Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
[Música] qualquer animal pode sofrer com o inverno com dias mais curtos e as temperaturas mais baixas os cuidados com os p no frio devem ser observados eles sentem frio e conforme as temperaturas vão baixando e eles vão sentindo também e o ideal é sempre a gente pensar que eles sentem frio igual a gente o pelo quanto mais longo mais termorregulação tentar não baixar tanto o pelo para que eles não passem tanto frio então a pessoa quando tem ficar ali De Olho na temperatura mais ou menos para não fazer aquele ao contrário do verão e tem que fazer aquela toa roa para ficar com pelo baixinho o ideal é tosar ali na medida para que fique de méo isso isso igual o do Bob o Bob ele tá com um pelo médio e aí fica um pouquinho mais confortável para ele as temperaturas mais baixas o filhote por ser ainda mais sensível pode sofrer bastante com as temperaturas mais baixas das que estão acostumados principalmente por estarem mais quentinhos e em contato com a mãe os filhotes eles eles não ou algum animal tiver sofrendo de hipotermia Qual que é o sinal de alerta ali pro tutor perceber que o cachorro tá passando mal devido a baixa temperatura primeiro você vai sentir nas orelhinhas que são as extremidades mais geladas Narizinho mais gelado Você tá vendo que o do Bob já tá escorrendo às vezes começa a escorrer o Narizinho as extremidades mais geladinhas então você coloca a mão você sente que ele tá mais geladinho às vezes começa a tremer tá E eles naturalmente procuram lugares mais quentinhos ficam mais próximos da gente no caso os animais queam ficam fora de casa nas garagens né nos estacionamentos que a gente sempre vê que infelizmente isso é muito comum Quais cuidados que a pessoa que tem um animal fora de casa tem que ter o ideal é a gente sempre manter esses ambientes mais quentes então uma caminha uma cobertinha uma roupinha aquecida animais com problemas ortopédicos e cardíacos podem ter o quadro agravado durante o frio cães e gatos filhotes e também os idosos podem estar mais suscetíveis a doenças como a gripe nesse período do ano que são os períodos mais frios a gente tem uma maior probabilidade de problemas respiratórios por conta dos frios então eles podem sim eh às vezes envolver alguma doença respiratória alum alguma doença viral alguma pneumonia e sim vira óbito então é interessante a gente sempre ajudar os nossos pés Por que que nessa época pode ter doenças respiratórias por conta do frio a imunidade deles também baixa e tem uma circulação maior de doenças virais doenças bacterianas por isso o ideal nessa época a gente manter a vacinação dos Pets em dias a gente também tem entre os cães a gripe dos cães e hoje a gente tem a vacinação de gripe dos cães pode ser feito em qualquer idade tanto nos filhotes quanto os mais velhos além de doenças respiratórias a combina de temperatura baixa com chuva pode trazer doenças dermatológicas causadas por fungos e parasitas por isso é necessário muito cuidado com o local onde o seu bichinho costuma dormir tentar manter esses pacientes em locais fechados e caso ele tome uma chuva O interessante é sempre secar com a toalha mas secar com o secador também como eles têm esse subpelo Às vezes a gente não seca direito só coma a toalha o ideal é secar com o secador tá Qual a temperatura do secador pode ser a temperatura média do secador geralmente tem o frio médio e o quente pode ser uma temperatura média tentar manter não chegar tão perto em contato com a pele para você não queimar o a pele do seu Pet tentar manter uma distância segura jogar os pelos pra frente e ir passando o secador no caso também do tem que ter ess tem problemas nos ouvidos na no no nos tímpanos na época do frio vocês podem ter isso nessa época do frio principalmente esses pacientes que ficam para fora de casa eles acabam tendo contato com a chuva tomar bastante cuidado fazer a a limpeza periódica dos ouvidos para que realmente eles não desenvolvam uma otite uma inflamação de ouvido outra coisa que vocês vão reparar também em casos de otite eles vão estar balançando a cabeça uma coceira excessiva às vezes eles machucam até as partes exter da orelha aí vocês vão olhar o ouvidinho tá avermelhado com carinha de inflamação às vezes tá com algumas escamações por dentro do ouvidinho Esses são geralmente os sinais de otite os animais que tem algum problema dermatológico precisa tá passando um produto E tem que est sempre peladinha como que funciona cuidado com esses animais dentro de casa na época do tem alguns pacientes por conta dos problemas de pele que o ideal não é deixar abafada a pele colocar a roupinha deixar abafado realmente deixar ele sem a roupinha deixar a pele respirar que a gente fala mas sempre manter o ambiente aquecido já que ele não pode usar a roupinha coloca um cobertorzinho para ele deitar ter uma limpeza recorrente desse cobertor já que ele tem um problema de pele mais recorrente da caminha que ele vai ficar então ter maior esse cuidado com a parte que ele vai dormir na parte pode ligar também um aquecedor de repente hoje a gente tem né os aquecedores de ambiente que a gente usa pra gente mas eles também se beneficiam com esse tipo de aquecedores de ambiente né deixar o ambiente um pouquinho mais quentinho mais confortável para ele o Bob ele é um exemplo por quê ele é um idoso de 13 anos ele sofre com problemas articulares com problemas de coluna nessa época do ano ele acaba sofrendo um pouquinho mais com essas dores as baixas temperatura faz ele sentir um pouquinho mais de dor de incômodo então uma das medidas que eu faço com o B é tentar manter os lugares realmente mais aquecidos então eu espalho cobertas pela casa a gente usa a roupinha nele tanto para ir pra Rua quanto em casa e os momentos de passeio porque o Bob gosta bastante de passear a gente acaba escolhendo os momentos mais diurnos os momentos mais à tarde com maior índice de sol a gente acaba não levando ele para passear nos momentos matutinos e noturnos porque são os momentos que ele sente mais as dores de coluna as dores articulares que ele tem ou a gente faz também um acompanhamento com essa parte integrativa de aquacultura que também ajuda um pouquinho mais nesse momento dele de frio ah a acultura também tá sendo boa com relação ao ao tempo né quando tá mais a menos é quem tem um Senhorzinho em casa ou esses pacientes que geralmente que tem problema de colan são os bracal os Chicos os bulldogs os pugs que t esse problema de coluna eh Essa época do ano eles sofrem mais então muitas das vezes a gente acaba orientando realizar acupultura fisioterapia porque ajuda eles a sentir menos dor a ficarem mais confortáveis apesar dos felinos terem um pelo bem fofinho em dias muito frios isso não é suficiente os gatinhos também sentem frio tá tem e hoje nas lojas também as roupinhas voltadas pros felinos mas não é somente o conforto de uma manta limpa e quentinha que aquece o pet uma alimentação mais calórica e em proteínas também é necessária Eles comem mais nessa época do frio o ideal é sempre manter eles alimentados PR acionar mais as alimentações igual a gente pode fazer quatro vezes ao dia café da manhã almoço café da tarde janto época de chuva quando o pessoal vai vai passear com o cachorro aquelas capinhas são boas qual a recomendação Época de frio e chuva cola no capinha qual a recomendação que o tutor tem que ter ao voltar para casa a capinha de chuva ela vai proteger essa parte da cabeça e do corpinho mas ela não protege tão bem as Patinhas é barriga então sempre depois que chegar do passeio fazer a limpeza e às vezes as pessoas não querem dar o banho então passa um lencinho umedecido hipoalergênico seca bem com toalha e depois seca com secador pode usar aquele lencinho hum decido do bebê pode aquele lencinho ele é neutro e po higiênico ele pode ser sim usado em can é nessa época água a hidratação continua sendo a mesma como que funciona É eles não procuram tanto água nessa época do ano Eles procuram mais água em épocas mais quentes então sempre manter os potes os fômites limpos repor água limpa a gente sempre orienta para ser água filtrada e não água de torneira então continuar e esses cuidados com a parte de ingestão de água para eles não buscarem tanto água [Música] [Música]