Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
para que o poder público possa desempenhar suas funções com critério é necessário um planejamento orçamentário consistente que mostre com clareza as prioridades da gestão por isso no último dia 30 foi protocolado um projeto de lei com o orçamento de Campinas para 2023 no valor de 8,9 bilhões de reais que deve ser votado até o fim do mês de novembro na verdade esse orçamento ele é importantíssimo porque ele vai definir como as políticas públicas vão ser realizadas no ano de 2023 esse valor de quase nove bilhões de reais é um valor significativo expressivo e demonstra Primeiro as prioridades do governo Dário é para termos uma ideia é desses 9 bilhões mais de 2 Bilhões de reais são referentes ao orçamento da Saúde um bilhão e seiscentos quase da Secretaria de Saúde Mais 455 milhões da rede Mário Gatti então a maior dotação orçamentária para 2023 está direcionada para a saúde mostrando que a saúde é um compromisso do prefeito Dário que é médico para tentar obviamente que todos tenham acesso a exame consulta tratamento cirurgia orçamentária anual é o orçamento anual propriamente dito que é prever os orçamentos fiscais da Seguridade Social e de investimentos das estatais todos os gastos do governo para o próximo ano são previstos em detalhes na lua assim como a estimativa da Receita e a fixação das despesas do governo a segunda maior rubricação é da educação é mais de um bilhão e 900 milhões né um bilhão 850 da Secretaria Municipal de Educação mais de 60 milhões para Fumec que cuida da educação de jovens e adultos e também tem o serprocamp o que mostra que saúde e educação são duas áreas tratadas com muita seriedade com muita responsabilidade pelo governo Dário a partir desse pela primeira vez na história de Campinas os vereadores poderão protocolar as emendas impositivas na prática cada um dos 33 parlamentares terá o direito de destinar aproximadamente 2,6 milhões em emendas de própria autoria o vereador e líder de governo Luiz Rossini explicou os detalhes é que este ano vai ser o primeiro ano em que a câmara de vereadores os 33 vereadores vão poder apresentar as chamadas emendas impositivas a lei orgânica estabelece que até 1,2% da receita Total líquida pode ser destinada a emendas de vereadores é que dá perto de 80 milhões para toda casa dois milhões e 600 para cada Vereador o que significa isso os vereadores que recebem as demandas da cidade da população vai poder sugerir ao governo encaminhar esse recurso para as várias secretarias para atender uma obra específica um serviço específico nas várias áreas obviamente atendendo aquilo que é de interesse da população para o parlamentar Luiz Rossini a emenda impositiva é uma forma de democratizar a aplicação de recursos já que os vereadores representam a população Lembrando que 50% do valor de cada Vereador Obrigatoriamente tem que ser aplicado na saúde nós Recebemos a secretaria de saúde Recebemos a rede Mário Gatti que coloca ambas né colocaram as prioridades as necessidades onde poderiam ser alocados esses recursos assim como recebemos das demais secretarias da prefeitura sugestões né de programas projetos e obras que possam ser de interesse do vereador de determinada região para ajudar a democratizar a aplicação da verba pública