Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
Câmara aprova reajuste de servidores públicos em uma das quatro reuniões extraordinárias realizadas nesta quarta-feira. A quinta reunião ordinária da Comissão Permanente de Política Social e Saúde discutiu sobre a campanha Junho Verde, que trata sobre a conscientização da escoliose. Moradores do DiC enfeitam a avenida principal do distrito para entrar no clima da Copa do Mundo e homenagear Fabinho, jogador da seleção que morou aqui na região. Olá, boa tarde. Quinta-feira, 25 de junho de 2026, começa agora o jornal Câmara Notícia. Muito obrigado pela sua companhia, pela sua audiência e participe, mande a sua mensagem. Vamos conversar pelo número do nosso WhatsApp que já aparece aqui embaixo da sua tela. 19 é o nosso DDD. Para você que é de Campinas e região, pode ir direto 97829377 ou você pode enviar esta mensagem apontando a câmera do seu celular para o Qcode. Também já aparece uma mensagem na sua tela, WhatsApp da TV Câmara Campinas. Você aperta e pode enviar o seu elogio, uma crítica construtiva, o que você quer assistir aqui no nosso telejornal. O inverno chegou, muito frio, temperaturas baixas. E aí vem uma dúvida, né? Como manter saudáveis as plantas e jardins? Como cuidar nesta época, né? Pouca ou muita água? Tem cuidados específicos? E tem espécies que vivem melhores nessas condições? Bom, a Taila Ramos foi até o Seasa e tem todas as informações. Então, seja bem-vinda e boa tarde, Taila. Olá, Gabriel, para você, para todos que acompanham o Câmara Notícia. Pois é, o inverno chegou muito frio aqui na região nesta semana. Tá o inverno diferente, né? Mais úmido, com mais chuva e nessa época muita gente fica em dúvida como cuidar das plantas da forma correta. A gente tá aqui agora no mercado de flores de Campinas para trazer dicas sobre o assunto. Vou conversar agora com a Elizabete Víctor, ela que é permissionária do Mercado de Flores da Seasa aqui de Campinas. Elizabete, muito obrigada por falar conosco. O que acontece aí com a maioria das plantas nesse período de inverno? Oi, olá. Então, as plantas agora todas elas estão assim e com metabolismo bem mais lento, então tipo uma dormência. Então nós vamos tomar cuidado com a rega, então não vamos regar com eh comidade, né? Muito cuidado. E a dubação também, a dubação bem leve. E se você tiver alguma dúvida, que a maioria da dúvida é com a regra dela, né? A regra, desculpa. Então você só tocar na terra, sentir. Se ela estiver seca, molha. Sen não espera, sempre deixando a terra secar para depois molhar e assim elas vão se desenvolver, vão passar por essa fase que é mais eh eh mais de dormência delas para chegar na primavera e desabrocharem. Bom, esse inverno ele tá diferente, né? Como eu comentei no início, mais chuvoso, mais úmido. Normalmente a gente tem um inverno mais seco, né? Então isso também muda um pouquinho essa forma de cuidado das plantas durante o inverno. Exatamente. Eh, como já tá mais úmido, por isso prestar atenção na quantidade de água que colocar. E as espécies mais sensíveis que ficam que estão no externo, você pode trazer elas para o interno para proteger um pouco mais, que a gente tá vendo que tá bem mais rigoroso esse inverno. E aí, quais são essas espécies mais sensíveis ao frio? Olha, geralmente são os filodendro, principalmente as alocácias, as colocácias que sentem mais o inverno. As outras elas elas passam normalmente se você cuidar e evitar os excessos. Que acontece, né, com a planta se houver ali uma regra excessiva, né, durante esse período? Se você exagerar da na água, o que que vai acontecer? As raízes delas não vão respirar, então elas vão vai levar um apodrecimento, então você pode perder a sua planta. Então é melhor você evitar o excesso de água, porque a planta ela demonstra quando ela tá com sede, que ela fica com aquele aspecto tristonha, as folhas caídas, aí você repõe água, senão deixa ela que ela tá bem. Agora essa frequência, né, de regar ou não a planta, ela depende muito da espécie. Como é que quem nos assiste consegue identificar ali se é o momento certo pra rega ou não? Não é o que eu te falei, ela vai ela vai demonstrar para você eh vai vai depender muito do tamanho de vaso, lógico, vasos pequenos tem menos terra, então a terra vai secar mais rápido, então a gente repõe a a água. Mas qualquer dúvida é só consultar a terra que tá ali. A planta ela sempre vai te dizer: "Tô com dúvida eu enfio o dedo na terra e vejo a a umidade que tá." Porque sempre em cima do vaso vai parecer que ela está seca, mas mais pra pro fundo do vaso tem água. Bom, e além da regra excessiva, quais são outros erros muito comuns aí nesse cuidado com as plantas durante o inverno? Durante o inverno é o excesso de adubo, porque assim, é, é como nós, à noite a gente não se alimenta, né, que a gente já tem uma reserva que nos mantém à noite. É a mesma coisa pras plantas. Você põe pouquíssimo adubo ou de repente nem põe, espera passar essa fase e depois você entra com uma adubação de florada e aí você consulta o seu agrôo de confiança e repõe esses adubos que pra planta vai tá tudo bem. É como se as plantas estivessem ali ibernando. É isso, exatamente. Dormindo. Elas e o metabolismo baixa bastante, então elas têm a reserva delas e os como você cuidou bem do solo dela e no no outono, então ela tem a reserva que ela precisa para passar por essa fase. Agora, para quem quiser aí deixar o jardim mais bonito nessa época do ano, em que muitas plantas estão aí nesse período, né, de descanso, quais são as opções para inverno, né, de plantas que gostam mais do frio, que tem inclusive uma florada nessa época? Olha, então nessa essa época nós vamos ter os espetáculos de todos os IPs, né, que você vai est vendo pela cidade floridos. Aí vai ter as hortênsias, as aleias, as as os os as hortênsias também, manacá da serra, são bastantes espécies. As lavandas estão estão floridas, até os alecrins estão soltando flores agora. Essas plantas todas são fáceis de ter e cuidar em casa. Como é que é esse cuidado com elas? O cuidado delas são bem simples. E para você conseguir só vir aqui o mercado de flores que você vai ter todas elas aqui e o pessoal daqui vai te dar todas as dicas para você manter essas plantas bonitas durante essa fase do inverno. Para quem mora em apartamento, né, quais são os cuidados especiais aí para as plantas que são cultivadas ali nesse espaço, normalmente com menos iluminação, né? Tem algum cuidado diferente também nessa época de inverno? É, essas que eu acabei de citar agora, elas são para ambiente externo, né? Mas as de ambiente interno é exatamente o que eu falei anteriormente, eh, cuidar de uma dubação bem leve e regas só se houver necessidade mesmo. Se você vê que essa que a subs que esse substrato tá seco, aí você repõe. Se não, é só esperar o inverno passar, vai regando com moderação que logo passa e tudo volta ao normal. Bom, você comentou que tem algumas espécies aí que gostam mais do inverno, né? Além dos IPs, outras plantas também que aí dá para ter em casa, né? aumenta a procura por essas plantas nessa época do ano? Quais são mais procuradas aqui no mercado de flores nessa época de inverno? É, é as hortênsias porque elas florem mais agora naturalmente, né? Lógico que a gente tem estufa que que faz com que elas floram florem antes dessa época, mas é hortênsia, Manacada da Serra, as quaresmeiras também tão florida agora. Então são essas espécies que você vê no inverno com flores. São as preferidas aí dos consumidores aqui do mercado de flores. Exatamente, porque tá na florada, né? E a flor sempre a cor traz bastante energia para nós. Elizabe, para fechar uma dica aí para quem nos assiste, né? Quais são os sinais que uma plantinha tá sofrendo nessa época de frio ou que tá recebendo ali um cuidado inadequado para que o pessoal fique atento, mude aí os cuidados? Olha, ela começa a derrubar folhas. Algumas folhas ela parece uma podridão, vai ficando escura. Ou a planta mesmo, às vezes por a pessoa querer ajudar a planta e colocar mais água, ela vai apodrecer o sistema radicular dela e aí você vai ter que tirar toda a terra, vai ter um cuidado mais extremo ou mesmo ela morrer, né? Porque não respira a raiz. Então tem que tomar muito cuidado sempre com excesso de água, tá certo? Muito obrigada pelas informações. Conversamos então com a Elizabeth Victor, ela que é permissionária do mercado de flores da SEASA aqui em Campinas, cheio então de flores muito bonitas também nesse inverno. São aquelas que gostam mais dessa época, né, Gabriel? Eu volto com você aí no estúdio, tá certo? Muito obrigado, Taila Ramos e também a Elizabeth Víor, que é permissionária do mercado de flores da César Campinas, por todas essas informações. Bom, olha só, a reunião da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos discutiu o marco legal do transporte público. Tivemos a participação de quase 20 prefeitos, 38 cidades representadas e 11 estados de todo o Brasil representados aqui nesse encontro. A reforma tributária foi extremamente discutida, principalmente os impactos nas finanças dos municípios com a implementação da reforma e as necessidades, as ações administrativas de sistemas e até de aprovações de leis que as cidades têm que fazer com aprovação da reforma tributária, importante para que as cidades possam garantir o financiamento, garantir recursos para a execução das suas políticas públicas em relação ao marco legal, à frente Nacional de prefeitos repudia, lamenta os vetos pelo governo federal, pela presidência da República, no projeto de lei aprovado no Congresso Nacional, que é o marco legal do transporte público. Esse projeto previa destinação de recursos da CID, a contribuição dos combustíveis para financiamento do transporte público nas grandes e médias cidades do Brasil. Esse foi um dos itens vetados, além de outros itens. A Frente Nacional, além de repudiar e lamentar, vai trabalhar junto ao Congresso Nacional paraa derrubada da maioria desses vetos e garantir a participação do governo federal no custeio no financiamento do transporte público nas grandes cidades. Hoje só fica por conta dos municípios. Vamos com as notícias do legislativo, porque ontem nós tivemos quatro reuniões extraordinárias. A Minabri acompanhou tudo e traz agora as informações. Seja bem-vinda. Boa tarde, Mina. Boa tarde, Gabriel. Boa tarde a você que nos assiste. Nas quatro reuniões extraordinárias foram analisados projetos de autoria do executivo. Um deles que foi aprovado pela Câmara é o que trata do reajuste de 4.39% aos servidores públicos municipais. O projeto foi amplamente discutido no plenário. Infelizmente, essa proposta que apareceu aqui é uma proposta vergonhosa. É uma proposta vergonhosa. 4,39% num salário de uma monitora como eu, que não é um alto salário, é um salário base ali de 3.500 em torno disso, mais ou menos. Isso vai resultar para o trabalhador do operacional até uma monitora um aumento no seu salário, uma diferença, né, no seu salário, porque isso não é aumento. É ridículo falar que isso é aumento. De 100 a R$ 150, minha gente, o que que isso vai acrescentar no salário desse trabalhador? E nós estamos falando de um período em que o orçamento está aumentando. Nós vamos ter um crescimento importante na receita do município. Foram negociações com sindicato que representa os servidores, administração pública. E se nós não votarmos no dia de hoje esse reajuste salarial que os servidores receberão no mês de agosto e se isso for deixado para depois, nós temos o recesso parlamentar agora em julho, só nos debruçaremos novamente nessa pauta no mês de agosto. Então, eu acharia importante até contrapondo com muita eh com muita responsabilidade os vereadores da oposição, imagine, vereadores, se os vereadores da base eles seguem, né, a sinalização de vocês e nós votássemos favoráveis à não aprovação ou a a reprovar esse projeto. Coisa ruim que seria pra cidade de Campinas, pros nossos servidores. Os detalhes da votação de cada um dos projetos das extraordinárias podem ser conferidos no site da Câmara e a íntegra das reuniões, no canal da TV Câmara Campinas no YouTube e também no portal da TV Câmara, no endereço tvcâmara.com.br. É com você aí no estúdio, Gabriel. Tá certo? Muito obrigado, Minabriu, pelas informações. A gente segue aqui com as notícias do legislativo, porque a primeira parte da reunião ordinária de número 39 discutiu propósito, legado e liderança com o psicólogo Augusto César Maia. Iniciativa do vereador Luís Cirilo. Por iniciativa do vereador Luís Cirilo, a primeira parte da 39ª reunião ordinária foi dedicada para uma palestra com o tema Quando a experiência encontra o propósito, transformando história em legado. O psicólogo, escritor e palestrante Augusto César Maia abordou os desafios relacionados à liderança, desenvolvimento humano e a valorização das trajetórias individuais das pessoas 60 mais. Por isso que estamos aqui nesse espaço para falar sobre os notes. Esses notes interessante é uma uma um acrótico em inglês que significa New World Living Trinies, que na tradução livre significa novas formas de viver o envelhecimento. Essa é uma forma que eles criaram. Interessante que eles criaram isso na rede social. Eles começaram a conversar, a questionar essa forma, né, que a sociedade trabalha com a idade e aí surgiu esse movimento. Essa é uma geração que está redefinindo o significado do envelhecimentos. Pessoas que compreenderam que o maior patrimônio da vida não é aquilo que produzimos, mas aquilo que transmitimos. Uma pessoa que tem experiência pode transmitir muito. Uma pessoa sem experiência até pode produzir muito, mas não transmite muito. Hoje o idoso já tá com saúde. São pessoas que estão aí frequentando academia, frequentando eh não só academia física, mas também a academia acadêmica, revendo, tendo novos estudos. a gente vai ver isso. Eh, mas ao mesmo tempo cresce esse movimento que desafia, né, os estereotipos tradicionais de envelhecimento. Para o vereador, a iniciativa reforça o papel do legislativo como espaço de diálogo, formação e fortalecimento das lideranças da sociedade e destaca o projeto de lei protocolado na casa. Eu protocolizei hoje na cidade de Campinas um projeto de lei que institui o programa Note de vida ativa para as pessoas com mais de 60 anos no município de Campinas. Fica instituído no município de Campinas o programa note de vida ativa para as pessoas com 60 mais nos termos dessa lei e do Estatuto da Pessoa Idosa, me refiro à lei federal 10.000 eh 741. Daí, págo, considera-se note para efeitos desta lei, a pessoa com 60 anos ou mais que busca manter-se ativa, participativa, produtiva e integrada à vida social, cultural, econômica e comunitária, promovendo o envelhecimento saudável e o exercício pleno da cidadania. Os participantes salientaram que viver com propósito não significa apagar o passado, mas sim ressignificar cada capítulo da nossa jornada. O jovem tem a vitalidade que nós temos que usar, temos que incentivar, nós temos que essa essa juventude saudável, né, do século XX, ela ela nos deixa nós mais experientes, mais idosos, nos deixa esperançosos para um futuro ainda melhor. Mas nós não podemos descartar o idoso, né? A pessoa com experiência, aquela, aquela experiência de vida. E o senhor disse com uma habilidade muito grande, eh, para que as futuras gerações, para elas não cometerem os mesmos erros, ela tem que acompanhar os passos dos dos mais idosos, né? Daqueles que erraram, daqueles que tiveram que cair, depois se levantar, né? Nós precisamos mesmo trabalhar com os idosos, dar novas oportunidades e e eu estou desde 1984 na área de restaurantes e continuo nativa com 65 anos e pretendo continuar enquanto tiver saúde. Eu acho que é é isso. Então acho que o município deve mesmo trazer elementos que possam incentivar as pessoas mais experientes a continuarem a usar esses recursos que possuem, que adquiriram durante a vida para beneficiar a comunidade. E o professor Augusto, ele tem uma frase que foi oportuna eh no momento e convém que eu repita agora, que é pare de acreditar que o seu tempo já passou. E acontece muito isso, né? Às vezes a pessoa com uma certa idade, ela fala: "Olha, eu já tô eu já tô eh eh com com com as com os planos aqui na vida terrestre totalmente realizados. Eu já fiz o que podia. O mercado de trabalho não quer mais. A família já me trata de forma diferente e e a conversa, palestra, a a a fala do professor Augusto César Maia vai na contramão de tudo isso. É a valorização humana, a valorização da experiência humana e todo aquele percurso que a pessoa eh eh realizou ao longo da vida é extremamente útil, até no sentido de orientação aos mais jovens. O diagnóstico precoce é considerado um dos principais aliados no tratamento da escoliose, condição que afeta milhares de crianças e adolescentes. Para discutir os desafios enfrentados pelos pacientes e a importância de políticas públicas voltadas a essa condição, a Comissão de Política Social e Saúde da Câmara, presidida pelo vereador Paulo Hadad, promoveu um debate sobre o tema. A campanha internacional Junho Verde, mês dedicado à conscientização sobre a escoliose, foi tema da quinta reunião ordinária da Comissão Permanente de Política Social e Saúde, presidida pelo vereador Paulo Hadad. O debate teve como foco a escoliose idiopática adolescente, um desvio na coluna vertebral que, segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, afeta até 4% da população e costuma surgir entre os 11 e 13 anos de idade, principalmente em meninas. Para agregar a discussão, a convidada especialista no assunto foi Fernanda Furo, fisioterapeuta e coordenadora da unidade escoliose Brasil em São Paulo. É o mês internacional da conscientização da escoliose em que a gente tem que ressaltar e sempre relembrar pra família, pras pessoas ao nosso redor sobre a importância da gente ter esse diagnóstico precoce. Então é muito importante que a gente esteja próximo e consciente do que é a escoliose. Durante a reunião, Fernanda destacou a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para evitar o agravamento da condição e garantir mais qualidade de vida aos pacientes. Tem vários tipos de escoliose. Nós estamos aqui hoje falando da prevalência maior que nós encontramos, que é a escoliose idiopática. Por que idiopática? Vou falar um pouquinho mais à frente também. A causa desconhecida de origem multifatorial. Então, hoje, especificamente, nós vamos falar sobre a idiopática. A idiopática é de origem, como eu trouxe, multifatorial. Então, tem várias questões, várias eh problemáticas que podem trazer a essa escoliose e ela tem normalmente quando a gente tem uma dúvida de se o paciente ele tem uma escoliose ou não, a gente consegue observar por algumas eh assimetrias. Então, a gente tem normalmente assimetria a do ombro, né? Então, o nivelamento do ombro, a gente tem uma diferença. São sinais importantes para que a gente tenha sempre esse olhar pro paciente, principalmente pros adolescentes, já que a gente tá falando de uma de um de um diagnóstico precoce. Para o vereador, o encontro também foi uma oportunidade para discutir políticas públicas que ampliem o acesso ao tratamento, especialmente a disponibilização do colete ortopédico na rede pública de saúde. Então, eh, sai daqui uma grande reflexão, talvez que a gente possa trazer projetos de lei, né, para que a gente possa fazer o diagnóstico precoce, fazermos aí uma provocação para nossas nossos eh administradores, né, municipais, mesmo estaduais e a nível federal, que possam tratar essas crianças, esses jovens, para que não tenhamos no futuro que operá-los, porque aí sim o tratamento ele fica muito mais caro. Então, é primeiro o rastreio, descobrir ou diagnosticar, tratar com os coletes, como você mesmo disse. Foi até interessante, bacana, porque eh hoje se fala num colete totalmente diferente, né, de de tempos atrás, um colete mais slim, bem moldado, né, escaneado e feito especificamente para aquela pessoa, para aquele paciente. Então fica aqui essa grande reflexão para que a gente possa de alguma forma, como agente público, como vereador, atuar nessa área para que a gente tenha políticas públicas que possam contemplar a nossa população mais carente. A Câmara de Campinas promoveu uma reunião solene em homenagem ao Dia Nacional do Vigilante, comemorado anualmente em 20 de junho. A Câmara de Campinas realizou uma sessão solene para celebrar o Dia do Vigilante, comemorado oficialmente em 20 de junho. A iniciativa foi do vereador Dr. Ianco, que prestou homenagem aos profissionais. uma data tão representativa, tão importante, né, para essa categoria que realmente promove essa proteção, essa segurança a todos nós aqui. Então, a gente tem muita gratidão, acima de tudo, a todos os vigilantes e às vigilantes. Durante o evento, os discursos reforçaram o papel essencial da categoria, que atua muitas vezes na linha de frente de forma silenciosa para garantir a ordem na sociedade. Eucis Soares, diretora da Escola Paulista de Vigilantes, deixou sua mensagem de apoio e reconhecimento. Então, falar hoje do vigilante, eu quero deixar todo o meu respeito, meu reconhecimento e gratidão a todos os vigilantes. Para atuar nessa área, o preparo técnico e psicológico é fundamental e os desafios são diários, como pontua o instrutor de segurança privada, Atila Bispo. É verdade. Aprendi na minha vida militar que existe profissões como o docente, como militar, que abre-se duas portas, mas fecha uma. Fecha a da riqueza e da pobreza, mas abre da dignidade. Vigilante não vai ser pobre, assim como o professor e o militar, mas também não será rico, mas a vida vai prometer para ele uma vida digna. Afinal de contas, a matemática financeira diz que a vida não sustenta quem ostenta. Essa lei vem para nos dar dignidade, para nos colocar na posição correta. E nós como instrutores, respeitando os profissionais que estão na linha de frente, no dia a dia, nós somos aquele professor não apenas ávido ensinar, mas com coração prontos como aluno para aprender. A parceria entre a segurança e o bem-estar social também foram lembrados sob a ótica da saúde e do cuidado com o próximo. Como médico, aprendi que cuidar das pessoas é um ato de responsabilidade e serviço. E eu vejo no trabalho dos vigilantes esse mesmo espírito de estar sempre atento, protegendo vidas e garantindo tranquilidade à população. A Câmara Municipal de Campinas prestou uma homenagem à IMA, a empresa responsável por desenvolver soluções tecnológicas para a administração pública municipal. A honraria reconhece a contribuição da instituição ao longo de cinco décadas para a modernização dos serviços públicos e para o desenvolvimento tecnológico da cidade. Em comemoração aos 50 anos da IMA, Informática de Municípios Associados SA, a Câmara Municipal de Campinas concedeu o diploma de mérito científico e tecnológico Dr. José Emanuel Teixeira de Camargo, por iniciativa do vereador Arnaldo Salvete. Fundada em 1976, a instituição surgiu com a missão de realizar o processamento de dados da prefeitura de empresas e autarquias municipais, além de atender outras cidades da região. trata de uma empresa de economia mista que a partir de meados de 1980 passou a oferecer soluções voltadas à modernização da gestão pública e a melhoria do atendimento ao cidadão, sendo uma das pioneiras no Brasil no desenvolvimento e implantação de sistemas como serviço 156, criado em Campinas em 1984, uma linha direta entre o cidadão e o poder público. outras soluções desenvolvidas naquela naquele período que permitiam a otimização no agendamento de consultas no centro de saúde e o controle de fluxo fluxo de ônibus em Campinas também foram inéditas e inovadoras. Paralelamente, a empresa continuou prestando serviço na área de processamento de dados para a prefeitura e empresas. Em 1982, ela passou a ser responsável pela imprensa oficial de Campinas, editando o Diário Oficial do Município, que recentemente deixou de circular em papel, passando a ser acessado somente pela internet com autenticação eletrônica. Ao justificar a homenagem, o vereador destacou as conquistas e os reconhecimentos recebidos pela IMA ao longo de cinco décadas de atuação e ressaltou ainda que o diploma representa o trabalho dos cerca de 800 colaboradores responsáveis pelo funcionamento da companhia. Eu acho que todo toda a empresa de sucesso, toda empresa que conquista, e a gente sabe disso que em 1976 o Dr. Lauro Prel, que naquela época já pensava, né, no na no reconhecimento da tecnologia, porque hoje naquela época não tinha toda essa questão da tecnologia e hoje a gente sabe o quanto Campinas e as cidades da região, estado de São Paulo e o Brasil precisa da tecnologia. Então vocês estão de parabéns, Elias, todos os funcionários, os diretores e os parceiros da IMA que aqui estão. Muito obrigado. Durante discurso de agradecimento, o presidente da empresa destacou que a honraria reconhece o trabalho de todos os profissionais que ajudaram a construir esse legado e lembrou a importância da IMA para consolidar Campinas como referência em inovação. Muitas vezes a tecnologia pública ela não aparece, ela é injusta, um tanto quanto injusta, né? Ela não é o centro da atenção, ela não é o centro da foto, mas ela está no atendimento ao cidadão, nos sistemas da saúde, no sistemas de educação, da administração da fazenda, dos recursos humanos, da infraestrutura, da segurança da informação, da conectividade e dos dados que ajudam a cidade a funcionar melhor no seu dia a dia. Quando um serviço público se torna mais rápido, quando um processo deixa de ser manual, quando uma secretaria ganha mais eficiência, quando um cidadão é atendido com mais dignidade, a tecnologia está por trás. E na cidade de Campinas, muitas vezes, a IMA está por trás. Por isso, esse diploma tem tanto valor. Ele reconhece que a ciência, a tecnologia e a inovação também são formas de servir a população. Reconhece que tecnologia pública é estratégica paraa nossa cidade. Reconhece que a IMA é parte viva da história e do futuro dessa cidade. Marrocos teve trabalho diante do Haiti e foi conquistar a vitória e a vaga. Só no fim da partida. Já o Brasil engrenou, começou a vitória com um gol cedo e ele brilhou novamente, Vini Júnior. Bom, e a gente segue aqui com o Camará na Copa porque no Dick 6 aqui em Campinas, o clima de Copa tomou conta das ruas. Moradores se reuniram para manter a tradição de decorar o bairro e neste ano aproveitaram para fazer uma homenagem especial ao jogador Fabinho, que já viveu na região e respondeu ao carinho nas redes sociais. Na rua Carolina Henriqueta e em vias próximas no Dick 6 em Campinas, o clima de Copa já tomou conta da vizinhança. Com tinta e trabalho coletivo, moradores se reuniram para transformar o asfalto em ponto de encontro e neste ano com um significado ainda mais especial. Essa é a primeira vez que a gente teve essa iniciativa, né, para resgatar um pouquinho daquele tempo passado que a gente gostava de colorir as ruas, né, fazer com que a comunidade pudesse vir junto com a seleção rumo ao Exan. Cara, isso é gratificante, isso é incrível, porque traz paraas crianças, né? traz pras pros nossos jovens e os nossos adolescentes aqui do bairro a fazer com que eles acreditem que os sonhos podem se tornar realidade, que nem o Fabinho saiu daqui pequeno, foi pro Paulíia, depois chegou a grandes times aí da Europa. Então faz com que as crianças acreditem que mesmo distante, mesmo difícil, os sonhos podem se tornar realidade, vendo o nosso Fabinho aí vestindo a camiseta da seleção. Entre quem pintou, organizou e ajudou nos bastidores, a mobilização envolveu moradores e diferentes idades. Teve até quem contribuísse para garantir que a decoração saísse do papel. A gente viu os meninos na rua, né, tipo, a gente viu que tava bonito, eles queriam pintar, deixar a rua alegre, né, pro pra Copa do Mundo e a gente decidiu doar as tintas para eles e tal. E ficou ficou bom, né? A gente Conta um pouco pra gente quantas latas de tinta você doou. Ó, a gente participou com eles com duas, tá? A gente fez a doação de duas para ajudar mesmo, fortalecer eles aí. Gratificante. O Fabinho saiu daqui de do bairro aqui, tá lá na seleção hoje, né? Então é muito muito importante graficante pra gente, né? Além das cores da seleção, uma parte da decoração chama a atenção de quem passa pelo bairro. Os moradores decidiram dedicar uma homenagem ao jogador Fabinho, que já viveu na região e continua sendo lembrado pela comunidade. Tivemos a ideia há um mês atrás, foram quatro pessoas que tiveram a ideia, nós fomos começando o trabalho, as pessoas foram chegando, foram agregando crianças, mulheres e a população em geral. A ideia surgiu através de quatro pessoas. Uma honra pra gente, né, saber que nós temos hoje um jogador de seleção que nasceu aqui, né? E essa ideia fez com que as pessoas foram chegando, né? Porque olha, uma região de milhão, uma cidade de 1.200.000.000 habitantes, uma região de 300.000, tem um jogador na Copa, isso incentivou muito a gente a fazer isso aqui também. O clima frio que chegou em Campinas nos últimos dias não foi o suficiente para o calor da torcida e dos moradores que se reuniram com motivos em comum. ver o Brasil ganhar o ex e prestar a homenagem a Fabinho, que reconheceu e postou em suas redes sociais. Olá, pessoal dos dices. Aqui quem tá falando é o Fabinho. Queria agradecer vocês por todo o carinho, toda a torcida. Obrigado pela homenagem que fizeram lá no Dig 6, a pintura no chão. Eh, e é isso aí, pessoal. Eh, vamos torcer bastante pelo nosso Brasil e em nome de Jesus fazer uma excelente Copa do Mundo rumo ao exa. Um abraço a todo mundo e Deus os abençoe. Entre tintas, encontros e lembranças, a rua ganhou novas cores, mas o que ficou marcado para os moradores foi o sentimento de ver uma tradição continuar reunindo gerações dentro e fora de campo. A memória afetiva acho que é o principal, cara. Você vê a mobilização não só de nós, né, os quatro, as quatro pessoas que começaram, outras pessoas vieram juntos, as crianças, os comerciantes. Então essa memória afetiva, seja qual for o resultado, a gente espera que venha o exa, né? Eu tenho certeza que a memória afetiva que vão ficar nas pessoas é o mais importante. Para amanhã, sexta-feira, a nebulosidade ainda vai se mostrar presente. Então, tempo nublado, tem previsão de chuva para a madrugada e também o período da manhã. À tarde as chances diminuem e aí o sol já começa a aparecer com mais intensidade. Uma característica, já adianto, do fim de semana deve ser de tempo estável. O frio ainda permanece, viu? Então, olha só, amanhã mínima de 14º e a máxima não passa dos 23 aqui na cidade de Campinas. O jornal Câmara Notícia fica por aqui. Muito obrigado pela sua companhia, pela sua audiência. Continue na nossa programação e nos vemos amanhã. Até lá. Ciao. Ciao.