Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
a crescer em uma instituição de acolhimento atingir a maioridade sair da casa lar o que fazer como vou me virar para onde eu vou essas são um pouco das inquietações de meninos e meninas que não foram adotados e chegaram adolescência com idade entre 15 e 17 anos para encontrar o seu lugar no mundo eles precisam de um apoio de uma nova perspectiva e aí que em campinas a tua o projeto trilhar gerido pela guardinha a associação do homem do amanhã em parceria com a feac a federação das entidades assistenciais de campinas outras ongs a prefeitura ea vara da infância e da juventude quando surgiu a ideia nós fizemos algumas pesquisas buscamos alguns trabalhos que já existiam nesta nesta área e ainda de ficamos na guardinha um parceiro que tem o conhecimento técnico e uma disposição das que para mais de conhecimento técnico à disposição de trabalhar conjuntamente e desenvolver um projeto dessa importância para o município então a gente trabalha quatro eixos principais no no projeto que autonomia moradia trabalho e o conhecimento da cidade né e as a locomoção no espaço né da cidade para que esse processo tenha sucesso atuação de pessoas como a carol e a patrícia é essencial são adultos voluntários que se propõe a ser mentores desses adolescentes cada uma chegou de uma forma até auxiliar eu já conheci o adolescente por outros projetos que não fizemos juntos na infância dele um projeto que chama fazendo uma história e outros projetos da bg&h que é bolsa de valores humanos oi e o adolescente estava aqui no trilhar e mencionou meu nome para ser mentora dele então eu voltei até contato com ele através do projeto eu entendi que era um momento da minha vida de fazer um trabalho social e eu comecei a seguir alguns grupos nem algumas redes sociais e vi um anúncio do projeto que comessaria mesmo no ano passado que haveria uma inscrição projeto a seleção de mentores e eu e eu participei de todo esse processo elas assim como outras pessoas que se propuseram essa jornada passam por um processo de treinamento encontro com os jovens o que eles chamam de pareamento todo o processo de preparação dos voluntários e até mesmo meu e da minha companhia natália e também somos mentores é a base para o nosso trabalho com o jovem é o estabelecimento do vínculo com esse adolescente este é um momento delicado porque ao atingir a maioridade e eles saíram das instituições independente de estarem preparados ou não o desacolhimento é uma ruptura e aí que entra o trabalho dessas pessoas que preparam os jovens para a vida adulta autônoma o daniel é um desses jovens que o trilhar foi essencial nessa virada e conquista da autonomia ela chegou aí ela falou que a falar que abriu duas vagas uma pessoa gordinha e outra pessoal do auxiliar e aí frente o que eu tocava e a gente for aí aí do trabalhar era três pessoas comigo e do da gordinha mais aí quando fazer um serviço normal e no final de maio ela chegou aí ela tinha um papelzinho e canal ele tipo tá lá que eu parei entrevista e aí eu tô aqui porque agora eu tenho que lidar com a maioria das responsabilidades e problemas então e arte ajudou a pensar como que você bom dia que lidar com esses problemas porque a vida adulta é assim que eu levo para nos encontros individuais a cada situação e aí a gente sempre tentar chegar num consenso de como resolver ela tratar disso é que quando ele sai ou no seu dia a dia alimento eles tenham o a bagagem que eles precisam para ter uma vida outra o serviço de acolhimento e ele faz ele tenta fazer todo esse preparo mas é um coletivo e essa é a autonomia precisa sim de muito mais pessoas que se proponham a doar o seu tempo o que essas voluntárias garantem que é compensador eu espero que eu sempre posso ajudar a lu é a partir de então mas que em muitos momentos ele tem essa lembrança de que ele teve alguém para ajudar ela e acima de tudo desenvolver esse potencial né dê autonomia é um processo social é um processo que envolve toda o interesse de toda uma sociedade em que os indivíduos consigam se desenvolver é independente de onde eles nasceram da família que os formaram e que a gente possa participar dessa formação social juntos então a minha meu sentimento é que ele consiga fazer essa transição com qualidade um respeito com dignidade e eu vejo a isso acontecer a