Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
[Música] o quadro é o bicho de hoje traz um assunto muito importante é o abrir o laranja mês da prevenção contra a Crueldade Animal essa iniciativa já faz parte do calendário de Campinas desde março de 2022 quando foi instituída por lei vamos conhecer agora o trabalho da Associação Amigos dos animais de Campinas que há 39 anos acolhe animais em situação de risco e maus tratos receber casos de abandono e maus tratos de animais já virou rotina na associação é quase que diário esses problemas mas ele tem alguns que realmente chamam mais atenção esse aqui por exemplo é O Ted tá com a gente a quase dois meses ele e o irmãozinho dele que tá rodando por aí foram amarrados dentro de um saco e abandonados no terreno baldio ele tinha glaucoma nos dois olhos os olhos já estavam bem saltados precisou passar por cirurgia não teve como recuperar e precisou ser tirado os dois olhos né ou seja os animais entraram numa situação de problema de saúde e o dono nesse caso é dono não é nem tutor né simplesmente abandonou tá isso é diário a gente tem casos assim corriqueiramente Infelizmente hoje na sede da Associação Amigos dos animais de Campinas são quase 2.500 animais resgatados A grande maioria Cães e Gatos cerca de 2000 desses são Cães e Gatos mas temos também urubus que perderam a condição de voo ou por linha de cerol outro por tiro e aí eles estão perde a condição de voo São recolhidos aqui temos muitos coelhos Muitos pais compram bichinho de estimação para o filho Coelho sem saber qual é a dinâmica do animal e aí depois se descobre que não consegue dar conta e abandona tá E aí chega para gente você tem caprinos você tem equinos você tem bovinos aqui todos abandonados em situações de com problemas de saúde ou abandona o total em função de cuidados especiais que são necessários o espaço acolhe inclusive cães cadeirantes como Juquinha muitos deles segundo o diretor são abandonados porque simplesmente perderam a condição de andar não dá para a gente deixar um animal desse tentar viver sozinho na rua aí a gente acaba colhendo cuidando tratando e dando condição de vida que é a nossa intenção dar uma vida digna para esses animais O Brasil possui quase 185 mil animais abandonados ou resgatados após maus tratos sobre a tutela de organizações não governamentais e grupos de protetores desse Total 177.562 são cães e 7.398 são gatos os números são de um levantamento do Instituto Pet Brasil realizado junto a 400 ONGs de todo o país que trabalham no acolhimento dos bichos o relatório destaca ainda uma mudança no perfil encontrado nas ONGs atualmente a uma proporção maior de animais que foram vítimas de maus tratos perto de 60 por cento e os 40% restantes são resultados de abandonos de acordo com pellegrinelli os casos mais comuns e que configuram maus tratos são a falta de cuidados de higiene e alimentação além dos abandonos e os pedidos de ajuda são frequentes infelizmente a gente recebe inúmeros pedidos que a gente não consegue ajudar ou atender mas a grande maioria ligada a maus tratos de uma maneira mais comum falta de alimentação e falta de higiene Agora você tem as casos de violência né violência contra o animal também é uma coisa corriqueira a gente constantemente está recebendo denúncias ajuda pedidos de ajuda para casos como esse infelizmente Associação ela não tem autoridade para intervir nesses casos porque somos uma ONG uma associação de pessoas físicas né Nós não temos autoridade como a Departamento de Polícia coisas da prefeitura esse tipo de coisa que é considerado maus tratos abandonar não oferecer assistência médica veterinária não oferecer uma Alimentação adequada e água à vontade agressões físicas manter o animal preso a correntes ou cordas deixar o animal exposto ao sol por longos períodos de tempo manter o animal em locais não arejados sem ventilação ou entrada de luz manter os pets em lugares antes higiênicos submeter o animal a tarefas exaustivas ou além de suas forças e usar animais em espetáculos que possam submetê-los a Pânico ou estresse a associação está repleta desses casos mas que graças ao trabalho de um grupo expressivo de pessoas dedicadas entre voluntários e funcionários tiveram um desfecho diferente por exemplo nós temos uma uma dupla mãe e filha que vem uma vez por semana da banho e tosar aqueles animais que necessitam esse tipo de cuidado animais que tem pelagem muito muito comprida você precisa manter tosado até por questão de higiene do animal e elas vêm todo o final de semana fazer isso nós temos outras duas voluntárias que vem cuidar desse gatil aqui especificamente elas fazem uma limpeza pesada que toda semana o primeiro caso foi de uma cachorrinha encontrada na tubulação dessa Nasa no Campina Grande as pessoas do bairro resgataram animal Ela tem apenas 4 anos mas está com a visão limitada no segundo caso logo na saída para Indaiatuba um cachorro que havia sido atropelado foi encontrada em uma empresa lá perto foram os funcionários da firma que o resgataram e o levaram ao veterinário com fratura e bicheira por conta disso O Cão de um ano precisou ter um dos olhos extraído e no terceiro caso um cão de grande porte foi resgatado pela associação dos animais ele chegou a perder a orelha fato que a tele rendeu o nome mas Hoje recuperado vive solto e feliz no espaço da entidade e por isso a importância do Abril laranja iniciativa criada em 2006 pela aspca sigla que traduzida significa sociedade americana para a prevenção da Crueldade contra os animais e tem como objetivo prevenir e conscientizar a população sobre o combate a Crueldade Animal a escolha pelo mês de abril é porque a spca foi fundada nesse período a lei que instituiu o Abril laranja no calendário da cidade foi sancionada no dia 31 de março de 2022 a proposta sensibilizar a população sobre a importância da prevenção ao abandono maus tratos e crueldade contra os animais é uma forma de você chamar atenção da sociedade para aquele problema que existe se você conseguir nesse período de um mês tocar parte das pessoas que ouvem conscientizar parte das pessoas é um grande ganho no próximo ano a gente vai ganhar mais alguns né mas é uma é uma vamos dizer assim uma atividade que deveria ser diária né e não um mês por ano infelizmente não há recursos para isso a mídia deveria ser constante em relação a esse assunto mas não há recurso suficiente para se manter campanhas como essa de forma permanente Então você foca num determinado mês chama atenção de todo mundo e você ganha aí Alguns participantes algumas pessoas passam a realmente se conscientizam e passam atuar proativamente em relação ao assunto neste abriu laranja as ações da associação são intensificadas no meio digital hoje até por questão de recursos a gente não consegue fazer eventos específicos né porque demanda demanda recursos que a gente prioriza para alimentação e cuidados então a gente trabalha muito no digital tá então a nossa mídia social de uma forma geral as redes Instagram Facebook site tudo isso a gente foca nesse nesse trabalho para a gente é uma coisa meio que já rotineira tá mas em relação ao abrir o laranja a gente usa a campanha abriu laranja também para dar um maior enfoque a necessidade da preocupação da sociedade em relação aos animais e mesmo com todas as iniciativas e notificações o diretor da associação acredita que a sociedade precisa avançar na discussão do tema de fato alma uma uma conscientização da sociedade Mas ela é lenta Tá e aí você entra com a questão em situações econômicas financeiras a sociedade e tudo mais então você o país entra numa crise você tem um aumento de abandono tá você tem um aumento de maus tratos [Música] as pessoas ficam mais irritadiças mais nervosas preocupadas e acabam descontando no animal e ele ainda reforçou sobre a necessidade da consciência na hora da adoção muitas pessoas adotam por impulso acham bonitinho é engraçadinho o filho quer e acaba adotando por impulso a realidade Quando você vai adotar um animal você tá adotando uma vida e você passa a ser Por ela você vai viajar Onde fica esse animal você pede emprego como é que fica esse animal ele fica doente você vai ter recurso para cuidar tudo isso tem que ser visto antes de ser adotar no nosso processo de adoção a gente realmente foca muito nisso e isso deveria ser um uma coisa natural nas pessoas ao pensarem adotar mas infelizmente a gente quando faz as entrevistas com interessados em adoção a gente percebe que essas coisas nem passaram pela cabeça deles ainda então primeiro tem muito animal muito bonito é muito carinhoso muito amoroso a disposição abandonado por aí para ser adotado mas você precisa pensar efetivamente no que isso vai te trazer de consequência no seu dia a dia é uma vida [Música]