Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
[Música] [Aplausos] Hoje o El Bicho vai mostrar para você aí de casa que os cavalos são verdadeiros terapeutas. A prática é milenar. Já no século 4 antes de Crist, Hipócrates recomendava a equitação como tratamento, mas foi no século XX que a ecoterapia ganhou força como método terapêutico estruturado. O movimento do cavalo é parecido com a marcha humana. Isso estimula o cérebro e o corpo a responder de forma natural, desenvolvendo equilíbrio, coordenação e até autoestima. Durante o atendimento, né, o cavalo, através da sua passada, ele realiza um movimento tridimensional que com isso gera 21.000 estímulos tônicos durante esses 30 minutos de atendimento que são passados, né, por corpo dessa criança, que tem essa estimulação e com isso a gente tem outros benefícios ganhos com esse movimento tridimensional que ele gera. Normalmente, né, as indicações são pacientes com paralisia cerebral, AVC, microcefalia, esclerose, né? A gente também tem bastante agora procura de autista, TDAH, crianças com hiperatividade, né, ansiedade e até mesmo pessoas, né, com depressão também a gente ajuda, consegue trabalhar nessa parte. A Tiffany, ela tem síndrome de charge todos os acometimentos, né? Então, ela é marcada pelas múltiplas deficiências, né, baixa visão, surdez, né, mas eh esse é o diagnósticos. A ecoterapia ela oferece muitos estímulos, né? E é uma terapia complementar que é um divisor de águas nas vidas das crianças. Então eu conhecia um pouco do da ecoterapia, né, o trabalho em si. Andei fazendo pesquisas, né, quando veio o diagnóstico da Tiffany. E quando a gente percebeu uma certa aptidão dela para est fazendo, né, e praticando, a gente achou interessante buscar. E aí eu conheci a Montart em 2022, a gente buscou o trabalho, né? E logo de cara a gente já percebeu, né? Logo de imediato assim, a gente já percebeu o contato da Tiffany com o cavalo, né? Ela a princípio demonstra um certo receio, mas depois ela já começou a amar a prática. Então a ecoterapia foi algo revolucionário pra gente, né? né? Então, a gente já sabia mais ou menos o benefício, o que que tinha, o que que poderia proporcionar e percebemos depois com o início das práticas que realmente é tudo aquilo e muito mais do que a gente buscava. Mas não é qualquer cavalo que pode participar. Os animais passam por seleção e treinamento. Precisam ser calmos, dóceis e seguros. O ideal é que iniciem as atividades por volta dos 5 anos. A gente preza bastante a mansidão do cavalo. O cavalo tem que ser manso, dócil, não tem movimentos previsíveis, imprevisíveis, por conta que os praticantes vão ter movimentos bruscos em cima. a gente vai usar bola, brinquedo. Então, o cavalo, o essencial do cavalo é a mansidão e o temperamento. Os cavalos da ecoterapia, eles têm uma rotina bem equilibrada, começando pela alimentação, né? São feno balanceado, ração balanceada, vermificação, eh, veterinário, se preciso, é calendário de vacinas anualmente. E a o preparo do cavalo, primeiramente a gente escolhe o cavalo, né? traz o cavalo para cá. A gente vai adaptar ele ao ambiente primeiro para ele ver o ambiente, ver as mudanças do ambiente, mudanças de de lugares, cavalos diferente. Depois a gente começa a dessensibilização do cavalo. A gente vai treinar o cavalo. Primeiramente eu vou montar no cavalo. Vou trabalhar o cavalo normalmente, galope, trote, vou trabalhar ele na pista. Depois eu vou tentar pegar uns brinquedos e aproximar os brinquedos dele para ele não ter medo de barulho em cima dele, movimentos bruscos. Eh, os praticantes vão deitar em cima, ele não pode ter medo, vão passar a mão na garupa, ele tem que ser bem dessensibilizado. Um cavalo maior, ele vai ter sempre uma passada maior. Aí, então ele ele vai dar um movimento um pouco maior. Um um cavalo menor, ele tem o passo um pouco menorzinho, então o estímulo é mais rápido, porque a passada dele, ele vai andar um pouquinho mais rápido. Já o maior, a passada dele vai ser um pouco mais longa. Eh, aí depende a gente escolhe o tipo de cavalo pro tipo de praticante. A gente preza mesmo pela mansidão, como eu falei para você, a gente usa tanto cavalo como égua, não tem não tem eh não tem contraindicação nenhum tipo de cavalo. É, mas tem o que a gente preza mesmo é a mansidão e a e o temperamento do [Música] cavalo. Os ganhos vão além do físico. A ecoterapia ajuda na fala, nas relações sociais, no desenvolvimento cognitivo e na autoconfiança. O ambiente lúdico e o vínculo com o cavalo tornam a sessão única. Cada sessão é conduzida por uma equipe multidisciplinar. Psicólogos, fisioterapeutas e pedagogos trabalham em conjunto com equitadores, adaptando cada exercício às necessidades do praticante. A gente tem o ganho de equilíbrio, do controle postural, do fortalecimento de tronco, né, coordenação motora, eh, a noção espacial. Então assim, são diversos ganhos que a gente tem de contribuição, tanto com o movimento tridimensional que cavalo gera, quanto também com o auxílio das terapeutas. A criança normalmente ela ela chega, né, pra gente, ela às vezes muitas vezes, dependendo das condições da criança, ela tem já um contato com o cavalo, às vezes ela já ajuda até a guia, o condutor encilhar esse cavalo, passar um pente e tudo mais. E a gente faz o processo de montaria, que aí a criança monta no cavalo, a gente sai pro atendimento e aí realiza muitas vezes também alguma atividade complementar, né, de coordenação motora, né, utilizando alguns brinquedos, algum outros recursos terapêuticos. E depois da execução, a gente vai falando pra criança: "Olha, agora a gente tá finalizando o atendimento que a gente vai acabar, que muitas delas depois não querem descer do cavalo". E aí a gente consegue fazer o finalização desse atendimento. A gente tem algumas contraindicações, né? eh, por exemplo, né, criança que não tá com controle medicamentoso de convulsão, eh algumas alterações de uso de sondas, eh a luxação de quadril, então são escoliose acentuada. Então a gente tem algumas eh contraindicações que assim a gente faz também uma avaliação que a gente vai ver de cada caso o que que dá para assim realmente, olha, tem essa condição, mas dá pra gente fazer uma adaptação? Ah, dá, não dá. E às vezes realmente a criança não vai poder às vezes mais ter malefícios do que benefícios. Então a gente contraindica o [Música] atendimento. Na ecoterapia, o cavalo é mais que um animal, é parceiro, é ponte, é cura. E cada passo que ele dá é um avanço na vida de quem encontra nele um novo caminho. Os cavalos, assim, eu não sei nem explicar, né? Eles são seres mágicos. Assim, quando o praticante já sobe na rampa, o cavalo já ele mesmo se direciona o pescoço para sentir o cheiro do praticante. Eles já conhecem os praticantes. O cavalo ele gera, né, essa autoconfiança pra pessoa que tá montada, né? Então ele se sente, tá em cima do cavalo, essa eh igual tem pacientes que não andam, né? Então ele tem essa opa, consigo andar. Então assim, é uma dependência muito grande que o cavalo gera para esse indivíduo que tá montado. Então eh é super importante as pessoas que fazem, gostam, se sente bem, né? Então até pessoas que estão depressivas, né? Dá esse cuidado pro cavalo, né? Uma hora passa o pente no cavalo, escova, então esse cuidado que a pessoa gera começa, vamos falar assim, né? é, abraçar o coração dela. E aí ela, assim tem vários ganhos aí nessa parte, ele traz uma independência para esse paciente, eh, essa autoconfiança, essa autoestima que muitas vezes a pessoa não tem, né? Tá defasado ou até mesmo, né, crianças com paralisia cerebral que não andam, né? E aí com o cavalo ela consegue ter esse tipo de passada, né, esse estímulo. Então assim são fora, né, que tem as crianças gostam muito de abraçar o cavalo, ele é mais quentinho, então tem todo esse afeto que é super importante assim para um desenvolvimento. Todas as crianças, cada uma tem as suas características, né, os seus afetos com a gente, né, nosso carinho, nosso vínculo, mas assim, todas são especiais pra gente. A maior conquista, sem sombra de dúvidas, é a interação. a interação com as pessoas, a interação com os animais, principalmente, é o ganho dos marcos motores, né? Então, as transferências de posição, postura, equilíbrio, ela já está começando a ter ganhos de marcha independente, então foi revolucionário. Eu digo que eu tenho uma filha antes da ecoterapia e outra filha depois. E com certeza essa outra filha depois é a melhor versão de todas. [Música] เฮ [Música] [Aplausos] [Música]