Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
o assunto principal foi o racismo contra as crianças a reunião contou com convidados foi a nona ordinária da comissão permanente de defesa dos Direitos da Criança do Adolescente da Juventude presidida pela vereadora Guina Calisto em conjunto com a comissão de defesa dos Direitos Humanos presidida pela vereadora Paola Miguel então a gente acabou fazendo Reunião de duas comissões né No começo era uma reunião só da comissão de defesa dos Direitos da Criança do Adolescente da Juventude mas também a presidente da Comissão de Direitos Humanos né vereadora Paula Miguel solicitou E aí a gente pensou em fazermos juntas mesmo essa reunião porque é uma pauta transversal que passa tanto pela minha né comissão ela comissão que é o presídio também pela comissão que a vereadora Paola Preside que é a discussão do racismo e a gente viu uma explosão no mês de novembro de denúncias de racismo principalmente com as crianças tivemos casos uma criança uma mãe que foi que denunciou que a filha dela foi negado a compra de um sorvete teve uma outra mãe que denunciou o caso do filho dela na escola pública aqui da cidade escola pública principalmente do fundamental 2 né que é os alunos do 5º ano 6º 7º 8º ano nono ano mas também é do ensino médio a gente vê muitos muitos casos ali porque são alunos que já consegue detectar né o crime de racismo praticado contra eles então a gente acabou aproveitando e debatendo porque essa é uma pauta também de interesse da nossa comissão o que a gente tem observado nesse mês de novembro são inúmeros casos de racismo explodindo como acontece no mês de novembro mas dessa vez foram especiais com as crianças então escolas no shoppings em escolas particulares a gente tem visto que esses caras estão tão cada vez mais frequentes assim muitas vezes eles falam por outras crianças mas duas vezes como foi no shopping no shoppings que a gente teve em Campinas né em dois deles foram produtos falando com as crianças então é esse racismo que a gente tem visto né ele tem cada vez mais não ganhado limitações então não sou só eu né que sou uma mulher adulta que estou sofrendo com isso mas são crianças muitas vezes que não tem como se defender e o que a gente observa né aquele mesmo sentimento da vítima se colocando sentindo culpa como se ela tivesse provocado esse tipo de coisa para finalizar outras reuniões em conjunto as duas comissões devem acontecer normalmente ou esse foi o caso da típica Então esse foi um caso que a gente precisava tratar conjuntamente justamente por ser casos de racismo então a comissão de direitos humanos sempre discute isso e por ser com crianças sempre que houver a necessidade a gente vai realizar reunião os conjuntos assim porque a gente entende a necessidade de somar forças na proteção de todas todos e todos que existem municípios de Campinas Então sempre que houver necessidade não só comissão de criança e adolescente da Juventude mas com outras comissões também para que a gente consiga somar a força e pensar conjuntamente como que a gente pode melhorar o nosso município através de políticas públicas