas isso não quer dizer que também não doa né então vai ser esse lugar para que a gente possa realmente estar conversando mais sobre isso sem o olhar de julgamento sem falar nossa que exagero não aqui não existe exagero nenhum aqui existe a gente expressar a nossa dor e poder fazer algo de bom com isso que ela impulsione a gente para ir para um outro lugar Doutora sem esse olhar de julgamento quais assuntos vocês pretendem abordar porque ainda agora né conversando em que atrás dos bastidores a gente conversou que não tem filhote né não tem filho animal Então como que você pretende trabalhar isso com a pessoa que né já já está em de luto com seu animal sim na verdade isso é uma grande questão que tá vindo hoje para consciência de todos que é os animais eles não podem entrar em lugar de filhos e é o que realmente hoje a gente tem acontecido porque que essa esse processo de perda de caminhar para morte é tão difícil porque na verdade eles acabam espelhando muitas das nossas questões então sim muitos casais que não tiveram filho tem um animal como um filho né E aí tira um animal do lugar de animal e isso também não é bom para o animal porque fica numa relação pesada e o animal ele tem um lugar especial dentro da família isso não quer dizer amar menos mas ele é um animal né e aqui a gente vai dar espaço para que ele possa ser protagonista da vida dele ele é um animal isso não quer dizer que ele é menos ele é só um animal Doutora Qual dia escolhido para reunião e o horário tá esse primeiro encontro vai ser vai acontecer dia 6 de Março das 19 às 20:30 aqui no instituto em Vita Pet e no dia do evento a gente vai estar trazendo a data do próximo evento que vai ser ocorrer no mês de abril tá mais alguma informação você gostaria de passar alguma curiosidade eu queria convidar as pessoas que estão passando por isso ou já passaram ou conhecem alguém que estão dentro deste processo que realmente é um processo desafiador mas que sinta que aqui vai ser um lugar para que a gente converse com todo mundo sobre esse assunto que a gente possa expor um pouquinho os nossos sentimentos de uma forma amorosa respeitosa lúcida né E que fique um ambiente terapêutico de muito respeito então se você sentir você vai ser muito bem-vindo de estar gente aqui com a gente no dia 6 obrigada muito obrigada doutora e você aí de casa que está com algum animal acamado ou sofrendo pelo luto se inscreve venha até aqui o Instituto o endereço é Rua Augusto César de Andrade 1372 Nova Campinas ou para mais informações o WhatsApp é 99792035 [Música]