Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
[Música] oi Gabriel oi todo mundo olha só hoje o quadro é o bicho é pura fofura Olha só dá uma olhadinha nesse coelho é a coisa mais linda do mundo né Pois é eu tô aqui na casa da Bárbara olha só ela que é voluntária do gato e aqui na casa dela tem um monte desses coelhinho só que dá para imaginar que a mãe desse aqui foi abandonada Pois é quem vai contar toda a história e como funciona esse grupo aí essa ong que ajuda esses bichinhos tão fofos é a Bárbara Bárbara mas antes da gente começar eu quero agradecer viu a sua participação e abrir aqui a porta da sua casa para contar um pouquinho da história dessa ong que tem um trabalho tão bonito Eu que agradeço vocês terem interesse pelos pequenos ajudar eles também a divulgar o trabalho do gaac queria que você explicasse começasse a explicar né O que é o gato é o grupo de apoio aos coelhos é uma ONG a primeira ONG só exclusivamente os coelhos do Brasil e a gente trabalha com acolhimento Resgate e de coelhos que estão em situação de abandono de rua tutores existindo de tutela por alguns motivos complicados né E daí eles passam todo sempre por consultas veterinárias São cuidados o melhor jeito possível a gente tem vários caminhos também especiais que ficam vários meses com a gente até achar um adotante que seja bom que vá cuidar deles do jeito certo quando a gente fala de abandono né a gente pensa logo que vem na cabeça né é abandono de cão gato mas não esses bichinhos aqui tão pequenininhos tão fofos também são abandonados vocês encontram coelhos aí onde que as pessoas deixam esses bichos já vieram condomínios Às vezes as pessoas não compram não querem mais e simplesmente largam na rua ou largam em praças achando que eles selvagens e vão conseguir sobreviver sozinhos então terrenos vários lugares e eles não eles precisam de cuidado precisam de carinho esse aqui ó faz um tempão que tá no meu colo ele está super quietinho super bonzinho olha não faz nada parece que tá gostando de ficar aqui quer carinho quer atenção Coelho também pode ser um bicho de estimação né a pessoa tem em casa tem que cuidar como se fosse um cachorro e gato isso e os cuidados são um pouquinho diferentes do que a gente tá acostumado né que a gente fala que tem que deixar a casa da prova de coelhos não pode para não chegar em lugar mais perigosos com as coisas que não devem Mas eles são muito fofos Eles são muito carinhosos Também Gostam alguns gostam de cola outros não mas ele sempre gostam muito de companhia tanto de outros coelhos como de seres humanos como você disse né tem todo um cuidado especial então com coelhinho né tem que ter responsabilidade e falando em responsabilidade a gente tá chegando aí daqui a pouquinho vem a Páscoa E aí o que fazer nesse período de Páscoa preocupa vocês aí da ONG é esse período é muito complicado porque muita gente às vezes acaba comprando adquirindo com eles sem achando que é alguma coisa um bichinho simples você põe na gaiola e não precisa mais cuidar é só por água e ração e a gente sabe que não é assim então a gente pausas doações na época de Páscoa para não correr o risco de acabar passando alguém que só quer pegar pelo pela época e é sempre mais uns dois três meses depois da páscoa época que mais tem abandono que é o pessoal que pegou nessa época e viu que não é só um bichinho de pelúcia e eles vão soltando em praça em condomínio em qualquer lugar né E vocês pegam animais assim se escolhinhos tem bicho que vem todo machucado tem bicho que vem todo machucado tem com fratura com sarna tem uns que vem bem ruinzinhos a gente já pegou casos de provavelmente envenenamento que quase não sobreviveram mas conseguiram chegar a tempo né no veterinária a gente conseguiu salvar então tem tem de tudo e tem a descrição chegam bem às vezes tem Nossa eu até vou te pedir para contar a história da mãe desse coelhinho aqui Apesar dele Tá quietinho gente eu vou colocar no chão porque é hora de comer né vou soltar ele porque A Bárbara já colocou a comida deles ali ó os irmãozinhos estão comendo tem mais coelhos por aqui a gente tem que tomar cuidado ó tá no meu pé ó a gente tem que tomar cuidado onde a gente anda né porque vai saindo com ele por tudo quanto é lugar a Bárbara a casa dela serve aí de abrigo né ela vai recolhendo os animais os coelhinhos e ela vai hospedando aqui até que vai né para uma adoção né Bárbara é assim que funciona você é voluntária da ONG e isso a gente tem vários voluntários diversas áreas tem a área de lar temporário que são a gente tá achando melhor com cinco ou seis que eu comentei que a gente comentou que a gente vai rotacionando as coisas também para eles não acostumarem muito acharem que eles foram adotados pela gente e quando você for adotado de verdade acabar estranhando então a gente resgata eles passa por veterinário ele estando bem eles são liberados por um ar temporário que eles ficam até serem adotados e a gente vai cuidando deles e ensinando eles que humanos também podem dar carinho esse que tava no meu colo é um filhotinho né e ele tem mais irmãozinhos todos que estão aqui na sua casa Inclusive a mãe vocês resgataram a mãe e deram ela essa mãe deu cria aqui ela deu cria na clínica né não deu uma semana depois do Resgate e quando ela foi resgatada viram que ela tava com a mão meio inchada fizeram ultrassom e ela tava grávida daí teve os sete filhotinhos E no momento eles estão aqui tá a mãe o sete porque eles ainda são pequenos aí acabaram de desmamar E então aguardando o tamanho Para poderem ser castrados e irem para adoção todos os animais você falou em castração né mais uma vez né quando a gente fala em castração lembra de gato e de cachorro Coelho também pode e deve ser castrado Sim a gente não doa com ele sem castrar porque a gente sabe a brincadeira com ele eu queria É verdade tanto que essa daqui é uma alinhada só e ela já tinha tido outras então para não ter essa procriação gente que não tem responsabilidade também acaba e acha que não vai criar tanto a hora que pisca Tem vinte com eles em casa daí o que que faz né então a gente não doa animais sem castrar para pegar um bichinho desse eu quero adotar um coelho o que deve fazer tem no na página do ga que no site do GAC tem o formulário de adoção a pessoa preenche formulário as voluntárias da adoção entre em contato com a pessoa tem uma entrevista que eles fazem para ver se a pessoa tá apta não tá se ela sabe realmente o que quer ter um coelho se para explicar porque tem gente que não só acha bonitinho e não sabe realmente os cuidados e daí quando você tá aprovado você faz a compra dos itens para ter o lugarzinho deles e daí você adota e você que escolhe também com ele no processo e Bárbara a gente tá falando aí desse trabalho de vocês né da ONG é a primeira do Brasil é isso mesmo né é exclusivamente de coelho sim entendi só que aí quando se fala em ONG você por exemplo é uma voluntária e todo mundo que atua nessa ONG todos são voluntários certo sim a gente só tem voluntários e aí como é que mantém um trabalho desse conta para gente são com doações várias campanhas às vezes rifas tem a lojinha também do lugar que tem itens que todo todo lucro da lojinha é revertido para o GAC como só tem voluntário a gente só gasta basicamente com coisa para os coelhos ração granulado os ltsuário temporário a gente pode pedir reembolso para receber para as verduras porque eles comem bastante também então é basicamente doação e compras nas lojinhas doação e compra que nem sempre vem é tem épocas melhores épocas e a compra né 100% do valor né do lucro então necessariamente o valor que você tá dando porque tem que confe as coisas e tudo mais já teve época assim mesmo que vocês fecharam no vermelho já pararam de pegar esses animais porque olha não tem mais dinheiro não tem mais condição não tem mais Onde colocar coelho no final do ano a gente teve que parar os acolhimentos por eu não tenho certeza mas quase um mês porque a gente tava com dívidas principalmente com veterinário que a maior é a maior dívida mesmo sendo valores mas acessíveis né e a gente teve que parar de acolher com ele porque não tinha onde colocar não tinha como pagar para eles ficarem bem né então mas depois conseguiu reverter com algumas campanhas e agora a gente começou devagar voltar a colher é sempre assim tendo que fazer campanha e sempre correr atrás aí de ajuda isso por enquanto a gente não tem nenhum outro tipo de financiamento que não seja basicamente doações e os voluntários também né precisa cada vez mais sim a gente tá que nem agora acabou de abrir vagas para lar temporário porque Essa turminha tá toda junta aqui mas daqui a pouco eles começam a crescer a gente já separa porque às vezes pode até acontecer briga porque tem muitos e tudo mais e fica mais difícil vai desmaios então a gente sempre tá precisando de voluntários para diversas áreas tem lá temporária tem financeiro tem redes Tem várias coisas para ajudar vamos reforçar então site de vocês no Instagram enfim as redes sociais é o Instagram é o grupo de apoios coelhos Lá tem os links tanto para o site para todos os meios de comunicação com a gente no geral é pelo Instagram que daí tem sempre alguém responsável por redes que vai responder alguma pergunta se tiver coisa do tipo Bárbara é uma luta sem fim você resgatam um coelho de repente já chega mensagem falando Olha eu já vi dois três abandonados sempre tem na verdade a gente tem até fila porque às vezes muitas pessoas acabam rasgando resgatando por conta e entra em contato com a gente para poder porque não tem condições de manter porque tem um cachorro lá que não consegue ter em casa então às vezes a gente não consegue nem a gente consegue colher rápido normalmente casos muito graves casos que a pessoa consegue segurar um pouquinho a gente tem uma fila de espera então daí sempre que abre vaga de adoção tipo alguém foi adotado a gente puxa alguém da fila ou acolhe algum caso mais grave que esteja esperando precisa dessa conscientização aí como você disse aí uma das suas respostas né é coelho não é dá trabalho precisa se alimentar é preciso ter todo um cuidado com a casa também para que ele é um bichinho ele é um roedor vai acabar destruindo alguma coisa então tem que ter essa conscientização esse as pessoas acham que é simplesmente pegar deixar uma gaiola como serviu aqui não tem gaiolas a gente é totalmente contra são cercados ou espaços maiores que eles possam correr possam andar e as pessoas às vezes não tem essa conscientização acho que é um bichinho literalmente de pelúcia fofinho que vai ficar ali sem fazer nada eles não emitem som então parece que mais fácil mas não é bem assim e Bárbara Coelho também é um bichinho que que dá amor que dá carinho que quer esse contato com ser humano você tem um também que é seu como que é isso como que é ter um coelho eu já tive duas que era um pouco mais ariscas elas não gostavam muito de carinho e tal mas elas gostavam de companhia então tinha que ficar com elas pelo menos um tempinho por dia se eu não ficar se elas ficavam revoltadas fazem bagunça e tudo mais o meu agora ele adora ser humano ele gosta muito de gente ele gosta de carinho ele sobe no colo para pedir carinho gosto eles lambem né que a gente brinca aquela beijo que eles ficam lambendo para dar tipo sinal de afeto para gente também e criança qualquer experiência de vocês uma criança pode ter um coelhinho a gente normalmente não recomenda porque eles não são bichos fáceis de serem cuida né então crianças muito pequenininhas podem não podem acabar apertando é a mesma coisa de cachorro gato e acabar machucando os bichos ou acabar se machucando também que acaba recebendo uma mordida assim se apertar e tudo mais mas a gente acaba não recomendando para crianças se você tem uma criança você ensina ela a respeitar o tempo do bichinho por isso que antes da adoção vocês fazem toda uma entrevista também e ensinam a família a pessoa que quer adotar como cuidar desses bichos né isso durante o processo de entrevista a gente tem também o que a gente chama de manual do adotante que tá no site do gaac que tem toda uma relação de como cuidar qualquer espaço ideal e tudo mais e na entrevista a gente ensina e mostra e tira dúvida se tiver dúvida sobre sobre essa essas coisas é adotar para depois não abandonar até devolver né já teve caso aí de da pessoa pegar e depois devolver para vocês tem vários já tiveram vários o lugar que tem como política sempre que a pessoa quiser devolver por algum motivo a gente recebe de volta a gente tem que evitar quando tá tendo problema entre em contato Às vezes a gente conversando consegue ajudar a pessoa percebe que não precisa devolver né mas já tiveram vários casos por diversos motivos assim desde problemas de saúde até não se adaptou desistiram já e o trabalho da ONG é diferenciado né como você disse né trabalha exclusiva com coelhos né E vocês vão divulgando vão mostrando todo esse trabalho e assim o cuidado com o coelho né O legal é isso vocês mostram o que é esse bichinho todo o cuidado que precisa até com ele isso porque é um bicho que não costumava ser muito domesticado né ele é Pet pouquíssimo tempo quando eu peguei as minhas em 2013 era super difícil achar informação principalmente em português Hoje em dia a gente já consegue mais informações de como cuidar do jeito certo o que a gente tinha era mais cultura de gente que criava e tudo mais hoje em dia tá se tornando parte da família também por isso toda essa conscientização para não ter se abandono né exato E vocês como ONG né o que espera sempre pergunta quando a gente vai nas ONGs de animais de cachorro de gato né Principalmente né O que a gente espera assim o que a pessoa o voluntário espera né chegar um dia que não tenha mais esse abandono e vocês lugar que o que que vocês esperam um dia relacionando aí os coelhos olha chegar um dia que não te abandonou eu acho que não vai existir mas é sempre o que a gente quer né porque sempre dá uma dor no coração para eles não abandonados sendo que podiam estar no lugar mais gostoso com alguém cuidando a gente pelo menos espera conseguir conscientizar as pessoas para também em vez de comprar esses bichinhos que muitas vezes eles são misturados tem cria com as próprias mães é a mesma coisa de matriz e tudo mais Acaba tendo problemas adotar quando conseguir e cuidar do jeito que eles merecem então a gente espera conseguir conscientizar as pessoas nesse sentido são seres vivos nem parecem todo o amor né porque a gente tá vendo aqui são todos muito fofos né são super carinhosas a gente consegue pegar no colo da carinho e parece que eles retribuem tem uns que são mais ariscos né mas tem um que eu confesso que eu gostei mais é um que tá ali comendo não sei se a gente vai conseguir mostrar ele tá ali comendo toda hora ele chega perto parece que ele quer colo esse coelhinho a gente ainda não sabe se é macho se é fêmea porque ele é muito pequenininho Se eu pudesse eu confesso que eu levaria para casa viu mas infelizmente não dá porque eu tenho um filho pequenininho Com certeza que ia que vai apertar ele bastante um cachorro também que eu acho que não vai querer muito com ele então vou ter que esperar mais um pouquinho mas eu confesso que esse coelhinho aí eu fiquei apaixonada eu espero que ele vá para uma família aí que ame cuide bastante dele Bárbara quero parabenizar pelo trabalho da ONG e quero que você deixa um recado em relação aos coelhos quem tem e quem deseja ter a ONG tá sempre disponível aí para tirar dúvidas né E tem coelhinho de todos os tipos se a gente está Sempre disponível a gente o nosso sonho é que todo mundo cuide do jeito que eles merecem dando carinho amor procurar sempre informações boas para de boa procedência para cuidar deles e que um dia quem sabe o nosso trabalho não seja mais necessário é o que a gente espera né chegar aqui e falar olha não tem mais coelhinho para adoção não tem mais Coelho abandonada né E olha tá aí ó a gente vai pedir para colocar o site da ONG você quis se interessou que quer ter um coelho ou quer tirar dúvidas o site é esse aí que já tá aparecendo na sua tela Bárbara muito obrigada viu por falar com a gente aqui não é o bicho agradecer a sua participação e deixar viu a gente está sempre também com as portas abertas sempre que tiver alguma novidade traga para gente a gente que agradece vocês perderem se interessado a gente vai voltar aqui na casa da Bárbara e Outras casas de voluntários também para mostrar esse trabalho que é muito bonito eu volto aí com vocês no estúdio [Música] [Música] [Música] [Música]