TV Câmara Campinas
TV Câmara
Campinas
Câmara Notícia
Em destaque · HD Vídeo · CÂMARA NOTÍCIA

Câmara Notícia

11 views Publicado Há 20 horas HD · 48:41

Sobre este vídeo

Vídeo do acervo da TV Câmara Campinas.

Transcrição completa do vídeo

40 mil caracteres · transcrição automática

Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.

Cara na prova em primeira discussão e votação projeto de lei de autoria do executivo que garante aumento de 4,39% aos servidores municipais de Campinas. Por iniciativa do vereador Gustavo Peta, a Câmara Municipal sediou um debate público que discutiu sobre o fechamento de agências públicas em Campinas e região. Comissão de Mobilidade Urbana aprova parecer favorável a projeto que prevê veículos exclusivos para as mulheres no transporte público de Campinas. Olá, boa tarde. Terça-feira, 23 de junho de 2026, começa agora o jornal Câmara Notícia ao vivo. Meio-dia, mais 2 minutos. Muito obrigado pela sua companhia, pela sua audiência. E vamos conversar. Participe, mande a sua mensagem para o número do nosso WhatsApp. 19 é o nosso DDD. Para você que é de Campinas e região já sabe, né? Pode ir direto. O número aparece aqui embaixo da sua tela, é o 97829377 ou você tem a opção de enviar esta mensagem apontando a câmera do seu celular para o QRcode. Também já aparece uma mensagem na sua tela, WhatsApp da TV Câmara Campinas. Você aperta e pode enviar o seu elogio, uma crítica construtiva, o que você quer assistir aqui no nosso telejornal que a gente conversa ao vivo. A gente abre a edição de hoje com as notícias da Metrópole para falar sobre emprego, porque o Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas está com mais de 700 vagas disponíveis para esta terça-feira. Olha só, entre as mais de 700 vagas de emprego no CEPAT, hoje a para atendente de Orte Frut, operador de paca regadeira, açogueiro, ajudante de cozinha, atendente do setor de frios e laticínios, biólogo, borracheiro, carpinteiro, coletor de resíduos hospitalares, eletricista, de instalações, empacotador à mão, fiscal de prevenção de perdas, gerente de depósito, jardineiro, montador mecânico para máquinas industriais e operador de empilhadeira. Para conferir todas as vagas é só acessar o site cepat.campinas.sp.gov.br. br. Lembrando que o atendimento presencial do CEPAT é realizado mediante agendamento prévio através do portal cidadãos.campinas.sp.gov.br. O CEPAT tem três unidades em Campinas. A do centro fica na Avenida Campos Sales, 427 e funciona de segunda a sexta-feira, das 7:30 da manhã às 4:30 da tarde. A unidade do Ouro Verde, na rua Armando Frederico Ringanesque, 61, no Jardim Cristina, dentro do Ortoshopping, funciona de segunda a sexta-feira, das 8 da manhã às 4 horas da tarde. a unidade do Campo Grande, na rua Manuel Machado Pereira 902, em frente à Praça da Concórdia. Funciona também de segunda a sexta-feira, das 8 horas da manhã às 4 horas da tarde. A Prefeitura de Campinas publicou no Diário Oficial horário especial de expediente dos servidores municipais para os jogos do Brasil na Copa. A cidade vai seguir as orientações adotadas pelos governos federal e estadual. Nesta quarta-feira, dia 24, amanhã, a seleção brasileira joga contra a Escócia às 7 horas da noite. O expediente vai ser encerrado às 4 horas da tarde. Os centros de saúde vão seguir o horário estabelecido no decreto e vão encerrar as atividades às 4 horas da tarde. Caso o Brasil avance no Mundial, expediente vai seguir esta programação, hein? Jogos às 2 horas da tarde, expediente até às 11 horas da manhã. Jogos às 4 horas da tarde, expediente até 1 hora da tarde. Partida que começa às 5 horas da tarde da seleção brasileira, expediente até às 2 horas da tarde, jogos às 6 horas, expediente até às 3 da tarde, jogos às 7 horas da noite, expediente até às 4 horas da tarde. O decreto estabelece ainda que as horas não trabalhadas deverão ser compensadas em até 90 dias pelos servidores. Os serviços essenciais que exigem aquele funcionamento contínuo vão ser mantidos normalmente. Vamos com as notícias do legislativo, porque ontem foi dia da 39ª reunião ordinária. Os vereadores se reuniram para discutir e votar nove projetos que estavam na pauta por mais de 3 horas. O repórter André Aranha acompanhou tudo e traz agora as informações. Seja bem-vindo. Boa tarde, André. Bom, é isso mesmo, Gabriel. Boa tarde para você, para todo mundo acompanhando o Câmara Notícia. Ontem, na 39ª reunião ordinária, havia oito projetos em pauta. Todos foram aprovados, exceto o item oito, que houve um pedido de vista. Também foi aprovado. Entre esses que eu citei. O item um. Conversamos com a vereadora Débora Palermo. Era um projeto de lei de autoria do prefeito municipal com emenda com relação à estrutura, ao processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Campinas. ela falou conosco no intervalo regimental, lembrar, né, da da importância do órgão do Conselho Tutelar, né, que é um órgão de proteção da criança e adolescente e o ano que vem nós teremos eleições. Então essa essa lei tá, na verdade atualizando a antiga lei de 2008, quanto a número de de conselheiros, número de conselho, eh anos de de porque antes eram 3 anos o mandato, agora são 4 anos. Então, além de atualizações a de números, né, nós também tivemos algumas emendas aí, algumas modificações também, alguns artigos da lei. Bom, e o projeto de lei foi inclusive submetido, não é, o resultado de amplo eh trabalho técnico, né, vereadora? Sim, sim. Foi foi um debate muito grande da de toda a rede, porque o conselho ele ele atua e eh em todas as secretarias, na saúde, na educação, da assistência, na segurança. Então nós tivemos assim um amplo debate, foi um mesmo com os conselhos, o poder público, toda a rede para poder fazer adequação melhor para o Conselho Tutelar. Também conversei com a vereadora Débora Palermo sobre o item cinco, também de autoria do prefeito municipal, primeira discussão e votação do projeto de lei para repassar recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, também aí para o financiamento Gabriel Castro de projetos aprovados por deliberação do Conselho Municipal do Direito das Crianças e do Adolescente. Ela falou a respeito. A vereadora Débora Palermo. Acompanhe. Esse esses recursos, André, eles são captados através do imposto de renda. É aquela captação de até 1% da pessoa jurídica e até 6% da pessoa física que eles destinam para o fundo da criança adolescente no ato da declaração do imposto de renda, sem que isso custe nada para o contribuinte, nada mais. ao invés desse dinheiro ir pro governo federal, ele fica na nossa cidade e ele é investido nessas que atendem crianças e adolescentes. Então, a ele fica, esse dinheiro arrecadado pelas pelas entidades ou ou de forma espontânea pelo contribuinte, ele vai para o fundo da criança e o Conselho Municipal da Criança do Adolescente faz a distribuição para as entidades, aquelas que conseguiram fazer a captação, porque você pode, através do do conselho indicar, eh, vai o montante que ela que ela conseguiu eh fazer a captação, deixando uma reserva de 20% para aquelas pequenas que não conseguem. Então, as grandes também conseguem ajudar a manter as pequenas. Conversei também com vereador Luiz Abico durante o intervalo regimental da 39ª reunião ordinária com relação a outro projeto de lei do prefeito municipal com emenda sobre as diretrizes orçamentárias para o ano de 2026. Ele falou conosco no intervalo a respeito desta situação. Vamos acompanhar. Esse é o é o projeto 116, o 115 que nós vamos discutir hoje, trata da LDO, que eu até escrevi aqui para que seja bem explicadinho para a população. Define as regras e as prioridades do orçamento, né, para 2027. Nós estamos muito atentos aí às três grandes metas da cidade, que é qualidade de vida, não é? desenvolvimento econômico e a sustentabilidade. São três pilares que LDO contempla. Nós debatemos isso na audiência pública aqui na Câmara, muito frequentado por pro pela pelo povo e a Câmara esteve muito atenta a esse debate. Bom, pro pessoal que está em casa, vereador, e tem curiosidade, qual a importância disso tudo, né? LDO, Loa, enfim, PPA. com a importância disso tudo para Campinas, para uma cidade como um todo, claro, também referente às finanças da cidade, do município. É importante porque Campinas hoje eh tem uma gestão no valor extremamente grande, quase 11 bilhões é o valor orçamentário da cidade de Campinas e a lei das diretrizes orçamentárias é necessário para que nós tenos definindo as prioridades e a direção desses recursos para 2027. No final de ano, agora, meados de outubro, novembro, virá para a casa analisar o orçamento. Aí sim nós estaremos definindo secretaria por secretaria os valores reais. de uso para cada secretaria. A a LDO é uma visão ampla e geral do direcionamento que a cidade tem que ter para utilizar bem o recurso de 2027, que será em torno de R bilhõesa. O vereador Paulo Hadad também conversou conosco sobre um projeto de autoria do executivo, a primeira discussão e votação, projeto de lei complementar sobre o reajuste aos servidores públicos municipais. reajuste de 4,39%. Esse projeto ele está paraa primeira discussão e votação da legalidade do projeto. Tivemos aí algumas mesas de negociação dos servidores com o sindicato e a administração pública para que fosse apresentado o índice de reajuste. índice reajuste ficou em 4,39% depois de algumas rodadas de negociação, também com alguns outros, algumas outras eh reivindicações que foram atendidas pelo executivo. Um é ajuste no auxílio refeição de 7,5% de 2000 para R$ 2150 e também a manutenção eh do vale nutricional que é dado aos aos aposentados. que hoje tem um um uma um apontamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que pediu para que fosse suspenso. A prefeitura recorreu e ainda está fazendo, né, esse aporte do Vale Nutricional aos aposentados e também um reajuste de R$ 4.000 para R$ 6.000 R000 para auxílio funeral para as pessoas que eventualmente venham a falecer para aquela aquela pessoa, aquele e ente da família que foram beneficiado pelo pelo por esse valor foram aquele que faz parte da família do nosso servidor público. Bom, Gabriel, lembrando que a próxima reunião ordinária será na segunda-feira, 40ª reunião ordinária e amanhã serão realizadas reuniões extraordinárias aqui na Câmara Municipal de Campinas, claro, por conta do jogo do Brasil que entra em campo em mais uma partida pela Copa do Mundo. Eu volto com você, Gabriel Castro. Muito obrigado, André Aranha, pelas informações. A gente segue aqui com as notícias do legislativo, porque o fechamento de agências bancárias em Campinas e região tem gerado preocupação entre trabalhadores, clientes, representantes do setor. para discutir os impactos dessas mudanças e buscar alternativas para enfrentar o problema, a Câmara Municipal promoveu um debate público por iniciativa do vereador Gustavo Peta. Por iniciativa do vereador Gustavo Peta, a Câmara Municipal promoveu um debate público para discutir o fechamento de agências bancárias em Campinas e região. Uma situação eh específica de Campinas que preocupa ainda mais, né? A região do Campo Grande, que é uma região com mais de 125.000 1000 moradores, uma região que recentemente inclusive eh virou distrito da cidade e a expectativa quando se aprovou o distrito era exatamente a descentralização de de de acessos a diversos direitos, né, que poderiam acontecer a partir da formação do distrito, né, como a formação de cartório, como a ida de mais empresas, geração de empregos nessa região. Essa região corre o risco agora de ficar sem nenhuma agência bancária. Eu tenho ido muito à região do Campo Grande e realmente a população tem perguntado muito, questionado muito sobre essa situação que está muito próxima de ocorrer. Participaram da reunião a professora de filosofia e ciência política da Unicamp, Andreia Galvão, a vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas e região, Ana Estela Alves, e o presidente da entidade, Lourival Rodrigues. O que tá acontecendo é que os bancos têm optado pela digitalização, ou seja, pela por essa eh esse avanço tecnológico, tem optado em fechar agências e sempre pensando em maximizar o lucro a todo custo. E a gente a gente tem certeza que nós não somos contra o avanço tecnológico, claro, não tem como ser contra o avanço da tecnologia, mas nós temos certeza que ele tem que vir para somar, tem que vir para para melhorar, tem que vir realmente para facilitar mais o serviço e não excluir. O que tá acontecendo hoje é uma exclusão. O que tá acontecendo hoje é você pegar, por exemplo, um aposentado, como o vereador Gustavo Peta colocou aqui, eh, essa pessoa tem mais dificuldade de olhar um aplicativo, de tá tendo todas as informações ali e você chegar numa agência e ser barrado. E agora a situação ficou um pouco pior, porque você não tem nem agência para chegar. E além disso, nós estamos vendo também um volume muito grande de golpes. Os golpes nas nas redes sociais tem sido assim eh eh tem ficado realmente impressionante a quantidade de golpes que as pessoas têm sofrido. Entre os temas levantados, o esvaziamento de agências tradicionais no centro de Campinas foi um dos destaques para os representantes do sindicato e o parlamentar. Esse movimento contraria o projeto de revitalização da região central. previsto pelo município. O Lourival trouxe questões muito importantes, gente. Veja, esse debate do centro da cidade é um debate que eh que deveria envolver toda a cidade a partir até da do próprio poder público municipal. E e eu não tenho dúvida nenhuma que uma das um dos problemas do esvazeamento do centro é exatamente o fechamento de muitas agências bancárias. De acordo com o vereador, a próxima etapa será dialogar com autoridades e órgãos competentes para construir alternativas que minimizem os impactos dessas medidas. Nós vamos procurar o Procom, no ponto de vista da defesa do direito consumidor, procurar o prefeito para ele como líder político da cidade defenda a cidade desses fechamentos e vamos fazer uma moção ao Banco Central. tomou várias medidas para tentar resguardar o direito das pessoas de terem agências bancárias na cidade. Comissão de Mobilidade Urbana aprova parecer de projeto que prevê 20% da frota do transporte público exclusivamente para mulheres. Os vereadores Felipe Marques, Carlinhos Camelô e Oto Alejandro analisaram o projeto de autoria do vereador Marcelo Silva na quinta reunião da Comissão de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário da Câmara de Campinas, presidida por Marquesi. A proposta prevê a destinação de 20% da frota do transporte público coletivo, exclusivamente para mulheres nos horários de maior movimento. Zaramos o parecer favorável ao projeto complementar 92/2025. Então, eh, nós votamos favorável de acordo com os estudos também daqui da CAC. Tá bom? Pelo texto, os ônibus exclusivos funcionariam de segunda a sexta-feira, fora feriados, nos intervalos das 6 horas da manhã às 9 horas e no final da tarde, das 5 horas até às 8 da noite. Pela matéria, o percentual de veículos reservados poderá ser ampliado de acordo com a demanda. Os parlamentares aproveitaram para comentar sobre a atual situação do transporte público na cidade. O vereador Oto é o relator desse projeto, votou favorável. Pergunto ao vereador Carlinhos Camelô, como vota. Vereador? Senhor presidente, eu acompanho o relator, mas eu sou bem sincero, tava falando aqui e falo publicamente a todos que estão nos assistindo. Nós temos uma grande dificuldade hoje no transporte público com essa questão que tá vindo do transporte público aqui hoje. Dificilmente a gente tá tendo transporte pra população, né? E hoje um projeto desse viável e meritório, que as mulheres têm que ter um transporte exclusivo, até mesmo por por várias questões. Mas fala assim, hoje nessa questão nossa aqui, a dificuldade é essa, vereador. Nós estamos passando por um por um caos na cidade de Campin na questão do transporte sobre as questões e licitações, mas mesmo assim como o projeto é meritório e quer dizer assim que é um projeto exclusivo para as mulheres, eu acompanho o relator. Voto favorável. Eu também, vereador Carlinhos, voto favorável ao projeto. Como você disse, é difícil você segmentar, né? Ah, vai ter transporte só para idoso, vai ter transporte só para as mulheres, vai ter transporte só para os jovens. É quase impossível fazer isso diante do diante da situação atual do transporte público e não só atual, mas como sempre foi, né? a dificuldade do transporte, da questão pública, que infelizmente eh tem sido de muita má qualidade. Então, nós temos cobrado essa casa tem trabalhado para que isso possa ser resolvido. Eu acredito que eh nós com a unidade da da Câmara Municipal, de tudo que tem acontecido, nós precisamos aí ter novos transportes no nosso município, transporte de qualidade para que o munícipe possa chegar num ponto de escolher o o transporte público. A Câmara Municipal de Campinas homenageou a enriqueta da Conceição Carvalho Coelho com o título de cidadã emérita. A solenidade foi realizada na Casa de Portugal e reconheceu a trajetória da diretora da entidade em ações sociais, culturais e religiosas. A Casa de Portugal de Campinas foi palco da entrega do título de cidadã emérita à diretora da entidade enriqueta da Conceição, Carvalho Coelho. A homenagem foi realizada durante uma reunião solene presidida pelo vereador Paulo Hadad, uma iniciativa do vereador Edson Ribeiro. O reconhecimento destaca a contribuição da homenageada para o fortalecimento da cultura portuguesa e para o desenvolvimento de ações sociais junto à comunidade. Gente, hoje é um dia de festa, apesar de toda a formalidade, né, que essa reunião solene tem. é um um rito diferente, talvez daquilo que alguns já tenham participado, mas é um dia de festa, é um dia de homenagearmos uma pessoa que de alguma forma ela se destacou na sociedade, né, por aquilo que ela faz, por aquilo que ela fez, por aquilo que ela vem fazendo. da mesma forma, algumas entidades, outros profissionais, enfim, é algo que a Câmara tem como prerrogativa de eventualmente se deparar com pessoas eh que foram ali pinçadas, né, no âmago, no seio da sociedade e que nós vereadores eh podemos de alguma forma honrá-los e homenageá-los em vida e às vezes, né, pós morte, com o nome de ruas, viadutos, praças, enfim, é algo que a gente tem como prerrogativa do mandato e eu acho que isso é muito importante, que de alguma forma é o reconhecimento de toda a sociedade para as pessoas que fazem a diferença na vida do cidadão comum. Além de diretora da Casa de Portugal, Henriqueta é conhecida pela atuação como agente de pastoral e pelo trabalho na organização da tradicional festa de Nossa Senhora de Fátima. Agradeço muito por isso. Agradeço a Deus e gostaria de oferecer esse título ao meu pai e minha mãe, que contribuíram muito para que eu seja o que eu sou hoje, né? ao meu filho que me aguentou, porque não é fácil ser filho de uma pessoa que não para em casa. Então eu agradeço muito por tudo isso, viu? E pela presença de vocês também. Muito obrigada. Eu sou feliz de estar aqui com vocês hoje. A homenagem também foi acompanhada por representantes da Casa de Portugal que ressaltaram a importância da trajetória construída por Enriqueta dentro da entidade. Este título, hoje concedido pela Câmara Municipal de Campinas, representa muito mais do que homenagem individual, representa o reconhecimento público de uma vida dedicada ao serviço da comunidade, da cultura portuguesa e das pessoas que tiveram a sorte de conviver com ela. Enriqueta, esta honraria, ela é merecida por porque reflete tudo aquilo que és como uma mulher íntegra. trabalhadora, amiga e inspiradora. Em nome da casa de Portugal e de todos aqueles que admiram o teu percurso, deixo os mais sinceros parabéns a nossa e a nossa profunda gratidão. O reconhecimento concedido pela Câmara de Campinas passa agora a integrar oficialmente a história de uma mulher que dedicou décadas ao trabalho comunitário e a preservação das raízes portuguesas. Henriqueta, para finalizar, eu quero dizer que você é homenageada, mas eu me sinto o presenteado. Muito obrigado. A Câmara Municipal de Campinas realizou mais uma sessão de homenagens para reconhecer trajetórias em diferentes áreas de atuação. Na 36ª reunião solene de 2026, foram entregues títulos e medalhas a personalidades da música e da segurança pública. Trajetórias marcadas pela arte, pelo serviço público e pela segurança foram reconhecidas na 36ª reunião solene de 2026 da Câmara Municipal de Campinas. A iniciativa do vereador Oto Alejandro reuniu homenagens a nomes que contribuíram em diferentes áreas para a sociedade. O cantor e compositor Ebert Azul recebeu o título de cidadão campineiro. Natural da Paraíba. Ele é reconhecido pela trajetória construída na música popular brasileira. Eh, essa homenagem representa o reconhecimento de Campinas a uma pessoa que escolheu a nossa cidade para construir a sua história, sua família e sua trajetória de contribuição à cultura. Natural da Paraíba, Rebert Azul trouxe consigo o talento, a sensibilidade e a riqueza cultural do povo nordestino. É uma honra você me deu um dos maiores presentes da minha vida, 41 anos de história, ao lado dessas pessoas que eu respeito. Parabéns. Tenho grandes amigos, ah, colegas, eh, que estão sempre encontando comigo e com eles eu aprendo um pouco mais de Campinas. Oto, em meu nome, em nome dos meus filhos e da minha esposa e da minha família. Muito obrigado e a vocês. Obrigado. O investigador da Polícia Civil, Klaus Bidelli, recebeu o título de cidadão emérito. Nascido em Campinas, foi homenageado pela atuação dedicada ao serviço público e a segurança da população. Toda essa minha trajetória de 40 anos, sempre dediquei, sempre procurei dedicar o meu melhor trabalho possível à cidade de Campinas. Então, contribuir para o bem-estar e a segurança dessa cidade que todos nós amamos, para mim é um significado muito especial. E esse reconhecimento trouxe para mim assim um nessa comemoração dos 40 anos de serviço na Polícia Civil, uma coisa muito especial. Muito obrigado. A medalha exemplo digno, General Nelson Santini Júnior foi entregue aos policiais militares Mariana Moreira Rocha de Camargo e Thiago Leonardo Marques da Silva. em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área da segurança pública. Essa homenagem tem um significado ainda mais especial para mim, porque eu tive a oportunidade de conhecer o general Nelson Santini Júnior. Também tive a satisfação de trabalhar com seu filho, que igualmente dedicou a sua vida ao serviço público, atuando como policial militar e vereador desta casa. Por isso, receber uma medalha que leva esse nome é algo que guardarei para sempre com muito orgulho. Recebo essa homenagem com muita gratidão e também com humildade, porque acredito que todo reconhecimento é resultado de uma caminhada construída ao lado de muitas pessoas. Por isso, divido esse momento com a minha família, a minha mãe que tá aqui presente, meus amigos e todos aqueles que de alguma forma fizeram eh e fazem parte da minha trajetória. He. de balançar as redes, porque essa Copa do Mundo está bacana demais. Mbappé segue fazendo gols e a França goleou o Iraque. A Noruega contou com um inspirado Rand e venceu Senegal. Mas a gente começa com ele, o melhor jogador do século XX, o gênio Lionel Messi, que não cansa de marcar gols. Os artilheiros seguem implacáveis. Ran, Mbappé, Messi marcando gol em todas as rodadas. As favoritas todas vencendo. E vamos à agenda de jogos de hoje, hein? Porque daqui a pouco, às 2 horas da tarde tem Portugal e Uzbekistão. 5 horas da tarde a Inglaterra enfrenta a Gana. 8 horas da noite tem Panamá e Croácia. E às 11 horas da noite, Colômbia contra a República Democrática do Congo. E claro que amanhã a gente balança as redes, conta como foram essas partidas e traz também tudo sobre Brasil e Escócia, o último jogo do Brasil nesta primeira fase. Agora tem uma entrevista muito bacana com o Hélio Cuzando, técnico do Guarani, mas ainda estamos na Câmara na Copa, viu? que ele foi o mentor, o primeiro treinador do volante Fabinho, que está disputando a Copa do Mundo pela seleção brasileira e contou sobre o início de carreira do jogador, como ele surgiu, posicionamento, as broncas. Bate-papo muito bacana. Olha só, cinco campineiros já disputaram a Copa do Mundo. Barbosa, goleiro de 1950. Amaral, zagueiro de 1978. Silas disputou a Copa do Mundo em 1986 e 1990 no meio-coampo da seleção. Luís Fabiano foi o atacante de 2010 e o Fabinho, meiocampista disputou a Copa de 2022 e esta de 2026. E justamente o primeiro treinador do Fabinho está aqui ao meu lado, Hélio Cizenando, atual treinador do Guarani. Muito obrigado pela disponibilidade do seu tempo, ter aceito o convite nos recebendo aqui no gramado do brinco de ouro. E que sentimento que te dá quando vê o Fabinho com aquela amarelinha ainda mais em Copa do Mundo. Acho que é uma satisfação enorme, né, de ter presenciado ele no início, né, depois eu peguei ele já na o início dele é adolescência, depois já na fase ali próximo chegando na fase adulto no 1720 ali, e ver ele transformar no que foi, né, tanto, né, desde o Fluminense, quando ele saiu a primeira vez, a gente sempre troca ideia, conversa, fala de posição, depois ele do Real Madrid, ele no Mô, a gente sempre conversou no Liíver, seleção, então a gente tem umas conversas boa e pra gente é muito engradecedor transformar um ver um atleta sair de lá do de baixo e virar um baita jogador e homem também. Claro. Sobre isso, sobre falar sobre posição que você se torna a sua resposta, né? Como que define a posição de um jogador? Então, por exemplo, o Fabinho chegou e falou assim: "Olha, eu sou lateral direito". Aí no treino ali no dia a dia, você vê, hum, esse posicionamento dele vai se alterando. Como é que é pro jovem jogador com 11 12 anos já se define uma posição? Ele ele pareceu pra gente como lateral direito. Ele se ele veio nesse projeto com Ozeano como lateral direito. Nós usamos bastante ele ali, mas a nossa metodologia faziam com que eles conhecessem várias posições, né? Uhum. E conforme eles ele vai crescendo, mudança de corpo, velocidade, entendimento de jogo, você vai ali conseguir, a gente vai conseguindo enxergar que ele pode fazer umas outras posições. Então, como a gente, como a gente rodava muito o posicionamento deles, quando chegou no 17, que deu o estirão dele, nós começamos a a rodar mais dele, né? Eu fiz com que ele virass jogasse em outras posições. Foi aí que o aprendizado dele também foi lá em cima. E quando eu fiquei sabendo que ele iria jogar na Champions League e Mônaco e acho que o Arsenal que ele ele vinha atuando de lateral direito e o Leonardo Jardim que hoje tá no Flamengo botou ele de volante nesse jogo e a Dali nunca mais saiu. Ele foi muito bem ali e se transformou no volante. Ele estava preparado por ter tido aquele aprendizado lá atrás. Se Ancelote decidir colocar Fabinho na lateral direita, ele vai ligar para você. El como é que é mesmo essa posição? ou já mudou para volante e é difícil essa migração de posição hoje. Acho que não. Acho que o Fabinho, como ele tem esse entendimento, não tem dificuldade, né? Como o Danilo faz também de zagueiro e faz lateral. O Fabinho também, se você botar ele de zagueiro, ele vai fazer lateral direito, lateral esquerdo. São jogadores muito inteligentes, né? Tem um entendimento do do todo jogo que é que é muito importante com o Clop. Às vezes o Clops várias vezes fazia ele ser um zagueiro ali também quando precisava precisar de mais um atacante lá. Então são jogadores de extrema inteligência. Elô, vamos voltar para 2006, naquela época lá no no Paulíia, como é que era o Fabinho? Ele vinha do Dick 6, mudava de cidade, você acompanhava, tinha uma turma que ia junto com ele, como é que é ir de uma cidade para outra? E o treinador observando tudo isso, ele vinha do Dick, descia no centro, né? né? Chegava ali no centro ali tinha um ônibus da prefeitura de da prefeitura do projeto do Paulina que pegava eles e levava eles pro pro centro treinamento lá em Paulina. Eles tinham uma patotinha da idade dele, né? Meninos já se jogam junto, eles sempre andava em turminha que a gente reparava que era sempre os mesmos. Tá, até quando a gente jogava pela associação, muitas vezes a jogava em São Paulo, ele descia ali no treva ali onde era o tem uma padra franga assado na entrada da cidade perto nacional. Eles sempre desciam ali a galerinha deles para pegar os dock. Então eles tinham uma patotinha de jogar desde pequenininha nas escolinhas e moravam por lá, né? Então já eles já se divertiam também porque criança com tudo tudo para eles é divertimento, né? É isso. É importante. Que conselho que você dava, né? Você tá citando, você lembra bem do Fabinho nessa época, é um menino de 11, 12 anos, ele já se destacava eh o movimento que ele fazia com os jovens. Por que que você lembra desse Fabinho de 2006? Ah, o Fabinho era muito simples, né? Era um bom jogador, tinha um bom entendimento, assim, não era aquele jogador que a gente fez várias competições ali, nunca era aquele jogador que chamava atenção. Uhum. Né? na na categoria dele tinha outro jogador que chamavam atenção e o Fabinho sempre na batida dele era sempre era foi titular que eu lembro bem ali na categoria 93, né, que da idade dele, mas nunca chamou atenção. Ele realmente foi chamar atenção nesse ano de sub-17, nesse período de crescimento dele que eu comecei a desenvolver, que um observador viu que ele tinha as características do Maon e daí pra frente que ele decolou. Mas ali na categoria 11, 12, 13, 14, 15, 16, quase não jogou. Essa categoria foi vice-campeão paulista, na 17 que ele transformou. Então é um período grande de trabalho, de entendimento. E ele aproveitou bem também porque como não tinha, não era muito aliciado, ele viveu bem a fase criança, né? Não, não tinha aquela ah você jogador, não. Ele viveu, viveu com a família. A família dele é muito são eles são muito próximos, né? Eu acho que isso também para se tornar um homem, jogador futebol, isso esse desenvolvimento de criança, realmente ser criança para ele favoreceu muito. Lembra de algum momento marcante ou alguma história envolvendo o Fabinho e o e os amigos? Rapaz, o Fabinho ele era muito distraído assim no dia de jogo, né? No jogar assim, tinha umas vezes a gente tinha tática, a gente tinha que ficar, a gente costumava dizer que o Fabinho ficava olhando passarinho, né? Tinha que ter sempre, eu tinha um auxiliar que eu falava para ele, ó, fica cuidando o Fabinho aí, porque ele ele desliga, né? Tá. E a gente fazia uns jogos bom na nessa época não tinha campeonato da federação de 12, de 13, próprio de 14, a gente fentrava Palmeiras, Corinthians, Santos e o Familia demorava um pouco para entrar no jogo. Então eu tinha um menino que ficava falando puxando Fabinho, Fabinho. Mas ele sempre foi um moleque, posso dizer muito inteligente e o Fabinho às vezes ele armava as baguncinhas, mas ele mandava os outros fazer, né? Então ele ele meio que articulador ali desse para não tomar uma bronca depois, mas nunca nos deu trabalho assim extra campa a gente tinha eh se não fosse na escola sua mãe viesse reclamar, se fosse mal em prova, ficava tudo fora de competição. A gente nunca teve esse problema com o Fabinho, não, dos pais eh chegar, falar pra gente que o Fabinho tava dando algum problema. Nós nunca tivemos esse problema, não. O que que mais evoluiu no futebol do Fabinho que você enxerga hoje e vê uma evolução muito grande? Primeiro, para se jogar futebol no alto nível, você tem que ser extremamente inteligente, né? Tem ter o entendimento do todo. Eu acho que o Fabinho tem um entendimento do campo ali na frente da área ali, que é impressionante. E quando você joga em várias posições também te dá isso também, né? quanto, aonde você vai tá, por que tem que tá atrás, por que tem que tá na frente, por que tem que tá do lado. Então, como ele vivenciou tudo isso, ele sempre foi muito inteligente, isso tem ajudado bastante ele. O que eu mais sempre cobrei ele é chegar mais na frente, porque ele tem sempre teve um chute muito bom de pisar mais dentro da área, mas como ele faz hoje aquele papel da frente da área ali, não chega tanto, mas se precisar eu tenho certeza que ele finaliza muito bem de fora da área. Fazia muitos gols na base, fazia, fazia ele fazer bater falta. de lateral era ele era muito, quando chegava no final aqui, ele era muito bom com as passadas dele, passada larga, grande, né? Eu sempre acreditei, sempre potencializei ele a fazer isso. Como é que é a sua relação com o Fabinho hoje? Vocês mantêm um contato, mantém uma conversa, conversa também sobre futebol? Não, a gente conversa sobre futebol. Fabinho hoje é é legal que a gente é um amigo, né? Quando dá para se falar, quando ele vem paraa Campinas, a gente sempre ele convida a gente para ir na casa dele ou vamos tomar um café, mas sempre falando de futebol, a gente tem as curiosidades, ele já tá entrando naquela fase de que fazer pós-carreira, né? Tem trocado ideia em relação a a futebol também e e eu tenho também dado meu pitác para que caminho que ele pode ir, né? Uhum. Héo, você pode ter certeza que milhares de jovens que hoje ou tão começando no futebol, tão escolinha, tem o Fabinho como referência, porque é um jogador que surgiu aqui do Dick, que é uma região carente da cidade de Campinas, chegou à seleção brasileira, Real Madrid, Liverpool, enfim, muitos times e agora tá na seleção brasileira. Que conselho que você daria para esses jovens que estão iniciando? E já uma segunda pergunta, é muito diferente o conselho que você deu lá em 2006 pro jovem que tá começando hoje. Mudou muito essa geração? O conselho é o futebol é você gostar de futebol, né? Assistir futebol, gostar de estar no campo, gostar às vezes de ir na beira do campo, né? Esses meninos nessa época eu eu via isso nele, eles combinando de assistir um Guarani, assistiu uma Ponte, às vezes v um Corinthians, eles tinham, eu via esse prazer dele, eles falar de futebol. Sim. Hoje eu vejo, vejo muito eles tá mais preocupado em mídia do que às vezes vir aqui ver o Guarani dali, ó, da arquibancada, que é o diferente. Então eu acho que o jogador quando ele quer jogar futebol, ele tem que assistir futebol, ele tem que gostar de futebol. Acho que isso eu eu aconselho quem quer trabalhar com isso, que nem eu sou treinador de futebol hoje e eu assisto qualquer jogo, cara. Não assist hoje tem Champions, não. Se tiver um jogo da Série D, eu vou ver da C, da B, da A, da Bzinha, se você gostar, você tem que ir no campo. Eu acho que o jogador jovem hoje precisa disso. Ho, o Fabinho tem uma concorrência pesada no meio-campo. Tem o Casimiro, que é ali, né, muito próximo do Anchelote por conta do Real Madrid. Tem o Éerson que foi convocado agora também, muitas pessoas chamando, próprio Bruno Guimarães, uma posição diferente, mas tá ali também. Como é que você enxerga este meio-coampo da seleção brasileira nessa Copa do Mundo, nos próximos jogos? Ah, assim, meu entendimento, ele ele tá bem servido. O que pega um pouco hoje que eu vejo proselote da tem dificuldade, qualquer outro treinador teria, é, foi que eles não ficaram tanto tempo junto, né? Acho que Casemir um baita jogador, o Fabinho, Bruno Guimarães, o próprio Ederson aí, eh, apareceu também, mas o pouco tempo de trabalho talvez demore pra gente engrenar ali, mas eu espero assim, jogo a jogo e engrenando como a gente viu várias seleções, né? Às vezes a gente chegava, nossa seleção já tava pronta. Esse ano foi diferente, né? A gente não teve um direto, um treinador que já tínhamos, um time base, não. Ele tá, ele tá tentando achar um time. Eu espero que ele ache dentro da competição. Colocaria o Fabinho como titular. É uma briga boa, né? É uma briga boa, mas eu acho que eu colocaria por conhecê-lo, né? e sei que que é o Casimiro. Eu vi muito Casimiro jogar na base que a gente se enfrentava bastante. Hoje eu eu acho que o Fabinho para fazer a função faz melhor do que ele. Pra gente poder encerrar, eu sei que o nosso foco é o Fabinho, que é aqui da cidade de Campinas, mas o Ederson já passou também, né? Você já treinou? Graças a Deus, esse era diferente do Fabinho. O Ederson sempre foi acima da nível top mesmo. As pessoas tinham uma reverência pelo Ederson na base, né? Tanto que ele era a seleção brasileira direto. Quando eu peguei, ele vinha de lesão. E fomos fazer um torneio na China lá, enfrentamos Boca Júnior, Itast, Riverplate, os caras já olhavam para ele diferente que sabiam que ele era a nível de seleção, né? Então acho que é um jogador que a gente sabe que tem muita qualidade técnica e por isso que chegou aonde chegou também. Hélio, obrigado, sucesso, viu? Obrigado. Ah, era melhor ter ficado só com Copa do Mundo nesta época, viu? Porque os times campineiros foram só decepção ontem na Série C. O Guarani foi a Aracaju e saiu derrotado. Com muitos desfalques, o Guarani teve dificuldades diante do penúltimo colocado Confiança. E no segundo tempo a situação ficou ruim. Logo no primeiro minuto, cruzamento na área, o goleiro Caik França saiu e não achou nada. O camisa Maicon Aquino só teve o trabalho de mandar de cabeça para o fundo das redes. 1 a 0. Aos 7 minutos, mais uma cobrança de falta, mais uma bola aérea e mais um cabeceio para o fundo das redes. De novo ele, Maon Aquino. Aos 11 minutos, Nathan Melo deu esta entrada por trás e foi expulso com um a menos, sem chances de reação. Então ficou nisso em Aracaju, Confiança 2, Guarani 0. Uma derrota que não teve grandes consequências, né? O Guarani segue na liderança com 21 pontos. Volta a campo neste domingo, 11 horas da manhã contra o Figueirense fora de casa em Florianópolis. Tem pouco tempo aí o técnico Hélio Susionando, mas conta com a volta de muitos jogadores do sistema defensivo, principalmente para este confronto do domingo. E na Série B, toda vez que a Ponte Preta entra em campo, perde. Ontem jogou, perdeu mais uma. A situação da Ponte já é delicadíssima. Penúltima colocada da Série B, com salários atrasados. Equipe fraca tecnicamente. E para piorar, logo aos 16 minutos, o zagueiro Márcio Silva deu esta entrada forte em Robson e foi expulso direto. Aí fica quase impossível mesmo. E o Novo Horizontino aproveitou. Aos 31 minutos, o volante ponte pretano André Lima recuou para Diogo Silva. O goleiro chutou em cima de Lucas Cunha. Depois chutou em cima do atacante adversário, perdeu o controle da bola, o Novo Horizontino acertou a trave e aí Robson deu fim à pataquada Ponte Pretana e marcou 1 a 0 skete dos trapalhões, porta dos fundos. Que vergonha! Para o azar da ponte, ainda tinha o segundo tempo e aos 13 minutos, Robson saiu nas costas da zaga e tocou na saída de Diogo Silva. Final Ponte Preta 0, Novo Horizontino 2. O rebaixamento pra Série C, cada vez mais perto pra ponte, né? Mesmo a competição estando no primeiro turno, mas não há perspectiva de melhora, né? Diretoria não consegue acertar as pendências financeiras, então o clube segue aí a deriva. A macaca volta a campo no domingo, 4 horas da tarde, contra o Atlético Goianiense fora de casa. Frente Fria chegou aqui em Campinas e região com isso nebulosidade em alta tomando conta. Já choveu pela manhã, tem previsão de chuva para esta tarde e também para amanhã. E na quarta-feira queda na temperatura, então faz frio e chove aqui na cidade. Olha só as temperaturas aqui na minha tela. Meio de semana chegando, quarta-feira, 24 de junho, com mínima de 13º. A máxima não passa dos 16. Amplitude térmica muito pequena, então faz frio durante todo o dia. Aquele agasalho, aquele casaco mais pesado, vai ter que sair do armário porque o meio da semana vai ser de friaca aqui na cidade de Campinas. O Jal Câmara Notícia fica por aqui. Muito obrigado pela sua companhia, pela sua audiência. Continue na nossa programação e eu volto amanhã na quarta-feira. Até lá. Ciao. Ciao. เฮ
A seguir

Continue assistindo

Próximas horas na grade ao vivo
Programação completa →
Ao vivo
Plenário · 13h

Câmara Notícia — Edição da Tarde

13:00 - 14:00 · Ao vivo
28:32
Matérias · 14h

Matérias — Especial da Semana

14:00 - 14:30
58:12
Perfil · 15h

Perfil — Entrevista da semana

15:00 - 16:00 · T03:E18
45:08
Bairros · 17h

Meu Bairro na TV — Vila Padre Manoel

17:00 - 18:00 · T05:E12
Estreia 1:32:00
Especial · 19h

O Ano em Plenário — Ep 1: Mobilidade

19:00 - 20:30 · Estreia
Ao vivo
Plenário · 20h30

Sessão Ordinária da Câmara Municipal

20:30 - 23:00 · Ao vivo
Mesmo programa

Mais do CÂMARA NOTÍCIA

Edições anteriores do programa
Todas as edições →
41:24

Câmara Notícia

1:09:05

Câmara Notícia

58:18

Câmara Notícia

1:01:46

Câmara Notícia

53:31

Câmara Notícia

57:12

Câmara Notícia

53:08

Câmara Notícia

1:00:31

Câmara Notícia

1:06:39

Câmara Notícia

52:56

Câmara Notícia

1:05:58

Câmara Notícia

50:22

Câmara Notícia

56:00

Câmara Notícia

51:17

Câmara Notícia

1:03:33

Câmara Notícia

58:39

Câmara Notícia

53:09

Câmara Notícia

53:40

Câmara Notícia

52:13

Câmara Notícia

55:30

Câmara Notícia | Imposto de Renda, Integra Saúde e homenagem à Academia Campinense

Recomendados

Você pode gostar

Outros vídeos selecionados a partir do conteúdo que você acabou de ver
Mais recomendações →
9:52

Central I.A | Notícias de Campinas, Brasil e Mundo

56:34

Estúdio Câmara

25:17

Notícias do Legislativo

2:29

Notícias da Metrópole

5:01

Adote Um Bichinho | Semana 22 a 27 de Junho de 2026

30:40

Mãos Solidárias | Escola de Educação Infantil Santa Rita de Cássia

2:26

Fica a Dica | Chuveiro Elétrico: Segurança, Economia e Cuidados no Inverno

42:22

Ser Empreendedor | Empreendendo Com Festa e Eventos