Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
o vereador Paulo Haddad que é presidente da Comissão permanente de política social e saúde comandou a quadragésima sexta audiência pública direto do teatro Bento Quirino ele apresentou a pauta do dia para apresentação pelo gestor do sistema único de saúde do município de Campinas da prestação de contas e do relatório detalhado do quadrimestre anterior segundo quadrimestre de 2022 gostaria que das boas-vindas ao nosso secretário Dr lairza bom Reinaldo Oliveira diretor executivo do Fundo Municipal de Saúde apresentou de forma geral a prestação de contas do segundo quadrimestre 2022 das despesas do município em saúde e de recursos próprios do Tesouro nós tivemos um repasse então de 268 milhões 932 da do bloco da atenção básica 53 milhões 771 mil na média e alta complexidade 189 milhões 486 mil na vigilância 4 milhões 693 mil assistência farmacêutica 4 milhões 695 mil gestão do SUS coronavírus ainda tivemos repasse esse esse esse ano esse exercício de 7 milhões 425 mil emenda de custeio sete emenda de custeio Federal 7 milhões 138 mil emenda de investimento um milhão 408 mil com ajuda de Fábio Ribeiro diretor financeiro da rede a prestação de contas foi detalhada com as despesas da rede Mário Gatti do total de recursos que adentrou o cofre da rede Mário Gatti né foram 234 milhões 154 mil reais 176 milhões 458 mil procedentes do Tesouro Municipal 52 milhões e 900 mil reais são recursos federais a imensa maioria relativos ao convênio que a rede Mário Gatti tem com o fundo Municipal 2 milhões 795 mil reais são recursos que o município transferiu para rede para fazer frente a despesas do combate à pandemia o secretário municipal de saúde Laís Zambon chamou atenção para um ponto muito importante na apresentação das Finanças é que cada vez mais você pode pegar Desde o ano 2002 a dependência da saúde do Tesouro Municipal é impressionante então o dinheiro vinculado Federal ele cada vez mais proporcionalmente vem diminuindo de uma forma bastante acentuada e o dinheiro Estadual praticamente inexiste no município de Campinas então isso claramente eu acho que é uma preocupação que nós vamos ter temos que ter porque não acho a saúde pública ela teria que ter mais financiamento tanto do Governo Federal como do governo estadual outro convidado para audiência foi Sérgio bisoni presidente da rede ele comentou que a rede está com um projeto de aumento da oferta de serviço Além de estar prestes a começar um hospital infantil o Mário gatinho inaugurar a Oncologia Sérgio ressaltou que é um momento de desafio para realizar tantas a diante de um cenário de engessamento orçamentário extremamente difícil e tenho conversado muito com secretário com todos da secretaria que nós vamos ter que fazer adaptações inclusive na nossa rede Mário Gatti então tem planejamento de reforma do pronto-socorro do Mário Gatti que implica em prestação continuidade de prestação de serviço no meio de uma reforma Isso é Um Desafio tanto que tá levando a gente a aumentar o cabelo branco aqui por acaso mas de qualquer jeito são desafios grandes eu concordo plenamente tem que ser discutido esse financiamento que tá pesadamente Municipal André diretora do departamento de vigilância em saúde fez uma apresentação detalhando eixos diretrizes objetivos e indicadores da saúde do município nos últimos três anos né a gente vem aumentando a cobertura de equipe de atenção básica estamos com 64% de cobertura O que é um resultado muito bom diante da nossa série histórica né a gente teve aqui em 2019 37% de cobertura a gente praticamente dobrou aí aumentou bastante mesmo e estamos muito próximos já atinge a meta de 65% para esse ano ao fim da audiência o vereador Paulo Haddad fez um balanço do que foi debatidores mortalidade infantil no nosso município ela é uma mortalidade de primeiro mundo né de pais desenvolvidos abaixo de 10% mortalidade materna zero não tivemos nenhuma morte de mães né de parturientes também temos dados que não se preocupam um pouco como por exemplo papanicolau né algumas mulheres que não foram fazer seu exame de Papanicolau nas unidades músicas as mamografias nós estamos no Outubro Rosa então fiquei um apelo para as mulheres que elas façam sua mamografia que é um exame importante de prevenção do câncer de mama não só mamografia mas também consulta ao médico seu ginecologista porque ela possa para que ele possa né fazer um exame clínico e se precisa fazer uma mamografia então enfim alguns dados nos preocuparam outros nos trouxeram muita alegria foi passada aqui também toda informatização 90% de todo prontuário já se faz de forma eletrônica para os usuários do SUS do nosso município enfim tem algumas coisas que caminharam e caminharam passos largos