Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
[Música] Campinas possui mais de 1 milhão de habitantes e segundo a secretaria de saúde atualmente a cidade vive uma das piores epidemias de dengue uma das estratégias para conter a doença é a nebulização mais conhecida como fumacê ação em que a agentes da Vigilância Sanitária pulveriza inseticida nas ruas e dentro das casas para matar o mosquito eds egipte também transmissor do zic vírus e a chicungunha no momento da aplicação a orientação é que os moradores saiam de suas casas deixando todas as portas e janelas abertas para a aplicação do vapor com o produto mas a maior preocupação é para quem tem animal em casa Afinal a aplicação desse inseticida faz mal bem seguro tá ele é muito seguro para ser utilizado eh com humanos e animais tá bom qualis que são as recomendações aí do da da empresa que tá fazendo a a detetização retirar os animais e as pessoas da residência deixar todas as janelas e portas abertas para que o fumac seja feito por todo o ambiente qu quanto mais eh todos os ambientes devem ser então cer depois de meia hora apenas que pode as pessoas estar voltando pra residência e os Animais Ah mas a gente tem que lembrar no nosso caso a gente tem vários tipos de animais na na residência os cães se a pessoa tem um cão um gato é mais fácil sair da residência e ficar meia hora fora e depois voltar mas a gente tem casos diferentes de pessoas que TM por exemplo um aquário em casa não tem como você tirar o aquário de dentro de casa e o resíduo químico pode ser que caia na água e pode ser que intoxique os peixes então é ideal é que você tampe muito bem ali a o aquário para que o o o químico né o veneno não caia na água intoxique os peixes poderia tampar com leçol recomendo que tampe com alguma coisa impermeável né que não passe nada nenhum tipo de de aerosol né uma um plástico um vidro né uma coisa bem fechada mesmo ah no caso de pássaros por exemplo tirar a gelas de dentro de casa que pássaro ele é muito sensível ah embora o esse esse veneno ele é muito seguro ainda assim é um veneno então toda a precaução é é necessário tá Ah recomendo então que tire Esses animais da residência e tirem as pessoas da residência também para que seja feita a nebulização do do veneno por to todo o ambiente depois de 30 minutos as pessoas os animais já podem estar voltando pra residência caso algum animal seja sensível e volte ainda presente eh sinais de intoxicação como que a pessoa né o dono do Pet identifica esse primeiro sinal que o animal está intoxicado olha para esse caso para esse tipo de veneno os principais sintomas aí para intoxicação seriam salivação C intensa bastante salivação vômito tremedeira e diarreia em alguns casos até convulsões tá então é muito seguro o veneno mas mesmo assim Pode ser que pode acontecer sim algum tipo de intoxicação Depende muito da da quantidade da exposição ao veneno por isso que tem que ficar afastado quanto mais afastado melhor tá e a qualquer e indício aí de uma salivação intensa diarreia vômito sinais de intoxicação o animal deve ser levado ao veterinário o quanto antes então nada de dar carvão ativado ou alguma receita caseira pro animal então a recomendação elev direto pro veterinário a recomendação é direto pro veterinário por exemplo a gente tem que lembrar também que que quando a gente tira os animais as outras coisas ficam dentro de casa ainda como pote de ração pote de água o alimento né nosso também fica dentro de casa e a pulverização do veneno Vai se depositar sobre esses alimentos sobre os potes de água então o ideal é que tire também os potes de água e os alimentos para que seja feita a a o a nebulização lave esses potes lav esses esses alimentos antes de de serem consumidos lembrando também de pote de ração fechar bem para que não caia não não tem risco de cair veneno dentro da ração dos animais e dos e dos alimentos também Lembrando que ah cada caso é um caso Ah temos diversas tipos de eh residênci diversos tipos de animais eh em casa tem alguns animais que não podem ser retirados de casa por exemplo a pessoa tem um um viveiro lá com sei lá 30 passarinhos não tem como tirar um viveiro grande de dentro de casa então isso vai ter que ser e combinado com a equipe que tá fazendo a nebulização para que esses animais sej sejam isolados e não sejam intoxicados né É o caso que a gente estava comentando de ter uma por exemplo uma pessoa acamada dentro de casa uma UTI dentro de casa não tem como fazer nebulização com a pessoa ali por mais que seja seguro a gente não pode arriscar Então vai ter que ser tudo combinado com a equipe que faz a nebulização porque eles são treinados para isso tá bom para e desenvolver uma forma de resolver o problema [Música]