Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
[Música] vestido de bandana com seu colete especial para caminhar pelos corredores do hospital o Golden retrivier chamado Thor é muito conhecido e esperado nas visitas em lares de idosos e hospitais ele e sua companheira Maia fazem parte da terapia assistida por animais fui instrumentadora cirúrgica por 34 anos daí me aposentei e comecei o trabalho voluntário que a gente queria alguma coisa para para preencher meu dia a dia e eu ganhei o Thor que tem 7 anos atualmente ele faz esse trabalho há 5 anos né que é assistência auxiliada por animais oaa e a gente visita hospitais hospitais lar de idosos e uma vez por semana tanto ele quanto a maia que é um casal eles fazem esse trabalho principal objetivo da cãoterapia é a questão de minimizar a ansiedade do paciente reduzir todo o estresse que causa hospitalização trazendo uma humanização hospitalar para esse paciente esse acolhimento né é um momento assim de muita alegria de Muito conforto donos de uma das raças mais conhecidas no mundo com Seu temperamento amigável e dócil conquistam todos por onde chegam com o de diminuir a sensação de solidão que pacientes sentem durante a hospitalização nós assistimos algumas reportagens e o Thor o Thor em si a raça né o Golden Retriever ele é extremamente dócil com todas as pessoas e o Tor é especial tanto pra gente quanto pras pessoas que ele visita ele tem um Carisma Ele é super dócil ele começou adestramento com 6 meses de idade pra convivência ele faz muita socialização então a gente frequenta Shopping supermercado e restaurante com ele todos os lugares que podem ter acesso aos animais eles frequentam então assim é a convivência a socialização que eles têm né fora do trabalho e é isso o Thor é isso que você tá vendo ali no fundo que é dócil gentil com as pessoas carinhoso ele adora um carinho né então assim ele tem o perfil para esse trabalho Thor e Maia passam por uma preparação antes das visitas existe um protocolo a ser e respeitado eles precisam banho anterior à visita e passar no veterinário para ver se tá em perfeitas condições assim isso a gente já faz né atualmente que é manter a a a saúde deles né vacinação em dia todo o protocolo de vacina vermifugação em de folga a tutora aproveita o tempo livre para a energização dos animais o t Ele é super calmo em casa bem assim Zen para ele ele não sair latindo para tomar conta de portão conta de quem tá chegando em casa ele é calmo o tempo todo pós visita ele fica um pouco mais cansado em termos de energia né então ele chega em casa ele Relaxa mais ele vai ficar deitado comigo ele é muito companheiro então assim no meu dia a dia ele em casa comigo é do meu lado o tempo todo ele é seu grudinho então ele é meu grudinho feliz grudinho né porque amo de paixão PR reposição de energia dele vocês fazem alguma terapia alguma coisa de para auxiliar né na energia do cachorro no descanso no no relaxamento assim não temos nada muito específico tá é carinho ficar comigo assim uma atensão redobrada né com ele para ver bem-estar energias né a gente tem algumas pedras né de de de energia ele tem as pedras dele pra gente fazer a reposição energética oi meu amoric isso que a gente faz PR para energia que que você quer Você quer ah você quer o microfone de novo não pode a interação entre humanos e animais durante o tratamento de saúde tem como objetivo diminuir a ansiedade e melancolia auxiliando na recuperação dos pacientes proporcionando alegria e descontração extremamente gratificante pra gente é um trabalho que assim emocionalmente mexe muito comigo porque assim você poder levar o bem-estar para uma pessoa que tá hospitalizada que tá num momento mais difícil você vê a a alegria desses pacientes receberem a visita dele é muito gratificante dele e da Maia né que acaba falando mais do do Thor mas assim é muito muito muito gratificante pra gente é um trabalho que assim eu abracei e e é assim a gente não faz parte de nenhuma ONG eu não tenho nada nenhuma estrutura por trás atualmente né só a gente mesmo então esses 5 anos tanto para pacientes quanto colaboradores você está podendo observar Como muda a energia do local quando eles chegam né dos colaboradores principalmente a gente ouve muito assim nossa alegrou meu dia Nossa tava um dia tão pesado né porque a gente sabe que ambiente hospitalar é mais difícil né e pros pacientes que estão às vezes acamados ou né num momento mais delicado fala assim Nossa como meu dia Ficou mais leve como foi bom para mim há 5 meses Sueli faz tratamento para uma doença autoimune e conta sobre a emoção que sentiu ao ver o Thor pela primeira vez eu amo cachorro adoro e eu fiquei tão feliz e pela internet pelo WhatsApp eu falei assim Tomara que na próxima vez que eu esteja aqui eu ven Car 15 dias meu tratamento di e da última vez faz um mês acho que el ele esteve aqui ah eu fiquei tão emocion hoje de novo que eu amo cachorro eu amo animal mas foi uma surpresa tão grande que eu fiquei tão feliz me fez tão bem que eu passei um dia diferente sabe ai eu fui pra casa fui falando o dia inteiro fiquei comentando com o meu marido com a minha neta da do T aqui na na infusão Fiquei muito feliz como nós temos alguns pacientes de longa internação devido a ao quadro clínico o benefício é exatamente tornar esse período aqui um pouco mais mais tranquilo Aonde eles conseguem enfrentar melhor esse tratamento Aonde tem uma interação melhor até mesmo com a equipe a equipe multidisciplinar tanto de enfermagem quanto a equipe médica os familiares também se beneficiam muito com isso eles sempre pedem para nós né quando vem de novo pode passar aqui no leito então pedem fotos até é para levar muitas vezes mostrar pra casa pros filhos dos pacientes que às vezes estão aqui então o benefício é sempre muito grande e a gente percebe que tem um ganho muitas vezes até mesmo no tempo de internação porque tudo aquilo que é um impacto emocional que prolonga a internação com a cãoterapia a gente percebe que há uma minimização desse processo todo entre visitas sempre tem um caso marcante teve uma paciente que ela ficou internada H muito tempo foi numa outra unidade hospitalar e ela ficava esperando a visita assim ansiosamente e ela vinha encontrar com eles no corredor ela tava assim ela vinha de cadeira de rodas porque não podia se locomover e assim o que me marcou foi sempre a carinha dela para receber recebê-los e depois eu tive a notícia dela ela foi a óbito né então assim pra gente é gratificante você poder levar esse momento né de felicidade pras pessoas com toda a simpatia e Carisma Eles seguem os comandos e Encantam todos da internet e dos corredores do hospital Eu sou suspeita né É sempre onde ele chega ele para se você vai em shopping com ele não consegue caminhar todo mundo para todo mundo quer fazer carinho todo mundo tá perto dele é o tempo todo assim ele vem todo paramentado eles tem crach então é É artista mesmo atualmente o toro tá com sete e daqui a pouco né a gente tem aí o protocolo que ele tem que deixar o trabalho mas atualmente tá tá ativo ainda tá bem a gente continua aí daqui a pouco ele se aposenta normalmente é de 8 assim estando bem de saúde dá para ir até uns 9 anos mais ou menos depois ele tem que de trabalhar [Música] k e [Música]