Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
o tema do evento foi a nutrição nas escolas de Campinas junto com o vereador Fernando Mendes na mesa estiveram presentes duas representantes do programa Municipal de alimentação escolar entre elas Maria Helena Antônio essa semana nós estamos comemorando Então a semana do Dia Mundial da Alimentação que foi no dia 16 de outubro né E nós estamos sendo alguns eventos aqui na cidade né nas escolas nós estamos nós fizemos uma adaptação nos nossos cardápios nós estamos fazendo uma o uso integral dos alimentos nos nossos cardápios né então todas as cozinheiras foram orientadas até fazendo algumas Preparações para utilizar o alimento por completo né então utilizando cascas sementes né então nós fizemos uma adaptação no nosso cardápio nessa semana e comemoração a semana mundial da alimentação Júlia Amorim gerente do departamento de alimentação escolar fez uma apresentação sobre o programa que foi criado por lei em 2009 sua regulamentação prevê por exemplo oferta de produtos naturais e restrição da oferta de sódio açúcares e alimentos e bebidas de baixo valor nutricional são 285 1968 refeições servidas todos os dias em mais de 550 unidades escolares entre elas municipais estaduais e fumecs bom então por que que eu falo do nosso programa né do programa Municipal de Campinas da alimentação escolar que ele é referência Ele é o único programa que é municipalizado né então a secretaria da educação tem um convênio com o CEASA através do departamento de alimentação escolar onde a secretaria da educação através da Coordenadoria de nutrição com nutri é responsável por toda parte da gestão do programa tá e a Ceasa fica responsável por toda parte da operacionalização Então esse convênio É um convênio realmente modelo de sucesso né E que muitos municípios nos procuram para a gente para tentar implementar nos municípios o presidente do Ceasa esteve presente e também falou sobre a importância do evento eu fui conhecer todos os departamentos se for conhecer a grande escolar que eu não conhecia eu fiquei encantado com o tamanho que é a merenda que depois a Júlia e a Marilena vão passar para vocês vocês conhecem mas a gente vai falar que é nível de câmara nível de TV Câmara para a sociedade tem que conhecer esse trabalho maravilhoso que o setor público faz que é alimentação escolar vandercler amorus Secretária Municipal de assistência social pessoa com deficiência e direitos humanos foi a Tribuna se manifestar sobre a responsabilidade do poder público para combater a fome e a desigualdade quando falamos de alimentação Não há como não pensar na no primeiro momento do contraponto da alimentação que a fome não há como falar de alimentação saudável ou de alimentação quando a gente não fala na fome a fome é algo urgente é algo doloroso é algo que ninguém deveria estar sujeito mas infelizmente existe nós temos sim que entender que a fome é uma responsabilidade do chefe da família que na maioria das vezes mas também é uma grande obrigação de nós enquanto poder público de com tira fome de garantir o direito alimentação de todos e é para que isso aconteça em Campinas eu posso falar um pouco aqui da Secretaria de Assistência Social que nós temos alguns esforços temos empreendido alguns esforços para buscar alcançar essas famílias em situação de vulnerabilidade Esse é um papel muito importante o legislativo tem essa função aqui também tanto de fiscalizar de criar ações e de garantir que a população como eventos como esse vereador Fernando por isso que é o parabenizo cheguem até as pessoas que as pessoas tenham acesso até essa política pública tão importante a esse direito social que é alimentação tema importantíssimo até pelo momento que nós estamos vivendo nós estamos saindo de uma pandemia saindo de um momento muito crítico e tratar de alimentação é tratar de futuro é tratar de Cultura tratar de des ele é diminuir essa desigualdade é todos esses profissionais que estão aqui hoje são fornecedores de condições de vida então eu achei importante trazê-los aqui até fiquei surpreso né pelo horário e todos vieram porém é nós trabalhamos com as demandas então uma das demanda que nos trouxeram que nos levaram a isso são grandes comentários que a alimentação de Campinas não é boa alimentação escolar não é tão saudável ela está defasada e por conta dessa incomodação procurando os profissionais Nutri eu e coincidiu também com o Dia Mundial da Alimentação prontamente esse dispuseram para fazer a coisa acontecer ou seja o que que nós tivemos aqui hoje um evento que é trouxe esclarecimento esclarecimento para a sociedade esse esclarecimento para a câmara municipal esclarecimento para os profissionais que de repente nem estão sabendo que tem comentários contrário a todo esforço que eles fazem eu achei que foi importante por conta disso