Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
[Música] [Música] Câmara total de volta ao vivo nesta terça-feira 11 horas mais 58 minutos Muito obrigado pela sua companhia pela sua audiência e bom a função de uma vacina é ensinar o organismo a se defender de um vírus de uma bactéria através de uma própria versão enfraquecida ou inativa no Brasil foram introduzidas em 1904 quando o país sofria com diversas doenças e o médico sanitarista o Oswaldo Cruz iniciou uma série de medidas para tentar resolver as epidemias entre elas a lei da vacina obrigatória em 1961 passou a produzir vacina encontrar varíola imunização oral contra poliomielite nas décadas seguintes os brasileiros tiveram acesso à imunização contra Sarampo meningite febre amarela tétano hepatite B rubéola gripe e uma lista longa para falar sobre este tema sobre os desafios a pandemia que ainda estamos enfrentando eu converso agora com o Gustavo Cabral ele quer coordenador pesquisador na área de desenvolvimento de vacinas no departamento de imunologia do Instituto de Ciências biomédicas 4 da Universidade de São Paulo ele coordenou pesquisa da vacina contra a covid-19 no país de outras doenças também fez doutorado na USP pós-doutorado na universidade de Oxford na Inglaterra hiberna na Suíça então Gustavo primeiramente muito obrigado pela disponibilidade do seu tempo por ter aceito convite para participar aqui do Câmara total e como foi ou como está sendo desafio nesse desenvolvimento de vacina contra a covid-19 seja bem-vindo e Bom dia ainda porque são 11:59 bom dia essa parte do dia tá terminando tão gostoso porque você fez esse esse relato histórico assim da vacinação algo que mudou tanto a vida da humanidade no século 20 isso é fantástico a gente olhar o quanto o quanto a ciência a humanidade evoluiu sabe a gente tinha surtos constantemente de diversas doenças hoje a gente tem sobre controle tantas e tantas doenças causaram tantos problemas então você fez esse relato histórico aí e ainda chamou um exemplo do Osvaldo Cruz até brinco pessoal assim O Osvaldo Cruz não merecesse ganhar um prêmio Nobel ninguém vai merecer nesse planeta eu sabe essa coisa maravilhosa que nós temos de nossa história com vacina então muito obrigado Eu que agradeço não nós aqui agradecemos e é preciso né falar de quem fez muito pelo nosso país pelo mundo os nossos cientistas nossos pesquisadores hoje é uma área que a gente precisa de incentivo acho que no passado era ainda mais complicado né Gustavo Então a gente avançou bastante hoje graças ao que foi feito no século passado em outras décadas também né não tenha dúvida é quando a gente fala sobre olha hoje nós conseguimos desenvolver uma vacina em um ano dois anos a gente tem múltiplas tecnologias porque alguém iniciou porque alguém deu conta para ele pontapé inicial fez experimentação demorou muito tempo fazendo experimento então mostrou que tinha dado de errado como poderia ter dado certo o que era necessário evoluir Então essas figuras históricas assim elas merecem mesmo ser excitada porque essa elas contribuíram para estabilidade social que nós temos hoje quando a gente fala sobre sempre com toda minhas palestras falando dando entrevista eu falo se nós temos uma estabilidade social a gente deve muito vacinação porque o que se previne de surtos continuamente por causa da vacinação é difícil inclusive de calcular Então isso é muito bonito e nós temos uma história muito legal com vacinação você falou do meu período em Oxford na Inglaterra também na Suíça mas esse Brasileiro né o pessoal brincava brasileiro futebol eu brincava futebol Mas nós somos melhor ainda na vacinação rapaz de futebol país da vacina nós somos os melhores vacinadores do planeta assim então tem esse lado gostoso lúdico que eu fazia assim na ciência no ambiente é que é gostoso e verdade isso é ótimo e já já nós vamos citar então já é um dado Positivo né Brasil país da vacina também comparação com outras Nações nós estamos sempre perto ali do Topo como uma população que tem este hábito que a gente sabe que é muito saudável que é muito importante e que nós vamos ressaltar ao longo aqui Nossa entrevista Gustavo agora um tema atual que certamente quem está nos acompanhando os nossos telespectadores estão curiosos né que é em relação a pandemia que em relação a covid-19 é estudos sobre comportamento do vírus sobre novas mutações novas cepas ainda estão acontecendo com isso as vacinas estão sendo atualizadas Qual que é o panorama que nós temos em relação a pandemia e a vacinação para quem está nos acompanhando tomou as duas doses é importante a dose de reforço Quantas doses está disponível o tipo de informação de quem tá em casa precisa ter para ficar protegido contra a forma mais grave da covid-19 Gustavo Então esse é um ponto muito interessante porque o vírus tá ele sempre vai buscar estratégia de se perpetuar a vida sempre vai buscar formas se perpetuar como mudando se adaptando olha olha para nós Eu você e todos que estamos acompanhando você acha que você não mudou do de 10 anos para cá é natural que a vida se adapta dos que formas mas nesse caso é uma vida que pode prejudicar nossa vida então nós cientistas estamos o tempo inteiro trabalhando não é essa possibilidade de nós paramos de estudar como falo nós cientista não é só o Gustavo é o mundo inteiro sempre terão cientistas estudando esse diversos outros vírus bactérias o comportamento a gente fala É patoge né que causa a doença hospedeiro que somos nós a gente sempre vai estar estudando e o padrão de mutação isso tanto é verdade que todos os anos tem vacina vai contra a gripe atualizada então nós sempre estamos estudando continuamente então naturalmente o vírus muda a gente muda também E aí surgem as vacinas atualizadas o porquê é importante a gente chamar atenção de atualizar as vacinas porque o vírus muito estratégia para escapar de anticorpos que foram induzido induzidos pela vacina anteriormente E aí a gente coloca uma vacina que vai ter esses anticorpos específicos contra o vírus atual então é de extrema importância por exemplo que toma essa vacina bivalente Mas isso não quer dizer que a vacina anterior parou de funcionar porque ainda é o mesmo vírus eu gostava ainda sou o mesmo gostava de 10 anos atrás mesmo mudando é o mesmo vírus Então tem um padrão de resposta que geram proteção principalmente contra morte estado grave tá doença tá E aí onde tá o vírus mudou você falou depois da ombro tal eu sempre vacinar completo Tecnicamente falando é com três doses Inicialmente nós falávamos em duas mas depois da homem que foi a variante do vírus que gerou o maior capacidade escape do sistema imunológico Principalmente de uma pequena parte chamada de corpo chama atenção sistema imunológica muito mais complexo do que anticor mas isso isso é um eficiente para o vírus essa variante a única exigiu com que o ciclo vacinal fosse com três doses para estimular todo o sistema imunológico então se você ainda não tomou a terceira dose vai lá e tomate cera dose isso que gera proteção Independente de ainda não ter absolém quando chegar bivalente a gente vai ter uma quarta dose ou a que tiver disponível tá para as crianças isso é um ponto muito importante porque a gente tá voltando as aulas infelizmente esses grupos a partir de seis meses crianças adolescentes ainda não estão totalmente humanizados tem muito pouca tem muito pouca criança vacinada então vai lá imuniza você vai estar utilizando o que a humanidade tem produzido de melhor que é você prevenir Essa é a grande sacada da vacina ela previne E aí ele separou essa questão da nossa cultura popular né É melhor prevenir do que remediar E é verdade entende assim vai lá vacina não apenas contra a covid tá embora nós sejamos o país da vacinação Nos últimos quatro quatro cinco anos a gente tem pecado do mundo a gente tem Infelizmente em 2016 para cá nós não alcançamos o objetivo da vacinação das principais vacinas infantis então a gente precisa recuperar isso Independente da sua opinião de o que é que você precisa ser torce para o Corinthians Espero que a maioria torça para o Corinthians ou para o São Paulo não importa sabe vai lá se vacina se cuida porque a vacina é um pacto social e a gente consegue seguir uma vida estável mais tranquila sabe isso é importância a tranquilidade estabilidade e sem surtos e é por isso que aqui no nosso Câmara Total A gente sempre reforça a importância de você deixar sua caderneta de vacinação atualizada você que está nos acompanhando você que assiste o nosso programa você sabe que a gente sempre toca neste assunto acho sua a sua caderneta de vacinação vai até um centro de saúde não achou a sua caderneta de vacinação Vá onde você tá acostumado com o seu documento e você vai encontrar lá com ajuda é de um profissional para saber quais doses estão faltando para você ficar sempre muito bem atualizado agora Gustavo em relação ainda a covid 19 nós passamos é por uma situação muito complicada em 2020 2021 questão de pico a gente acompanhando em outros países também hoje nós podemos dizer que a covid-19 está sob controle ou não olha sob controle não ainda não sob controle é quando nós tivermos eram mortos por dia que é possível nós conseguirmos isso através da vacinação em massa mas a alcançarmos mais de dois terços da imunização completa de toda a população e mantermos a atualização assim que foi oferecido um reforço com a vacina atualizada a gente ir lá buscar e nos vacinar aí nós controlamos ela completamente não dá para a gente aceitar ver números sabe de morte não importa 5 10 porque esse número são vidas são apenas números então não dá para aceitar qualquer morte provocado por uma doença que é prevenível não dá pode acontecer situações de Às vezes eu não deprimido às vezes mais idosos até as pessoas é que não são deprimido num suprimidos ou seja fazendo tratamento mas esteja em um momento complexo Então pode acontecer infelizmente mesmo pessoas vacinadas que esteja suscetível pode acontecer mas diariamente não a gente não pode aceitar que tem qualquer controle de uma doença falar que controlou onde a gente vê mortes tá que é possível tá a gente controlar completamente vai ter casos vai ter situações até para chegar até mais grave mais morte não pode se aceitável e com certeza Hoje a gente tem condições de controlar essa pandemia muda o uma nova sub- variante e tal mas não é mais como antes antes o vírus pegou a imunidade a sociedade completamente desprevenida tá sem qualquer imunidade prévia hoje a gente tem imunização então assim não vai ter aqui mais aqueles Picos Deus nos livre de mil duas três mil mortes não mas vai vão surgir variantes a gente luta contra ela diminui mantendo a vacinação a gente elimina as mortes esse objetivo claro assim tem que acabar com os mortos provocados pela corrente 19 ótimo como nós estamos conversando aqui com o Gustavo que é pesquisador que é coordenador que é especialista no assunto o número do nosso WhatsApp está na sua tela 19 é o nosso DDD 97829-3776 se você recebeu algum material aí na sua residência na sua casa por WhatsApp viu na internet ficou em dúvida manda para gente que o especialista O Gustavo vai te responder não fica com essa dúvida ajuda repassou alguma coisa que você ali não sabe se é verdade manda para gente que a gente Repassa ao Gustavo para informação chegar com qualidade até você que está nos acompanhando Tá certo Gustavo em relação aos desafios atuais em que estágio nós estamos da pandemia Porque durante todo este período nós tivemos utilização de máscara obrigatória depois passou para lugares fechados hoje já é uma já há uma flexibilidade o desafio maior são as pessoas que não estão com a vacina em dia são as crianças com este retorno as aulas Quais são os desafios que estágio que nós estamos da pandemia está em queda está estável Olha só basicamente o grande desafio é esse a imunização em massa Claro que tem a questão da Auto avaliação é importante que as pessoas busquem informação é confiável como você falou olha pergunta eu sempre falo com o pessoal no Instagram eu tento dar uma assistência eu falo pessoal pergunte qualquer coisa não importa se você acha que seja é banal que seja bobagem o que vai passar vergonha por perguntar algo assim pergunta não importa sua pergunta pode ser de muitas outras pessoas sua dúvida porque por exemplo quando a gente fala de máscara hoje se você sabe que você tem faz um tratamento que gera a imunossupressão você tem algumas doenças já sentes você precisa ter um cuidado maior então se você vai no ambiente muito aglomerar seu ambiente muito aglomerado pouca ventilação põe a máscara mas a gente flexibilizou muito graças a Deus hoje nós conseguimos ter uma vida praticamente normal apenas Claro com a necessidade de ter a vacinação e esse é nosso grande desafio e nisso entra uma coisa que eu venho batendo desde o princípio da pandemia não precisa de um projeto Nacional de orientação social Esse é um dos enormes Desafios que o Brasil tem diversas Brasil nós temos diversos Brasil no termo de comunicação nós precisamos falar nós precisamos interagir quando se fala com alguém do interior de São Paulo é diferente de alguém que vê o lado interior da Bahia lá do Sertão que nem eu numa própria cidade que a comunidade que tem pessoas a garotada se comunica tão bem você põe um garoto desse para fazer um Tik Tok sabe em um minuto e meio ele explica a vacina sabe de forma maravilhosamente bem e vai ser compreendido por aquela comunidade Então essa comunicação essa orientação ela é de extrema importância acho que é uma prioridade que a gente tem que ter que é vacinação no braço e morte zero exatamente Gustavo eu falei na minha abertura mas eu gostaria de ouvi-lo porque ao longo da história as vacinas elas barram a disseminação de diversas doenças e permitiram o aumento da expectativa de vida no mundo todo Pois é como a gente tava falando né nessa nessa conexão assim que a gente tem feito Inclusive eu trabalhando também para homem outra vacina projeto da ONU uma das coisas que a gente tem lutar essa parte de comunicação E aí eu fiz a publicação do livro recentemente é vacinas e sistema imunológico explicando isso você citou exemplo ali do início do século 20 imagina em 1900 que não é tão longe historicamente é muito pouco a gente tem expectativa de vida de 30 e poucos anos imagina 30 e poucos anos hoje a gente tem expectativa de vida de mais de 70 Então isso é incrível Às vezes as pessoas até Fala ah mas me bisavó morreu com 90 anos só que todo o resto não entende porque surtos às vezes já nasciam é claro que tem diversos outros fatores mas por exemplo já estava mais suscetível eu não tinha vacinação então qualquer doença é uma doença surtindo infecciosa matava mesmo então diminui a expectativa de vida imagina eu tenho 41 anos se fosse lá no início com passagem seria um velho entende hoje a gente já tem outra perspectiva hoje a gente fala em viver 70 80 90 anos 100 anos com saúde Então isso que é de extrema importância isso a gente deve muito a vacinação também e na sua resposta anterior quando você brincou Brasil país do futebol Mas também da vacina o Brasil ele é considerado então um dos países com maior cobertura vacinal do planeta quando a gente fala em vacinação a gente é a capacidade que nós temos de obter distribuir e aplicar vacinação é enorme Observe que a gente tem impostos de saúde por exemplo postos para aplicação de vacinas em todas as partes desse país olha para nossa da nossa infância você sabe as quantas campanhas que a gente tinha na escola muitas para mim fazer aquela filha para tomar era uma situação única brincava perturbava uma outra quem que vai chorar quem é que não vai então essa cultura e infelizmente teve essa ação do Movimento negacionista Por mais que eles sejam fortes Nossa Cultura a nossa vontade de se prevenir Nossa que se fala futura mesmo que a gente não tá falando de um de 5 10 20 anos não a gente tá falando com passado da metade século passado década de 70 80 90 diversas campanhas 2000 2010 então a gente é muito bom nisso e a gente não pode perder isso porque isso nos dá uma qualidade e um conforto enorme para a gente viver o movimento anti vacina é grande no nosso país é uma luta diária e constante contra essa desinformação sim é enorme por isso que eu tenho cobrado muito para que a gente tenha as campanhas de vacinação em todos os meus de comunicação da TV aberta a mídia alternativa a gente precisa dessas campanhas porque a gente Abafa esse povo a gente levando a verdade mostrando é o que a vacina causa em nosso organismo que basicamente é preparar nosso sistema imunológico para se defender um patógeno contra um vírus uma bactéria ou o que for para aquela vacina ter se desenvolvida contra um toxina a população vai entender Olha eu cresci me vacinando ele cresçando a mãe falando você adulto e vacinaram então você tem responsabilidade é melhor prefiro que remediar é da nossa cultura é do nosso hábito com esse trabalho assim eu tenho certeza que a gente consegue deixar essas pessoas de lado e quem sabe talvez mudar a cabeça de muitos negacionistas que muitos também não fazem às vezes não é maldade uma parte sim mas muita Por ignorância mesmo então a orientação o conhecimento o cuidado para se comunicar pode melhorar muito isso mensagens estão chegando aqui Gustavo tem uma interessante da Maria Vitória né do bairro Ponte Preta aqui perto da Câmara de Campinas ela diz assim é um objetivo da ciência desenvolver vacinas para doenças crônicas como o câncer esse é o nosso nosso grande objetivo é isso honestamente quando a gente fala em desafio para nós cientistas assim é só deixa arrepiado assim porque a gente sabe da complexidade que é desenvolver uma vacina para doença crônica principalmente porque cada falou sobre o câncer cada câncer tem uma característica então a gente quando a gente pede fala sobre vacina contra o câncer a gente já precisa personalizar é todo um processo todo em dificuldade ao mesmo tempo seria imagina no século passado seria a gente jamais imaginou que a gente tem uma sociedade vivendo a mágica 50 anos uma expectativa de vida acima de 50 anos e nós temos acima de 70 isso através de desenvolvimento científico tecnológico porque esse objetivo da ciência bem claro a ciência principal a grande objetivo dela é para servir a vida e lutar contra por exemplo doenças crônicas é é servir mesmo é poder contribuir para que a gente ainda tenha mais saúde e longevidade Então esse é nosso grande desafio assim e a gente vai conseguir mais cedo ou mais tarde a gente consegue ainda pegando o gancho dessa pergunta que eu vi brilho nos seus olhos aí Gustavo respondendo sobre vacina para doenças crônicas né e Imagino que seja também uma dúvida de quem está nos acompanhando do porquê que é tão difícil eu tenho a ver com essa parte técnica mesmo da característica dessa doença tem a ver com parte financeira de estrutura falta de profissionais qualquer realidade que nós temos hoje nessa luta para a gente poder encontrar a vacina para todas as doenças é tudo isso que você comentou na verdade a gente deputada doença principalmente crônica Imagine que a gente o pessoal fala olha a gente tem muito câncer é por causa da qualidade de vida e tal Eu falei mais ou menos é porque nós estamos envelhecendo se a gente envelhece a gente vai ter doenças de velho entre aspas cansam deles entre outros problemas então é natural que a gente tem vai aumentar as expectativa de vida vão surgindo algumas doenças como câncer e aí onde entra as especificidade maior conhecimento para que a gente possa trabalhar porque o câncer basicamente é uma mutação da própria célula escapou do sistema imunológico isso aí pode me falar a gente tem mutação da nossa células o tempo inteiro só que ela muda nosso sistema imunológico elimina ela então isso é bastante complexo mas é possível fazer isso E aí Alguém entra a tecnologia das vacinas que a gente tem evoluído tanto e aí Claro que tem a prioridade investimento até pessoal Olha só fala mais vocês vão ver a vacina muito rápido os cientista não é possível confiar eu brincando pessoal se você tiver 10 mil reais e você quiser construir a casa de um milhão Quanto tempo vocês vão demorar mas se vocês tiverem um milhão na sua conta não vai ser rápido agora imagine se vocês tiverem um bilhão você vai construir várias casas você vai mostrar as melhores empresas muito mais rápido e só para chamar atenção de que sim o investimento faz toda a diferença prioriza aquilo a gente junta os melhores técnicos sabe as melhores inteligências e a resposta é rápida até porque estudo sobre o coronavírus já tinham sido desenvolvidos no passado né Gustavo é que por conta da pandemia teve que se atualizar teve que mais estudo já tinham sido realizados no passado Sim nós tivemos outros surtos não desse coronavírus sendo que a gente fala o saskob 2 o coronavírus 2 né teve do coronavírus Um Só que não teve essa capacidade de mutação de adaptação que nem esse então nós sempre estudamos tem várias outras doenças que nós estudamos nós acompanhamos sabemos já temos uma informação prévia toda a estrutura como fala por mais que seja você seja diferente do seu primo tá imagine esses coronavírus Mas eles têm genéticas como nós cientistas adentramos nessa parte genética deles ou nós como nosso primo ou irmãos a gente vai pegar muita informação de um que serve para o outro então foi isso que a gente fez você adaptar muito rápido com as informações que nós temos desenvolver modelos de estudo de forma muito rápida aqui na Inglaterra Suíça se comunicando tudo rapidamente e pronto graças a Deus a gente saiu lá de 4 mil mortes por dia como nós tínhamos ali no início de 2021 março abril maio junho e hoje a gente tem 100 aproximadamente 70 80 sem mortes tem gasto muito tem que zerar mas desse compara com que tinha antes Sem dúvida O Gustavo a linguagem científica ainda fica muito restrita profissionais acadêmicos Esse é um Desafio que tem pela frente ainda quando as pessoas conversam com você fala isso é muito difícil é fórmula química isso aí não é para gente é Um Desafio ainda fazer essa tradução Olha é Um Desafio muito grande para mim é assim sempre foi fácil porque era minha história de vida no interior crescimento que trabalhando ali em feira pública então assim eu tenho uma linguagem neutro do povo é natural claro que com a formação a gente se adapta a conversar um cientifiqueis mas isso tem que ser acadêmico tanto que quando eu a escrever Esse livro foi com esse objetivo bem bem claro tem que ser uma linguagem simples acessível para que todos possam compreender sem perder o Rigor científico e outro Ponto barato porque não é só sua linguagem mas a saúde eu brinco os livros científicos de saúde são muito caros sabe a gente pegava os livros ali é um absurda falou tem que ser algo bom uma linguagem simples e barato tem que ser sabe o preço de qualquer outro livro eu acho que são grandes desafios mas a gente tem quebrado Essas barreiras a gente tem sabe como é que tá com pessoas faz todo mundo fortalece e nós cientistas nós da academia a gente quando a gente tem o povo a ser o nosso lado Compreendo o trabalho a importância do trabalho que nós estamos fazendo a gente sempre vai ter o suporte e para a sociedade porque o que nós fazemos é para chegar na sociedade né então assim acho que isso todo mundo ganha todo mundo aprende mas tem que socializar tem que o conhecimento científico tem que ser social tem que ser popular as pessoas têm que estar as pessoas têm que ter o direito de do acesso da melhor informação isso é uma coisa do trabalho tem que ser contínuo e quando você tiver vida vou estar nessa luta e fortalecer Então essa parceria entre a ciência e nós jornalistas né porque isso é fundamental para que essa informação chegue da melhor maneira para a sociedade olha se não fosse a comunicação vocês comunicadores jornalistas eu vou usar a expressão assim engraçado mas estava muito lascadas porque assim vocês nesse período de pandemia assim foi que traduziu para o povo porque não é todo mundo que consegue ter né todo cientista técnico não consegue ter essa comunicação com o povo na verdade o percentual é muito baixo das pessoas conseguem isso e essa Comunicação tá que você jornalistas comunicadores tudo que chegava na sociedade e a gente orientando claro que vão sempre falar olha teve aquele grupo de comunicação que é isso aquele outro grupo Mas no geral tá a comunicação jornalista como responsável que a maioria nos ajudou demais assim espírito de pandemia isso não tem dúvida é a nossa função e Realmente foi um trabalho árduo durante todo esse período e vai ser sempre assim Gustavo Você me permite na sua resposta anterior você falou um pouquinho sobre [Música] sua vida e estudando aqui para essa entrevista eu vi no site uma entrevista que você deu que você contou um pouco Como foi a sua adolescência Como foi o seu trabalho que você precisou interromper o estudos eu achei isso muito interessante porque às vezes quem está nos acompanhando pode pensar cientista pesquisador já foi para Inglaterra já foi para Suíça berço de ouro tem muito dinheiro é rico e você passou por uma realidade bem diferente disso se você puder nos contar um pouco como é que foi a sua vida para você poder chegar até o conhecimento que você tem hoje tenho certeza que é De grande valia para quem está nos acompanhando olha Pois é não tá longe de mim de qualquer peça de ouro pai entra eu sempre ajudei pra ir na roça trabalhando na feira pública mas não teve a gente assim limpar a escolas na limpeza mesmo assim das escolas essa foi nossa vida e assim eu trabalhei tive que sair de casa aos 15 anos como é a realidade inteligente para buscar alguma coisa para ajudar a família então morava sozinho não estudava Essa realidade verdade até os 18 anos eu fui para a escola assim para aquela obrigação mas não estudava eu acho que a grande mudança foi na observação na verdade na vida eu já tinha ficado três anos Na oitava série porque não concluía no letivo de acordar às 3 horas da manhã para ir trabalhar em feira pública trabalhava em açougue em tudo que surgir e acho que foi a observação ver pessoas que nem você eu observava olha eu quero ter uma vida dessa quero ter uma vida assim eu quero ser uma pessoa estudada como a gente diz lá no Sertão da Bahia eu acho que ali foi a mudança E aí eu falei como eu vou fazer isso estudando aí eu voltei para a escola sabe comecei a estudar e para você ver a importância da educação da grandeza da educação a gente com 18 anos eu não não tinha estudado não tinha ainda não estudava e hoje eu tenho 41 anos Sim fiz graduação dificuldade tá ali naquela sacada pedir ajuda para ir em mainha me ajudaram então Fui terminei o ensino médio entrei na faculdade aí fiz mestrado fiz doutorado terminei meu phd aqui na USP fui para a universidade de ovos forte que fiz três portas doutorados fui trabalhar no Insta hospital que é o maior um dos maiores hospitais da Europa que é ficar na capital Suíça lá em Berna E aí hoje eu tô aqui na USP então basicamente a educação você imagina com 18 anos é um menino ali trabalhando em feira pública ajudante procurando uma condição para me alimentar e dos 18 anos para cá eu consegui assim eu terminar só terminar o Ensino Médio como fazer como fazer essa carreira e basicamente é a educação Essa foi a grande transformação na minha vida consequentemente dos meus familiares porque eu já trouxe meu irmão mais novo foi uma coisa incrível imagine minha irmã mais novo também veio estudar comigo que nós ganhamos nós dividimos sabe que eu ganhava ali ele mais novo a gente morava num lugarzinho pequenininho mas estavamos nós dois estudando aqui na USP mas gente chegou um momento imagine mainha e painho olharam para nós eu estudando a Universidade de Oxford e meu irmão na universidade Columbia em Nova York tá bem esse trabalho com o pessoal da Nasa sabe então você tem todo esse esse contexto que a mudança basicamente foi a educação por isso que eu tento tanto assim tá discutindo isso olha vidas poderão ser mudadas drasticamente drasticamente sabe por causa da educação e essa é uma realidade de milhões de brasileiros que em algum momento da vida precisam optar entre o trabalho e o estudo e você provou que mesmo tardiamente diferente da grade curricular conforme tem a idade tem a série você contra disso tudo isso e mesmo tardiamente conseguiu se formar e através da educação Você acredita que faltam mais investimentos para ter mais exemplos de Gustavo por aí pois elas foi engraçado porque quando eu tava terminando o ensino médio ali imagina com 21 22 anos e a garotada ali com 16 17 anos mas eu tinha um fogo tem o pessoal brincava comigo me chamava de velho não sei o quê e tal mas eu tinha um pouco era mudança era através era a única oportunidade que eu tinha assim como nos falou de milhões de brasileiros e aí eu acho que essa grande questão da educação quando a gente fala em educação não é algo trivial não é algo que a gente tá falando olha é importante você ver olha muda o país inteiro sabe quando você imagina você formando em massa grande cientistas a gente muda toda a estrutura Nacional a gente vai estar produzindo vacinas muito mais rápidas agora é claro é um trabalho que tem que ser feito desde de base não há grandes cientista se não tiver Educação do básico que não vai achar que vai chegar e encontrar alguém assim vai transformar no grande cientista muito rápido então a gente tem que ter um trabalho e quando a gente consegue isso mantê-los porque nesse período agora por exemplo eu e para os outros amigos assim nós somos tipo se nós somos cobiçados porque a gente conseguiu o máximo conseguimos chegar num nível altíssimo aí outro país veio nos pega paga um baita salário essa realidade só que mesmo assim fica muito barato para eles porque eles não investiram nada em nossa formação quem investiu foi para o país o país para formar alguém que nem eu com toda essa formação é muito dinheiro é muito investimento então se eu sair do Brasil outros países só vão viver disso e isso é histórico Japão sempre fez isso importado mentes China Estados Unidos a característica importante Inglaterra a Universidade de Oxford é não vou falar que menos você encontra só em inglês mas não é a maioria aquela tradição de mais de 800 anos a maior universidades do planeta é de estrangeiro porque isso é muito bom para eles então a gente precisa também pensar nisso formar e estratégia para manter aqui porque senão já se formando mandando embora formando mandando embora e aí a gente que acaba defiando exatamente para quem ama futebol se já tinha dado exemplo do Corinthians no futebol Às vezes acontece também né Quantas vezes você não tem um ótimo jogador na categoria de base vai surgindo você tá naquela expectativa para ir para o futebol profissional daí ele vai para fora aí você vê o campeonato inglês tem mais estrangeiro do que em inglês e aí às vezes nascentes acontecem a mesma coisa tem na escola ali um grande estudante todo mundo tá na expectativa esperando um grande emprego e aí de repente ele vai fazer um curso fora fica para lá porque daí tem a questão de qualidade de vida também são outros fatores então de fato essa fuga né acaba sendo um pouco prejudicial para o nosso país seria importante deixar esses profissionais aqui para a gente poder aproveitar né tudo o que nós temos Gustavo Então agradeço você poder compartilhar a sua história de vida aqui com a gente acho isso Fantástico e sobre o livro que você já citou quando porque você decidiu lançar o livro sistema imunológico e vacinas que fazem da sua vida que você tava como é que foi o seu processo criativo Quanto tempo demorou para poder escrever pois é é um livro relativamente simples entre aspas talvez não esteja tão bem mas enfim vocês têm imunológico e vacinas a gente quando a gente pensou em lançar ele basicamente Recebi o convite da editora né No ano passado em maio Olha eu adoraria você tem além da sua formação nós temos a linguagem muito boa e tal para comunicar sobre vacinas E aí eu falei para falar sobre vacinas é importante falar do sistema imunológico porque recebeu na internet todo mundo passa Olha se você tomar isso tem uma loja que vai estar super maravilhoso isso aí eu eu trago a nutrição os componentes sistema imunológico a imunidade por exemplo que a mãe passa para os filhos Aí eu entro na vacina que aí fica fácil de entender a vacina sempre numa linguagem simples aí seria convite de Maio aí tipo assim em julho eu já tinha entregado porque a escrita para mim é engraçada assim essas características de coisas que a gente gosta de fazer e escrever para mim é uma coisa tão leve tão gostosa eu sinto eu sinto para escrever as coisas saem sabe as coisas acontecem então foi muito rápido porque eu acho que tava tão na cabeça esse trabalho da comunicação com as pessoas que aí as coisas sério muito rápidas assim então assim outra coisa que primeiro tem que ser muito claro com tem que ser algo extremamente acessível barato não vou escrever um livro de 400 500 páginas é um livro 850 a 200 páginas no máximo Então deu 170 e 160 forma acessível que as pessoas possam entender compreender mas tem que ser barato essa é a ideia que você falou eu tenho minha história para eu estudar como falar um salário mínimo ali de manhã e painho que conseguia então sabia que para mim não dava não dava para eu comprar livros de saúde dessa área porque eu não tinha dinheiro mesmo tem que tá pedindo emprestado e tal e aí o objetivo tem que ser acessível Então esse essa é a ideia vai escrevendo um conceito técnico que todos compreendam e que seja bem barato esse para mim é coisa para mim é bem clara até por causa da minha história Então tem que ser barato então conhecimento tem que ser acessível para todo mundo que quer ótimo de que maneira que você construiu o livro para quem está nos tá interessado é por capítulos são histórias é Brasil passado é Brasil de hoje pois é eu fiquei brincando assim eu falei que era necessário conhecer o sistema imunológico e falo dos componentes a imunidade inata aquela que já nasce com a gente a que se adapta aí já faça Associação com as vacinas brincam que o equilíbrio nutricional faz o sistema imunológico tá melhor aí eu entro nessa parte da imunidade passiva você falou sobre Osvaldo Cruz a gente sabe vitar o Brasil Instituto Butantã essas relíquias que nós temos aqui Fundação Osvaldo Cruz Aí eu falo do que se tem feito sabe a imunização passiva soro antiofídico por exemplo que a gente consegue estar em vários lugares que você tá disponível em diversos lugares do Brasil e do mundo que nós importamos a imunidade que nós passamos pela mãe através da placenta através da amamentação aí eu começo a brincar mesmo assim com os capítulos de eu brinco as velhas e boas vacinas sabe aí eu brinco dos viagras que eu brinco que as vacinas velhas precisa de um viagra e eu falo adjuvantes mas contar histórias e com sempre um embasamento olha se a gente que tem só que da vacina não funciona a gente bota isso aqui e ele passa a funcionar é às vezes é um pouco da cozinha um pouco de você montar receitas eu acho eu brinco muito com isso E aí eu finalizo mostrando todos os passos necessários para desenvolver uma vacina e o que se exige né financeiro técnico de conhecimento estrutura que tem que ter eu não gosto de gostosa é uma leitura bem bem gostosa de fazer ótimo quem está interessado no livro onde que ele consegue encontrar olha só a editora almedina para Editora almedina ela tá ela tá disponível os bastolar colocar sistema imunológico e vacinas Gustavo Cabral Google também sistema imunológico e vacinas na Editora almedina vai encontrar ele está disponível porque algumas outras livrarias acabou esgotando bem rápido mas mas esse do da própria Editora tem muito e eu tô às vezes brincando com ele você não tá dando promoção para tá barateando Então baixa aí na editorar o Medina eu vou dar um cubo mesmo coloca sistema imunológico e vacinas Gustavo Cabral e aí você vai encontrar o livro recebe complicado mas tá tendo aceitação bem legal assim do público tá bem gostoso isso ótimo Gustavo Cabral Muitíssimo obrigado novamente pela disponibilidade do seu tempo tenho certeza que foi De grande valia para o nosso público para os nossos telespectadores agradeço todas as informações foram passados aqui parabéns e obrigado pelo trabalho desenvolvido nesta pandemia a gente sabe que não foi fácil não é fácil é fazer ciência no nosso país Então são verdadeiros heróis já faço o convite aqui para uma próxima oportunidade para você retornar aqui nosso Câmara total para atualizar sempre num cenário positivo ó descobriu vacina para doenças crônicas que eu vi ele teve o brilho no seu olhar entre em contato com a gente que você retorna aqui para o nosso programa e fica aberto aí para suas considerações finais Eu agradeço muito acho que você é tão gostoso a gente soma compartilhar compartilhando conhecimento interagindo isso é muito legal a gente ter passado uma fase bem complicada socialmente sabe é psicologicamente para todo mundo a gente precisa levar informação chamar responsabilidade mas sem aquela coisa deixar pesado demais então agradeço demais é um prazer enorme teremos outra chances e vamos brincar de falar ciência e todo mundo aprende todo mundo a gente soma compartilhando Obrigadão minha querida Até a próxima Até a próxima nós aqui agradecemos a participação do Gustavo Cabral ao vivo aqui no nosso cão era Total nesta terça-feira meio-dia e 40 muito legal muito bacana falar sobre Ciência aqui no nosso programa [Música] [Música]