Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
Vamos com as notícias do legislativo, porque ontem nós tivemos quatro reuniões extraordinárias. A Minabru acompanhou tudo e traz agora as informações. Seja bem-vinda. Boa tarde, mina. Boa tarde, Gabriel. Boa tarde a você que nos assiste. Nas quatro reuniões extraordinárias foram analisados projetos de autoria do executivo. Um deles que foi aprovado pela Câmara é o que trata do reajuste de 4.39% aos servidores públicos municipais. O projeto foi amplamente discutido no plenário. Infelizmente, essa proposta que apareceu aqui é uma proposta vergonhosa. É uma proposta vergonhosa. 4,39% num salário de uma monitora como eu, que não é um alto salário, é um salário base ali de 3.500 em torno disso, mais ou menos. Isso vai resultar para o trabalhador do operacional até uma monitora um aumento no seu salário, uma diferença, né, no seu salário, porque isso não é aumento. É ridículo falar que isso é aumento. De 100 a R$ 150, minha gente, o que que isso vai acrescentar no salário desse trabalhador? E nós estamos falando de um período em que o orçamento está aumentando. Nós vamos ter um crescimento importante na receita do município. Foram negociações com sindicato que representa os servidores, administração pública. E se nós não votarmos no dia de hoje esse reajuste salarial que os servidores receberão no mês de agosto e se isso for deixado para depois nós termos o recesso parlamentar agora em julho, só nos debruçaremos novamente nessa pauta no mês de agosto. Então eu acharia importante até contrapondo com muita eh eh com muita responsabilidade os vereadores da oposição, imagine, vereadores, se os vereadores da base eles seguem, né, a sinalização de vocês e nós votássemos favoráveis à não aprovação ou a a reprovar esse projeto. Que coisa ruim que seria pra cidade de Campinas, pros nossos servidores. Os detalhes da votação de cada um dos projetos das extraordinárias podem ser conferidos no site da Câmara e a íntegra das reuniões, no canal da TV Câmara Campinas no YouTube e também no portal da TV Câmara, no endereço tvcamaracampinas.com.br. É com você aí no estúdio, Gabriel. Tá certo? Muito obrigado, Minabriu, pelas informações. A gente segue aqui com as notícias do legislativo, porque a primeira parte da reunião ordinária de número 39 discutiu propósito, legado e liderança com o psicólogo Augusto César Maia. iniciativa do vereador Luís Cirilo. Por iniciativa do vereador Luís Cirilo, a primeira parte da 39ª reunião ordinária foi dedicada para uma palestra com o tema Quando a experiência encontra o propósito, transformando história em legado. O psicólogo, escritor e palestrante Augusto César Maia abordou os desafios relacionados à liderança, desenvolvimento humano e a valorização das trajetórias individuais das pessoas 60 mais. Por isso que estamos aqui nesse espaço para falar sobre os notes. Esses notes interessante, né? é uma uma um acrótico em inglês que significa New World Living Trinies, que na tradução liv significa novas formas de viver o envelhecimento. Essa é uma forma que eles criaram. Interessante que eles criaram isso na rede social. Eles começaram a conversar, a questionar essa forma, né, que a sociedade trabalha com a idade e aí surgiu esse movimento. Essa é uma geração que está redefinindo o significado do envelhecimentos. Pessoas que compreenderam que o maior patrimônio da vida não é aquilo que produzimos, mas aquilo que transmitimos. Uma pessoa que tem experiência pode transmitir muito. Uma pessoa sem experiência até pode produzir muito, mas não transmite muito. Hoje o idoso já tá com saúde. São pessoas que estão aí frequentando academia, frequentando eh não só a academia física, mas também a academia acadêmica, revendo, tendo novos estudos. a gente vai ver isso. Eh, mas ao mesmo tempo cresce esse movimento que desafia, né, os estereotipos tradicionais de envelhecimento. Para o vereador, a iniciativa reforça o papel do legislativo como espaço de diálogo, formação e fortalecimento das lideranças da sociedade e destaca o projeto de lei protocolado na casa. Eu protocolizei hoje na cidade de Campinas um projeto de lei que institui o programa Note de vida ativa para as pessoas com mais de 60 anos no município de Campinas. Fica instituído no município de Campinas o programa note de vida ativa para as pessoas com 60 mais nos termos dessa lei e do Estatuto da Pessoa Idosa. Me refiro à lei federal 10.000 eh 741. Daí, págrafo único, considera-se note para efeitos desta lei, a pessoa com 60 anos ou mais que busca manter-se ativa, participativa, produtiva e integrada à vida social, cultural, econômica e comunitária, promovendo o envelhecimento saudável e o exercício pleno da cidadania. Os participantes salientaram que viver com propósito não significa apagar o passado, mas sim ressignificar cada capítulo da nossa jornada. O jovem tem a vitalidade que nós temos que usar, temos que incentivar, nós temos que essa essa juventude saudável, né, do século XX, ela ela nos deixa nós mais experientes, mais idosos, nos deixa esperançosos para um futuro ainda melhor. Mas nós não podemos descartar o idoso, né? A pessoa com experiência, aquela, aquela experiência de vida. E o senhor disse com uma habilidade muito grande, eh, para que as futuras gerações, para elas não cometerem os mesmos erros, ela tem que acompanhar os passos dos dos mais idosos, né? Daqueles que erraram, daqueles que tiveram que cair, depois se levantar, né? Nós precisamos mesmo trabalhar com os idosos, dar novas oportunidades e e eu estou desde 1984 na área de restaurantes e continuo nativa com 65 anos e pretendo continuar enquanto tiver saúde. Eu acho que é é isso. Então acho que o município deve mesmo trazer elementos que possam incentivar as pessoas mais experientes a continuarem a usar esses recursos que possuem, que adquiriram durante a vida para beneficiar a comunidade. E o professor Augusto, ele tem uma frase que foi oportuna eh no momento e convém que eu repita agora, que é pare de acreditar que o seu tempo já passou. E acontece muito isso, né? Às vezes a pessoa com uma certa idade, ela fala: "Olha, eu já tô eu já tô eh eh com com com as com os planos aqui na vida terrestre totalmente realizados. Eu já fiz o que podia. O mercado do trabalho não quer mais. A família já me trata de forma diferente e e a conversa, palestra, a a a fala do professor Augusto César Maia vai na contramão de tudo isso. É a valorização humana, a valorização da experiência humana e todo aquele percurso que a pessoa eh eh realizou ao longo da vida é extremamente útil, até no sentido de orientação aos mais jovens. O diagnóstico precoce é considerado um dos principais aliados no tratamento da escoliose, condição que afeta milhares de crianças e adolescentes. Para discutir os desafios enfrentados pelos pacientes e a importância de políticas públicas voltadas a essa condição, a comissão de política social e saúde da Câmara, presidida pelo vereador Paulo Hadad, promoveu um debate sobre o tema. A campanha internacional Junho Verde, mês dedicado à conscientização sobre a escoliose, foi tema da quinta reunião ordinária da Comissão Permanente de Política Social e Saúde presidida pelo vereador Paulo Hadad. O debate teve como foco a escoliose idiopática adolescente, um desvio na coluna vertebral que, segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, afeta até 4% da população e costuma surgir entre os 11 e 13 anos de idade, principalmente em meninas. Para agregar a discussão, a convidada especialista no assunto foi Fernanda Furo, fisioterapeuta e coordenadora da unidade escoliose Brasil em São Paulo. É o mês internacional da conscientização da escoliose, em que a gente tem que ressaltar e sempre relembrar pra família, pras pessoas ao nosso redor sobre a importância da gente ter esse diagnóstico precoce. Então, é muito importante que a gente esteja próximo e consciente do que é a escoliose. Durante a reunião, Fernanda destacou a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para evitar o agravamento da condição e garantir mais qualidade de vida aos pacientes. Tem vários tipos de escoliose. Nós estamos aqui hoje falando da prevalência maior que nós encontramos, que é a escoliose idiopática. Por que idiopática? Vou falar um pouquinho mais à frente também. A causa é desconhecida, de origem multifatorial. Então, hoje, especificamente, nós vamos falar sobre a idiopática. A idiopática é de origem, como eu trouxe, multifatorial. Então, tem várias questões, várias eh problemáticas que podem trazer a essa escoliose e ela tem normalmente, quando a gente tem uma dúvida de se o paciente ele tem uma escoliose ou não, a gente consegue observar por algumas eh assimetrias. Então, a gente tem normalmente aimetria a do ombro, né? Então, o nivelamento do ombro, a gente tem uma diferença, são sinais importantes para que a gente tenha sempre esse olhar pro paciente, principalmente pros adolescentes, já que a gente tá falando de uma de um de um diagnóstico precoce. Para o vereador, o encontro também foi uma oportunidade para discutir políticas públicas que ampliem o acesso ao tratamento, especialmente a disponibilização do colete ortopédico na rede pública de saúde. Então, é, sai daqui uma grande reflexão, talvez que a gente possa trazer projetos de lei, né, para que a gente possa fazer o diagnóstico precoce, fazermos aí uma provocação para nossas nossos eh administradores, né, municipais, mesmo estaduais e a nível federal, que possam tratar essas crianças, esses jovens, para que não tenhamos no futuro que operá-los, porque aí sim o tratamento ele fica muito mais caro. Então, é primeiro rastreio, descobrir ou diagnosticar, tratar com os coletes, como você mesmo disse. Foi até interessante, bacana, porque eh hoje se fala num colete totalmente diferente, né, de de tempos atrás, um colete mais slim, bem moldado, né, escaneado e feito especificamente para aquela pessoa, para aquele paciente. Então fica aqui essa grande reflexão para que a gente possa de alguma forma, como agente público, como vereador, atuar nessa área para que a gente tenha políticas públicas que possam contemplar a nossa população mais carente. A Câmara de Campinas promoveu uma reunião solene em homenagem ao Dia Nacional do Vigilante, comemorado anualmente em 20 de junho. A Câmara de Campinas realizou uma sessão solene para celebrar o dia do vigilante, comemorado oficialmente em 20 de junho. A iniciativa foi do vereador Dr. Ianco, que prestou homenagem aos profissionais. uma data tão representativa, tão importante, né, para essa categoria que realmente promove essa proteção, essa segurança a todos nós aqui. Então, a gente tem muita gratidão, acima de tudo, a todos os vigilantes e às vigilantes. Durante o evento, os discursos reforçaram o papel essencial da categoria, que atua muitas vezes na linha de frente de forma silenciosa para garantir a ordem na sociedade. Eu Soares, diretora da Escola Paulista de Vigilantes, deixou sua mensagem de apoio e reconhecimento. Então, falar hoje do vigilante, eu quero deixar todo o meu respeito, meu reconhecimento e gratidão a todos os vigilantes. Para atuar nessa área, o preparo técnico e psicológico é fundamental e os desafios são diários, como pontua o instrutor de segurança privada, Atila Bispo. É verdade. Aprendi na minha vida militar que existem profissões como o docente, como militar, que abre-se duas portas, mas fecha uma. Fecha a da riqueza e da pobreza, mas abre a dignidade. Vigilante não vai ser pobre, assim como o professor e o militar, mas também não será rico, mas a vida vai prometer para ele uma vida digna. Afinal de contas, a matemática financeira diz que a vida não sustenta quem ostenta. Essa lei vem para nos dar dignidade, para nos colocar na posição correta. E nós como instrutores, respeitando os profissionais que estão na ali de frente no dia a dia, nós somos aquele professor não apenas ávido ensinar, mas com coração prontos como aluno para aprender. A parceria entre a segurança e o bem-estar social também foram lembrados sob a ótica da saúde e do cuidado como o próximo. Como médico aprendi que cuidar das pessoas é um ato de responsabilidade e serviço. E eu vejo no trabalho dos vigilantes esse mesmo espírito de estar sempre atento, protegendo vidas e garantindo tranquilidade à população. A Câmara Municipal de Campinas prestou uma homenagem a IMA, a empresa responsável por desenvolver soluções tecnológicas para a administração pública municipal. A Honraria reconhece a contribuição da instituição ao longo de cinco décadas para a modernização dos serviços públicos e para o desenvolvimento tecnológico da cidade. Em comemoração aos 50 anos da IMA, informática de municípios associados SA, a Câmara Municipal de Campinas concedeu o diploma de mérito científico e tecnológico Dr. José Emanuel Teixeira de Camargo, por iniciativa do vereador Arnaldo Salvete. Fundada em 1976, a instituição surgiu com a missão de realizar o processamento de dados da prefeitura de empresas e autarquias municipais, além de atender outras cidades da região. trata de uma empresa de economia mista que a partir de meados de 1980 passou a oferecer soluções voltadas à modernização da gestão pública e a melhoria do atendimento ao cidadão, sendo uma das pioneiras no Brasil no desenvolvimento e implantação de sistemas como serviço 156, criado em Campinas em 1984, uma linha direta entre o cidadão e o poder público. outras soluções desenvolvidas naquela naquele período que permitiam a otimização no agendamento de consultas no centro de saúde e o controle de fluxo fluxo de ônibus em Campinas também foram inéditas e inovadoras. Paralelamente, a empresa continuou prestando serviço na área de processamento de dados para a prefeitura e empresas. Em 1982, ela passou a ser responsável pela imprensa oficial de Campinas, editando o Diário Oficial do Município, que recentemente deixou de circular em papel, passando a ser acessado somente pela internet com autenticação eletrônica. Ao justificar a homenagem, o vereador destacou as conquistas e os reconhecimentos recebidos pela IMA ao longo de cinco décadas de atuação e ressaltou ainda que o diploma representa o trabalho dos cerca de 800 colaboradores responsáveis pelo funcionamento da companhia. Eu acho que todo toda a empresa de sucesso, toda a empresa que conquista e a gente sabe disso que em 1976 o Dr. Lauro Per que naquela época já pensava, né, no na no reconhecimento da tecnologia, porque hoje naquela época não tinha toda essa questão da tecnologia e hoje a gente sabe o quanto Campinas e as cidades da região, o estado de São Paulo e o Brasil precisa da tecnologia. Então vocês estão de parabéns, Elias, todos os funcionários, os diretores e o os parceiros da IMA que aqui estão. Muito obrigado. Durante o discurso de agradecimento, o presidente da empresa destacou que a honraria reconhece o trabalho de todos os profissionais que ajudaram a construir esse legado e lembrou a importância da IMA para consolidar Campinas como referência em inovação. Muitas vezes a tecnologia pública ela não aparece, ela é injusta, um tanto quanto injusta, né? Ela não é o centro da atenção, ela não é o centro da foto, mas ela está no atendimento ao cidadão, nos sistemas da saúde, nos sistemas de educação, da administração da fazenda, dos recursos humanos, da infraestrutura, da segurança da informação, da conectividade e dos dados que ajudam a cidade a funcionar melhor no seu dia a dia. Quando um serviço público se torna mais rápido, quando um processo deixa de ser manual, quando uma secretaria ganha mais eficiência, quando um cidadão é atendido com mais dignidade, a tecnologia está por trás. E na cidade de Campinas, muitas vezes, a IMA está por trás. Por isso, esse diploma tem tanto valor. Ele reconhece que a ciência, a tecnologia e a inovação também são formas de servir a população. Reconhece que tecnologia pública é estratégica para nossa cidade. reconhece que a IMA é parte viva da história e do futuro dessa cidade.