Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
um susto por sorte ninguém ficou ferido já os estragos ficaram por toda a Avenida a árvore de grande porte caiu em cima da grade do Legislativo tomou toda a calçada ficando também sobre a faixa de pedestres da Avenida da Saudade em frente ao prédio da câmara quando a gente recebeu a notícia rapidamente eu fui para a câmara acompanhar acionamos né os funcionários da casa para tomar as medidas urgentes necessárias né acionamos a emdec a CPFL corpo de bombeiro serviços públicos né para tomar as providências necessárias logo após a queda na noite de quinta-feira o local foi isolado e já na manhã seguinte foi feita a poda e retirada dos Galhos os trabalhos do Legislativo não foram prejudicados e preocupado com este tipo de incidente o presidente da Câmara solicitou o departamento de marcas e jardins uma avaliação de riscos duas outras árvores dentro da câmara uma em frente ali a entrada da principal da câmara na saudade que é uma vez maior até do que essa já tem uma certa inclinação e uma na parte interna no estacionamento que ainda maior são árvores antigas então nós já solicitamos ao dpj para que possa mandar um técnico para fazer um laudo né para constatar a segurança das Árvores né para evitar acidentes como esse felizmente não houve prejuízo material e nem físico né mas preocupa essa chuvas infelizmente estão causando transtorno na cidade inteira Desde dezembro do ano passado as chuvas estão castigando a cidade de Campinas com isso diversas árvores já caíram em uma até matou um homem de 36 anos Guilherme da Silva Santos passava de carro quando uma árvore de 35 metros do Bosque do Jequitibás caiu em cima do veículo o técnico em eletrônica morreu no local tanta chuva fez com que a prefeitura decretasse estado de emergência em Campinas dados do centro Nacional de monitoramento e alerta de desastres naturais mostram que só na última semana a cidade concentrou 125,4 MM entre quinta e sexta-feira sendo o maior acumulado de chuvas em 24 horas no Brasil e um dos maiores da história da cidade situação que está sendo acompanhada de perto pelo legislativo Schneider que lembrou que a região de Sousas tem muitas árvores né algumas que caíram a região do Jardim pauzuurama Guanabara Barão Geraldo nós temos segundo um dado que eu vi um tempo atrás cerca de 400 mil á perímetro urbano da cidade então é preciso ter um planejamento para monitorar a saúde a condição fazer poda no tempo adequado quer dizer um plano de manejo dessa arborização é uma necessidade mas essa situação que nós estamos vivendo ela é extrema nunca choveu tanto três dias seguidas nos últimos anos em Campinas como nesses dias e aí as consequências da chuvas São enormes inclusive quedas de árvores infelizmente a preocupação Nossa é que isso não causa e na população a ideia de que a árvore é um risco né e todo mundo queira sair por aí cortando as árvores acho que a gente tem que fazer um programa de conscientização estimular o plantio de novas árvores fazer sim o inventário e tentar identificar aquelas que estão em risco talvez e fazendo a remoção daquelas de forma gradativa plantando outras locais Afinal as árvores são seres vivos né Elas têm um tempo de vida útil né É que quando eu chove demais essas árvores de copa grande aumenta muito peso das Copas o solo encharcado a terra ficar mais fofa e aí um vento tira o ponto de equilíbrio e provoca esse tipo de queda mas que é preciso adotar medidas preventivas na cidade inteira isso é essa já deve ser uma das pautas aí assim que os trabalhos voltarem Sem dúvida né a gente já tem visto a manifestação dos vereadores né individualmente Não só as ações de combate às enchentes Mas também essa questão da preocupação com arborização é um tema que é recorrente mas deve voltar com maior intensidade agora na retomada dos trabalhos