Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
as fortes chuvas que atingiram Campinas nos últimos dias e alagaram vários pontos da cidade foram tema da fala dos parlamentares durante a reunião ordinária desta segunda-feira o primeiro a falar foi o vereador Paulo Bufalo que presidiu uma comissão especial de estudos que tratou dos alagamentos na Avenida Princesa d'Oeste e na Orozimbo Maia nós não temos uma tecnologia que aponte os riscos sobretudo quando a chuvarada atinge um determinado volume que possa mudar o semáforo que possa ter algum aviso para a população de que aquela região é uma região de alagamento e altíssimo risco para as pessoas então eu volto essa Tribuna dizer que nós fizemos um estudo aqui na casa uma comissão especial de estudos fechamos esse relatório entregamos a a presidência e vamos encaminhar oficialmente é o prefeito porque não conseguimos ainda ter uma conversa para poder fazer essa entrega pessoalmente agora é necessário que tenha medidas de áreas de diversas áreas que possam Minimizar os impactos dessa desses eventos climáticos extremos até que nós tenhamos uma política inteira o vereador de Cecílio Santos lembrou dos bairros que ficam no distrito do Campo Grande que também foram alagados água se acumule nas ruas causando grandes problemas no meu bairro ali no rocim Satélite Íris nós tivemos muitos problemas com estas fortes chuvas 5 ou 6 casas no Jardim rossin foram invadidas pelas águas e uma delas um maior volume adentrou a casa onde o morador chegou a ter muito problema perdendo os seus mantimentos uma série de problemas decorrentes das fortes chuvas e da inundação que ocorreu ali eu quero dizer no meu primeiro exercício de vereador foi levar o conhecimento do prefeito levar o conhecimento da secretaria de serviços públicos que havia necessidade naquela rua se fazer melhorias na drenagem no escoamento da água de chuva porque já tinha um histórico quando estava na associação dos moradores de inundação naquelas casas são dois anos se passaram dois anos a vereadora Mariana conte disse que já existem áreas mapeadas e o que é preciso é um plano de suporte para os moradores desses locais de serviços geológico brasileiro que é uma órgão do Governo Federal de risco sujeitas aí inundações na cidade de Campinas isso inclusive está num Decreto da Prefeitura São lugares inclusive regiões periféricas que existem populações ali que podem estar nessas áreas de risco estão entre eles Jardim pausurama Jardim Florence Campo Grande o Campina Grande novo Flamboyant Jardim Tamoio Parque Oziel são uma série de regiões que já estão mapeadas como possíveis locais de inundação a prefeitura precisa ter uma política de suporte e assistência para essa população em primeiro lugar eu entendo que é isso a gente precisa ter uma política de assistência para dar suporte para essa população que tá numa área de risco antes que antes que essa população seja afetada o líder de governo na Câmara se alientou que há um estudo para obras de contenção de enchentes mas que aguarda verbas do governo federal a secretaria de infraestrutura já fez os estudos e Apresentou um plano para enfrentamento das enchentes só que as obras necessárias elas estão orçadas em torno de 500 bilhões de reais o governo já encaminhou para atual ministério do governo federal Ministério de infraestrutura os projetos solicitando recursos Federal para que você possa implementar esse conjunto de obras que certamente solucionarão o problema nós temos muita expectativa Vereador sicilio sim com o novo governo federal que a gente possa ter acesso e que o governo federal redite ações como as do PAC que transfira recursos ou a título a fundo perdido ou financiado pela Caixa Econômica BNDS para obras de infraestrutura nos municípios não é só Campinas que vive esse problema o vereador Carlinhos camelô lembrou dos problemas das Árvores quando ocorrem temporais eu estava ajudando num evento do a ONG sol luz e final de ano e logo após ver esse temporal e com esse temporal acabou caindo ali só naquela região oito ou 10 árvores E aí qual que é a crítica às vezes nós como os vereadores as pessoas Olha eu tenho uma árvore aqui na frente da minha casa essa árvore tá perigosa e a gente solicita porque eu não sou técnico os vereadores aqui não são técnicos nós somos tentamos que vai lá e faça entendeu o pessoal vai um técnico lá e olhe o técnico vai lá olha essa árvore tá boa ela tá Sadia não pode ser retirada dessa casa legal ele é um técnico Ele estudou para isso sabemos mas essas árvores dessas 10 que caíram ali Três tinha laudos 3 tinha laudos que tava ótima graças a Deus e não tinha ninguém na casa não tinha ninguém o Posto Saúde era domingo estava fechado porque se um poço de saúde tivesse aberto eu acho que tinha sido uma catástrofe ali derrubou a árvore não posso saúde derrubou na nas escolas o vereador pelo menino Monteiro também manifestou preocupação com este tema é muito preocupante Campinas na época de chuva passa por essas situações ela não é de hoje vários anos a gente sabe que a natureza ela vem a gente que em vários lugares delas mas também tem que ter uma estrutura de de Urbanismo na nossa cidade tem que ter um planejamento infelizmente não está tendo isso daí mas a minha preocupação em relação à vida porque uma vida não tem preço Então se a gente puder prevenir antes do que acontecer alguma tragédia é bem melhor então eu deixo aqui o couro junto com meus colegas vereadores de que tem que ter esse um planejamento tem que ter iniciativo mais rápido possível e tentar pelo menos através da Defesa Civil fazer algum tipo de Alerta na cidade Tem algum tipo de comunicação nesses horários de chuva orientar a população da cidade para que não acesse esses locais Princesa do Oeste que é a Norte Sul a Orozimbo Maia que também é muito perigoso é esses lugares hoje não tinha porém agora está tendo que a questão do Piçarrão tem vários lugares que tem inundação já teve morte também ali no pixarro então poder orientar a população de alguma forma fazendo um alerta nesses dias de chuva para que possa fazer essa prevenção por fim o vereador Major Jaime pediu providências urgentes para que mortes não ocorram como lembrou da morte de um bombeiro em 2003 é uma situação que a cidade de Campinas não pode mais tolerar e eu vou lembrar de um fato aqui que talvez um outro devo lembrar no dia 18 de fevereiro de 2003 O sargento Assis do bombeiro ele morreu ali na norte-sul ali na verdade no laurão vereador Juscelino Né tava uma enchente Como tá Como foi a de hoje e naquela enchente ele tava de serviço trabalhando ele foi tentar fazer um resgate de uma vítima e infelizmente ele acabou falecendo Então esse fato como foi lembrado por alguns já tem muitos anos em 2003 esse fato aconteceu e a gente espera que a gente não tenha que lamentar fatos futuros aqui na cidade de Campinas mais de 20 anos que a gente ainda tenha a recorrência desses fatos então Prefeito prefeitura Secretaria de infraestrutura e outros mais tomem providências façam alguma coisa