Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
[Música] o grupo de apoio ao animal de rua mais conhecido como gar luta oficialmente desde 2001 contra o abandono e os maus tratos de cães e gatos no distrito de Barão Geraldo em Campinas uma organização sem fins lucrativos que dependem 100% de recursos vindo de bazares rifas lojinha virtual eventos beneficentes créditos semestral da nota fiscal paulista e doações mensais ou esporádicas há 30 anos eu comecei a reparar que havia muitos animais ah soltos na rua no início eu achava que eram animais que tinham donos mas logo Descobri que não é Não era essa a verdade eles estavam sempre Famintos havia muita as mães com filhotes e aí começou F Gente o que que é isso como que você como de onde aparecem né esses animais aí eu fui atrás com uma outra amiga minha que já não tá entre nós e a gente começou a descobrir que eram animais jogados na nas ruas que as pessoas não estavam Aim de cuidar mais abandonavam né E aí a gente colocava dentro de casa eu sempre Mori em casa com quintal então ia colocando esses negócios todo mas também tem um limite né toda a estrutura da família começou a reclamar toda a família começou a reclamar aí a gente teve a ideia de fazer de vamos castrar vamos começar a castrar Ingrid é médica veterinária e há anos é voluntária do gaar se dedicando diariamente à causa animal e eu trabalhei também com outras outras ONG sempre ajudando em ajudando todos né porque você sendo veterinária você acaba inevitavelmente ajudando quem precisa e eh Em algum momento como o Gar trabalha mais aqui em em Barão Geraldo eu comecei a ajudar o Gar sempre ajudando a resgatar e castrar o objetivo realmente é castrar para não precisar resgatar porque as pessoas deixam cruzar e depois não querem os filhotes porque tem oit no 10 filhotes e aí que lembram de uma ONG antes disso não lembram esse movimento da castração tava começando a surgir no no país a gente nem sabia mas ah vamos castrar ela concordou e a gente começou a castrar e castramos um castramos dois e e foi assim né e de repente isso aglutinou pessoas que também estavam preocupadas com o problema né e e vem um vem dois Vem três a gente fala vamos vamos fazer então uma organização para ver se a gente consegue atuar com mais eficiência foi daí começou o Gar por não ter abrigo para os animais o Gar não realiza resgates e e só conseguem ajudar um bichinho quando há um lar temporário disponível atualmente a ONG conta com 63 animais distribuídos em quatro lares temporários entre Cães e Gatos sempre com a missão da castração de uma certa maneira é um se se não a primeira é uma das primeiras organizações aqui em Campinas a fazer a castração a promover a castração tá E foi um negócio interessante porque logo a coisa pegou então muitas pessoas nos ligavam olha eu quero castrar meu cachorro a gente cobrava um valor mínimo eh e e no começo era uma veterinária depois as veterinárias começaram a nos procurar eu quero fazer parte desse processo então eu sempre falo que é uma ideia que tava madura já e que essa ideia nos usou como canal para implementação aí vieram na ca vieram outras unges com propostas também de castração Porque até então não havia isso e foi muito interessante que isso começou a pular ão todas as ongas que surgiram depois tinham essa proposta não de acumular animal e fazer um grande abrigo de animais que ficam lá presos o resto da vida mas antes promover a castração deixar o animal devolver o animal pro pro seu dono né e impedir esse ciclo indiscriminado de procriação e o objetivo da ONG é realmente castrar nós não queremos que os animais deem cria chega de ficar pegando o filhote Alé de evitar doenças a castração também pode ajudar a acabar com o abandono no dia 17 de Janeiro duas cachorras e 14 filhotes foram abandonados em frente uma pet shop no distrito de Barão Geraldo segundo a lei 9605 abandono de animal é crime com pena de prisão e multa conseguimos encontrar essa senhora ela foi intimada compareceu à Delegacia confirmou os fatos que na verdade ela tinha os mais todos esses filhotes e depois disso por conta de dificuldades financeiras ela alegando que não tinha como mantê-los resolveu deixá-los naquele local que seria uma um pet shop acreditando que Eles teriam ali a obrigação e não só isso mas tem a possibilidade de cuidar dos animais ela foi ouvida por confirmar os fatos Esse foi tudo tomado a termo e então ela responderá pelo crime do artigo 32 como eu bem disse pois bem esses animais nesse meio tempo essa essaa estabelecimento comercial em contato com uma ONG Conseguiram fazer uma doação responsável desses animais que eram filhotes então eles estão bem foram confirmado esse fato também mas ela também foi Além de responder criminalmente foi orientada em relação a como deve proceder em relação aos animais e uma série de medidas que é o que fazemos aqui no setor dos animais entre as Tom entre tomarmos as medidas de polícia judiciária em vez ela pedir ajuda para castrar essas fêmeas não ela deixou nascer e depois abandonou abandonar é crime então o que que a loja fez primeiro que que nós vamos fazer com duas fêmeas adultas a extremamente bravas porque estavam defendendo a sua cria a cria tinha 5 dias de idade eram bem pequenininhos e eles me chamaram para ver se eu conseguia pegar e fizeram um BO a gente tem que ir até o fim porque isso não se faz tem que pedir ajuda antes que aconteça ou conversar com ma on não amarrar e ir embora quando alguém se propõe a ajudar seja como for principalmente oferecendo um espaço e tempo para colher um bichinho o Gar viabiliza ração casinhas areia para gatos vermífugos e medicamentos ou seja toda a assistência necessária para o voluntário conseguir auxiliar o animal eu faço toda a parte técnica de saúde dos animais eu como eu vacino eu conheço cada um dos animais então Eu fotografo eu mando pro grupo da da das redes sociais eu eh mando o filhotinho a foto dos cachorros para o grupo do cadastro de novos animais para entrar no site eh as fotos e defino Quais são os animais que vão pra feira né Eh que já tem uma dua pelo menos duas doses de vacina importada a gente não usa vacina de loja porque a gente eu testei na Unicamp elas realmente são mais fracas do que as vacinas importadas e isso as pessoas não sabem mas é importante saber e então os animais vão pra feira tem todo sábado tem feira numa determinada loja a gente faz só uma vez por semana aos sábados de manhã e depois traz de volta pro seu mesmo lar temporário o pedido por um cãozinho ou um gatinho de estimação Com certeza está presente em muitas famílias por isso Helena que tem 5 anos veio acompanhada de sua mãe e sua amiga até um dos lares do gaar para conhecer uma cadelinha já adulta que será o seu novo amor Helena qual dos dos animaizinhos aqui você escolheu ajudou sua mamãe a escolher para levar para casa [Música] eu vou a Lalinha Alice Marie já tem três cachorros mas acha que ter mais um bichinho nunca é demais Qual dos cachorros aqui você gostaria de levar PR casa o pra casa eu gostaria de [Música] levar um dos Dal Matinhas Por que que você gostou mais dos Dal Matinhas porque a minha mãe gosta muito de dalmata Então você vai convencer sua mamãe de vir aqui adotar também [Música] sim se você quiser adotar um animal ou ser voluntário Acesse o site gaar [Música] campinas.org n