Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
o documento número 1922 de 2022 de autoria das vereadoras Guida Calixto e Paola Miguel solicita a prefeitura informações sobre casos de racismo nas escolas da cidade bom esse requerimento Na verdade ele é fruto de uma reunião que nós realizamos eu e a vereadora Paola Miguel eu como presidente da Comissão de Defesa do direito da Criança e do Adolescente da Juventude e a vereadora Paulo Miguel presidente da Comissão de Direitos Humanos nós fizemos uma uma reunião em conjunto né debatendo a pauta do racismo nas escolas justamente no mês de novembro que é o mês da consciência negra em que nós estamos debatendo a pauta agenda de combate ao racismo E aí Ali nós tivemos depoimento de pais de mães depoimento de pessoas que acompanham essa agenda principalmente que está ocorrendo muito né teve uma explosão de denúncias quando uma criança sofre racismo dentro de uma escola algo protocolo Quais são os caminhos que devem ser seguidos segundo a Prefeitura de Campinas até o momento a cidade registrou 21 casos de violência contra pessoas negras sendo que deste Total 14 foram racismo 6 discriminação Religiosa e um discriminação religiosa com racismo teve uma mãe que veio para trazer o relato do que aconteceu com o filho dela né e a Justamente a coordenação dessa escola a direção da escola simplesmente respondeu que a criança precisava se acostumar com isso por ser uma criança negra e a gente entende que não teve inclusive uma notícia né de um aluno da Escola Porto Seguro também que teve muita repercussão repercussão Nacional inclusive mas a gente recebeu também muita denúncia de alunos da escola pública que também são vítima de racismo E aí o que que funciona a gente a fazer isso porque é são de as reclamações que não chegam ou seja as mães os pais eles têm muita dificuldade inclusive de dar encaminhamento a isso as parlamentares Aguarda um retorno da prefeitura Quais são os procedimentos que devem ser tomados e se não tiver nenhum procedimento adotado e esse período de educação a gente gostaria de propor um procedimento inclusive uma formação para que tivesse um acolhimento quando esse tipo de coisa acontecesse um cada escola trata de uma forma então nós fizemos esse requerimento para saber se existe um protocolo e se não existe provocar o Executivo a Secretaria Municipal de Educação nesse sentido dela estabelecer um protocolo porque quando você estabelece um protocolo você é obrigado a fazer a formação você é obrigado a debater o tema na escola debater com os educadores com os professores com toda a comunidade escolar porque geralmente quando acontece esses fatos né esses eventos essas situações muitas vezes acontecem entre os próprios anos então quer dizer acaba toda a comunidade escolar sendo envolvida Então por conta disso a gente fez esse requerimento