Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
as vendas do período de natal deste ano devem injetar até 6,3 bilhões na economia de Campinas segundo estimativa da associação comercial industrial da cidade a Sic nas ruas confirmamos que a população deve investir em vários presentes aí eu tenho que comprar para uns 10 mais ou menos porque eu tenho que comprar pra minha filha para sobrinho para o meu neto para o meu esposo que faz aniversário no dia 24 então bastante coisinha Acho que uns 7 8 por aí bastante é pouco né com a família grande é pouco dois no máximo Nossa previsão é bem para um ou dois e quando falamos na média de preço dos Presentes o valor não deve ultrapassar os r$ 100 no mínimo no mínimo até 60 reais mais do que isso não dá uns 30 40 reais cada um por aí cada um de 40 a 50 segundo esse economista a previsão é de que o Natal este ano seja mais um de lembrancinhas esse é mais um ano da lembrancinha né Nós estamos com o ano da lembrancinha desde 2014/2015 por aí quando Nós entramos numa profunda crise econômica e essa crise só se aprofundou E aí teve a pandemia depois tudo isso que jogou a crise ainda mais no buraco então nós estamos vivendo um período de sucessivas crises ou de uma única crise que foi aumentando ainda de acordo com especialista o poder de compra da população ainda está reduzido nós estamos vivendo ainda um período em que as taxas de informalidade Ou seja a população sem carteira de trabalho assinada as taxas de informalidade São o predomínio nas relações de trabalho e a gente sabe que o trabalho informal o poder de compra né o pagamento a remuneração as pessoas que estão sujeitas algum tipo de trabalho é mais baixo do que quem está no setor formal da economia Então o que nós estamos vivendo é isso né são os empreendedores individuais que estão no lugar do CLT são os informais no que Aqueles contratos no chamado fio do bigode e Pagam uma remuneração muito mais baixo poder de compra das famílias tá muito baixo tá baixo também por conta da alta da inflação que nós estamos vivenciando aí desde 2021 né final 2020 início 2021 ao longo desse ano todo uma inflação mas elevada isso faz com que haja uma perda de poder aquisitivo das famílias de maneira geral nas ruas a maioria das pessoas que entrevistamos vão comprar em lojas físicas pela possibilidade de pesquisa e contato com o produto devido ainda terem receio de comprar pela internet Ah porque é melhor para a gente é à vista é melhor porque a gente vê se tiver algum defeito a gente tá ali olhando né é bem melhor porque pela internet é o seguinte Às vezes vem com defeito às vezes com golpe ainda aconteceu com meu irmão meu irmão comprou relógio veio com a caixinha vazia há duas vezes e aí tem que ir para o corte da Computação então é bem melhor à vista assim loja física que as pessoas eventualmente tem medo de comprar pela internet mas tem sites e sites tem aplicativos e aplicativos tem aqueles que são bem confiáveis que já tem um uso bastante frequente e que já oferecem bastante garantias você vai fazer compras pela internet você vai ter o produto que você encomendou eventualmente se vier com defeito você consegue trocar Então hoje em dia as condições da internet são bastante atrativas Então vale a pena que o consumidor usa internet vai usar 100% na internet não eventualmente vale a pena pesquisar no centro comerciais no centro de compra que eventualmente você também pode encontrar uma condição melhor um preço melhor mas assim use todas as armas que o consumidor puder na mão quanto mais ele conseguir Pesquisar quanto mais ele conseguir se informar a respeito dos preços das condições dos prazos de entrega tudo isso melhor para ele