Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
de acordo com o instituto nacional do câncer no Brasil depois dos relacionados a tumores de pele Não melanoma o câncer de mama é o de maior incidência por isso logo no primeiro dia de outubro aconteceu na Estação Cultura o lançamento da campanha Outubro Rosa deste ano a vereadora Débora Palermo presidente em exercício esteve presente e abordou a importância de se discutir o assunto e dar a visibilidade necessária sobre prevenção e a realização de exames a gente fala o ano todo da prevenção do autocuidado dos exames mas é importante o mês de outubro que traz mais divulgação e também ações né de exames nós vamos ter a carreta o evento para divulgar quanto mais informações são divulgar os melhor para conscientização para buscar também os cuidados que as mulheres precisam né a campanha está integrada em muitas secretarias o prefeito Dário Saad informou que este mês a cidade terá diversos eventos durante o mês nós teremos ainda ações da região do Ouro Verde ações descentralizadas teremos a caminhada do outubro rosa é lá no Taquaral dia 23 Então temos muitas ações é que vão chamar a atenção das mulheres para esse mês para para diagnóstico precoce do câncer de mama esse mês é um mês Onde a gente concentra os eventos para dar visibilidade pra causa então a gente começa hoje com essa muitos parceiros todos eles agindo no sentido de conscientizar a mulher e sua família da importância do rastreamento do exame e é mais legal saber que a gente vai poder proporcionar essa carreta é Trans pela cidade em vários locais que na periferia onde eles têm dificuldade às vezes de ter acesso ao exame e eu também já estou com a camiseta da campanha para reforçar a importância dessa conscientização em que todos precisam realizar os exames nós homens de ultrassom e as mulheres ultrassom e mamografia e por conta das restrições da covid-19 em 2020 e 2021 Muitas pessoas não realizaram Esses exames e de acordo com o Instituto Nacional de Câncer em 2022 mais de 66 mil pessoas serão diagnosticadas com câncer de mama a gente espera tem visto primeiro tumores mais avançados e houve um aumento na incidência que a gente tem visto no dia a dia é um aumento dos casos de câncer pelo tempo que ficou sem ser feito os exames e sem ter feito diagnóstico precoce ela precisa fazer o Ultrassom de mama e a mamografia a partir dos 40 anos dos 40 aos 50 cada dois anos conforme o Ministério da Saúde preconiza e a partir dos 50 anos anualmente além dos exames o alto exame também é recomendado essa é uma mama feminina para poder fazer o auto exame de mama né e a gente trouxe na da forma mais realística né no silicone bem realístico para fazer esse auto exame e lembrando também para poder fazer o auto exame no homem é raro o câncer de mama no homem mas é muito importante também estiveram presentes representantes do centro de atenção integral à saúde da mulher o caismi Centro de Saúde do Taquaral e um rádio Oncologia tê-los Educacional e o centro de oncologia Campinas e claro que o legislativo campineiro está inserido em todas as discussões Eu acabei de falar com todas as o pessoal do caism o pessoal que tá aqui que a câmara tá aberta para palestras debates para a gente poder dar visibilidade né as ações as informações né e tudo aquilo que as mulheres precisam e tem acesso agora em agora em outubro e em outros meses do ano também