Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
E aí [Música] E aí [Música] a de cima paisagem impressiona o verde toma conta desse cantinho de Jaguariúna a [Música] E aí e É nesse espaço rodeado pela natureza que especialista se unem por um único motivo espalhar o bem é demais bem eles são você vê que eles faz aquele com carinho mesmo sabe com amor e aqui trata tanto um contra o outro tudo igual não tem diferença entre pais criança entendeu é isso acho que é o diferencial que acaba mexendo com a gente né Esse lugar aqui encanta tanta gente tem um homem centro de equoterapia de Jaguariúna considerado o maior centro de reabilitação da América Latina aqui um cavalo virou companheiro da filha da Flávia de marcha e marcha a menina vai conquistando resultados é ótimo viu pela primeira vez que ela fez abaixo de Deus Lógico que vai ser a pia que levantou ela que ela não tinha essa controle eu já tenho hoje ela não tinha nada disso hoje ela tem e hoje eu já tô percebendo a pouca coisa mas a gente é é questão de como é que eu vou te explicar uma coisa mínima que seja ver a diferença entendeu mas porque o cavalo ele tem um andar também tridimensional ele faz o movimento para frente para trás para um lado e para o outro né E isso acaba gerando diversos estímulos mandando e temos lá no cérebro né no sistema nervoso e aí esse estímulo ele gera Responde lá na musculatura da criança né que acaba sem tendo essa melhora tanto da parte daquele híbrido da coordenação motora a parte cognitiva também da criança hoje 20 animais fazem parte do centro de equoterapia um trabalho e tanto que tem mudado a vida de 400 crianças e adolescentes e diminuiu as quedas que ele caia muito ele tá mais é ativo corre bastante fala bastante que ele também nem falava quando ele veio aqui então tudo modificou para o tratamento dele tá é tão é bom Foi muito bom cada passo que o Alisson da é uma vitória muita coisa mudou desde que veio para cá para não ficar em cima de uma cama e para os os os outros ficar mais forte você já tá ficando forma sim sim Oi e a cada encontro com os animais uma sensação diferente é E aí e quem diria que a paixão pelos cavalos com um dia e a salvar a vida de pessoas começou praticamente assim sem querer né eu na época era diretor de Hipismo da cidade de Campinas e um rapaz apareceu lá me pedindo um espaço para fazer aqui terapia Eu não conhecia nada e fui comecei assistir o trabalho dele comecei a estudar a respeito me apaixonei pela coisa na aí fica naquele momento não deu certo aí eu tinha comprado esse áreas para fazer uma recuperação de cavalos a isso aí não vou transformar para recuperação humana aí vem para Jaguariuna conversei com o prefeito ele falou que tinha 14 crianças Apenas não vamos começar com as quatro não tem problema fiz uma reportagem no jornal que estava aqui plantando aqui apareceram 50 pedido de vaga acho que é para cá nunca mais parou ficar mais fator graças a Deus nós estamos sempre conseguindo atender essas crianças hoje são 400 aqui tudo é gigante assim como os cavalos que é diferente tudo adaptado para crianças bom então é que tu já é preparado para criança especial mesmo este é um dos lugares preferidos do Eric só que é muito mais que uma brincadeira depois que ele começou aqui Faz nove meses que ele tá fazendo aqui Já teve bastante diferença nele desenvolvimento dele muito bom Nossa eu tenho gostado muito mas é na pista onde tudo acontece a cada sessão uma criança ou o adulto vai criando vínculo com um animal né então assim é muito bacana de você vê essa proximidade né e o quanto que assim eles têm essa ligação mesmo que faz com que a criança melhore nesse espaço Eles encontram uma ajuda valiosa que vai muito além do consultório não é mesmo o Paulo bastante coisa melhorou de mim já isso faz bem para você melhorar faz mas tem bastante porque quando eu era pequeno não eu não era assim agora melhorou bastante mas na prática Quem são os verdadeiros autores a gente vai dizer que os outros né das sessões eles são os nossos co-terapeutas Mas eles que fazem fazer maior parte do trabalho eu diria que são cavalo eu diria que são anjos de quatro patas isso nessa minha a minha visão é exatamente isso são animais fantásticos 1 E aí [Música]