TV Câmara Campinas
TV Câmara
Campinas
É o Bicho | Combate a crueldade animal
Em destaque · HD Vídeo · É O BICHO

É o Bicho | Combate a crueldade animal

1.2k views Publicado 24/04/2025 HD · 14:05

Descrição do vídeo

Abril é o Mês Laranja, um período dedicado à conscientização sobre os maus-tratos contra animais em todo o Brasil. No episódio de hoje do programa Aqui Não é o Bicho, a TV Câmara Campinas mostra histórias emocionantes de superação, adoção responsável e os impactos invisíveis que a violência causa nos animais. 🚨 Infelizmente, mesmo com leis mais rigorosas como a Lei 9.605/1998, atualizada em 2020, o número de denúncias de maus-tratos, abandono e confinamento de animais continua alarmante. Muitas dessas violências acontecem dentro das próprias casas, longe dos olhos da sociedade. 📖 No programa, especialistas explicam: O que configura maus-tratos, segundo a lei. A importância da posse responsável e dos cinco direitos fundamentais dos animais definidos pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). Como reconhecer sinais emocionais de trauma, estresse e ansiedade nos pets. Os caminhos para denunciar maus-tratos em Campinas: Guarda Municipal (153), 156 da Prefeitura e DEPA (Denúncia Online da Polícia Civil). ❤️ A história inspiradora de Ariadne, que adotou duas cadelas resgatadas de um criadouro clandestino, mostra que, com paciência, amor e respeito, é possível transformar vidas — tanto a dos animais quanto a dos tutores. 🐾 Adotar um animal vítima de maus-tratos é um compromisso de longo prazo que exige acolhimento, adaptação e respeito às necessidades emocionais deles. Cada passo conta para construir um novo começo! ⚠️ Se você presenciar maus-tratos, não se cale! Denuncie e ajude a construir um mundo melhor para todos os seres vivos. 🎬 Gostou deste vídeo? Então venha conhecer outros conteúdos que preparamos com muito carinho! 👉 Veja nossas playlists completas: https://www.youtube.com/@tvcamaracampinas/playlists 📱 Siga nossas redes e fique ainda mais conectado com a gente: Instagram: https://www.instagram.com/tvcamaracampinas TikTok: https://www.tiktok.com/@tvcamaracampinas Facebook: https://www.facebook.com/tvcamaracampinas 💬 Deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos e ajude a espalhar essa mensagem de amor e responsabilidade!

Transcrição completa do vídeo

13 mil caracteres · transcrição automática

Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.

[Música] Lesões físicas abandon e desnutrição. Essas são as marcas da crueldade que muitos animais enfrentam. Abril é o mês laranja, campanha nacional que chama a atenção para esse tipo de maus tratos. No bicho de hoje, a gente mostra os impactos desta violência e conta a história de quem ajuda a reescrever um final feliz. No Brasil, maltratar animais é crime, mas apesar disso, os casos de crueldade continuam acontecendo muitas vezes dentro de casa, longe dos olhos da vizinhança. Fome, sede, falta de higiene são sinais visíveis, mas nem sempre é possível enxergar o que se passa por dentro. Ele é previsto em lei, na lei 9605, no seu artigo 32. Inclusive, em 2020, o presidente eh ele colocou um aditivo nessa lei que a pena aumentou de 2 a 5 anos, especialmente para animais domésticos. O crime de maus tratos hoje tá muito em evidência, eh parte porque as pessoas denunciam, né? Hoje o caminho da denúncia é mais fácil e também porque hoje os animais têm mais eh notoriedade, né? tanto na sociedade quanto na mídia. maus tratos é tudo aquilo que o animal ele é colocado numa situação de sofrimento. Por exemplo, hoje a a maioria das denúncias que a gente verifica é de denúncia de acorrentamento. Inclusive aqui no município de Campinas teve uma alteração na lei proposta por uma vereadora que configura maus tratos, deixar animal acorrentado. Então acorrentamento, abandono de animais, você deixar de promover os cuidados com o seu animal uma vez que ele tiver doente. Lembrando que a posse é responsável, a gente sempre lembra, a partir do momento que você adotou o animal, o animal tá na sua responsabilidade pr o atendimento e o bem estar dele. Assim como nós, os animais também desenvolvem traumas emocionais. Podem ficar apáticos, tristes, agressivos ou até doentes por causa do estress constante. Hoje a gente compreende como algo que precisa abranger tanto a saúde física quanto a saúde mental, né? Então, a psiquiatria cuida dessa questão emocional no sentido de que um animalzinho que esteve numa situação de maus tratos, né, numa situação de algum abuso que ele tenha sofrido, algum trauma que ele tenha sofrido, ele vai carregar, né, resquícios dessa situação ao longo de toda a vida se a gente não tratar, né? Então, é possível tratar, é possível abordar tudo isso, tratar uma ansiedade pós-traumática, uma agressividade por medo pós-traumático, né? medos no geral, essa automilação. É importante que a gente compreenda, né, que não apenas os traumas que ficam na pele, né, das lesões são importantes de serem cuidados, mas os traumas emocionais também. O acompanhamento veterinário e o tempo de cada animal são fundamentais para a recuperação. E é preciso lembrar, cada bicho tem uma história e respeitar esse tempo é um ato de amor. A Organização Mundial da Saúde Animal definiu cinco liberdades que todo animal tem direito: estar livre da fome e da sede, da dor e da doença, do desconforto, do medo e do estress e poder expressar seus comportamentos naturais. Esses direitos garantem que eles tenham qualidade de vida, algo que vai muito além de oferecer ração e água. inclui carinho, acompanhamento médico e espaço para serem o que são animais. Confinamento. Quando a pessoa deixa aqueles animais num comércio, por exemplo, dia inteiro, trancado, ele não tem acesso ao sol, ele não tem acesso à atividade. Isso configura maus tratos, que a gente costuma falar que é o confinamento de animais. Eh, deixar de prestar atendimento ao animal, espancar o animal, tudo isso configura maus tratos. Então, a gente sempre orienta as pessoas. pessoal, tire os seus animais da corrente, promovam um ambiente para ele, porque quando o animal fica acorrentado, ele ele é cerciado do seu direito de se locomover. Então, ele não se locomove, ele não anda, ele não corre. ao mesmo tempo, ele fica num lugar onde ele tem que fazer as suas necessidades fisiológicas ali. Muitas vezes eles acabam desenvolvendo insuficiência renal porque eles seguram, né, para não ficar no meio do da do das feeses, né, e entre outras coisas como estresse, depressão. Então, a gente sempre orienta, pessoal, se você vai ter animal, presta atenção um pouco nessa situação. Não deixa o seu animal ser vítima de maus tratos dentro da sua residência. É preciso permitir que eles explorem, brinquem e se comuniquem do jeito deles. Isso é a parte da saúde emocional do pet. Durante um trabalho voluntário em uma ONG de proteção animal, Ariadne se deparou com duas cadelas em situação crítica, desnutridas, machucadas e com muito medo, elas precisavam de ajuda urgente. Eu sou voluntária, né, de uma ONG Virapatas desde a pandemia, fazendo lar temporário. Em abril do ano passado, elas divulgaram nas redes sociais o resgate das duas, é, pedindo ajuda, né, por conta do da situação delas, principalmente a pérola, porque no resgate os custos e foram muito altos, né, pelos problemas de saúde, então a UNG divulgou e aí um dia as meninas entraram em contato comigo perguntando se eu poderia ficar de lar temporário uma semana para as duas, porque a pessoa que tava fazendo lar temporário para elas ia viajar. E aí elas ficaram uma semana aqui, eu fui viajar ao final de semana, elas ficaram sozinhas com a minha mãe. Quando eu voltei, a minha mãe falou: "Acho que eu quero ficar com elas". Desde 2022 a gente faz lar temporário e sempre que passava os cachorros, minha mãe falava: "Não, acho que não é o momento, não quero". Mas aí a hora que as duas chegaram, a minha mãe falou: "Não, não tem como". E uma das exigências que a ONG estava fazendo, porque como as duas foram resgatadas juntas, era que fosse uma adoção conjunta, porque por mais que hoje elas tenham alguns atritos, elas sentem muito quando uma tá longe da outra. E foi isso. As duas quando chegaram conquistaram mesmo, porque pensar em tudo que elas passaram e elas são cachorras extremamente dóceis com a gente, extremamente carinhosas, não dormem junto, então entrou pra família mesmo. Elas são irmãs de ambiente, mas não irmãs de raça e de ninhada, né? relação de raças diferentes, a gente tem mais ou menos a informação de que elas eram matrizes, né, de um criadouro clandestino. E elas foram encontradas numa situação totalmente insalubre, no ambiente sem alimentação. Elas ficaram duas semanas sem acesso à alimentação e elas foram resgatadas com sinais de maus tratos físicos e emocionais, né? Então elas disputam recursos entre elas, acabam brigando entre si, tendo conflitos entre si por conta dessa disputa, né, de tentar proteger um recurso, porque sem ele eu vou morrer. Por conta desse cenário anterior que era, né, eh, difícil de de pensar que tinha comida para todo mundo, que tinha recurso eh básico para todo mundo. E além disso, né, a pérola principalmente a gente consegue perceber, ela tem dificuldade de locomoção nas patinhas de trás, então provavelmente também, né, algum trauma que ela tenha sofrido físico. Ela não tem as orelhinhas, as orelhinhas são cortadas. As duas passaram por exames, tomaram medicamentos, receberam alimentação e aos poucos foram aprendendo a confiar de novo. Aqui em casa, né, como eu fiz muito tempo de lar temporário, já passaram vários cachorros que vieram, cachorros de rua, cachorros que sofreram, né, com com maustratos, com abandono. E eu sempre acompanhei a as meninas da virapatas a dificuldade que elas tinham das pessoas aceitarem. Então, acontecia muito do cachorro ser devolvido, porque a pessoa adota o cachorro, em uma semana a pessoa acha que o cachorro vai est maravilhoso e não. E aí quando eu peguei elas, eu vi que realmente é um processo que tem que ter paciência nossa. Então, por exemplo, quando assim que elas chegaram, elas não and, a Penélope, ela não andava na rua, a gente, ela morria de medo da coleira. Se ela visse a gente com a guia, ela se escondia e tremia. E foi assim um processo, eu punha uma coleira nela, esperava ela ficar calma, saía na rua, quando eu colocava ela na rua, ela travava. Aí foi um processo, mas assim, em um mês ela já ia com a coleira. Agora com a Dra. Camila, com o Caio, eu tô percebendo também tem um resultado, mas não é um resultado de um dia pro outro. considerando que elas devem ter em média 6 anos, 5 anos da vida dela foi numa situação que a gente não sabe. Então, esse mês faz um ano que elas foram resgatadas, em junho vai fazer um ano que elas estão com a gente, mas eu já vejo uma melhora gigantesca e às vezes resolve um problema, surge outros igual a gente assim, mas elas hoje estão tão super bem. E é importante ter a paciência porque às vezes isso é uma coisa que a gente, eu vejo muito na ONG, cachorros que são devolvidos, eles voltam paraa ONG com ansiedade mesmo, sinais de ansiedade. Então cria mais um problema pro cachorro. Ariadne reforça que adotar um animal vítima de maus tratos é um compromisso de longo prazo, mas o amor que se constrói é, segundo ela, impagável. a situação que elas estavam quando elas foram resgatadas e vê agora tudo isso, você saber que você fez a diferença na vida, na vida delas é assim, não tem e é que elas fazem na nossa, né? Porque elas elas a gente cuida delas, tenta trazer o melhor ambiente possível para elas, porque elas fazem isso com a gente também. A gente imaginar esse cenário é a gente compreender que hoje estando numa nova família, elas merecem respeito em todos os níveis, em todos os graus. Apesar de não falarem, os animais se comunicam o tempo todo. Por isso, é importante ficar atento a sinais de medo, agressividade ou apatia. Eles podem estar pedindo socorro. O medo, né, ele é muito evidente. Então, o animalzinho que se esconde, fica, né, enfiado embaixo de algum móvel ou aquele animalzinho que reage. Então, a agressividade, ela também pode acontecer por medo. Na grande maioria dos casos, é por medo que um cão se torna agressivo ou reativo, né? Eh, outros têm mudanças em relação à apetite, mudanças em relação à feses e urina, então, diarreia recorrente, vômito recorrente, né? Então, existem mudanças fisiológicas também oriundas desse estresse que ele passou. Se eles estiveram antes, né, numa condição de um ambiente ruim, né, ou superlotado, um ambiente sem higiene ou sem cuidados mínimos, é importante que essa família que fez a adoção tenha a percepção de que o ambiente novo tem que ser totalmente o contrário, né? E esse acolhimento, ele passa também pelo respeito, né? Então eu acho que é uma espécie diferente da nossa, né? Esses animais são resgatados, eles possuem necessidades básicas. A gente precisa reconhecer que o ambiente novo precisa ser o completo, oposto. Então, realmente precisa ser acolhedor, precisa ser calmo. E essa calma e esse acolhimento passam pelo respeito, né? Então, olhar para aquele animalzinho que já tem um histórico de maus tratos e respeitar essas necessidades de forma geral, respeitar a condição emocional que ele apresenta, né? Então, lidar com isso de forma técnica e e buscar ferramentas para melhorar essa condição de forma geral. Então, hoje a gente tem ferramentas, a gente tem uma medicina veterinária comportamental que trabalha essa questão psiquiátrica, emocional, eh comportamental. Então, reconhecer tudo isso e acolher e ter esse respeito, eu acho que é parte desse processo. Abril é o mês da conscientização, mas a proteção animal precisa acontecer o ano inteiro. Se você presenciar maus tratos, denuncie. E se tiver a chance de mudar a vida de um animal, faça isso com carinho, respeito e responsabilidade, porque aqui não é o bicho, ele sempre tem voz. A pessoa que verificar a situação de maus tratos, ela tem alguns caminhos a seguir hoje para denunciar. Eh, o munípio pode ligar na Guarda Municipal através do número 153 do seu município. Aqui em Campinas, esse é o número que a gente indica. A Guarda Municipal põe uma viatura para verificar. Tem 156, que é a fiscalização da prefeitura. Ele pode ligar, passar a denúncia e aí uma equipe de fiscaliz de fiscais irão ao hotel local verificar. E tem através da Polícia Civil que a pessoa pode denunciar de forma anônima através de uma denúncia chamada DEPA, que é online. Então a pessoa pode fazer tanto pelo celular quanto pelo seu computador. É anônima. Embora ela, eu gosto sempre de lembrar isso porque as pessoas perguntam muito: "Ah, mas eu não quero aparecer. Sim, você não vai aparecer. Você preenche a denúncia com os seus dados, mas tem uma pergunta lá, deseja manter os seus dados em sigilo?" é só clicar sim e ficará anônimo. E essa denúncia ela vai tanto paraa polícia civil quanto paraa polícia ambiental. E aí é verificado também a situação de maus tratos. [Música] [Música]
A seguir

Continue assistindo

Próximas horas na grade ao vivo
Programação completa →
Ao vivo
Plenário · 13h

Câmara Notícia — Edição da Tarde

13:00 - 14:00 · Ao vivo
28:32
Matérias · 14h

Matérias — Especial da Semana

14:00 - 14:30
58:12
Perfil · 15h

Perfil — Entrevista da semana

15:00 - 16:00 · T03:E18
45:08
Bairros · 17h

Meu Bairro na TV — Vila Padre Manoel

17:00 - 18:00 · T05:E12
Estreia 1:32:00
Especial · 19h

O Ano em Plenário — Ep 1: Mobilidade

19:00 - 20:30 · Estreia
Ao vivo
Plenário · 20h30

Sessão Ordinária da Câmara Municipal

20:30 - 23:00 · Ao vivo
Mesmo programa

Mais do É O BICHO

Edições anteriores do programa
Todas as edições →
10:43

É o Bicho | Periquitos - como ter em casa e os cuidados necessários

10:12

É o Bicho | Microchip PET garante segurança e ajuda a reencontrar animais perdidos

13:17

É o Bicho | Calopsitas - como ter em casa e os cuidados necessários

12:36

É o Bicho | Patos Domésticos: ovos gigantes, penas secas e criação ornamental

18:48

É o Bicho | Segredos do porquinho da índia

12:35

É o Bicho | Peixes como companheiros - interação e cuidados

10:20

É o Bicho | Casqueamento e ferrageamento de cavalos: passo a passo completo

15:32

É o Bicho | Conheça hanna, pet influencer de Campinas!

14:13

É o Bicho | Bastidores da cavalaria pm em Campinas

16:47

É o Bicho | Saruê ou gambá? Por que esse animal é um Grande aliado da natureza

12:24

É o Bicho | Adoção responsável de pets - ONG com 2500 animais

18:45

É o Bicho | Curiosidades sobre as formigas e a importância delas na natureza

14:29

É o Bicho | Dermatologia veterinária: coceira, alergias e cuidados com pele dos pets

13:01

É o Bicho | Aquarismo iniciantes água doce/marinha, cuidados peixes corais sps

12:23

É o Bicho | Esporotricose em gatos e humanos: Sintomas, transmissão e prevenção

12:41

É o Bicho | Gatos laranjas bagunceiros: conheça as curiosidades do loirinho

17:07

É o Bicho | Reabilitação de animais silvestres em Campinas

12:11

É o Bicho | Creche para pets em alta: empreendedorismo e Bem-Estar animal

10:15

É o Bicho | Gastroenterologia Veterinária: o cuidado que salva vidas

10:44

É o Bicho | Como escolher hotel para pets e garantir o Bem-Estar do seu cão nas férias

Recomendados

Você pode gostar

Outros vídeos selecionados a partir do conteúdo que você acabou de ver
Mais recomendações →
0:00

Estúdio Câmara

50:19

21ª Audiência Pública 2026

9:06

Central I.A | Notícias de Campinas, Brasil e Mundo

7:36

Câmara Notícia | Família Escocesa

40:15

Câmara Notícia

22:11

Notícias do Legislativo

4:18

Notícias da Metrópole

21:15

Giro Ambiental | O plantador de árvores